Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

lonstrup

Citação de: Flirt4ever em 11 de Março de 2016, 09:11
Citação de: dfernandes em 10 de Março de 2016, 13:47
Citação de: Flirt4ever em 10 de Março de 2016, 13:43
Citação de: dfernandes em 10 de Março de 2016, 13:38
Está a surpreender-me a todos os níveis. Sinceramente e, tal como boa parte dos users deste fórum, tirando aqueles que aparentemente acreditam sempre e estão sempre de acordo com tudo, ninguém acreditava neste cenário nesta fase, nem nas nossas melhores expectativas.

Esta época tinha tudo para dar errada, e andámos próximos do KO várias vezes, e o que se criticava nessas alturas tinha razão de ser, e não vou discutir semânticas nem exageros, porque isso faz parte, é para todos os treinadores que cá passam há muitos anos, e não sou mais papista que o papa.

As coisas tanto podem correr bem ou mal daqui para a frente, mas ninguém nos pode tirar a sensação que o Vitória está a fazer um trabalho muito melhor do que se esperava, embora ainda seja cedo para análises definitivas.

Que o nos continue a surpreender e a calar todas as semanas. Será um enorme prazer.
Digo-te pelo menos 3 users que varias vezes aqui escreveram que seriamos campeoes e que defenderam o RV quando 99% estava mais preocupada a escrever que iamos ficar em 6° lugar.... E naturalmente que não estou a falar de users como os que descreves no primeiro paragrafo.

Tu és um deles. Mas era uma minoria.

Mas ó Flirt, como é que tu esperavas que, depois da inenarrável pré época, do péssimo começo de pré época, depois de perdermos várias vezes com os rivais directos, com um treinador que, convenhamos, não entusiasmava ninguém e vinha de um Guimarães que tinha feito uma péssima 2ª volta, a uma carrada de pontos do primeiro a certa altura, fora da Taça, a jogar mal e porcamente, alguém estivesse confiante que seríamos campeões?

Isto até tendo em conta o historial do nosso clube desde 1994? Como? É que eu gostava de perceber e entender essa fé.
Naturalmente que só posso falar por mim. Eu descartei por completo a pré-época. Foi algo impensávelmente mal planeada. Para mim essas derrotas contaram nada para o que a equipa podia ou não vir a fazer.

Depois começou o campeonato e baseei a minha opinião em 2 3 fatores:

1 - A qualidade de jogo dos rivais sempre foi má, apesar de haver aqui alguns (que presumo ainda com algum amor não correspondido por Jesus) faziam odes ao Sporting.

2 - O primeiro classificado estava a ganhar vários jogos com um "chouriço" caído do céu e uns quantos empurrões por parte da arbitragem. Pelo menos a parte dos "chouriços" teriam de acabar mais cedo ou mais tarde. Foi o que aconteceu.

3 - Baseei-me quase sempre nas estatísticas dos jogos para mostrar que merecemos ganhar a grande maioria dos jogos. Como disse ontem de manhã, escrevia-se que defendiamos mal, mas eramos dos que sofriam menos golos. Escrevia-se que atacavamos mal, mas eramos quem mais golos marcava....

Escrevi várias vezes que achava que o "problema" da maioria do pessoal era quase que exclusivamente por o treinador se chamar "Rui Vitória", porque na prática, estatísticamente falando, a equipa estava a cumprir e a melhorar de jogo para jogo.

Tive claramente um ponto "baixo" na minha crença de que seríamos campeões, que foi no empate com o União da Madeira.


Uma ressalva, eu nunca defendi que gostava que fosse o RV a ser o próximo treinador do Benfica. Mas também não fiquei fixado nisso quando foi anunciado. E acho que isso foi o problema de muitos e muitos aqui.

Chegaste a ter jogos com 70% de posse de bola com oportunidades de jogo e dezenas de pessoas, aqui, a escrever que estavamos a jogar muito mal.

Ainda ontem se escreveu aqui que fazemos erros primários defensivos... Pah, quando estamos em 1.º do campeonato e nos quartos da Liga dos Campeões... E com a ENORME agravante de termos a defesa que temos.... é o que digo, penso que é mesmo cisma com o nome "Rui Vitória".

Depois cria-se a "onda" «Marco Silva», ou a "onda" «Paco Jemez», ou outras quaisquer. Cheguei até a ler aqui no fórum pessoas a pedirem que o Jesus voltasse.... Nem sei classificar essa última parte......

Naturalmente que a estatística "vale o que vale". Para mim vale bastante, porque é FACTUAL. É, aliás, a única coisa que é factual. Tudo o resto são opiniões nossas do "devia ser assim" ou "devia ser assado".

Abraço.
Muito interessante. Obrigado pela partilha.

Shoky

Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

Red2802

Esta discussão e caça às bruxas não leva a lado nenhum!

O Nené é o jogador com mais jogos oficiais no Benfica. Ainda o vi jogar nos últimos 5/6 anos de carreira e era tratado abaixo de cão pelos benfiquistas.

O homem tinha que marcar golos para sentir que os benfiquistas gostavam dele. Puta que pariu! O gajo com mais jogos, caralho!!!

É normal falarem mal do RV. Entrou a perder. Contra o Judas. A equipa não jogava um caralho. É normal...

O que não é normal é não reconhecermos agora alguns méritos. Ainda não foi campeao?! Pois não...Mas já tinha perdido o título em Setembro?!
Haja coerência.

Repito: Trabalho extraordinário, face às condicionantes.

J_PN

Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

35% de posse de bola. Foi um jogaço. Anulámos completamente o Braga.

andre_04_SLB

Uma coisa é fundamentar-se opiniões baseada em factos para criticar. Elogiar quando assim deve. Não percebe o problema. Diz muito mais sobre quem elogiava do que quem criticava.

Outra é as perseguições doentias tipo Rikhart ao Lindelof e a tantos outros. Esses merecem mesmo os posts escarrapachados.

Mestre

Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

É como em tudo na vida, se entre nós os dois eu comer duas gajas e tu nenhuma, estatisticamente cada um comeu uma, na realidade um esteve em grande e o outro afagou o ganso :)

Glorificus

Se calhar temos de começar a confiar mais em quem escolhe.

Se calhar a equipa técnica do Benfica tem muita gente e é muito mais que o Rui Vitoria. Tal como estamos a descobrir hoje que afinal o cenourinha não é nenhum grande treinador mas tinha Vitor Pereira e outros por detrás.

Se calhar temos mesmo estrutura e andamos aqui a gozar.

Não sei ao certo. Mas sei que o nosso clube está cada vez mais organizado. E isso não é só mérito do presidente ou do treinador.

Há um grande conjunto de pessoas com grande capacidade a trabalhar em prol do Benfica.

E isso deixa-me satisfeito.


nfgl

Citação de: Jaime_PN em 11 de Março de 2016, 14:48
Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

35% de posse de bola. Foi um jogaço. Anulámos completamente o Braga.

Entende-se o ponto nevralgico do jogo do Braga e carregou-se nesse botão.
Sobre o anular, ainda levamos umas bolas no barrote.

nfgl

Citação de: Mestre em 11 de Março de 2016, 14:51
Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

É como em tudo na vida, se entre nós os dois eu comer duas gajas e tu nenhuma, estatisticamente cada um comeu uma, na realidade um esteve em grande e o outro afagou o ganso :)

Não será tanto isso.
Mas derivar dos golos marcados e sofridos para o "atacar bem" e "defender bem" é uma extrapolação abusiva.

Rikurveojmal

Resumindo:

Há uns meses este tópico era invadido por garrafas de água, talhantes e faltas de respeito a um funcionário.

Actualmente os mesmos inundam isto com queixas e vitimizações de lhes atirarem à cara isso mesmo.

J_PN

Citação de: nfgl em 11 de Março de 2016, 14:53
Citação de: Jaime_PN em 11 de Março de 2016, 14:48
Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

35% de posse de bola. Foi um jogaço. Anulámos completamente o Braga.

Entende-se o ponto nevralgico do jogo do Braga e carregou-se nesse botão.
Sobre o anular, ainda levamos umas bolas no barrote.

Anulámos os pontos fortes deles, excelente jogo taticamente, jogo interior deles não existiu.

Quanto às bolas no barrote, nesses jogos é preciso a pontinha de sorte que nos faltou tantas vezes esta época. Já contra o Sporting a tivémos, estrelinha de campeão, dizem.

Shoky

Citação de: Jaime_PN em 11 de Março de 2016, 14:48
Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

35% de posse de bola. Foi um jogaço. Anulámos completamente o Braga.

Para mim e até hoje...a melhor exibição da época.
Só na primeira parte no Dragão estivemos melhores.

Em Braga já vi o Porto perder 3-1 e o Sporting perder 4-3. Um Porto fez um jogo decadente e foi dominado e o Sporting fez um belo jogo ofensivamente, mas foi sempre muito aberto e repartido.
O Benfica secou o Braga e obrigou-os a mandar bacalhaus para a área o jogo todo. Claro que ajudou meter 2 batatas em 10 minutos. Mas faz parte.

lonstrup

Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.
Estatistica são números, quantidades, etc. Não inferem qualidade. A interpretação é que infere qualidade. E mesmo aí, cada um valoriza certas variáveis. E por isso por vezes temos interpretações diferentes sobre os mesmos números.

Shoky

Citação de: nfgl em 11 de Março de 2016, 14:53
Citação de: Jaime_PN em 11 de Março de 2016, 14:48
Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

35% de posse de bola. Foi um jogaço. Anulámos completamente o Braga.

Entende-se o ponto nevralgico do jogo do Braga e carregou-se nesse botão.
Sobre o anular, ainda levamos umas bolas no barrote.

Levámos uma. A outra estava controlada e foi um remate banal de cabeça. Mas o Nico também enfiou um tiraço de livre no barrote.

Shoplifter20

Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 15:00
Citação de: nfgl em 11 de Março de 2016, 14:53
Citação de: Jaime_PN em 11 de Março de 2016, 14:48
Citação de: Shoky em 11 de Março de 2016, 14:38
Um dos melhores jogos do Benfica esta época foi com as piores estatisticas. Em Braga. Duvido que tenhamos tido mais que 40% de posse de bola, por exemplo.

Um dos piores jogos foi em Arouca. E massacrámos na posse de bola, nos cantos e nos remates patéticos do Victor Andrade.

A estatística é uma muleta. Tem de ser contextualizada.

35% de posse de bola. Foi um jogaço. Anulámos completamente o Braga.

Entende-se o ponto nevralgico do jogo do Braga e carregou-se nesse botão.
Sobre o anular, ainda levamos umas bolas no barrote.

Levámos uma. A outra estava controlada e foi um remate banal de cabeça. Mas o Nico também enfiou um tiraço de livre no barrote.

E um penalti escandaloso sobre o Pizzi