Rui Vitória

Treinador, 55 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

O.Guerreiro.Da.Luz

O pessoal fala que precisamos de um "8", mas conheço equipas ditas grandes que jogam praticamente sem um "8" como aquele que caracterizam e têm imensos resultados:

- Atlético de Madrid: joga com Gabi e Tiago à frente dos centrais, depois joga com falsos alas que apenas o são quando a equipa defende, porque de resto passam a vida na zona central. Não era possível fazer isso com Pizzi e Gaitán, por exemplo?

- Barcelona: joga com um "8" chamado Iniesta. É um cérebro que joga no meio-campo a três. Será que o Pizzi não poderia fazer o mesmo nessa situação?

- Dortmund: joga em 4-2-3-1, com o Mikutarian à esquerda e Kagawa a "10", será que não poderíamos replicar um pouco desse sistema?

Em suma, o problema não são os jogadores que temos à disposição. Para mim é bem claro que mesmo que tivéssemos acesso a comprar todos os que queríamos, nunca seriam o suficientes. O principal é a ideia e modelo de jogo. Essas são bem mais importantes que sistemas e posicionamentos em campo (isso chama-se sistema de jogo).

Há coisas que fiquei preocupado a ver este jogo: por exemplo, nenhum dos nossos alas e laterais sabe defender a zona central. Quando fazem pressão fazem-no da linha para o centro, como que a convidar o adversário a efectuar o passe para a zona central que é a zona mais perigosa do terreno, pois permite a quem tenha a bola tenha maiores opções de passe.

RED_1904

Há um pormenor que está a escapar a muita gente.

O Porto começou em 4-4-2, com o André André na direita e Corona a fazer a aproximação ao Aboubakar, depois de meia hora de jogo, o Lopetegui coloca o André André no meio e é aí que o Porto começa a impor o seu jogo.

Na 2ª parte, entram já em 4-3-3 e a juntar ao facto do nosso meio-campo começar a perder o gás, soma-se a superioridade numérica deles e a 2ª parte é toda deles.

Ou seja, enquanto houve "igualdade" no meio-campo, criamos dificuldade ao Porto, assim que o Porto restabeleceu a superioridade no meio-campo, caímos.

Pedro Nunes 28

Citação de: RED_1904 em 22 de Setembro de 2015, 16:59

O Porto começou em 4-4-2, com o André André na direita e Corona a fazer a aproximação ao Aboubakar, depois de meia hora de jogo, o Lopetegui coloca o André André no meio e é aí que o Porto começa a impor o seu jogo.

Na 2ª parte, entram já em 4-3-3 e a juntar ao facto do nosso meio-campo começar a perder o gás, soma-se a superioridade numérica deles e a 2ª parte é toda deles.

Ou seja, enquanto houve "igualdade" no meio-campo, criamos dificuldade ao Porto, assim que o Porto restabeleceu a superioridade no meio-campo, caímos.
E era aí que ele devia ter colocado o Cristante que estava na bancada a bater palmas ! :estrelas:

RED_1904

Citação de: Pedro Nunes 28 em 22 de Setembro de 2015, 17:01
Citação de: RED_1904 em 22 de Setembro de 2015, 16:59

E era aí que ele devia ter colocado o Cristante que estava na bancada a bater palmas ! :estrelas:

O Vitória até tem estado bem a mexer mas Domingo, esteve horrível na gestão do jogo.

Num jogo desta intensidade, onde era expectável desgaste e cartões, não ter um médio centro no banco é mesmo estar a pedi-las.

Se o Fejsa estava lesionado, era obrigatório ter o Cristante no banco.

O Porto começou a crescer nos últimos 15 minutos da primeira parte e dominou a 2ªParte toda, o Vitória demorou uma eternidade a mexer mas eu percebo-o, sem nenhum médio centro para refrescar o meio-campo e estancar o impeto do Porto, o que fazer ?

Que não se repita.

Almareado

A primeira substituição teria que ter sido logo Cristante por André Almeida.

O Jonas até poderia ter sido substituido pelo Pizzi, e por fim poderíamos ter colocado o Jimenez no lugar do Guedes.

Almareado

O André Almeida rebentou aos 60 minutos. O meio campo cedeu. Entrava o Cristante, fresco.

Por outro lado, se o Jonas saísse e entrando o Pizzi, o Benfica povoava o meio campo, com Pizzi livre a congelar o jogo (a única tarefa onde é realmente bom) segurando a bola e fazendo-a circular.

Por fim Jimenez poderia entrar e encostar numa ala, ou tentando expulsar Maxi na direita, ou tentando controlar as investidas de Layun.

Acho que a chave do jogo passava por aqui, e sim foi aqui que RV falhou.

Rikurveojmal

Citação de: pjmorce em 22 de Setembro de 2015, 16:03
Citação de: Benfanatic em 22 de Setembro de 2015, 15:59
Citação de: Vieri em 22 de Setembro de 2015, 15:55
Citação de: Benfanatic em 22 de Setembro de 2015, 15:51
Citação de: Vieri em 22 de Setembro de 2015, 15:49
Citação de: Benfanatic em 22 de Setembro de 2015, 15:45
Cheira-me q temos aqui outro treinador do "quase"...nao é tao mau como mtos pintam mas nos jogos decisivos vai faltar sempre um bocadinho assim

Por acaso, olhando a este jogo e ao plantel, não concordo.
O nosso 11 é que tem muitos "quase".
Quase que tínhamos um defesa esquerdo, quase que tínhamos um médio ala direito, quase que tínhamos um 8/10 em vez de 4 trincos,...

O LFV até disse que queria ter dado reforços, mas optou pelas dores de crescimento...

Com grandes jogadores qq um é treinador, olha o caso do Benitez no Real

1º não acho que isso seja uma verdade absoluta. O Real também já teve o Queirós...

2º Ninguém pede grandes jogadores.
Só se pede que equipa tivesse 1 (UM) 8/10 ao nível do que sempre teve até Janeiro de 2015 e que tivesse 1 (UM) ala direito ao nível que quase sempre teve até Maio de 2015.
Em 100 jogadores, não será pedir muito, digo eu.

Concordo q em epoca pós-bicampeonato e com a maior parte das modalidades a dar lucro, é incompreensivel nao ter pelo - 15M para investir em 2 reforços de valor acrescentado. Mas os bons treinadores vêem-se é com pouca materia-prima, just sayin ;)

é pôr o Mourinho a treinar o Gil Vicente então.

por acaso visto o que ele fez no U.Leiria ou vais dizer que ele tinha um plantel cheio de estrelas?

FreddydeFátima

Saudações Benfiquistas:

Ora bem eu acho que nunca fiz um post aqui. Não sou muito de forums mas desta vez tinha mesmo de ser. Sobre o Rui Vitória no SLB: Parece-me que há, como sempre, duas correntes a que está a favor e a que está contra. Na minha óptica ambas apresentam argumentos bastante válidos. Para mim é mesmo falta de banco, e de alguma tenacidade e capacidade de galvanização por parte do Rui Vitória. Mas eu descobri irmãos benfiquistas que o Rui anda a fazer-se de bonzinho e a seu devido tempo vai revelar o seu lado matador frio e assassino... o lado implacável e calculista que vai ditar o fim dos lagartos e dos porcos. isto porque, caros amigos, ainda ninguém se apercebeu que estamos a ser treinados pelo... Barão Harkonnen!!! :o

O Barão Harkonnen meus amigos! Estamos a ser treinados pelo Barão Harkonnen!!!!! :o :o :o

Red Bullet

Benfanatic

Citação de: Rikurveojmal em 22 de Setembro de 2015, 17:32
Citação de: pjmorce em 22 de Setembro de 2015, 16:03
Citação de: Benfanatic em 22 de Setembro de 2015, 15:59
Citação de: Vieri em 22 de Setembro de 2015, 15:55
Citação de: Benfanatic em 22 de Setembro de 2015, 15:51
Citação de: Vieri em 22 de Setembro de 2015, 15:49
Citação de: Benfanatic em 22 de Setembro de 2015, 15:45
Cheira-me q temos aqui outro treinador do "quase"...nao é tao mau como mtos pintam mas nos jogos decisivos vai faltar sempre um bocadinho assim

Por acaso, olhando a este jogo e ao plantel, não concordo.
O nosso 11 é que tem muitos "quase".
Quase que tínhamos um defesa esquerdo, quase que tínhamos um médio ala direito, quase que tínhamos um 8/10 em vez de 4 trincos,...

O LFV até disse que queria ter dado reforços, mas optou pelas dores de crescimento...

Com grandes jogadores qq um é treinador, olha o caso do Benitez no Real

1º não acho que isso seja uma verdade absoluta. O Real também já teve o Queirós...

2º Ninguém pede grandes jogadores.
Só se pede que equipa tivesse 1 (UM) 8/10 ao nível do que sempre teve até Janeiro de 2015 e que tivesse 1 (UM) ala direito ao nível que quase sempre teve até Maio de 2015.
Em 100 jogadores, não será pedir muito, digo eu.

Concordo q em epoca pós-bicampeonato e com a maior parte das modalidades a dar lucro, é incompreensivel nao ter pelo - 15M para investir em 2 reforços de valor acrescentado. Mas os bons treinadores vêem-se é com pouca materia-prima, just sayin ;)

é pôr o Mourinho a treinar o Gil Vicente então.

por acaso visto o que ele fez no U.Leiria ou vais dizer que ele tinha um plantel cheio de estrelas?

entao nao tinha? Costinha, Derlei, Maciel, Silas, Nuno Valente...ui, ate assustava :2funny:

KRF

Sobre Rui Vitória ainda não tenho uma opinião bem formada mas o que ressalta á vista é que a SAD  não deu as mesmas condições que teve JJ aliás na minha perspetiva a SAD deveria ter apostado na continuidade de JJ.

Não renovar com um treinador que ganhou o bicampeonato não entra pela cabeça de ninguém mesmo com o argumento de ser um treinador caro porque bom e barato nem no continente.

Red Bullet

Citação de: KRF em 22 de Setembro de 2015, 17:41
Sobre Rui Vitória ainda não tenho uma opinião bem formada mas o que ressalta á vista é que a SAD  não deu as mesmas condições que teve JJ aliás na minha perspetiva a SAD deveria ter apostado na continuidade de JJ.

Não renovar com um treinador que ganhou o bicampeonato não entra pela cabeça de ninguém mesmo com o argumento de ser um treinador caro porque bom e barato nem no continente.
a sad até queria, o rei sol nem por isso...

Conception

Mais do que um 8 precisamos de um organizador a jogar no meio, até para retirar essa responsabilidade na totaidade ao Gaitan, não são essas as suas caracteristicas.

Para mim o Cristante era a chave para o nosso meio campo actual, jogar mais recuado com Samaris+1 na sua frente.

Red Eyes

FreddydeFátima

Citação de: Red Bullet em 22 de Setembro de 2015, 17:35
qual é a especiaria q ele traz consigo?

Aparentemente ou é falsificada ou não a anda a tomar há tempo suficiente... senão tinha adivinhado a fífia dos 86m... Estamos mesmo a falar do barão Harkonnen... ele não faz nada que o Mentat não tenha pensado antes... Aqui em Fátima sabe-se bem do que eu estou a falar...

De qualquer forma eu estou com o Barão!