Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Norris

Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:13
Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:05
Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:02
O Jorge Jesus não jogou sempre com a mesma táctica. Jogou sempre foi com o seu modelo de jogo que foi sendo optimizado ao longo dos anos, especialmente a vertente defensiva.

O homem a mexer no jogo era realmente fraco, há "n" exemplos disso, mas em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo.

O modelo de jogo do Jesus era quase sempre o mesmo, no entanto ele variava às vezes a maneira como a equipa se movimentava em campo, é verdade.

No entanto, quase sempre que ele apanhava equipas de qualidade similar com treinadores espertos tacticamente o Jesus via-se sempre à nora e nunca tinha um plano B.

Ai desculpem, ele de facto tinha um plano B: tirar jogadores do meio-campo para pôr mais avançados...

Tacticamente genial.

Equipas com qualidade semelhante à nossa são sempre mais difíceis de bater. Para já não falar de equipas com melhor qualidade. Isso não tem a ver necessariamente com a incapacidade do treinador.

Porém, ao longo destes últimos 6 anos, batemos várias vezes o Porto e o Sporting, e lá fora as Juves, os Man Utds, os Barças e os Chelseas não nos comeram de cebolada nem pouco mais ou menos. Depende. Houve borrada dolorosa em algumas ocasiões de que todos nos lembramos bem, mas houve também sagacidade.

A principal falha dele, como já sublinhei, era ser fraco a mexer no jogo. E isso não é uma limitação sem si do seu conhecimento táctico do jogo. Mexer no jogo nunca é fácil ou tão óbvio como possa parecer e há muitos bons (e grandes) treinadores que não conseguem fazer a diferença aí. Esperemos que o Rui seja melhor que o Jorge nesta área.

Em muitos jogos contra equipas pelo menos mais fortes (Rio Ave, Guimarães, etc) do que as mais fracas o Jesus nunca se adaptou aos adversários.

E como é que alguém que não sabe ler o jogo durante o dito cujo pode ser considerado um génio da táctica?

É como dizer que o Manel é um génio da Matemática só que não sabe fazer à mão contas de dividir.

bzouk


sbremoved_28408

Já não chega de falar do JJ ? Pelo menos aqui ? Ele tem um tópico próprio

Juan Mata

Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:13
O buraco no meio-campo acabou em 2011...? Não sei que jogos andaste a ver de 2011 para cá...
Fazes demasiado contorcionismo. Não vale a pena discutir o que quer que seja.

Primeiro era porque era fraco tacticamente, depois porque era fraco a ler o jogo, depois já voltou a ser fraco tacticamente. E eu não tenho paciência para isto, porque o teu discurso move-se pelo ódio e não pela racionalidade.

Trocou-nos pelo rival, so what?

Red.Fever

Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:02
O Jorge Jesus não jogou sempre com a mesma táctica. Jogou sempre foi com o seu modelo de jogo que foi sendo optimizado ao longo dos anos, especialmente a vertente defensiva.

O homem a mexer no jogo era realmente fraco, há "n" exemplos disso, mas em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo.

era bom
mas não era propriamente top, porque se assim fosse não tinhas passado a fase de grupos uma vez apenas em 6 anos

Norris

Citação de: Juan Mata em 17 de Junho de 2015, 23:16
Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:13
O buraco no meio-campo acabou em 2011...? Não sei que jogos andaste a ver de 2011 para cá...
Fazes demasiado contorcionismo. Não vale a pena discutir o que quer que seja.

Primeiro era porque era fraco tacticamente, depois porque era fraco a ler o jogo, depois já voltou a ser fraco tacticamente. E eu não tenho paciência para isto, porque o teu discurso move-se pelo ódio e não pela racionalidade.

Trocou-nos pelo rival, so what?

Não há paciência para ler é o teu contorcionismo. És o único que está a tentar dar uma volta de 180º em tudo.

Estamos só a falar de táctica. Saber ler os jogos não é uma componente da táctica?!

Godescalco

Norris, eu disse que o Jorge "em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo."

Foi isso que eu disse. Não falei de genialidades, nem de bacoradas desse género. Na preparação e moldagem do comportamento táctico da equipa em bloco (a defender em linha, a cortar linhas de passe, na transição rápida e organização de jogo, etc.) e do jogador em particular (cada jogador do Benfica sabia o que cada posição no campo requeria naquele modelo), é um treinador de topo.

Parece-me uma afirmação pacífica. Noutros aspectos já referidos, era fraco e evoluiu pouco, daí que nunca conseguiu atingir o patamar para o qual tinha capacidades inatas enquanto técnico.

Norris

Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:19
Norris, eu disse que o Jorge "em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo."

Foi isso que eu disse. Não falei de genialidades, nem de bacoradas desse género. Na preparação e moldagem do comportamento táctico da equipa em bloco (a defender em linha, a cortar linhas de passe, na transição rápida e organização de jogo, etc.) e do jogador em particular (cada jogador do Benfica sabia o que cada posição no campo requeria naquele modelo), é um treinador de topo.

Parece-me uma afirmação pacífica. Noutros aspectos já referidos, era fraco e evoluiu pouco, daí que nunca conseguiu atingir o patamar para o qual tinha capacidades inatas enquanto técnico.

Mas eu é que estava primeiro a criticar aqueles que diziam que o Jesus era um génio da táctica. Pois ele não o é.

Mas depois tinha-me parecido que estavas a concordar com eles... Devo ter percebido mal então.

Godescalco

Citação de: Red.Fever em 17 de Junho de 2015, 23:19
era bom
mas não era propriamente top, porque se assim fosse não tinhas passado a fase de grupos uma vez apenas em 6 anos

Há treinadores medianos que passam a fase de grupos da LC. Passar a fase de grupos não é em si o factor que decide a qualidade de um treinador.

De qualquer forma, eu referi que o Jorge era de topo no treino e na preparação táctica da equipa. Só aí. Faltou-lhe o resto das componentes (mexer melhor no jogo, melhor liderança humana, maior flexibilidade em alguns momentos) para ser um treinador verdadeiramente de topo.

Norris

Já agora, aproveito para acrescentar que o tal "Génio da Táctica" sempre disse que a táctica do 4-3-3 é só para equipas pequenas.

O Barcelona de facto é uma equipa muita pequenina... Mas ele é que é o Génio da Táctica.

Juan Mata

Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:19
Não há paciência para ler é o teu contorcionismo. És o único que está a tentar dar uma volta de 180º em tudo.

Estamos só a falar de táctica. Saber ler os jogos não é uma componente da táctica?!
Se lesses o que eu escrevo terias chegado à conclusão que a primeira coisa que disse é que ele é fraco na leitura de jogo e excelente no treino.

Mas vá, ele não presta. É melhor assim, assim dá para consolar o que quer que seja.

Godescalco

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 17 de Junho de 2015, 23:16
Já não chega de falar do JJ ? Pelo menos aqui ? Ele tem um tópico próprio

E continuará inevitavelmente a ser falado. Teve 6 anos aqui, não 6 meses.

Mas até estamos a falar de futebol. Acho que entra bem no contexto visto que esta é a herança do Rui Vitória no Benfica.

E o tópico do JJ, pelo menos para já, está condenado ao insulto infantil durante os próximos meses. Não dá para falar de nada lá de maneira mais séria.

Norris

Citação de: Juan Mata em 17 de Junho de 2015, 23:24
Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:19
Não há paciência para ler é o teu contorcionismo. És o único que está a tentar dar uma volta de 180º em tudo.

Estamos só a falar de táctica. Saber ler os jogos não é uma componente da táctica?!
Se lesses o que eu escrevo terias chegado à conclusão que a primeira coisa que disse é que ele é fraco na leitura de jogo e excelente no treino.

Mas vá, ele não presta. É melhor assim, assim dá para consolar o que quer que seja.

Outra vez? Mas tu é que o chamas de Génio da Táctica.

Como é que alguém que é fraco na leitura do jogo pode ser um Génio da Táctica?

sbremoved_28408

Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:25
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 17 de Junho de 2015, 23:16
Já não chega de falar do JJ ? Pelo menos aqui ? Ele tem um tópico próprio

E continuará inevitavelmente a ser falado. Teve 6 anos aqui, não 6 meses.

Mas até estamos a falar de futebol. Acho que entra bem no contexto visto que esta é a herança do Rui Vitória no Benfica.

E o tópico do JJ, pelo menos para já, está condenado ao insulto infantil durante os próximos meses. Não dá para falar de nada lá de maneira mais séria.
Já nem digo mais nada...

TJSF

O buraco nunca acabou, ainda este ano me lembro de ver adversários a enfrentar a nossa defesa de frente, quase sem oposição, o que vale é que isto é Portugal, na Champions, a mesma situação, é golo iminente, aqui a qualidade dos intervenientes ajuda muito, ou fazem um cruzamento previsível, ou remate fácil, ou perdem a bola com a pressão dos defesas.

Jesus jogava no risco e acho que em Portugal vale a pena na grande maioria dos jogos.