Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Godescalco

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:38
Citação de: Gottschalk em 16 de Junho de 2015, 02:37
Sim, são diferentes em muita coisa. O Mourinho é um treinador de referência a nível internacional.

Mas o Jesus nunca beneficiou das frutinhas e do café com leite para ganhar campeonatos em Portugal.

Também não chegou lá antes.
Era treinador do Vitória de Setúbal.

O Jesus treinou o Setúbal e muitos outros.

O Mourinho treinou o Leiria, depois de sair daqui, e foi logo para a "máquina" azul-e-branca.

Hiawatha

Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:39
O que é que é passar por uma forte preparação mental? Dá para quantificar isso?


Nem tudo é quantificável.

André Sousa

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:38
E é bom ter apenas um modelo?


O Mourinho em 2003-2004 tinha o 4x3x3 que vinha da época anterior e o 4x4x2 com Costinha, Mendes, Maniche e Deco no meio.


Por exemplo.

Sabes, sequer, se é viável trabalhar dois modelos? Sabes o trabalho que isso dá?

E estás a falar em épocas distintas, enquanto estamos a discutir uma hipotética alteração de modelo de jogo para apenas... um jogo.

Hiawatha

Citação de: Gottschalk em 16 de Junho de 2015, 02:40
O Jesus treinou o Setúbal e muitos outros.

O Mourinho treinou o Leiria, depois de sair daqui, e foi logo para a "máquina" azul-e-branca.


O Paulo Fonseca treinou...




Apesar do café e da fruta, havia Baía, Carvalho, Costinha, Maniche, Deco, Derlei...
Havia qualidade.


PONTO.

André Sousa


J_PN

Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:39
Citação de: Jaime_PN em 16 de Junho de 2015, 02:31
Cliché ou não muitos dos sucessos do Mourinho passaram por uma forte preparação mental dos seus jogadores.

O que é que é passar por uma forte preparação mental? Dá para quantificar isso?

A maioria dos sucessos do Mourinho deve-se a um bom futebol e/ou a uma boa organização. Não fosse ele um génio do treino e de táctica e não havia preparação mental que lhe valesse.

Os jogadores do Mourinho dão sempre a sensação que morrem por ele em campo, que dão tudo em cada lance, que vão até aos limites e confiam cegamente nele. Não dá para quantificar nem sei como é que ele o faz, falo apenas das sensações que as equipas dele me passam.

desinstala

quem não viu a apresentação, acho q vai dar agr na tvi24

andereberna

Assim de memória, jogos que nos deram/retiraram títulos ou colocaram em finais relevantes na era JJ:

LIGA:

2009/2010: 2-1 frente ao Rio Ave - CAMPEÕES
2011/2012: 2-3 frente ao Porto - Perdemos o campeonato
2012/2013: 2-1 frente ao Porto - Perdemos o campeonato
2013/2014: 2-0 frente ao Olhanense - CAMPEÕES
2013/2015: 0-0 frente ao Guimarães - CAMPEÕES

LIGA EUROPA/LIGA DOS CAMPEÕES:

2010/2011: 2-2 eliminatória frente ao braga - meia-final da liga europa
2012/2013: 3-2 eliminatória frente ao Fenerbahce - meia-final da liga europa
2012/2013: 2-1 final contra o Chelsea
2013/2014: 2-1 eliminatória frente à Juventus - meia-final da liga europa
2013/2014: 0-0 final contra o Sevilha

TAÇA DE PORTUGAL:

2010/2011: 3-3 (total) meias contra o porto (marcámos nos 2 jogos) - eliminados da prova
2012/2013: 2-1 final contra o guimarães - perdemos a final
2013/2014: 3-2 (total) meias contra o porto
2013/2014: 1-0 contra o Rio Ave - VENCEDORES

TAÇA DA LIGA

2009/2010: 3-0 final frente ao Porto - VENCEDOR
2010/2011: 2-1 final frente ao P.Ferreira - VENCEDOR
2011/2012: 2-1 final frente o Gil Vicente - VENCEDOR
2012/2013: 0-0 meia-final contra o Braga - eliminados
2013/2014: 2-0 final frente ao rio ave - VENCEDOR
2014/2015: 2-1 final frente ao marítimo - VENCEDOR

SUPERTAÇA:

2010/2011: 2-0 derrota frente ao Porto
2014/2015: 0-0 vitória após GP frente ao Rio Ave.


RESUMO:

22 jogos (São mais, mas estou a considerar as eliminatórias em conjunto)
17 jogos em que marcámos
5 em que não o conseguimos


Como é que raio dizem que o Benfica de JJ, na hora das decisões não marcava ?

Hiawatha

Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:41
Sabes, sequer, se é viável trabalhar dois modelos? Sabes o trabalho que isso dá?

E estás a falar em épocas distintas, enquanto estamos a discutir uma hipotética alteração de modelo de jogo para apenas... um jogo.


O Mourinho em ano e meio tinha dois modelos.


A minha questão é: estamos a discutir uma hipotética alteração de modelo de jogo para apenas um jogo ou para uma época inteira?

andereberna

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:30
Citação de: andereberna em 16 de Junho de 2015, 02:27
Portanto, já deu para entender que uma meia final europeia não é um jogo decisivo. Nem as finais da taça da liga...


"Jogos decisivos são todos aqueles que nos colocam a disputar títulos."

Qual é a parte que não entendes?


Uma taça da liga não é um título ?

André Sousa

Citação de: Jaime_PN em 16 de Junho de 2015, 02:42
valesse.
Os jogadores do Mourinho dão sempre a sensação que morrem por ele em campo, que dão tudo em cada lance, que vão até aos limites e confiam cegamente nele. Não dá para quantificar nem sei como é que ele o faz, falo apenas das sensações que as equipas dele me passam.

Isso não é pela sensação que eles transmitem. É pelo que dizem dele. Não é preciso ter pejo em dizê-lo.

Mas sobre isso, basta ver o que muitos jogadores dizem do JJ.

Não obstante, muito provavelmente, o Mourinho ser um melhor motivador que o JJ.

André Sousa

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:44
O Mourinho em ano e meio tinha dois modelos.


A minha questão é: estamos a discutir uma hipotética alteração de modelo de jogo para apenas um jogo ou para uma época inteira?

Um modelo que vinha trabalhado da época anterior.

Para um jogo. É isso que está em questão. A alteração táctica para a final de Turim.

Godescalco

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:42
Citação de: Gottschalk em 16 de Junho de 2015, 02:40
O Jesus treinou o Setúbal e muitos outros.

O Mourinho treinou o Leiria, depois de sair daqui, e foi logo para a "máquina" azul-e-branca.

O Paulo Fonseca treinou...

Apesar do café e da fruta, havia Baía, Carvalho, Costinha, Maniche, Deco, Derlei...
Havia qualidade.

PONTO.

Tu é que puxaste o Mourinho para a conversa. Esse Porto tinha muita qualidade mas também é um facto indesmentível que usufruiu comprovadamente de frutinha e café com leite para ter a vida facilitada.

O Jorge não teve esse benefício enquanto treinou o Glorioso. E que jeito não teria dado nas campanhas especialmente de 09/10 e 13/14. E com isto não quero dizer que é um treinador da mesma igualha do que o Mourinho porque não é.

J_PN

Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:46
Citação de: Jaime_PN em 16 de Junho de 2015, 02:42
valesse.
Os jogadores do Mourinho dão sempre a sensação que morrem por ele em campo, que dão tudo em cada lance, que vão até aos limites e confiam cegamente nele. Não dá para quantificar nem sei como é que ele o faz, falo apenas das sensações que as equipas dele me passam.

Isso não é pela sensação que eles transmitem. É pelo que dizem dele. Não é preciso ter pejo em dizê-lo.

Mas sobre isso, basta ver o que muitos jogadores dizem do JJ.

Não obstante, muito provavelmente, o Mourinho ser um melhor motivador que o JJ.

Há gajos que têm o dom da persuasão, o Mourinho é um deles. Taticamente e ao nível do treino nem deve haver muita diferença entre ambos, a questão é que o Zé tem um dom, o Jesus não.

Hiawatha

Citação de: andereberna em 16 de Junho de 2015, 02:43
Como é que raio dizem que o Benfica de JJ, na hora das decisões não marcava ?


É isso, comparar finais de Liga Europa com taças da liga e olhanenses.
A questão de marcar relacionou-se apenas com as finais de Amsterdão e Turim.

No resto dos jogos o Benfica encontrou sempre soluções, dentro das suas individualidades ou lances de bola parada. Em muitos desses momentos de "decisão" não apresentou sequer futebol. Entrou em campo.