Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Phuket

Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 17:32
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:21
Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 17:05
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:01
Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 16:49
Eu tendo a achar redutoras estas discussões de desenho táctico, mas com os jogadores que temos, acham que o melhor esquema era o 433?
Quem eram os 3 da frente? Onde jogava o Jonas?

Eu acho que o esquema que melhor encaixa no nosso fraco plantel actual é o 442 losango.
Nós estamos a jogar com 2 alas, quando só temos 1 com nível e que rende muito no meio.
Mas seja em que esquema for falta treinador para o implementar e  qualidade em 3 ou 4 posições fundamentais.
Talvez, mas não é nestas condições, nem com este treinador, o 4-4-2 já é difícil de aplicar e não é para qualquer treinador, mas se jogarmos em losango, então é que não dá para o RV.

Eu não tenho curso de treinador e sou mero amador, mas já vi vários dizerem que o esquema mais fácil de implementar é o 433.
Ora, o 442 losango, em regra, é muito próximo do 433, em especial o meio campo.
Mesmo o trio da frente pode ter dinâmicas parecidas nos 2 esquemas.
A diferença está que no 4-4-2 (losango ou não) há 2 médios que são alas normalmente, jogando apenas 2 jogadores no meio (1 mais defensivo e outro mais ofensivo por exemplo). No 4-3-3, só joga 1 na frente, fazendo os outros 2 de Ala mas com menos preocupações defensivas que os médios ala dos sistema 4-4-2, e os 3 do meio campo jogam mais juntos e fazem as compensações nas subidas dos laterais . Por isso é que o 4-3-3 é o sistema mais fácil de implementar, porque é o sistema que permite maiores variantes (1 ou 2 trincos), o próprio 4-2-3-1 é uma variante do 4-3-3 e a equipa joga mais coesa.

Confesso que me perdi aí no meio desse totobola todo, mas a explicação dada para o 433 ser mais fácil de trabalhar não é essa, é muito mais simples, como quase tudo, no futebol e na vida:
o 433 é o esquema que distribui os jogadores pelo terreno de forma mais uniforme, ocupando de forma mais natural todo o espaço.

Aliás, quando eu jogava futebol, há muitas luas atrás, só se falava em 433, não havia cá estas paneleirices modernas.
Eu jogava a defesa esquerdo ou médio esquerdo e o ponta de lança era o Avôbakar, que agora está no Porto...
És novo então!

No meu tempo quase todas as equipas jogavam em 4-4-2.

supersueca

Mesmo com martelos, tripés e coelhos gigantes, este forum é um refúgio de lucidêz, comparando com o que se vai lendo por ai em alguns blogs e páginas Facebook benfiquistas.. inscrevi-me numa que se chama "sou de um clube lutador", mas devo-me ter enganado porque o "clube lutador" do título deve de ser o Paços ou o Moreirense... pqp que falta de exigência e que delírios. Aquilo só explica porque livros como "O Segredo" vendem tanto. A maioria dos que escrevem acredita que, se juntarmos todos as mãos e acreditarmos, RV tornar-se-à por artes mágicas, num grande treinador. E no fim sentamos-nos à volta da fogueira e cantamos "Kumbaia"!

TiagoSousa

Citação de: faneca_slb4ever em 27 de Novembro de 2015, 14:00
Podem me colocar aqui sff as frases míticas de RV durante estes meses de consolado no Benfica?

"se fosse fácil não era para mim"...

Mais?

Obrigado.

"Adaptação de Jiménez? Isto não é como nos iogurtes"

"Não queremos ser comidos de cebolada"

Thorondor

Citação de: pinheiro3 em 26 de Novembro de 2015, 20:39

Brilhante arrancada do menino.

O golo do empate. Brilhante jogada em que Jonas dá um recital. Incrível como ele se vai movimentando e pensando toda a jogada. Bom cruzamento atrasado de André Almeida e Raúl finaliza para o fundo das redes.

http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/analise-ao-astana-vs-benfica-20933

Cá está. Foi um jogo chato e que não deu assim muito para ser analisado. Os erros do costume e os problemas do costume. Pizzi fez alguns movimentos interessantes que ajudaram a equipa nas saídas e com Renato é logo tudo diferente.

:drunk:

No Gif do primeiro golo é tão clarinho que um GR a sério teria interceptado o cruzamento... :(

Luis1904

Olá! Sou novo por aqui!

Procurei tópicos de apresentação mas não encontrei absolutamente nada...

Traços gerais: tenho 28 anos, sou da "casta" dos benfiquistas que resistiram aos anos negros. Vi o Benfica campeão na meu 1º ano de escolaridade e depois só no meu 12º ano...

Só tive a oportunidade de ir ao estádio 3 vezes (sempre no novo) visto ser transmontano e ter tirado o curso e morar no Porto.

Como devem calcular, pela minha localização geográfica, o Sporting para mim não existe como rival a não ser historicamente pois do Douro para cima são raríssimos os que me chateiam, já o fcp é o meu maior rival e representa para mim o inimigo a abater... São sujos, roubaram-nos a hegemonia e detesto-os com todas as forças...

Gostava de partilhar as minhas preocupações como benfiquista e pareceu-me que este tópico era o melhor local para fazê-lo visto que a minha maior preocupação neste momento vai para o homem que comanda a equipa em campo.

Quer-me parecer que não acrescentarei algo de novo pois partilho da opinião de muitos que aqui estão. As análises do pinheiro3 são auto-explicativas...A equipa demonstra processos colectivos deficientes...O problema é que quer no Paços quer no Guimarães nunca vislumbrei qualidade na filosofia de jogo do Rui.

Não me parece que o problema seja das individualidades. Um bom treinador demonstra qualidade nos processos ou um esboço disso nas equipas mesmo com piores individualidades. Marco Silva no Estoril, Mourinho no Leiria, Klopp no Mainz, Paulo Sousa no Basileia...Não tinham equipas com individualidades estonteantes e demonstravam qualidade no futebol que apresentavam...

Quando falo de qualidade é posse de bola, vontade de assumir o jogo, com futebol apoiado, sectores juntos, qualidade nas transições, boas linhas de passe...

Qualidade (na minha opinião) é defender espaços/à zona, bom controlo de profundidade e mais uma vez com sectores juntos.

Qualidade, para mim, não é ganhar troféus e apresentar estatística unicamente...Dizer que a equipa é melhor ou pior porque se marcou x golos, ou por que se ganhou este troféu e o outro não é qualidade...

Para mim o Marco Silva já era melhor que o Rui Vitória antes de ganhar a taça o ano passado pela qualidade de processos que as equipas apresentavam.

Ganhar títulos é o que dá brio claro e jogar com bons processos e qualidade não garante títulos sempre mas, na minha opinião, é mais provável vencer títulos a jogar com qualidade do que sem ela.

Posto isto, prefiro um Bielsa a um Di Matteo ou um Benitez...

Thorondor

O golo do empate. Brilhante jogada em que Jonas dá um recital. Incrível como ele se vai movimentando e pensando toda a jogada. Bom cruzamento atrasado de André Almeida e Raúl finaliza para o fundo das redes.

http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/analise-ao-astana-vs-benfica-20933

Cá está. Foi um jogo chato e que não deu assim muito para ser analisado. Os erros do costume e os problemas do costume. Pizzi fez alguns movimentos interessantes que ajudaram a equipa nas saídas e com Renato é logo tudo diferente.

No Gif do primeiro golo é tão clarinho que um GR a sério teria interceptado o cruzamento... :(

tone

Citação de: Thorondor em 27 de Novembro de 2015, 18:09

Sair ao cruzamento???
Tenham noção!!!
O cruzamento é muito bem executado, só se o JC voasse. Se há alguém a falhar é o Silvio que tem o corredor aberto e o Eliseu que não recupera.

Sair ao cruzamento???
Tenham noção!!!
O cruzamento é muito bem executado, só se o JC voasse. Se há alguém a falhar é o Silvio que tem o corredor aberto e o Eliseu que não recupera.

Pedro84

Se bebesse redbull era capaz de lá chegar...

Ricardo Cavalkante

Rui..és um banana
Não é uma qualquer empate com o astana que me faz acreditar que és treinador para o Glorioso..
RUA!!

paraguaio3

Citação de: Thorondor em 27 de Novembro de 2015, 18:11

abar85

Citação de: Endless em 27 de Novembro de 2015, 17:00
Eu tendo a achar redutoras estas discussões de desenho táctico, mas com os jogadores que temos, acham que o melhor esquema era o 433?

Eu acho que o esquema que melhor encaixa no nosso fraco plantel actual é o 442 losango.
Nós estamos a jogar com 2 alas, quando só temos 1 com nível e que rende muito no meio.
Mas seja em que esquema for falta treinador para o implementar e  qualidade em 3 ou 4 posições fundamentais.

Jonas é um jogador muito mais talhado para 442 com um parceiro, do que propriamente ser o elemento mais avançado num 433 (ou 451). Até se conseguiria encaixar Jonas num 433, mas teria ser numa posição mais recuada, fazendo dele uma espécie de distribuidor de jogo...
Faz-me lembrar o JVP à 20 anos atrás e a eterna discussão de qual ser a posição de JVP no Benfica.

Eu acho isso muito relativo, com o enquadramento e as dinâmicas certas rende tanto num 442 como num 433 quanto a mim.
Com jogadores como o Guedes e o Salvio nas alas, jogadores de processos simples, bons finalizadores,  Jonas podia ser o avançado num 433.

RED_1904

Citação de: Thorondor em 27 de Novembro de 2015, 18:11

No Gif do primeiro golo é tão clarinho que um treinador a sério teria uma equipa a saber que espaços deve ocupar, não deixando o homem para o cruzamento totalmente á vontade... :(

DANI BOY

Citação de: Mr. Spawn em 26 de Novembro de 2015, 18:06
Citação de: DANI BOY em 26 de Novembro de 2015, 18:01
Citação de: LeandroSLB em 26 de Novembro de 2015, 17:57
Citação de: DANI BOY em 26 de Novembro de 2015, 17:54
Citação de: LeandroSLB em 26 de Novembro de 2015, 17:49
Citação de: Jaime_PN em 26 de Novembro de 2015, 17:43
Citação de: LeandroSLB em 26 de Novembro de 2015, 17:40
É verdade que com JJ não ganhamos sempre, mas tivemos sempre perto de ganhar.

Coisa que com este treinador nem isso.

O quase ganhar será considerado a Sportinguização do Benfica?  ::)

Ou poderá ser o empate ontem em Astana?
até o empate vais criticar? really...

Sim, o Benfica para mim não é equipa para jogar para o pontinho.

Ou é?
nao se jogou para o pontinho, se achas isso entao só me dás razao no que acho que percebes ou perceberias de futebol, e tens ene de condicionantes, queres que enumere??? só mais uma coisinha, as outras 2 equipas passaram lá, recorda-me lá...

Fizemos dos 3 a pior exibição em Astana de longe. O Atlético foi um sufoco. O Gala teve um azar desgraçado com 2 autogolos (sim, as primeiras 2 putas que aqueles coxos meteram na Champs foi mesmo a nós).
Portanto acho q ele tem todo o direito de dizer q foi mau.
e mesmo assim com sorte ou caganeira o que é certo é que ninguem ganhou lá, mas o importante é continuar a malhar no treinador, sao 90 % a fazer isso aqui, nao contem comigo para isso...se está no direito de contestar ou falar mal da exibiçao eu tenho o meu direito de nao concordar ou nao? pelos vistos parece que nao!

minimix

Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:57
Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 17:32
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:21
Citação de: Vieri em 27 de Novembro de 2015, 17:05
Citação de: Phuket em 27 de Novembro de 2015, 17:01

Talvez, mas não é nestas condições, nem com este treinador, o 4-4-2 já é difícil de aplicar e não é para qualquer treinador, mas se jogarmos em losango, então é que não dá para o RV.

Eu não tenho curso de treinador e sou mero amador, mas já vi vários dizerem que o esquema mais fácil de implementar é o 433.
Ora, o 442 losango, em regra, é muito próximo do 433, em especial o meio campo.
Mesmo o trio da frente pode ter dinâmicas parecidas nos 2 esquemas.
A diferença está que no 4-4-2 (losango ou não) há 2 médios que são alas normalmente, jogando apenas 2 jogadores no meio (1 mais defensivo e outro mais ofensivo por exemplo). No 4-3-3, só joga 1 na frente, fazendo os outros 2 de Ala mas com menos preocupações defensivas que os médios ala dos sistema 4-4-2, e os 3 do meio campo jogam mais juntos e fazem as compensações nas subidas dos laterais . Por isso é que o 4-3-3 é o sistema mais fácil de implementar, porque é o sistema que permite maiores variantes (1 ou 2 trincos), o próprio 4-2-3-1 é uma variante do 4-3-3 e a equipa joga mais coesa.

Confesso que me perdi aí no meio desse totobola todo, mas a explicação dada para o 433 ser mais fácil de trabalhar não é essa, é muito mais simples, como quase tudo, no futebol e na vida:
o 433 é o esquema que distribui os jogadores pelo terreno de forma mais uniforme, ocupando de forma mais natural todo o espaço.

Aliás, quando eu jogava futebol, há muitas luas atrás, só se falava em 433, não havia cá estas paneleirices modernas.
Eu jogava a defesa esquerdo ou médio esquerdo e o ponta de lança era o Avôbakar, que agora está no Porto...
És novo então!

No meu tempo quase todas as equipas jogavam em 4-4-2.
Phuket, situa-me lá sff qual era esse "teu tempo"????

zefo

Citação de: Luis1904 em 27 de Novembro de 2015, 18:09
Olá! Sou novo por aqui!

Procurei tópicos de apresentação mas não encontrei absolutamente nada...

Traços gerais: tenho 28 anos, sou da "casta" dos benfiquistas que resistiram aos anos negros. Vi o Benfica campeão na meu 1º ano de escolaridade e depois só no meu 12º ano...

Só tive a oportunidade de ir ao estádio 3 vezes (sempre no novo) visto ser transmontano e ter tirado o curso e morar no Porto.

Como devem calcular, pela minha localização geográfica, o Sporting para mim não existe como rival a não ser historicamente pois do Douro para cima são raríssimos os que me chateiam, já o fcp é o meu maior rival e representa para mim o inimigo a abater... São sujos, roubaram-nos a hegemonia e detesto-os com todas as forças...

Gostava de partilhar as minhas preocupações como benfiquista e pareceu-me que este tópico era o melhor local para fazê-lo visto que a minha maior preocupação neste momento vai para o homem que comanda a equipa em campo.

Quer-me parecer que não acrescentarei algo de novo pois partilho da opinião de muitos que aqui estão. As análises do pinheiro3 são auto-explicativas...A equipa demonstra processos colectivos deficientes...O problema é que quer no Paços quer no Guimarães nunca vislumbrei qualidade na filosofia de jogo do Rui.

Não me parece que o problema seja das individualidades. Um bom treinador demonstra qualidade nos processos ou um esboço disso nas equipas mesmo com piores individualidades. Marco Silva no Estoril, Mourinho no Leiria, Klopp no Mainz, Paulo Sousa no Basileia...Não tinham equipas com individualidades estonteantes e demonstravam qualidade no futebol que apresentavam...

Quando falo de qualidade é posse de bola, vontade de assumir o jogo, com futebol apoiado, sectores juntos, qualidade nas transições, boas linhas de passe...

Qualidade (na minha opinião) é defender espaços/à zona, bom controlo de profundidade e mais uma vez com sectores juntos.

Qualidade, para mim, não é ganhar troféus e apresentar estatística unicamente...Dizer que a equipa é melhor ou pior porque se marcou x golos, ou por que se ganhou este troféu e o outro não é qualidade...

Para mim o Marco Silva já era melhor que o Rui Vitória antes de ganhar a taça o ano passado pela qualidade de processos que as equipas apresentavam.

Ganhar títulos é o que dá brio claro e jogar com bons processos e qualidade não garante títulos sempre mas, na minha opinião, é mais provável vencer títulos a jogar com qualidade do que sem ela.

Posto isto, prefiro um Bielsa a um Di Matteo ou um Benitez...

Conheces o Vieira? se sim vais ser o proximo treinador.