Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

lonstrup

Citação de: CitriC em 16 de Setembro de 2017, 00:25
Citação de: lonstrup em 16 de Setembro de 2017, 00:16
Citação de: CitriC em 16 de Setembro de 2017, 00:06
Citação de: lonstrup em 15 de Setembro de 2017, 23:54
Citação de: Gottschalk em 15 de Setembro de 2017, 23:48
Citação de: lonstrup em 15 de Setembro de 2017, 23:46
Citação de: Gottschalk em 15 de Setembro de 2017, 23:34
Citação de: lonstrup em 15 de Setembro de 2017, 23:32
eh pá, se querem dizer que a equipa é uma merda ou o treinador está a fazer um trabalho de merda, digam-no. podem dizer. não venham é inventar pseudo argumentos para fazer de conta que o dizem baseado em algum tipo de analise racional, e não numa logica de «gosto/não gosto».

Lon,

O Benfica não joga nada. Tem fases que parece uma equipa da distrital.

Posto isto, se continuar a ganhar, RV continua. Nada mais claro.
O Benfica já jogou bem, e já jogou muito mal esta época Quando se joga mal, tem de se analisar e resolver o que está a provocar isso.

O Benfica tem condições para ser a melhor equipa em Portugal. Que trabalhe para isso, porque o RV tem condições para tal.

Foi com Rui Vitória em 15/16 que vi dos Benficas mais competitivos que tenho memória. É daquele Benfica que tenho saudades, é daquele Benfica que eu espero, e daquele Benfica que na temporada tivemos vislumbres amiúde na época passada.

Portanto, a forma e o potencial está lá. É preciso é realiza-lo. Assim tenha o RV coragem e sabedoria.

15/16 deixa saudades pelo facto do título ter sido ganho na raça e no gongo final quando em Dezembro estava perdido. Futebolisticamente deixa zero saudades.

RV tem capacidade para levar o barco a bom porto outra vez? Creio que sim, se conseguir reinventar-se. Se continuar na mesma toada deste último ano civil, dificilmente chega lá.
A mim 15/16 deixa muitas saudades. Uma equipa extremamento competente, com muita miudagem, que tinha grande capacidade de se adaptar aos jogos. Jogava bem aquela equipa. Não estou a falar de jogar bonito, jogava bem.

Para mim foi um grande Benfica, extremamente bem preparado e competente e competitivo, contra qualquer adversário.

Quanto ao Vitória, tem de ser ele a mostrar-se à altura do desafio. O tempo do Benfica se «apequenar» para se ajustar aos seus treinadores acabou em junho de 2015. Espero eu.

Foi uma época onde malta dó fórum se queixou que o Clube testou oito combinações no meio campo até encontrar o Renato Sanches.

Foi uma época onde a malta exigiu a cabeça do RV , após ficar a 8 pontos do Sporting.

Foi uma época em que houve um tópico aqui no fórum a exigir que se chumbasse o Relatório e contas para tentar fazer cair a direção.

Portanto uma época que teve estes 3 factos deixa-te saudades ?

Das duas uma , ou estas em total desacordo com o que determinados utilizadores  exigiam/se queixavam do Benfica ou concordas com o que foi dito em relação a 15/16, para comparar com 17/18.

Citric

há aquilo que se passa no forum; e depois há aquilo que acontece no mundo real.

já tenho alguns anos de ser benfiquista para saber que se contam pelos dedos de uma mão os anos em que NÃO se pediu a cabeça do treinador ou se pensou em ir a AG's etc.

Muita malta, caso se lembre, malta como o Francescoli, lembrar-se-ão que enquanto aqui se fazia isso tudo que dizes, em Outubro e afins, eu escrevia aqui que via o que RV estava a tentar fazer e percebia. E que tínhamos de dar tempo para perceber se resultava. E das duas uma, ou ia dar grande merda, ou ia resultar em grande.

Nessa época eu quase não participei no forum.

E sim, vi um Benfica de tal forma competitivo, tão viciado em ganhar, tão predador, que não me recordo de outro igual.

Na época seguinte alertei para o que me preocupava e que poderia por em causa os nosso objectivos e crescimento.

E este ano voltei a faze-lo.

Eu já o disse e repito: o nosso maior adversário é o comodismo e o acomodamento a já ganharmos há tantos anos. E é isso que tem acontecido nestes 3 jogos. Entradas relaxadas; dar 45 minutos de avanço; jogar devagar e devagarinho, porque mais tarde ou mais cedo marcamos.

E isto é responsabilidade do treinador.

As minhas preocupações na época 15/16 são diferentes das épocas 16/17 e 17/18.

Temos portanto opiniões semelhantes.

Além do mais devo admitir que fiquei preocupado depois de ficarmos para trás no campeonato e na LC, mas já aprendi que não há nada mais perigoso que tomar decisões irracionais e precipitadas.

Depois destes últimos anos aprendi a ser paciente.
Mas a ideia de dar tempo ao tempo não pode ser entendida com uma ideia do tipo «deixa andar e pode ser que vá ao sitio». Não se trata de esperar que a equipa ou certos jogadores ganhem forma, como no tempo do JJ. Basicamente era isto que se fazia.

devemos dar tempo ao tempo, sentido em que tomando decisões e atitudes praticas  os resultados aparecerão.

rui vitória tem de fazer pela vida. eu creio que ele é um gajo inteligente, capaz de reflectir sobre as coisas e emendar a mão. e por isso com capacidade para rectificar as coisas.

Mikeslb1904

Citação de: Gottschalk em 16 de Setembro de 2017, 00:15
Citação de: lonstrup em 16 de Setembro de 2017, 00:07
Citação de: Gottschalk em 15 de Setembro de 2017, 23:59
Citação de: lonstrup em 15 de Setembro de 2017, 23:54
Citação de: Gottschalk em 15 de Setembro de 2017, 23:48
Citação de: lonstrup em 15 de Setembro de 2017, 23:46
Citação de: Gottschalk em 15 de Setembro de 2017, 23:34
Citação de: lonstrup em 15 de Setembro de 2017, 23:32
eh pá, se querem dizer que a equipa é uma merda ou o treinador está a fazer um trabalho de merda, digam-no. podem dizer. não venham é inventar pseudo argumentos para fazer de conta que o dizem baseado em algum tipo de analise racional, e não numa logica de «gosto/não gosto».

Lon,

O Benfica não joga nada. Tem fases que parece uma equipa da distrital.

Posto isto, se continuar a ganhar, RV continua. Nada mais claro.
O Benfica já jogou bem, e já jogou muito mal esta época Quando se joga mal, tem de se analisar e resolver o que está a provocar isso.

O Benfica tem condições para ser a melhor equipa em Portugal. Que trabalhe para isso, porque o RV tem condições para tal.

Foi com Rui Vitória em 15/16 que vi dos Benficas mais competitivos que tenho memória. É daquele Benfica que tenho saudades, é daquele Benfica que eu espero, e daquele Benfica que na temporada tivemos vislumbres amiúde na época passada.

Portanto, a forma e o potencial está lá. É preciso é realiza-lo. Assim tenha o RV coragem e sabedoria.

15/16 deixa saudades pelo facto do título ter sido ganho na raça e no gongo final quando em Dezembro estava perdido. Futebolisticamente deixa zero saudades.

RV tem capacidade para levar o barco a bom porto outra vez? Creio que sim, se conseguir reinventar-se. Se continuar na mesma toada deste último ano civil, dificilmente chega lá.
A mim 15/16 deixa muitas saudades. Uma equipa extremamento competente, com muita miudagem, que tinha grande capacidade de se adaptar aos jogos. Jogava bem aquela equipa. Não estou a falar de jogar bonito, jogava bem.

Para mim foi um grande Benfica, extremamente bem preparado e competente e competitivo, contra qualquer adversário.

Quanto ao Vitória, tem de ser ele a mostrar-se à altura do desafio. O tempo do Benfica se «apequenar» para se ajustar aos seus treinadores acabou em junho de 2015. Espero eu.

Benfica 15/16 só jogou razoavelmente bem a partir de meados de Janeiro e a espaços. A primeira metade do ano a nível exibicional e de resultados foi um desastre. É uma época em que a emoção associada ao feito tolda a visão.
A partir de Janeiro, significa mais de metade da época. Pá, e na primeira metade da temporada, conseguimos a qualificação na liga dos campeões, ganhando ao Atletico de Madrid em Madrid no processo.

Foi muitas vitorias seguidas, foi recorde de pontos no campeonato, foi quartos de final da liga dos campeões, foi taça da liga....é muita coisa para ser efeitos de «emoção»

Até Dezembro foi um desastre. Citas, e bem, a vitória no Calderón que foi uma das honrosas (e fortuitas) excepções de uma equipa que estava (e ainda está, na minha opinião) à procura de identidade futebolística. E na altura, à procura também de confiança, de estabilidade e de um rumo claro.

A segunda volta foi pontualmente excelente. A nível exibicional alternámos entre o bom e o medíocre frequentes vezes. No final acabou tudo bem e existe um certo charme pela maneira como se conseguiu bater um Sporting fortíssimo no braço.

Contudo, a época que deu para discernir com mais propriedade e justiça o que RV pode, ou não, dar ao Benfica foi 16/17. Acho que foi a época onde tirámos todos as dúvidas que ainda podia haver em relação ao treinador. Eu tirei as minhas, tu eventualmente tiraste as tuas, outros tiraram as deles.

RV é um treinador competente, um jogador de equipa com a estrutura, é capaz de vencer mas é, simultaneamente, incapaz de fazer evoluir futebolisticamente a equipa como um todo. A sensação clara que nos transmite é que só se conseguirá aguentar enquanto as coisas correrem bem e a rapaziada acabar no Marquês. Não se vislumbra qualquer tolerância para a tipologia de futebol que a equipa pratica com insucessos grandes à mistura.
Análise realista.  Concordo.

Oxalá acabemos no Marquês mas desta vez está difícil... 

Quando queres consegues fazer análises objetivas.

andoaleme

Citação de: dfernandes em 16 de Setembro de 2017, 00:33
Citação de: andoaleme em 16 de Setembro de 2017, 00:32
Citação de: Phuket em 16 de Setembro de 2017, 00:26
Citação de: Gottschalk em 16 de Setembro de 2017, 00:22
Citação de: andoaleme em 16 de Setembro de 2017, 00:20
Correr com o Vieira&Co deveria ser uma primícia, independentemente dos resultados da equipa de futebol.

Nunca vai acontecer.

Vieira só sai do Benfica pelo próprio pé. Como e quando quiser.

Apesar de todos os seus defeitos, tornou-se um übermensch. Não existe ninguém que realisticamente o possa enfrentar. Ponto.
Eu acho que seria um caso único no mundo, correr com um presidente tetra campeão em título!

PS: como sabes, sempre fui um grande crítico do LFV.

Mas o Vieira ainda só cumpriu 1 mandato no Benfica?!!!

É. Só começou a ser presidente desde o início do tetra. Como se não fosse o mesmo desde 2003.

Com os associados críticos e muito críticos convive bem o Vieira, quem quer ele convida para o seu lado, os restantes à boca das urnas votam sempre nele.

dfernandes

Citação de: lonstrup em 16 de Setembro de 2017, 00:33

rui vitória tem de fazer pela vida. eu creio que ele é um gajo inteligente, capaz de reflectir sobre as coisas e emendar a mão. e por isso com capacidade para rectificar as coisas.

Acreditas mesmo nisso?

Cá para mim ele só vai mudar mesmo algo quando já estivermos a uma carrada de pontos dos adversários, como na sua 1ª época. Duvido é que dê para recuperar outra vez se isso acontecer, porque os outros já estão mais avisados e já não temos individualidades tão influentes como há 2 ou 3 anos.

|OnE|

Citação de: dfernandes em 16 de Setembro de 2017, 00:29
Citação de: |OnE| em 16 de Setembro de 2017, 00:26
Citação de: dfernandes em 16 de Setembro de 2017, 00:13
Citação de: |OnE| em 16 de Setembro de 2017, 00:09
Sim, o facto de andar até Outubro a testar duplas de meio campo para acabar por meter um miúdo de 18 anos é culpa do fórum.

E com a época quase perdida e a uma série de pontos de Porto e Sporting. E depois de uma pré época miserável na qual todos os defeitos ficaram rapidamente evidentes. Entrou tarde e a más horas. Felizmente ainda deu para recuperar à justa, mas dificilmente esse cenário se repete, se os equívocos continuarem muito tempo.

Eu estou convencido que ele só mete o Renato devido à merda que andou a fazer(inclusive levar 3 em casa do Sporting).
Senão não ia mexer.
E já deu várias provas disso. Nessa mesma época o Nelsinho recupera e mal joga.
Depois foi  fácil criar o mito que o Almeida estava melhor, quando a diferença entre os dois é abismal.

Até dou de barato a titularidade do Almeida quando o Semedo regressou. A equipa estava estável, não dava sinais de grandes problemas e o próprio Semedo regressou muito fora dela, e numa altura decisiva da época.

Concordei com quase tudo o que o Vitória fez a partir da incorporação do Renato, e fiquei altamente surpreendido e impressionado. Durou pouco. A época passada, apesar dos sucessos, comecei a ver muitas coisas nele que não me agradaram nada, e que só se estão a confirmar esta época.
Eu não concordei e vou-te explicar porquê.
O Nelsinho voltou da lesão e participou em apenas 9 jogos. 100% de vitórias.
Entre as quais uma em casa do Zenit.

E o meu ponto é mesmo esse. Ele não voltou a dar o lugar a um jogador imensamente superior porque a equipa ganhava(como ganhou com o Nelson em campo).

Não gosto que um treinador, seja qual ele for, se agarre à velhinha "equipa que ganha não se mexe".

É à pala dessa mentalidade que o Bernardo está no City, o Cancelo no Inter e o André no Barcelona.

Luisão_Rei

Citação de: lonstrup em 16 de Setembro de 2017, 00:26
Citação de: Luisão_Rei em 16 de Setembro de 2017, 00:22
O Benfica em 2015/2016 jogou um excelente futebol, apesar do inicio muito fraco.

Jogou por exemplo bem melhor que em 2014/2015.
Um exemplo. Eu nunca fui fã do Jorge Jesus, e continuo a não ser. Mas gostei bastante da vitoria 14/15, porque para mim mostrou evolução do treinador e do Benfica. Foi um campeonato ganho na consistência e pragmatismo, sem os toques de brilhantismo do campeonato anterior.

Foi aí que eu fiquei satisfeito, porque comecei a ver finalmente uma mentalidade ganhadora a estabelecer-se.

O Jesus fez um grande trabalho nessa época. Dos três campeonatos que ganhamos com ele foi o que ele teve mais mérito.

Agora falando apenas da qualidade de jogo, foi muito fraco. Pior que 2016/2017 e muito pior que em 2015/2016.

Phuket

Citação de: Gottschalk em 16 de Setembro de 2017, 00:30
Citação de: Phuket em 16 de Setembro de 2017, 00:26
Citação de: Gottschalk elink=topic=57531.msg1086242414#msg1086242414 date=1505517768
Citação de: andoaleme em 16 de Setembro de 2017, 00:20
Correr com o Vieira&Co deveria ser uma primícia, independentemente dos resultados da equipa de futebol.

Nunca vai acontecer.

Vieira só sai do Benfica pelo próprio pé. Como e quando quiser.

Apesar de todos os seus defeitos, tornou-se um übermensch. Não existe ninguém que realisticamente o possa enfrentar. Ponto.
Eu acho que seria um caso único no mundo, correr com um presidente tetra campeão em título!

PS: como sabes, sempre fui um grande crítico do LFV.

O Real Madrid correu com um presidente campeão europeu em título, por exemplo.

Mas, pronto, as circunstâncias do Benfica actual são muito específicas. Vieira conseguiu construir à volta da sua imagem, e com notável habilidade, uma noção de dívida de gratidão impagável por parte da massa adepta. Se a isso juntarmos os grandes progressos a nível organizacional e empresarial do clube, mais os títulos recentes, e temos um cocktail inquebrantável.

Vieira tomou conta do clube. Mas tomou conta do clube porque também o soube fazer.
Ok, mas de certeza que o Real Madrid nunca passou pelos graves problemas financeiros que o Benfica passou, nem nunca ninguém associou a isso umas notáveis condições de trabalho e a nível organizacional que o Benfica conquistou na última década. É certo que a dívida aumentou consideravelmente, mas foi necessária muita capacidade de endividamento que não está ao alcance de qualquer um.

dfernandes

Citação de: |OnE| em 16 de Setembro de 2017, 00:36
Sim, o facto de andar até Outubro a testar duplas de meio campo para acabar por meter um miúdo de 18 anos é culpa do fórum.

E com a época quase perdida e a uma série de pontos de Porto e Sporting. E depois de uma pré época miserável na qual todos os defeitos ficaram rapidamente evidentes. Entrou tarde e a más horas. Felizmente ainda deu para recuperar à justa, mas dificilmente esse cenário se repete, se os equívocos continuarem muito tempo.

Eu estou convencido que ele só mete o Renato devido à merda que andou a fazer(inclusive levar 3 em casa do Sporting).
Senão não ia mexer.
Depois foi  fácil criar o mito que o Almeida estava melhor, quando a diferença entre os dois é abismal.

Até dou de barato a titularidade do Almeida quando o Semedo regressou. A equipa estava estável, não dava sinais de grandes problemas e o próprio Semedo regressou muito fora dela, e numa altura decisiva da época.

Concordei com quase tudo o que o Vitória fez a partir da incorporação do Renato, e fiquei altamente surpreendido e impressionado. Durou pouco. A época passada, apesar dos sucessos, comecei a ver muitas coisas nele que não me agradaram nada, e que só se estão a confirmar esta época.

E o meu ponto é mesmo esse. Ele não voltou a dar o lugar a um jogador imensamente superior porque a equipa ganhava(como ganhou com o Nelson em campo).

Não gosto que um treinador, seja qual ele for, se agarre à velhinha "equipa que ganha não se mexe".

É à pala dessa mentalidade que o Bernardo está no City, o Cancelo no Inter e o André no Barcelona.

Eu percebo o que dizes e até concordaria com isso se neste caso específico do Semedo não tivesse voltado tão mal à competição. Fez mais jogos maus que bons, e o colectivo estava a funcionar.

Mas percebo perfeitamente a tua opinião e faz todo o sentido no caso do Rui Vitória.

lonstrup

Infelizmente , devido a muitos factores que se conjugaram, a verdade é que temos vivido nos últimos 10 anos o período de menor exigência de resultados na história do clube.

Algumas coisas são sintomáticas disso: resignação com o período 05/06 - 08/09, período sem campeonatos nem taças de Portugal, quando vínhamos de dois anos anteriores onde havíamos ganho uma de cada

Um treinador ficar 3 anos seguidos sem vencer um campeonato ou uma taça de Portugal, e continuar no Benfica.

E agora, com André Almeida muito perto de entrar no panteão dos jogadores mais titulados da história centenária do Sport Lisboa e Benfica.

Quando Rui Vitória  for demitido por ter perdido dois campeonatos seguidos, então será sinal que estaremos a retornar ao nosso caminho.

dfernandes

Citação de: Luisão_Rei em 16 de Setembro de 2017, 00:37
O Benfica em 2015/2016 jogou um excelente futebol, apesar do inicio muito fraco.

Um exemplo. Eu nunca fui fã do Jorge Jesus, e continuo a não ser. Mas gostei bastante da vitoria 14/15, porque para mim mostrou evolução do treinador e do Benfica. Foi um campeonato ganho na consistência e pragmatismo, sem os toques de brilhantismo do campeonato anterior.

Foi aí que eu fiquei satisfeito, porque comecei a ver finalmente uma mentalidade ganhadora a estabelecer-se.

O Jesus fez um grande trabalho nessa época. Dos três campeonatos que ganhamos com ele foi o que ele teve mais mérito.

Agora falando apenas da qualidade de jogo, foi muito fraco. Pior que 2016/2017 e muito pior que em 2015/2016.

A época passada não foi grande exemplo a nível exibicional, se queres ir por aí. Devem-se contar pelos dedos das mãos os grandes jogos.

lonstrup

Citação de: dfernandes em 16 de Setembro de 2017, 00:36
Citação de: lonstrup em 16 de Setembro de 2017, 00:33

Acreditas mesmo nisso?

Cá para mim ele só vai mudar mesmo algo quando já estivermos a uma carrada de pontos dos adversários, como na sua 1ª época. Duvido é que dê para recuperar outra vez se isso acontecer, porque os outros já estão mais avisados e já não temos individualidades tão influentes como há 2 ou 3 anos.
E nós também não estamos mais avisados? Ou só os outros é que evoluem e nós ficamos parados? :)

Muito pouco provável perdermos tantos pontos outra vez, mesmo jogando mal.

Do trabalho de dois anos de RV eu tenho de lhe reconhecer capacidade para isso. Se ele o vai fazer, isso só poderemos ter uma resposta observando o que vai acontecendo.

Mas há algo que as pessoas se esquecem: se é da sua responsabilidade quando incorre num erro, também é da sua responsabilidade quando resolve e responde a esse mesmo erro.

|OnE|

Citação de: dfernandes em 16 de Setembro de 2017, 00:38

Senão não ia mexer.

Eu percebo o que dizes e até concordaria com isso se neste caso específico do Semedo não tivesse voltado tão mal à competição. Fez mais jogos maus que bons, e o colectivo estava a funcionar.

Mas percebo perfeitamente a tua opinião e faz todo o sentido no caso do Rui Vitória.
O problema é que não fez pior que Almeida.
Fez pior que os primeiros jogos, natural. Mas jogou 9 jogos em 5 meses!!
Alguém vai subir o rendimento a jogar às mijas?

O Jonas também voltou a época passada a jogar uma merda... e ainda acabou a época com 18 golos.

dfernandes

Citação de: |OnE| em 16 de Setembro de 2017, 00:43
Citação de: dfernandes em 16 de Setembro de 2017, 00:38

Senão não ia mexer.

O problema é que não fez pior que Almeida.
Fez pior que os primeiros jogos, natural. Mas jogou 9 jogos em 5 meses!!
Alguém vai subir o rendimento a jogar às mijas?

O Jonas também voltou a época passada a jogar uma merda... e ainda acabou a época com 18 golos.

Mas não era altura para ele voltar. A equipa, naquele contexto específico, podia sobreviver bem sem ele e estava funcionar. Nessa opção não o condeno minimamente e possivelmente tinha feito o mesmo. Naquele contexto, atenção. Na época seguinte o lugar teria que ser do Semedo, como foi, porque é muitíssimo superior.

|OnE|

dfernandes só para teres a noção da coisa.
O Nelson acabou a época na B.
Fez 4 jogos. Marcou 3 golos!

Não estava o farrapo que tentaram passar a ideia.

Luisão_Rei

Citação de: dfernandes em 16 de Setembro de 2017, 00:40
Citação de: Luisão_Rei em 16 de Setembro de 2017, 00:37

A época passada não foi grande exemplo a nível exibicional, se queres ir por aí. Devem-se contar pelos dedos das mãos os grandes jogos.

Na época passada, acho que a primeira volta jogamos bastante bem na maior parte dos jogos. A segunda volta foi péssima. Aquele mês de Janeiro então...

Mas concordo, que a nível da qualidade de jogo não deixa saudades. Valeu pelo feito histórico do Tetra.