Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Mjölnir

Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Maio de 2017, 19:58
Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 18:42
JJ é sem duvida um grande treinador, não é por acaso que conseguia, frente a equipas superiores, esbater a diferença de qualidade, sabe anular muito bem o adversário, nem sempre o conseguiu, mas por norma isso era evidente. Tal como contra equipas mais pequenas, que normalmente eram cilindradas. O ano passado ainda vimos um pouco disso neste Benfica... veremos se conseguimos melhorar.
Podes crer basta recordar as suas magníficas prestações na Champions para ver como esbatíamos essas diferenças....
Não vale a pena ires por aí... ao longo desses anos defrontámos inúmeras equipas de grande valor e muitas vezes estivemos muito bem, não invalida que com RV também tenhamos feito alguns bons jogos, Atl Madrid, Zenit e Bayern, por exemplo. Seria redutor basear-me apenas na champions, a Juventus que eliminámos na ultima meia-final era bem melhor que muitas equipas de champions.

helderrocha

Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 18:42
JJ é sem duvida um grande treinador, não é por acaso que conseguia, frente a equipas superiores, esbater a diferença de qualidade, sabe anular muito bem o adversário, nem sempre o conseguiu, mas por norma isso era evidente. Tal como contra equipas mais pequenas, que normalmente eram cilindradas. O ano passado ainda vimos um pouco disso neste Benfica... veremos se conseguimos melhorar.

o problema do jj é tomar decisões! se ficasse apenas pelo treino e deixa-se quem sabe mandar, seria uma excelente treinador adjunto

miniMilk

Citação de: Bryan. em 01 de Maio de 2017, 20:03
Citação de: miniMilk em 01 de Maio de 2017, 16:04
:rir:

Azar e ter oblak e jogar com Artur

Isso sim é azar!
Dos adeptos que tiveram que aturar aquele monte de ***** de cabelos brancos

Ou ter Zivkovic e jogar com Salvio.
epa
Como se o Ziv fosse top mundial

Nolito e Bidon Cesar

jgbg91

Citação de: zefo em 01 de Maio de 2017, 20:05
O jj tem uma bo imprensa que nunca descobri a razão...
Tem valor quando não inventa... mas não é o meu tipo de treinador.

todos os treinadores dos grandes tem boa imprensa. Não é só ele

Cob92

Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 20:24
Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Maio de 2017, 19:58
Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 18:42
JJ é sem duvida um grande treinador, não é por acaso que conseguia, frente a equipas superiores, esbater a diferença de qualidade, sabe anular muito bem o adversário, nem sempre o conseguiu, mas por norma isso era evidente. Tal como contra equipas mais pequenas, que normalmente eram cilindradas. O ano passado ainda vimos um pouco disso neste Benfica... veremos se conseguimos melhorar.
Podes crer basta recordar as suas magníficas prestações na Champions para ver como esbatíamos essas diferenças....
Não vale a pena ires por aí... ao longo desses anos defrontámos inúmeras equipas de grande valor e muitas vezes estivemos muito bem, não invalida que com RV também tenhamos feito alguns bons jogos, Atl Madrid, Zenit e Bayern, por exemplo. Seria redutor basear-me apenas na champions, a Juventus que eliminámos na ultima meia-final era bem melhor que muitas equipas de champions.

Desculpa la mas dizer que as prestaçoes europeias do JJ podem comparar-se as duas ultimas epocas do RV è no minimo fanatismo do gang jorge jesus ou entao debilidade, com o JJ o Benfica so conseguiu alcançar uma coisa : ser considerado uma equipa de Liga Europa com o RV o Benfica passou 2 vezez consecutivas (algo inedito) a passagem aos oitavos de final da Champions o que faz do Benfica uma equipa muito mais respeitada a nivel mundial que com o JJ e nem vou falar da mediocridade do Jesus na Champions com os seus resultados.

Pedro Nunes 28

Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 20:24
Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Maio de 2017, 19:58
Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 18:42
JJ é sem duvida um grande treinador, não é por acaso que conseguia, frente a equipas superiores, esbater a diferença de qualidade, sabe anular muito bem o adversário, nem sempre o conseguiu, mas por norma isso era evidente. Tal como contra equipas mais pequenas, que normalmente eram cilindradas. O ano passado ainda vimos um pouco disso neste Benfica... veremos se conseguimos melhorar.
Podes crer basta recordar as suas magníficas prestações na Champions para ver como esbatíamos essas diferenças....
Não vale a pena ires por aí... ao longo desses anos defrontámos inúmeras equipas de grande valor e muitas vezes estivemos muito bem, não invalida que com RV também tenhamos feito alguns bons jogos, Atl Madrid, Zenit e Bayern, por exemplo. Seria redutor basear-me apenas na champions, a Juventus que eliminámos na ultima meia-final era bem melhor que muitas equipas de champions.
Não há comparação entre as prestações do RV na Champions com as do JJ...
Sim, fizemos de facto 2 bons jogos com a Juve e recordo-me da equipa que tínhamos tambem....talvez o melhor plantel que me recordo de ver no BENFICA....infelizmente no final desse ano foi o que sabemos.
Com RV tivemos no ano passado momentos brilhantes, no entanto, este ano tem sido deprimente.
Como disse, espero que aprenda com os erros e que para o ano tenha,os o RV da época anterior e não desta.
Abc

Pedro Nunes 28

Citação de: jgbg91 em 01 de Maio de 2017, 20:38
Citação de: zefo em 01 de Maio de 2017, 20:05
O jj tem uma bo imprensa que nunca descobri a razão...
Tem valor quando não inventa... mas não é o meu tipo de treinador.

todos os treinadores dos grandes tem boa imprensa. Não é só ele
Jardim, Marco Silva não tinham por exemplo...e são bem competentes..

iloy

Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 18:42
JJ é sem duvida um grande treinador, não é por acaso que conseguia, frente a equipas superiores, esbater a diferença de qualidade, sabe anular muito bem o adversário, nem sempre o conseguiu, mas por norma isso era evidente. Tal como contra equipas mais pequenas, que normalmente eram cilindradas. O ano passado ainda vimos um pouco disso neste Benfica... veremos se conseguimos melhorar.

Isto foi tão evidente na LDC

Red Eyes

Citação de: zefo em 01 de Maio de 2017, 20:05
O jj tem uma bo imprensa que nunca descobri a razão...
Tem valor quando não inventa... mas não é o meu tipo de treinador.
E o RV já é o teu tipo? :huh:

jgbg91

Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Maio de 2017, 20:59
Citação de: jgbg91 em 01 de Maio de 2017, 20:38
Citação de: zefo em 01 de Maio de 2017, 20:05
O jj tem uma bo imprensa que nunca descobri a razão...
Tem valor quando não inventa... mas não é o meu tipo de treinador.

todos os treinadores dos grandes tem boa imprensa. Não é só ele
Jardim, Marco Silva não tinham por exemplo...e são bem competentes..

por acaso até tinham, marco teve a imagem degradada por causa do episódio com O Zé eduardo. No fundo os treinadores tem a imprensa que os clubes querem. Quando algum começa a ficar tremido, começam logo a aparecer noticias a mando dos clubes nos jornais. Isto é transversal a todos os clubes

yerlow

Citação de: GoloDeLetra em 01 de Maio de 2017, 18:14
Citação de: Despertar em 01 de Maio de 2017, 18:05
o JJ fazia muita asneira, mas independentemente disso tambem tinha muito azar, e por arrasto nós tambem. È que podia ter o roderick e aquele maluco nao meter aquele golo. Mas nao com o JJ e foram imensos jogos principalmente os decisivos era sempre a carregar no azar.
Até por ser um pé frio ainda bem que bazou. Já aquele lance do ruiz era pra alguem no lugar do JJ entrar em depressao.
Tinha muito azar era a escolher Menezes , Emersons e outros craques do Brasileirao , em detrimento de Bernardos , Cancelos ect ...

Sem esquecer as suas famosas adaptaçoes .

Enzo, Coentrao, Melgarejo, Matic...
Adaptações que deram largos milhoes ao Benfica.

Em relacao aos outros dois, Cancelo tinha Maxi, A.Almeida e Silvio no plantel, e Bernardo poderia ter jogado mais mas com Gaitan a 100% era quase impossivel ele jogar. E haviam outras opções para esses lugares.

Criticar essas opções nessa altura será como criticar RV se Joao Carvalho ou Pepe derem tão grandes jogadores como parecem. Também não tiveram oportunidades como Bernardo também não teve.

Livrinhos

Citação de: yerlow em 01 de Maio de 2017, 21:15
Citação de: GoloDeLetra em 01 de Maio de 2017, 18:14
Citação de: Despertar em 01 de Maio de 2017, 18:05
o JJ fazia muita asneira, mas independentemente disso tambem tinha muito azar, e por arrasto nós tambem. È que podia ter o roderick e aquele maluco nao meter aquele golo. Mas nao com o JJ e foram imensos jogos principalmente os decisivos era sempre a carregar no azar.
Até por ser um pé frio ainda bem que bazou. Já aquele lance do ruiz era pra alguem no lugar do JJ entrar em depressao.
Tinha muito azar era a escolher Menezes , Emersons e outros craques do Brasileirao , em detrimento de Bernardos , Cancelos ect ...

Sem esquecer as suas famosas adaptaçoes .

Enzo, Coentrao, Melgarejo, Matic...
Adaptações que deram largos milhoes ao Benfica.

Em relacao aos outros dois, Cancelo tinha Maxi, A.Almeida e Silvio no plantel, e Bernardo poderia ter jogado mais mas com Gaitan a 100% era quase impossivel ele jogar. E haviam outras opções para esses lugares.

Criticar essas opções nessa altura será como criticar RV se Joao Carvalho ou Pepe derem tão grandes jogadores como parecem. Também não tiveram oportunidades como Bernardo também não teve.

Os grandes jogadores têm sempre oportunidades, basta que se queira.

O que não faz sentido é o contrário.

Já perdemos um que vai andar pelas bocas do Mundo por meia dúzia de trocos (tendo em conta a realidade das vendas que são feitas, são trocos, lamento!) e vamos ver se será o único.

O problema no meio-campo mantém-se, qual é mesmo a justificação para não se ter utilizado o Pedro Rodrigues?

Eu sei qual é. É preciso saber. Aí é que está o caralho.

Meio-campo de bar aberto.

mort3santa

Se eu fosse o mister Rui Vitória..

Mudaria muita, muita coisa. Há lacunas a mais do que aquilo que é suposto haver depois de quase duas épocas em que o mister está no comando da nossa equipa técnica.

Nem sei por onde começar, talvez comece pelo "fim" como faço quando leio jornais.
O nosso ponta de lança titular (Mitroglou) é um ponta de lança com características muito peculiares, com a virtude de ser bom finalizador que todos lhe reconhecemos mas com defeitos a mais para aquilo que é necessário numa equipa que aspira a mais que ganhar a liga portuguesa, não tem aceleração, velocidade, não é ágil e embora a a sua envergadura é um jogador que usa mal a força que tem. Não seria um problema se atrás dele estivesse uma equipa que sufocá-se os adversários no seu meio campo defensivo durante os 90 minutos que um jogo tem, mas isso é difícil ou impossível quando se joga contra equipas com o mesmo nível, ou superior ao do Benfica. Tanto ele como Jonas são avançados que não fazem pressões eficazes nas linhas defensivas adversárias e que por serem muito lentos tornam o estilo de jogo do Benfica bastante previsível uma vez que somos uma equipa incapaz de aproveitar os espaços nas costas das defesas adversárias.
E tal como disse atrás não faz sentido perdermos muitas vezes a luta no meio campo por optarmos jogar em 4-4-2 (porque o Jonas tem que jogar, e fá-lo melhor quando acompanhado) e não tirar-mos partido de termos dois pontas de lança ou jogadores avançados, como lhe queiram chamar a pressionar os centrais adversários. Associado ao  problema de falta de trabalho defensivo dos nossos dois pontas de lança, temos o handicap de termos um central (Luisão) que já não tem velocidade/aceleração e agilidade para jogar perto do meio campo (quando o faz é sempre uma aposta arriscada, cada lance que disputa é como lançar uma moeda ao ar e rezar para que não faça uma falta para amarelo), obrigando assim a nossa linha defensiva que até é composta por jogadores relativamente rápidos  e que se dão melhor a jogar mais longe da área que perto dela, jogam melhor em antecipação e têm mais espaço para fazer uso da sua velocidade e recuperar as suas posições defensivas, para além disso jogando mais longe da área podem arriscar mais vez a antecipação ou o 1 para 1 sem correrem o risco de conceder à equipa adversária contra-ataques perigosos.

Depois há problemas no que aos nossos extremos dizem respeito, Cervi nunca foi extremo no Rosário, era um "vagabundo" que calcava maioritariamente terrenos interiores e que daí pensava quase sempre o jogo da equipa, no Benfica o seu papel não é esse, desenrasca à esquerda mas não estamos a aproveitar completamente o seu potencial, (tal como aconteceu com Gaitan). Zivkovic pelo contrário sempre jogou a direita no Partizan e era um mestre a fazer movimentos interiores, com mais minutos, confiança e liberdade seria na minha perspectiva um dos nossos melhores jogadores, só que quando joga não tem "moral" para fazer o seu jogo, porque na frente de ataque temos um ponta de lança que vive de cruzamentos e que passa grande parte dos jogos a reclamar com os colegas de equipa por não ser bem servido. O Carrillo tem para mim características diferentes de todos os outros, às vezes tem falta de intensidade é certo, não é um lutador, não é bom a jogar em espaços apertados e futebolisticamente parece-me ser um jogador inteligente que quando entrosado, e com confiança, baixa bem no terreno para receber e depois transportar a bola, as bolas nos pés dele raramente são bolas perdidas (e não, não é um bom jogador quando entra a 15 minutos do fim, tenta mostrar serviço no pouco tempo que tem, e quando força muito o seu jogo torna-se num Salvio).
Por último temos o Rafa, que é um jogador com um potencial enorme, do melhor que há no 1 para 1. Transporta a bola e queima linhas melhor que ninguém, mas que tenta enfeitar demais o seu jogo e com isso falha golos fáceis ou toma decisões erradas à medida que se aproxima das balizas adversárias, falta-lhe aquele clique e está a acusar o preço que nos custou. Para além disso, quando joga na posição "do Jonas", parece um pássaro que foi apanhado na natureza e que foi engaiolado, não sabe jogar de costas para a baliza e é evidente que quando parte da linha com a bola controlada a conversa é outra.
No meio campo a maior parte do pessoal acha que precisamos de um "8", talvez, mas não é por aí. Na minha opinião o Pizzi não rende mais que o que rende por causa dos defeitos colectivos que enunciei em cima, quando o jogo estica ele tem dificuldades em acompanhar, não foi feito para isso, não é nem nunca será um Renato, no entanto com bola no pé e caso jogássemos com Jimenez , Jonas e com Jardel em vez de Luisão, ofensivamente iria ter muito mais linhas de passe, os passes nas costas da defesa que é um dos seus pontos fortes iriam começar a sair e não teria que lateralizar sempre o jogo como quase sempre tem que fazer (porque o Jonas anda constantemente com um polícia em cima) e defensivamente, se jogarmos com uma defesa mais subida, o espaço entre a defensiva e ofensiva era menor, e os espaços que ele teria que ocupar e percorrer eram menores, não se desgastava tanto em tarefas que não são o forte dele. O André Horta também poderia beneficiar da mesma receita.
Continuando, temos Fejsa, bem sobre este acho que nem vale apena falar, é um monstro. Faz tudo bem.
Samaris, tenho imensa pena, mas não é bom em nada daquilo que um médio supostamente deve ser, fraquíssimo no passe curto, faz demasiadas faltas por ler mal o jogo e por não saber usar adequadamente o corpo quando tenta antecipações. Não é mau de todo no que toca a passes longos. Posicionalmente, perde-se completamente, e basta isto para não ter arcaboiço para ser médio da nossa equipa.
O Nelson e o Grimaldo, são jogadores que neste momento só produzem metade daquilo que produzem ofensivamente, um porque veio de lesão, e outro porque não basta-se ter que fazer a ala direita toda sozinho, ainda tem o anti-toque de Midas a tabelar com ele, ainda assim, é basicamente o nosso transportador de jogo, quando mais nada resulta a solução da equipa é fazer chegar a bola ao Nelson e depois logo se vê, foi com marcações apertadas ao Nelson que por exemplo o Setúbal nos roubou pontos. Quando temos os dois disponíveis a conversa já é outra, porque as equipas adversárias não tem uma manta com largura suficiente para conseguir cobrir os dois lados. O Eliseu e o André Almeida desenrascam a defender porque como nunca se aventuram na frente de ataque e os apoios que dão são só de último recurso, também não se desposicionam como o Nelson e o Grimaldo, e bem, assim em vez de estarem mal nos dois momentos de jogo, só estão mal no ofensivo.
Do Luisão já falei em cima, o Jardel não sei como irá voltar para o ano, e o Lisandro sou suspeito, acredito que com mais tempo de jogo aqueles erros infantis que comete iriam deixar de acontecer, a sua capacidade antecipação seria uma grande mais valia para a equipa, mas para chegar a esse nível teria que fazer uma pré-época com muitos minutos de jogo. O Lindelof,  até a jogar à esquerda desenrasca, mas não é bem a mesma coisa. À  direita é um central com potencial para ser um central de classe mundial, à esquerda e em forma é "só" um dos melhores centrais da liga.
Na baliza, nem tenho palavras, o Ederson é um guarda-redes de outro mundo e temos também um suplente muito bom (Júlio Cesar), mas que por sinal também tem um ordenado muito alto para os minutos que joga, é um suplente que podia ser muito bem titular se o Ederson não fizesse parte do nosso plantel.

Devem ter reparado que não falei individualmente do Salvio, não vou bater mais no ceguinho, resta-me desejar que no  final da época se transfira para outro clube e que seja muito feliz lá, o seu ciclo do Benfica já devia ter terminado o ano passado, e a cada jogo que faz cada vez desce mais na consideração dos adeptos, é mau demais, por causa dele desde o inicio da época e devido ao meu sistema nervoso resolvi abandonar jogos a meio, é o único que tem o condão de me tirar completamente do sério.

Por último vou falar daquele que é para mim o maior problema/solução da nossa equipa, o Jonas. Um jogador cuja classe em campo só vi em jogadores como Rui Costa ou Aimar, quando toca na bola a música é logo outra. Por um lado é a solução para ideal para este 4-4-2 mal amanhado que apresentamos, porque a jogar de costas para a baliza é um patrão, porque mesmo tendo mais de 30 anos ainda consegue driblar adversários graças ao seu jogo de corpo, porque cabeceia bem, porque sabe temporizar/acelerar o jogo quando é preciso e porque mesmo dentro de uma cabine telefónica consegue dominar e fintar um ou dois jogadores simultaneamente. Para além de ser um génio a assistir e fazer jogar a equipa, ainda é um génio a finalizar. A falta de velocidade e aceleração são os seus grandes handicaps, mas alguns defeitos teria que ter, caso contrário estava a ganhar muito milhão noutro lado. Digo ele também é o problema, porque não há ninguém que faça o mesmo que ele, "parecido" havia o Rui Fonte mas esse já não é nosso e quando não joga a equipa ressente-se demais. Pior que isso, a sua qualidade obriga-nos a jogar neste 4-4-2 (que claramente o mister Rui não domina), quando todos os outros jogadores do plantel tem características para jogar no mais simples e eficaz 4-3-3, em que teríamos um meio campo a 3, aonde poderíamos encaixar Cervi, João Carvalho, Horta como 3º médio (todos eles têm características para essa posição), aonde Pizzi estaria mais apoiado e onde os nossos extremos não tinham obrigatoriamente que cruzar todas as bolas que lhes chegam aos pés. Mas isso já era outra conversa.
É um grande dilema, eu próprio não sei qual o caminho mais correcto, uma coisa é certa, mesmo que sejamos campeões, acho que podemos melhorar bastante e que o que fizemos esta época, tendo em conta a qualidade do plantel que tínhamos, pedia-se muito mais. Pedia-se mais carácter a esta equipa, mais personalidade. Fomos camaleões vezes demais, jogos como os que fizemos com o Dortmund por exemplo foram uma autêntica vergonha para o nome da nossa instituição, mostramos a espaços que se quiséssemos e não tivéssemos medo, podíamos discutir esses jogos de igual para igual, e não da maneira como o fizemos em que nos tentámos transformar numa equipa italiana que jogava no campeonato português.

Como não sou o mister Rui Vitória, e como só sou um ex jogador que fez todos os escalões das camadas jovens nos campeonatos nacionais, que quando chegou a sénior borrou a cueca (tendo até boas propostas para clubes de 2ªs divisões b) e preferiu seguir o caminho mais fácil, o de abandonar o futebol e ir tirar um curso de engenharia limito-me a rachar lenha aqui no fórum  ;D ;D ;D .
No  entanto o futebol sempre foi e sempre será a minha paixão, gosto de ver os jogos de pontos de vista que a maior parte dos adeptos não vê, mas há aqui muita gente que tem esta mesma paixão e resolvi partilhar as minhas ideias sobre o estado actual da nossa equipa, sempre com o objectivo de também ler, reflectir e aprender com as opiniões que outros apaixonados como eu têm sobre o nosso grande amor, o BENFICA.  :slb2: :slb2: :slb2:

Por fim, sei que ninguém vai ler este autêntico testamento, mas se houver alguém maluco o suficiente para o ler peço desde já desculpa pelo mau português, que outrora falava e escrevia correctamente. :disgust: :disgust:

P∑T∑7

Citação de: Cob92 em 01 de Maio de 2017, 20:41
Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 20:24
Citação de: Pedro Nunes 28 em 01 de Maio de 2017, 19:58
Citação de: Mjolnir em 01 de Maio de 2017, 18:42
JJ é sem duvida um grande treinador, não é por acaso que conseguia, frente a equipas superiores, esbater a diferença de qualidade, sabe anular muito bem o adversário, nem sempre o conseguiu, mas por norma isso era evidente. Tal como contra equipas mais pequenas, que normalmente eram cilindradas. O ano passado ainda vimos um pouco disso neste Benfica... veremos se conseguimos melhorar.
Podes crer basta recordar as suas magníficas prestações na Champions para ver como esbatíamos essas diferenças....
Não vale a pena ires por aí... ao longo desses anos defrontámos inúmeras equipas de grande valor e muitas vezes estivemos muito bem, não invalida que com RV também tenhamos feito alguns bons jogos, Atl Madrid, Zenit e Bayern, por exemplo. Seria redutor basear-me apenas na champions, a Juventus que eliminámos na ultima meia-final era bem melhor que muitas equipas de champions.

Desculpa la mas dizer que as prestaçoes europeias do JJ podem comparar-se as duas ultimas epocas do RV è no minimo fanatismo do gang jorge jesus ou entao debilidade, com o JJ o Benfica so conseguiu alcançar uma coisa : ser considerado uma equipa de Liga Europa com o RV o Benfica passou 2 vezez consecutivas (algo inedito) a passagem aos oitavos de final da Champions o que faz do Benfica uma equipa muito mais respeitada a nivel mundial que com o JJ e nem vou falar da mediocridade do Jesus na Champions com os seus resultados.

JJ

2009/2010: herdou a história mais recente do Clube, encontrou um Benfica em 23º lugar no ranking europeu. Deu para chegar aos 1/4 final da Liga Europa, com jogos soberbos frente ao Everton, um frente ao Herta, uma eliminatória épica em Marselha  mas por mudanças erradas na estrutura da equipa, fomos goleados por 1-4 pelo Liverpool nos 1/4 final e acabou aí a época na Europa.
2010/2011: época desgraçada na fase de grupos na Liga dos Campeões onde apenas fizemos 6 pontos, mas ainda assim e com uma época ridícula, chegámos às 1/2 finais da Liga Europa, onde perdermos com o Braga (também isto de forma ridícula, diga-se).
2011/2012: Benfica faz 12 pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões (senão um recorde anda lá perto) e chega aos 1/4 final da competição e numa eliminatória em que foi roubadíssimo frente ao Chelsea.
2012/2013: apanhando o Barcelona no grupo, fizemos 8 pontos. "Caímos" para a Liga Europa onde chegámos à final e a merecíamos, de longe, ter ganho. Assistimos nesta época a grandes noites europeias (sim, é possível haver grandes noites europeias na Liga Europa como outrora houve na antiga Taça UEFA) com um futebol de muito bom nível, nomeadamente, contra um muito bom Bayer Leverkusen e uma eliminatória épica contra o Fenerbahçe, com o jogo na Luz frente aos turcos um dos que mais me encheu de orgulho na história recente do Clube. Por tudo. E particularmente, pelo regresso a uma final europeia. Infelizmente, o peso do momento fez-nos ceder. Mas o futebol apresentado devia ter-nos dado o caneco. Era mais que justo!
2013/2014: 10 pontos na fase de grupos da Champions foram insuficientes para passar aos oitavos. Vê lá tu, os mesmos pontos do RV na época passada e ainda mais que o RV nesta época... Mais uma vez, em bom nível e com qualidade comprovada, chegámos à Final da Liga Europa, pelo segundo ano consecutivo, depois de momentos épicos, nomeadamente, contra a Juventus. Mais uma vez, infelicidade e um autêntico roubo impediram-nos, novamente, de levantar um caneco europeu.
2014/2015: 5 pontos na fase de grupos, esta época a pior de todas na Liga dos Campeões, que nem à Liga Europa deu para chegar.

Deixou o Benfica em 6º lugar do ranking europeu. Uns 1/4 final da Champions, uma meia final e duas Finais europeias. Perdidas, é certo, mas não foi nada que, infelizmente, não fosse a regra da nossa história, nesta malapata que teima em desaparecer. Vamos ver quanto tempo mais vamos ter de esperar para isto voltar a acontecer...

RV

2015/2016: 10 pontos, numa fase de grupos muito boa e um resto de competição, até aos 1/4 final, de alto nível, particularmente, frente ao Bayern. A eliminatória contra os alemães, embora sem nenhum jogo ganho, ficará para sempre na memória dos que se sentiram orgulhosos pelo desempenho da equipa.
2016/2017: 8 pontos que deram para passar de forma borrada, em que tivemos de depender de terceiros (neste caso de um Dinamo que goleou o Besiktas) para passar, numa fase de grupos com demasiados altos e baixos. E depois... foi o que se viu frente ao Dortmund, um amasso completo.

Para além disto, recordo novamente o lugar do ranking em que se encontrava o Benfica no panorama europeu  e onde o JJ o deixou. Cometeu erros enquanto cá esteve, mas teve um período de avaliação de seis (!) anos. O RV, para já, só tem duas épocas para poder ser avaliado e neste momento, é bom notar, está ela por ela com o JJ, porque tem metade do seu percurso europeu positivo e a outra metade mais para o negativo. Passar uma fase de grupos não é, nem de perto nem de longe, um motivo para grande regozijo, se o que vem a seguir é medíocre.

Ver as coisas apenas pró-Jesus ou pró-RV e não analisar os factos e a realidade só prejudica toda e qualquer tipo de discussão.

Querer passar uma esponja na história mais recente do Clube (o pré-RV), na história que voltou a recolocar o Benfica na órbita europeia, é apenas absurdo. Achar que o JJ não teve mérito nisto é não ter noção. Querer apagar a realidade, ainda pior. Por mais que detestemos, actualmente, o personagem.

Quando o RV tiver 6 anos de Benfica (eu, honestamente, não o desejo), poderíamos eventualmente entrar em comparações mais justas.

Para já, em termos meramente estatísticos, está com um percurso semelhante ao seu antecessor, em que se pode considerar 50% positivo e 50% negativo.

R_M_1904