Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

VitorPaneira7

Citação de: slutsky em 18 de Agosto de 2015, 00:04
Citação de: jottab em 17 de Agosto de 2015, 23:35
Citação de: Korczak em 17 de Agosto de 2015, 23:28
Citação de: slutsky em 17 de Agosto de 2015, 22:58
Em jeito de "provocação" gostava que o nosso treinador pudesse ler esta análise.

Tenho lido e escutado muita coisa em relação a este início de época do Benfica. Quais são para mim as principais diferenças entre este Benfica e o campeão da época anterior? Sem dúvida o processo defensivo com especial ênfase após a saída do Lima! Porquê?
Vejamos, a equipa estava formatada para iniciar o processo defensivo após a perda de bola, independentemente do local onde o adversário a conquistasse! E aí o papel do Lima, juntamente com Jonas era importantíssimo. Basta analizar a prestação da equipa nos jogos de pré-época em que ainda jogou e os outros... Era um jogador de desgaste e de uma entrega ao colectivo notável. Desgaste esse que o prejudicava muito em fases adiantadas dos jogos. A finalização e o cansaço não são amigos da razão!

E aí é que está ou estava o segredo do JJ! Se o adversário não consegue construir terá menos oportunidades de golo e se o Benfica recuperar a bola no primeiro ou segundo bloco defensivo está logo mais perto do golo!
Quando o catedrático quando saía desta base... Falhava!

Num esquema de 2 médios, o papel defensivo dos avançados é extremamente importante! Por isso é que o Mitroglou com todos os atributos que tem, me deixa muitas dúvidas para este esquema! Para mim Mitroglou é um jogador na linha do Cardozo. Bons "Postes" para finalizar, letais, mas que com o tempo perdeu o seu espaço neste esquema de jogo! Razões objectivas? Pouco trabalho no processo defensivo!

A escolha lógica teria sido Jonathan Rodriguez que parece ter caído para 4 opção. Porquê? Porque tem tiques de Lima e porque supostamente já estaria mais familiarizado com este esquema de jogo! Não se concretizou...

Ontem tive mais uma vez estas MINHAS certezas! Pizzi, com Fejsa que não constrói e apenas com Jonas nos apoios fez um jogo sofrível!
O que mudou então nos últimos 20 minutos de jogo?
Sem dúvida o aumento da agressividade na recuperação da posse de bola com toda a adrenalina que transportou sobretudo Vitor Andrade e depois a troca de Mitroglou por Guedes que aproximou o esquema da equipa com o de 2014/2015. E também a boa entrada de Talisca, para variar...
O que não me deixa eufórico é saber que domingo, muito provavelmente vão continuar a existir estas lacunas tácticas!

Para reforçar o que digo, apoio-me sobretudo no número de oportunidades que o Estoril criou e a facilidade com que trocou bolas no espaço entre linhas. Pizzi e Jonas é muito pouco para recuperar bolas em zonas mais adiantadas do meio campo e isso cria desiquilibrios!

Aqui fica o meu contributo para a discussão! :smokin:

Muito bem! Concordo a 100%.
Adiciono apenas que Falisca, jogando mais atrás uns metros que Pizzi, conseguiu através dos seus passes tirar várias vezes a bola da zona de pressão e po-la rapidamente jogável no ataque, bem como progredir com a bola mais vezes.

Senão estou em erros os 3 golos de bola corrida passam sempre por Talisca!

A grande vantagem da dupla Jonas-Lima ou até Rodrigo-Lima é que ambo pressionavam a defesa e ambos (a vez) desciam entre linhas, por vezes até descendo os dois para onextremo entrar nas costas da defesa com passes em profundidade.

De momento não se vê isso! Com Gaitan-Jonas na frente (ontem após entrada de Guedes) já se viu um pouco isso!
cada vez com jorge judas que encontramos equipas que dominavam o jogo no meio campo fomos comidos, podem rever replays, nao ha segredos. este esquema funciona de forma boa no campeonato e até da para admirar... mas saindo das fronteiras....

O problema do JJ eram as variantes do seu esquema! Faltava-lhe um 9,5 estilo JVP e Aimar que desse apoio defensivo e tivesse capacidade de distribuir jogo. Usaria mais essa hipótese nos jogos mais difíceis, principalmente fora!
Contra as equipas fortes que jogavam assim, éramos sempre comidos porque no meio campo ficavam 3x2!

Mas tivemos Aimar em 2011-12 e Cardozo também, e chegamos aos quartos tendo jogos bastantes equilibrados com Chelsea, Zenit, Basileia e Manchester United. A variante foi mesmo 3 médios com a Aimar a ser o 10.

E em 2010-11 tivemos um 9,5 em Saviola , em 2012-13 e 2013-14 tivemos dois medios centros e um 9,5 em Lima e em 2013-14 tivemos rodrigo e Lima na champions. Em todos os anos a variante 4-4-2 falhou, isto por 4 vezes e sempre em jogos importantes (Olympiakos em casa, Spartak fora, quase todos os jogos de 2010-11 para a champions.

slutsky

Citação de: SorcereR em 18 de Agosto de 2015, 00:11
Citação de: slutsky em 18 de Agosto de 2015, 00:09
Citação de: SorcereR em 17 de Agosto de 2015, 23:58
Citação de: slutsky em 17 de Agosto de 2015, 23:56
Citação de: Mestre em 17 de Agosto de 2015, 23:38

Num esquema de 2 médios, o papel defensivo dos avançados é extremamente importante! Por isso é que o Mitroglou com todos os atributos que tem, me deixa muitas dúvidas para este esquema! Para mim Mitroglou é um jogador na linha do Cardozo. Bons "Postes" para finalizar, letais, mas que com o tempo perdeu o seu espaço neste esquema de jogo! Razões objectivas? Pouco trabalho no processo defensivo!

Para reforçar o que digo, apoio-me sobretudo no número de oportunidades que o Estoril criou e a facilidade com que trocou bolas no espaço entre linhas.

Permite-me discordar, a ausência de um homem de área liberta os centrais, logo pode facilitar as transições do adversário. Concordo contigo que o Lima era um trabalhador incansável, mas na dupla Cardozo-Saviola ou Cardozo-Lima o sistema funcionou.

Nos anos lima-rodrigo.p não houve título...

Sobre as oportunidades do Estoril e do que vi em campo, as maiores surgem do livre mal marcado do Luisao, de uma entrega do Pizzi ao Nelson miserável e uma tabela do Jonas que coloca a bola nos pés de um médio adversário. Tirando isso, jogadas de perigo corridas foram poucas.

Mestre, discordo da tua análise!

Como podem os centrais ter liberdade no processo ofensivo se o esquema obriga à pressão imediata do portador da bola?

O Estoril teve no mínimo meia dúzia de situações claras de golo!

E o JJ com esse esquema, que resultou, devia ter sido campeão 5 vezes em 6...

Devia mas não foi. Foi 3 em 6, metade. E uma taça em 6.

Há equipas que jogam com dois médios centrais e têm o tal chamado Poste e até fazem boas prestações na champions.

Se lerem o que escrevo, não sou contra os "postes"!
Dou as 2 hipóteses ao jogo do Benfica! 4-4-2 ou umb4-4-1-1! Dependerá sempre dos médios que tivermos!
Actualmente o 4-4-1-1 é, nos jogos mais difíceis, a meu ver, suicida! Até 31/08 poderei mudar a opinião!

A pressão do tal "poste" nunca é tão atrás como Lima fazia com JJ. Mas o Benfica não vai ter a intensidade que tinha. Tem pontos positivos e negativos não ter tanta intensidade, não há formula para ganhar no futebol (ainda).

Jogadores com essas características nunca são tão intensos como 2 avançados móveis! Logo, repito, tem tudo a ver com cada jogo e como poderás mexer durante o jogo!

slutsky

Citação de: VitorPaneira7 em 18 de Agosto de 2015, 00:14
Citação de: slutsky em 18 de Agosto de 2015, 00:04
Citação de: jottab em 17 de Agosto de 2015, 23:35
Citação de: Korczak em 17 de Agosto de 2015, 23:28
Em jeito de "provocação" gostava que o nosso treinador pudesse ler esta análise.

Tenho lido e escutado muita coisa em relação a este início de época do Benfica. Quais são para mim as principais diferenças entre este Benfica e o campeão da época anterior? Sem dúvida o processo defensivo com especial ênfase após a saída do Lima! Porquê?
Vejamos, a equipa estava formatada para iniciar o processo defensivo após a perda de bola, independentemente do local onde o adversário a conquistasse! E aí o papel do Lima, juntamente com Jonas era importantíssimo. Basta analizar a prestação da equipa nos jogos de pré-época em que ainda jogou e os outros... Era um jogador de desgaste e de uma entrega ao colectivo notável. Desgaste esse que o prejudicava muito em fases adiantadas dos jogos. A finalização e o cansaço não são amigos da razão!

E aí é que está ou estava o segredo do JJ! Se o adversário não consegue construir terá menos oportunidades de golo e se o Benfica recuperar a bola no primeiro ou segundo bloco defensivo está logo mais perto do golo!
Quando o catedrático quando saía desta base... Falhava!

A escolha lógica teria sido Jonathan Rodriguez que parece ter caído para 4 opção. Porquê? Porque tem tiques de Lima e porque supostamente já estaria mais familiarizado com este esquema de jogo! Não se concretizou...

Ontem tive mais uma vez estas MINHAS certezas! Pizzi, com Fejsa que não constrói e apenas com Jonas nos apoios fez um jogo sofrível!
O que mudou então nos últimos 20 minutos de jogo?
Sem dúvida o aumento da agressividade na recuperação da posse de bola com toda a adrenalina que transportou sobretudo Vitor Andrade e depois a troca de Mitroglou por Guedes que aproximou o esquema da equipa com o de 2014/2015. E também a boa entrada de Talisca, para variar...
O que não me deixa eufórico é saber que domingo, muito provavelmente vão continuar a existir estas lacunas tácticas!

Para reforçar o que digo, apoio-me sobretudo no número de oportunidades que o Estoril criou e a facilidade com que trocou bolas no espaço entre linhas. Pizzi e Jonas é muito pouco para recuperar bolas em zonas mais adiantadas do meio campo e isso cria desiquilibrios!

Aqui fica o meu contributo para a discussão! :smokin:

Muito bem! Concordo a 100%.
Adiciono apenas que Falisca, jogando mais atrás uns metros que Pizzi, conseguiu através dos seus passes tirar várias vezes a bola da zona de pressão e po-la rapidamente jogável no ataque, bem como progredir com a bola mais vezes.

Senão estou em erros os 3 golos de bola corrida passam sempre por Talisca!

A grande vantagem da dupla Jonas-Lima ou até Rodrigo-Lima é que ambo pressionavam a defesa e ambos (a vez) desciam entre linhas, por vezes até descendo os dois para onextremo entrar nas costas da defesa com passes em profundidade.

De momento não se vê isso! Com Gaitan-Jonas na frente (ontem após entrada de Guedes) já se viu um pouco isso!
cada vez com jorge judas que encontramos equipas que dominavam o jogo no meio campo fomos comidos, podem rever replays, nao ha segredos. este esquema funciona de forma boa no campeonato e até da para admirar... mas saindo das fronteiras....

O problema do JJ eram as variantes do seu esquema! Faltava-lhe um 9,5 estilo JVP e Aimar que desse apoio defensivo e tivesse capacidade de distribuir jogo. Usaria mais essa hipótese nos jogos mais difíceis, principalmente fora!
Contra as equipas fortes que jogavam assim, éramos sempre comidos porque no meio campo ficavam 3x2!

Mas tivemos Aimar em 2011-12 e Cardozo também, e chegamos aos quartos tendo jogos bastantes equilibrados com Chelsea, Zenit, Basileia e Manchester United. A variante foi mesmo 3 médios com a Aimar a ser o 10.

E em 2010-11 tivemos um 9,5 em Saviola , em 2012-13 e 2013-14 tivemos dois medios centros e um 9,5 em Lima e em 2013-14 tivemos rodrigo e Lima na champions. Em todos os anos a variante 4-4-2 falhou, isto por 4 vezes e sempre em jogos importantes (Olympiakos em casa, Spartak fora, quase todos os jogos de 2010-11 para a champions.

Mas é exactamente o que estou a dizer! O esquema deve variar com o jogo e com as características dos jogadores! Pizzi e Fejsa não são Javi Garcia ou Witsel na recuperação. Nem Matic e Enzo! O que digo é que o esquema deve ser escolhido de acordo com os jogadores e o adversário! Actualmente a opinião que tenho é a que o "poste" cria desiquilíbrios graves com os médios que temos! Até 31/08 logo se vê!

Vieri

VitorPaneira7

Citação de: SorcereR em 18 de Agosto de 2015, 00:09
Citação de: VitorPaneira7 em 18 de Agosto de 2015, 00:04

Para reforçar o que digo, apoio-me sobretudo no número de oportunidades que o Estoril criou e a facilidade com que trocou bolas no espaço entre linhas.

Permite-me discordar, a ausência de um homem de área liberta os centrais, logo pode facilitar as transições do adversário. Concordo contigo que o Lima era um trabalhador incansável, mas na dupla Cardozo-Saviola ou Cardozo-Lima o sistema funcionou.

Sobre as oportunidades do Estoril e do que vi em campo, as maiores surgem do livre mal marcado do Luisao, de uma entrega do Pizzi ao Nelson miserável e uma tabela do Jonas que coloca a bola nos pés de um médio adversário. Tirando isso, jogadas de perigo corridas foram poucas.

Como podem os centrais ter liberdade no processo ofensivo se o esquema obriga à pressão imediata do portador da bola?

Há equipas que jogam com dois médios centrais e têm o tal chamado Poste e até fazem boas prestações na champions.
Em 2011-12 não foi o esquema de de dois avançados, foi de 3 médios com Javi-Witsel e Aimar.

Na champions. No campeonato continuava a ser o 442 o sistema preferido.

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730521 (Cardozo, Rodrigo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730482 (Saviola, Cardozo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730493 (Cardozo, Rodrigo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730498 (Cardozo, Rodrigo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730440 (Cardozo, Saviola)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730450 (Cardozo, Rodrigo)

Irás encontrar mais, jogamos maioria da época em 442.
és capaz de ter razão, até houve aquela série de jogos com Rodrigo a marcar bastantes golos e Cardozo foi titularissimo nessa época, acho que só falhou 1 ou 2 jogos na liga.Lembro-me que nos jogos fora que ele achava mais dificil e contra o Porto ele usava o trio , os resultados de 2010-11 puseram no mais cauteloso.

SorcereR

Citação de: slutsky em 18 de Agosto de 2015, 00:18
Citação de: SorcereR em 18 de Agosto de 2015, 00:11
Citação de: slutsky em 18 de Agosto de 2015, 00:09

Se lerem o que escrevo, não sou contra os "postes"!
Dou as 2 hipóteses ao jogo do Benfica! 4-4-2 ou umb4-4-1-1! Dependerá sempre dos médios que tivermos!
Actualmente o 4-4-1-1 é, nos jogos mais difíceis, a meu ver, suicida! Até 31/08 poderei mudar a opinião!

A pressão do tal "poste" nunca é tão atrás como Lima fazia com JJ. Mas o Benfica não vai ter a intensidade que tinha. Tem pontos positivos e negativos não ter tanta intensidade, não há formula para ganhar no futebol (ainda).

Jogadores com essas características nunca são tão intensos como 2 avançados móveis! Logo, repito, tem tudo a ver com cada jogo e como poderás mexer durante o jogo!

Claro que não são tão intensos, mas também não costumam desperdiçar tantas oportunidades como os outros. Tens que tirar dum lado para meter noutro. Ainda para mais, num clube como o Benfica que não tem o poderio financeiro de outros para ir buscar um jogador completo. Jogadores de área são por norma possantes e isso tira-lhes a velocidade para ser intensos e fazer uma pressão no campo todo.

Covenant

É um bom garfo?
Sou, sim [mexe na barriga]. Ui, como de tudo, menos, talvez, peixe frito. Gosto de cabidela, por exemplo, e lá em cima, em Guimarães, comia muito. Gosto mais de carne do que de peixe, mas costumo dizer que sou um pouco como os peixes: se me derem muito, como muito; se me derem pouco, como pouco. A minha mãe sempre me ensinou que não se deixa nada no prato!

Quikac

Citação de: RREGGA em 17 de Agosto de 2015, 12:42
Eu não acho que a chamada do Victor Andrade e a sua posterior utilização, seja de todo reflexo da falta de organização.

Acho que, pelo contrário, mostra que há reconhecimento dos erros, que apesar de terem ido aqueles jogadores para o estágio, não houve problema em admitir e assumir que este jogador poderia fazer melhor do que aqueles que foram aposta inicial dado o que vinha a fazer pela equipa B.

Se fosse no passado recente, apostar-se-ia no ego, na cegueira, over and over.

Isto dá competição interna saudável. "Estas aqui na A porque fizeste por merecê-lo, mas não é garantia de nada, pois se houver melhor na B, não há problema em mudar as coisas."

Neste momento Rui Vitoria tem apostado no erro chamado Olá John, mas talvez por não achar que haja substituto que faça melhor, pode achar que ele sendo aposta volte àquele extremo que já foi decisivo em alguns jogos no inicio de outra temporada em que tal aconteceu. E claro, estão aqui alguns valentes milhões empatados.

Rui Vitória esta cá à 2 meses, precisou de em pouco tempo limpar e arrumar a casa. Não vale a pena dizer que a antiga empregada das madeixas a deixou bem arrumadinha e que ele tem obrigação de com o plantel bicampeão fazer pelo menos o mesmo. Não funciona assim. Grande parte dos clubes quando perdem um treinador campeão com alguns anos de casa, recentem-se, vejam os porcos pós mourinho, ou inter. Vejam o Bayern ou o United. E concerteza conseguirão arranjar mais exemplos.

Eu gosto do perfil do nosso treinador. Acredito que pode vir a corrigir os seus erros se sobreviver com as suas atuais virtudes.
Words of wisdom

Tapion

Citação de: SorcereR em 18 de Agosto de 2015, 00:09
Citação de: VitorPaneira7 em 18 de Agosto de 2015, 00:04

Em 2011-12 não foi o esquema de de dois avançados, foi de 3 médios com Javi-Witsel e Aimar.

Na champions. No campeonato continuava a ser o 442 o sistema preferido.

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730521 (Cardozo, Rodrigo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730482 (Saviola, Cardozo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730493 (Cardozo, Rodrigo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730498 (Cardozo, Rodrigo)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730440 (Cardozo, Saviola)
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730450 (Cardozo, Rodrigo)

Irás encontrar mais, jogamos maioria da época em 442.

Meu Deus, o jogo Beira Mar -  Benfica.

Titulares : Luisão, Garay, Nolito, Matic, Witsel, Cardozo, Saviola

Banco: Javi Garcia, Aimar, Rodrigo, Gaitan

Qualidade

The_Riggs

Será que virou as costas no penaltie do Jonas ? ;D

Alves86

Ainda não tinha vindo cá depois do jogo...

Parabéns pela vitória, Mister!

Boa leitura táctica. Ganhou o jogo no banco.
(não sou seu fã, pelo contrário, mas é justo dizê-lo)

20simao1

Citação
E isso aconteceu, num ressalto do Gaitán. E pensámos: "Eh, pá, o Benfica podia ter feito um golinho de jeito, mas, assim, com a bola a bater no pé do Gaitán... Parece que nos querem mandar mais para baixo." [risos]

Ai se o pessoal aqui lê este chouriço...

E preferia que o Benfica perdesse o campeonato e a LE :knuppel2:
Mas que grande Benfiquista!.. :whistle2:

E isso dos penalties..
que pare com essa merda.
Parece que estou mesmo a ver, se o Benfica for outra vez a uma final da LE, os jogadores olham para o banco, e em vez de vir uma mensagem de confiança.. vêem o treinador de costas :buck2:
Este é um clube grande crl, não é o Fátima em que sa foda se perderem  e se ganharem são uns heróis

Citação
No ano seguinte, as coisas não correram tão bem, e eu decidi — e o Benfica também — que era altura de partir. Sem clube em vista.
Ui já saiu mal da outra vez do Benfica, maus resultados é?  :-X

crodrigues

Citação de: cmartins17 em 18 de Agosto de 2015, 03:34
Será que virou as costas no penaltie do Jonas ? ;D

Antes virar costas do que ajoelhar...