Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Godescalco

É evidente que não se pode dissociar o sucesso nos confrontos directos com os rivais dos títulos em si. Às vezes acontece ganhar um campeonato perdendo os jogos todos contra os rivais. Às vezes. Não é regra.

Em lado nenhum do mundo existem grandes clubes campeões que a história encarregou-se de consagrar que percam sempre contra os rivais. O Barça se perdesse sempre contra o Madrid não tinha ganho nem metade dos campeonatos. A Juve frente ao Milão e Inter idem. Man Utd frente a Arsenal, Chelsea e Liverpool, etc., etc.

É uma falsa dicotomia. O Benfica fartou-se de ir ao focinho ao Sporting e ao Porto nas suas décadas douradas de 60 e 70. Alguém realmente acredita que podíamos ter passado 20 anos sem ganhar aos rivais e no final o saldo de títulos era o mesmo?

:rir:

Red Bullet

Citação de: Rei em 21 de Fevereiro de 2016, 01:39
Citação de: Red Bullet em 21 de Fevereiro de 2016, 01:35
Já é o 3o jogo consecutivo q jogamos de uma forma sofrível. A continuar assim os maus resultados n vão demorar...

Com o Zenit não foi sofrível. Até foi um jogo bem conseguido defensivamente. São uma grande equipa.
Com o Porto foi um jogo aquém do que podíamos fazer mas com muita azelhice individual.
Hoje,  foi um péssimo jogo coletivo.

As verdades são para serem ditas. Há que melhorar para o próximo mas sempre com os pés no chão e mantendo o que de bom se faz.
O Zenit e uma boa equipe completamente fora de forma. Era de chapa q estavam de rastos nos ultimos 25-30 minutos. N foi por acaso q a nossa primeira parte foi beeeem sofrida.
Repito, a continuarem estas exibiçoezinhas é para dizer bye bye ao campeonato n tarda...

Meio_metro

Citação de: Gottschalk em 21 de Fevereiro de 2016, 01:25
Citação de: Kvatch em 21 de Fevereiro de 2016, 01:22
Citação de: Meio_metro em 21 de Fevereiro de 2016, 01:18
Os Classicos são importantes? para mim o que interessa é ser campeão...

se me disserem que nos proximos 10 anos perdemos os 4 classicos todos os anos e nem golos marcamos e que ganhamos 9 titulos assino já...

é importante ganhar e todos gostamos de ganhar... mas o que interessa é ser campeão... porque perder com o Porto não é pior que perder com um Arouca...

A partir do momento em que perder com o Porto deixa-nos a 2 jogos deles, é em muito diferente a perder com um Arouca.

Ah, e isso é muito bonito, mas diz-me aí quando foi a última vez que uma equipa foi campeã perdendo os clássicos todos.

"Perder com o Porto não é pior que perder com um Arouca..."

Totalmente falso.

Além da questão matemática em si (o Porto é candidato ao título), há uma coisa chamada...rivalidade. Essa treta de que não se importavam de perder os jogos todos contra o Porto e o Sporting nada mais é do que isso: uma treta.
são 3 pontos... essa coisa de mais um ponto de vantagem é linda e tal... quando foi a ultima vez que os primeiros acabaram empatados?

é que só se aplica nesses casos...

claro que valem mais porque era a mais para nós e a mais para eles... mas se for campeão isso a mim apenas me vai dar para rir... apenas e só...

dizer que um treinador campeão deve sair porque perdeu com os adversários directos? não acho correcto... é a minha opinião...


Meio_metro

Citação de: Gottschalk em 21 de Fevereiro de 2016, 01:39
É evidente que não se pode dissociar o sucesso nos confrontos directos com os rivais dos títulos em si. Às vezes acontece ganhar um campeonato perdendo os jogos todos contra os rivais. Às vezes. Não é regra.

Em lado nenhum do mundo existem grandes clubes campeões que a história encarregou-se de consagrar que percam sempre contra os rivais. O Barça se perdesse sempre contra o Madrid não tinha ganho nem metade dos campeonatos. A Juve frente ao Milão e Inter idem. Man Utd frente a Arsenal, Chelsea e Liverpool, etc., etc.

É uma falsa dicotomia. O Benfica fartou-se de ir ao focinho ao Sporting e ao Porto nas suas décadas douradas de 60 e 70. Alguém realmente acredita que podíamos ter passado 20 anos sem ganhar aos rivais e no final o saldo de títulos era o mesmo?

:rir:
mas quem disse isso?

se não formos campeões claro que se vai dever a não ter ganho os jogos em casa... mas se no meio de tudo isto formos campeões pouco me interessam esses jogos...

no Ano passado ganhamos 1 e empatamos 3... e fomos campeões...

o que eu queria dizer é que para mim o importante é o caneco... se é ganhando aos rivais ou não pouco me afecta a não ser nos dias seguintes ao jogo...

sbremoved_28408

Citação de: Chuck em 21 de Fevereiro de 2016, 01:23
Citação de: Kvatch em 21 de Fevereiro de 2016, 01:14
Se acabarmos por ser campeões, não creio que isso chegue para o RV continuar.

Tem de ir a Alvalade mostrar que tem capacidade para ganhar a um rival. Isso é fulcral num campeonato como o Tugão.

Não percebo como ainda se menosprezam os clássicos.

Ao contrário dos jogos contra os Paços e os Guimarães, jogos contra Sporting e Porto são de SEIS pontos. Não são três, são SEIS!

Isso, em 99% das épocas, significa a diferença entre ganhar ou perder o título. Principalmente num campeonato onde é relativamente fácil ganhar quase todos os jogos contra os pequenos.

Não ganhar um único clássico durante toda a época quando se tem o melhor plantel do campeonato é grave. Muito grave.

E fica ainda pior se isso significar a perda do título.

A acontecer, será escabroso e tem de ser posto no olho da rua.

A esperança é real, mas os dois jogos de avanço que o Sporting tem de nós (sim, porque não acho possível invertermos o confronto directo) também é real.

Totalmente de acordo.

Alguns estão a querer fazer deste ano regra quando é claramente uma excepção, basta olhar para as épocas anteriores. E no futuro será muito pouco provável que uma equipa que perca 3/4 clássicos na mesma época venha a discutir o título.
Se os novos contratos televisivos forem para a frente,é provável que o nível das equipas médias/pequenas suba substancialmente nos próximos anos. Nesse sentido,haverá mais competitividade e os clássicos perderão algum peso (ainda que continuem a ser importantes).

sbremoved_28408

Citação de: Red Bullet em 21 de Fevereiro de 2016, 01:35
Já é o 3o jogo consecutivo q jogamos de uma forma sofrível. A continuar assim os maus resultados n vão demorar...
São muito raros os jogos em que não jogamos de forma sofrível. E dificilmente não continuará a ser assim.

lost_paradise

Citação de: Kvatch em 21 de Fevereiro de 2016, 01:14
Se acabarmos por ser campeões, não creio que isso chegue para o RV continuar.

Tem de ir a Alvalade mostrar que tem capacidade para ganhar a um rival. Isso é fulcral num campeonato como o Tugão.

Não percebo como ainda se menosprezam os clássicos.

Ao contrário dos jogos contra os Paços e os Guimarães, jogos contra Sporting e Porto são de SEIS pontos. Não são três, são SEIS!

Isso, em 99% das épocas, significa a diferença entre ganhar ou perder o título. Principalmente num campeonato onde é relativamente fácil ganhar quase todos os jogos contra os pequenos.

Não ganhar um único clássico durante toda a época quando se tem o melhor plantel do campeonato é grave. Muito grave.

E fica ainda pior se isso significar a perda do título.

A acontecer, será escabroso e tem de ser posto no olho da rua.

A esperança é real, mas os dois jogos de avanço que o Sporting tem de nós (sim, porque não acho possível invertermos o confronto directo) também é real.
Melhor plantel disponível? onde? Só em laterais e médio centro disponíveis, temos graves lacunas. Somos mais fortes em algumas posições como avançados e médios ala quando estão todos disponíveis o que não tem sido o caso com a lesão de Salvio.

Melhor plantel de forma evidente,  foram os de 11-12, 12-13 e sobretudo 13-14. Este podemos ter as mais diferentes opiniões mas certamente e contando com todas as lesões que temos tido e que têm que ser contabilizadas não tem sido de forma clara o melhor plantel do campeonato português que possa estar ao serviço de um treinador. Nem o maior orçamento.


Os clássicos são muito importantes, sobretudo no ascendente psicológico que trazem as vitórias, mas de que serve ganhar os clássicos se depois de perde muito mais pontos contra equipas mais pequenas?

Em 05-06 ganhámos os dois jogos ao Porto e acabámos a época a 12 pontos de distância com 7 empates e 7 derrotas. Foi um péssimo campeonato.

Eu acho que para ganhar o campeonato teremos que vencer em alvalade e essa parte é que considero pouco provável de acontecer mas não consigo perceber essa de treinador campeão é para ir embora. Ainda por cima com boa campanha europeia para juntar. E seguramente que o campeão fará mais de 80 pontos esta época, pelo que nem é um campeonato à 04-05 com todos a perderem uma enormidade de pontos.

Rui Vitória nunca teria sido a minha escolha e mesmo que seja campeão, continuarei a achar que há melhores e possíveis de serem contratados mas tirar-lhe todo o mérito no caso de ser campeão, como se não fosse mais que a sua obrigação ao nível de um Bayern na Alemanha ou o PSG em França é que não consigo mesmo compreender.

Temos um bom lateral e o ano passado estava na equipa B. Temos um bom médio centro e o ano passado estava na equipa B. Já para não falar nas lesões.

Para mim o problema é mesmo ser campeão. Se for é para ficar.

10Baggio

Citação de: Johnny|SLB em 21 de Fevereiro de 2016, 01:21
Continua a treta de que temos o melhor plantel do Campeonato?

Tá bem então.

Nao, tem o Marega, o Suk, o Barcos, o Mane, o Teo, o Gelson, o Bruno Cesar, o Schelloto, o Indi, o Naldo...

Kvatch

É que até pela questão mental é fulcral vencer os clássicos.

Deixámos o Porto de joelhos mentalmente quando os vencemos naquela noite chuvosa do Saviola, no jogo dos Eusébios, no jogo do bis do Lima na época passada...

É imperial um treinador do Benfica ganhar jogos grandes, para além de ganhar a larga maioria dos jogos contra os pequenos.

É a minha plena convicção e muito sinceramente, não consigo perceber como podem relativizar este factor, por muito que faça um esforço.

10Baggio

Temos de longe o melhir ataque do campeonato e isso no tugao tem de ser suficiente para ganhar a Liga. A menos que a equipa nao saiba defender de forma colectiva e isso se note nos jogos contra adversarios directos...

Kurt Cobain 10

Jardel e Renato com 4 amarelos ,vê lá o que arranjas ,Rui.  :disgust:

gabbana

Citação de: pablito77 em 21 de Fevereiro de 2016, 02:05
Jardel e Renato com 4 amarelos ,vê lá o que arranjas ,Rui.  :disgust:
por mim descansava o Renato.. A posição que ocupa expõe-no mais.

Chuck

Citação de: Meio_metro em 21 de Fevereiro de 2016, 01:48
Citação de: Gottschalk em 21 de Fevereiro de 2016, 01:25
Citação de: Kvatch em 21 de Fevereiro de 2016, 01:22
Citação de: Meio_metro em 21 de Fevereiro de 2016, 01:18
Os Classicos são importantes? para mim o que interessa é ser campeão...

se me disserem que nos proximos 10 anos perdemos os 4 classicos todos os anos e nem golos marcamos e que ganhamos 9 titulos assino já...

é importante ganhar e todos gostamos de ganhar... mas o que interessa é ser campeão... porque perder com o Porto não é pior que perder com um Arouca...

A partir do momento em que perder com o Porto deixa-nos a 2 jogos deles, é em muito diferente a perder com um Arouca.

Ah, e isso é muito bonito, mas diz-me aí quando foi a última vez que uma equipa foi campeã perdendo os clássicos todos.

"Perder com o Porto não é pior que perder com um Arouca..."

Totalmente falso.

Além da questão matemática em si (o Porto é candidato ao título), há uma coisa chamada...rivalidade. Essa treta de que não se importavam de perder os jogos todos contra o Porto e o Sporting nada mais é do que isso: uma treta.
são 3 pontos... essa coisa de mais um ponto de vantagem é linda e tal... quando foi a ultima vez que os primeiros acabaram empatados?

é que só se aplica nesses casos...

claro que valem mais porque era a mais para nós e a mais para eles... mas se for campeão isso a mim apenas me vai dar para rir... apenas e só...

dizer que um treinador campeão deve sair porque perdeu com os adversários directos? não acho correcto... é a minha opinião...



Imagina-te na posição de um atleta. Perde contra uma equipa de nível inferior, tem noção de que foi um "acidente de percurso", pode até ficar alerta para as seguintes ocasiões em que isso possa acontecer. Em termos de ultrapassar esse desaire e preparar os próximos jogos a tarefa é mais facilitada, os atletas e treinadores têm noção das suas capacidades e do que podem alcançar.

Uma coisa diferente é perder contra equipas do mesmo nível sempre que se joga contra elas, que foi o que aconteceu até ao momento no plano nacional. Repara que não foi uma ou duas vezes. Aqui aparece a descrença, a dúvida em relação às suas capacidades. Agora imaginemos de que forma é que este estado de espírito influencia os jogos seguintes, sobretudo contra estas equipas. É diferente de pensar que no próximo a boa exibição e o resultado positivo aparece com naturalidade. Como acontece sempre que se perdem pontos com um Arouca ou um Tondela.

Chuck

#134308
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 21 de Fevereiro de 2016, 01:51
Citação de: Chuck em 21 de Fevereiro de 2016, 01:23
Citação de: Kvatch em 21 de Fevereiro de 2016, 01:14
Se acabarmos por ser campeões, não creio que isso chegue para o RV continuar.

Tem de ir a Alvalade mostrar que tem capacidade para ganhar a um rival. Isso é fulcral num campeonato como o Tugão.

Não percebo como ainda se menosprezam os clássicos.

Ao contrário dos jogos contra os Paços e os Guimarães, jogos contra Sporting e Porto são de SEIS pontos. Não são três, são SEIS!

Isso, em 99% das épocas, significa a diferença entre ganhar ou perder o título. Principalmente num campeonato onde é relativamente fácil ganhar quase todos os jogos contra os pequenos.

Não ganhar um único clássico durante toda a época quando se tem o melhor plantel do campeonato é grave. Muito grave.

E fica ainda pior se isso significar a perda do título.

A acontecer, será escabroso e tem de ser posto no olho da rua.

A esperança é real, mas os dois jogos de avanço que o Sporting tem de nós (sim, porque não acho possível invertermos o confronto directo) também é real.

Totalmente de acordo.

Alguns estão a querer fazer deste ano regra quando é claramente uma excepção, basta olhar para as épocas anteriores. E no futuro será muito pouco provável que uma equipa que perca 3/4 clássicos na mesma época venha a discutir o título.
Se os novos contratos televisivos forem para a frente,é provável que o nível das equipas médias/pequenas suba substancialmente nos próximos anos. Nesse sentido,haverá mais competitividade e os clássicos perderão algum peso (ainda que continuem a ser importantes).

Também cresce para as equipas grandes, logo não terá tanto impacto como fazes crer. E o que referes, por si só, não faz com que os jogos grandes sejam menos fundamentais.

Ramiro Lopes

2 jogos a doer pós-Porto feitos com sucesso.

Só não percebi a gestão dos amarelos:
- Não há vitórias garantidas e contra o União vamos ter de entrar contudo mas vale a pena o risco? É que entrar sem Renato em Alvalade é entrar a perder e mesmo que jogue nesse jogo deverá cumprir castigo em casa contra o Tondela ou fora contra o Boavista. Não era melhor ter visto o amarelo hoje?
- Aquela situação do André Almeida foi muito estranha. A ideia com que eu fiquei é que ele estava a tentar atrasar a substituição para levar amarelo e cumprir castigo mas pedindo assistência, depois foi substituído fora. Espero que tenha percebido mal senão é amadorismo completo.
- Eliseu cumpre castigo. Joga quem? André Almeida na esquerda e arrisca-se a falhar Alvalade? Vão deixá-lo de fora quando podia estar de fora a cumprir castigo?

Espero que não nos saia o tiro pela culatra.

Agora é esperar que daqui a uma semana Lisandro, Fejsa e Gaitán estejam de volta e que André Almeida, Jardel e Renato não levem o 5º amarelo. E que haja uma aproximação ao 1º lugar.