Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Phuket

Citação de: minimix em 27 de Novembro de 2015, 22:03
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 21:47
Citação de: minimix em 27 de Novembro de 2015, 19:00
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:57
Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 17:32
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:21
Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 17:05
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:01
Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 16:49
Eu tendo a achar redutoras estas discussões de desenho táctico, mas com os jogadores que temos, acham que o melhor esquema era o 433?
Quem eram os 3 da frente? Onde jogava o Jonas?

Eu acho que o esquema que melhor encaixa no nosso fraco plantel actual é o 442 losango.
Nós estamos a jogar com 2 alas, quando só temos 1 com nível e que rende muito no meio.
Mas seja em que esquema for falta treinador para o implementar e  qualidade em 3 ou 4 posições fundamentais.
Talvez, mas não é nestas condições, nem com este treinador, o 4-4-2 já é difícil de aplicar e não é para qualquer treinador, mas se jogarmos em losango, então é que não dá para o RV.

Eu não tenho curso de treinador e sou mero amador, mas já vi vários dizerem que o esquema mais fácil de implementar é o 433.
Ora, o 442 losango, em regra, é muito próximo do 433, em especial o meio campo.
Mesmo o trio da frente pode ter dinâmicas parecidas nos 2 esquemas.
A diferença está que no 4-4-2 (losango ou não) há 2 médios que são alas normalmente, jogando apenas 2 jogadores no meio (1 mais defensivo e outro mais ofensivo por exemplo). No 4-3-3, só joga 1 na frente, fazendo os outros 2 de Ala mas com menos preocupações defensivas que os médios ala dos sistema 4-4-2, e os 3 do meio campo jogam mais juntos e fazem as compensações nas subidas dos laterais . Por isso é que o 4-3-3 é o sistema mais fácil de implementar, porque é o sistema que permite maiores variantes (1 ou 2 trincos), o próprio 4-2-3-1 é uma variante do 4-3-3 e a equipa joga mais coesa.

Confesso que me perdi aí no meio desse totobola todo, mas a explicação dada para o 433 ser mais fácil de trabalhar não é essa, é muito mais simples, como quase tudo, no futebol e na vida:
o 433 é o esquema que distribui os jogadores pelo terreno de forma mais uniforme, ocupando de forma mais natural todo o espaço.

Aliás, quando eu jogava futebol, há muitas luas atrás, só se falava em 433, não havia cá estas paneleirices modernas.
Eu jogava a defesa esquerdo ou médio esquerdo e o ponta de lança era o Avôbakar, que agora está no Porto...
És novo então!

No meu tempo quase todas as equipas jogavam em 4-4-2.
Phuket, situa-me lá sff qual era esse "teu tempo"????
1980-1995.
O 1o jogo que vi no estádio foi em 1981 meai final benfica carl zeiss jena, jogávamos com 3 avançados Nené, Reinaldo e Jorge Gomes, com os 2 ultimos a jogar bem abertos. Não me lembro de nessas épocas jogarmos com 2 pontas ao gênero actual.
Quando cá esteve o Valdo tinhamos o Sheu mais defensivo e o Valdo a distribuir um 10 digamos, mas que defendia como o Enzo fazia.
Mas isto nem é tema, ele devia tirar o melhor partido possivel dos jogadores que tem e não obedecer a esquemas tácticos rigidos que estão mais que vistos que com ele funcionam muito mal.

P.S. JJ que aprecias, no sporting usa um meio campo mais povoado sem alas como Nico ou Salvio, vês muitas vezes jintos Adrien, wc e João Mário, que se desdobram quando atacam.
Eu coloquei  aquele intervalo, porque foi nesse período que fiz a minha formação no clube da minha terra, as equipas da formação, nessa altura, jogavam todas mais ou menos com o mesmo esquema tático, o que diferenciava era a qualidade dos jogadores o conjunto!  Não é como hoje em dia, foi nesse sentido.

RVS

Todos os problemas do RV fossem virar as costas nos pênaltis.

Red Bullet

Citação de: John Locke em 27 de Novembro de 2015, 22:05
Citação de: Red Bullet em 27 de Novembro de 2015, 21:16
Fora de hipocrisia, para mim vai ser um jogo win-win. Se ganharmos ainda continuamos a sonhar, se perdermos ou o homem do churrasco salta ou tem os dias contados.

Era obra, o homem saltar tendo dias antes pessoas ligadas ao Benfica a dizer coisas como "Em RV ninguém toca" e "Rv já é aposta ganha"...
Isso no futebol o q hoje é verdade amanhã é mentira, todos nós sabemos.
O NGL se entende q n tem os 70% de votantes assegurados, se for preciso até crucifica o homem nos arcos do estádio para aumentar a popularidade.

BlankFile

Citação de: RVS em 28 de Novembro de 2015, 00:26
Todos os problemas do RV fossem virar as costas nos pênaltis.

Para mim nem é um problema sequer. Cada um com a sua tara ou superstição...

O problema mesmo é não ter dimensão alguma para treinar o Benfica.

Kvatch

Nem é bom para o próprio RV continuar, mesmo com o 'aparente' apoio da direcção. Esta passagem pelo Benfica vai-lhe dar eternamente a aura de maior loser do futebol português.

Mancha essa que seria evitada se tivesse continuado em clubes pequenos, no máximo um Sporting, em que a Taça de Portugal de 2013 seria sempre vista como uma mostra de qualidade.

Mas não. Aceitou o desafio ridiculamente difícil que é treinar o Benfica e pronto, ficou à vista de todos o quão inapto é para o cargo.

albericofaria

Uma das coisas que mais me chateia num treinador e quando este teimosamente desaproveita activos do clube. Para RV o SLB são 12 ou 13 jogadores mais alguns chamadas da equipa B. Para quando verdadeiras oportunidades para Cristante, Carcela, Djuricic?! Parece que não mas estão aqui empatados uns bons 15 milhões... Já o JJ era um grande teimoso e ate aceito que para chegar ao sucesso será sempre necessário o acreditar de forma firme nas suas ideias e convicções e colocar isso mesmo em pratica. Agora já custa aceitar teimosia quando a equipa não demonstra sequer fio de jogo. Tacticamente o SLB e uma equipa amedrontada, amorfa, que faz uso do chutao para a frente, não joga em equipa e por isso não faz pressão sobre a bola em bloco que era uma grande virtude das épocas passadas. Mudança de paradigma e obrigatório já no próximo jogo senhor RV. Ganhar e convencer o próximo jogo e de extrema importância. Vamos a isso!!!

pipi

Se fores a Braga ganhar categoricamente tens o meu voto de confiança.

izlek

Cada dia que passa com RV é um dia que ficamos mais fracos em relação aos rivais.

Barracuda

Citação de: pipi em 28 de Novembro de 2015, 07:11

Acho que empatar categoricamente já seria muito bom.

Kvatch

Citação de: Barracuda em 28 de Novembro de 2015, 08:29

O RV já foi ganhar categoricamente a Madrid e depois foi o que foi.

Com RV, as vitórias virão sempre por obra da qualidade dos jogadores e do acaso.

Francescoli

Citação de: Kvatch em 28 de Novembro de 2015, 08:44
Citação de: Barracuda em 28 de Novembro de 2015, 08:29

O RV já foi ganhar categoricamente a Madrid e depois foi o que foi.

Com RV, as vitórias virão sempre por obra da qualidade dos jogadores e do acaso.

Pois foi o que foi. Nunca mais se ganhou um jogo a um adversário de nivel alto.

É obra de quê esse facto?

Barracuda

Citação de: Kvatch em 28 de Novembro de 2015, 08:44O RV já foi ganhar categoricamente a Madrid

Categoricamente? Marcámos dois golos em três oportunidades e o Atlético teve uma série de falhanços dignos de figurar num programa de apanhados. O mal foi que alguns só viram o resultado e começaram a pensar que o Rui Vitória era um grande treinador e que depois de alguns soluços iniciais tinha conseguido pôr a equipa a jogar à bola.

Para mim levámos baile em todos os jogos contra equipas realmente difíceis até hoje, nomeadamente Sporting (3x), FCP e Atlético. O facto de termos ganho esse jogo em Madrid não muda nada.

FP3

O RV podia era categoricamente bazar do clube.

Bailey

Citação de: FP3 em 28 de Novembro de 2015, 10:03
O RV podia era categoricamente bazar do clube.

"no rui carlos ng toca"

"o rui carlos ja e uma aposta ganha"