Rui Vitória

Treinador, 55 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Obi-Juan Kenobi

Citação de: Cambraia em 29 de Setembro de 2017, 15:08
Citação de: PM84 em 29 de Setembro de 2017, 14:28
Benfica e Rui Vitória - uma breve estória de amor, ou a parábola da "rebound girl".

Longos anos depois de qualquer relação amorosa digna desse nome, o Benfica - cavalheiro de porte, com classe, história e reputação, ainda que algo maltratado pelos anos - conheceu, em 2009, uma moça. Por ora, chamemo-la de Janete.

Janete era aquela típica gaja de bairro social. Um bocado chunga, com grandes argolas e que masca pastilha de boca aberta, mas tesuda. Desbocada e inconveniente, mulher de poucos princípios, com mil e um defeitos, mas gostosa. Quando se conheceram, Janete fazia brilharetes na cama e, facilmente, deixou o Benfica maluco - especialmente quando o Benfica já há largos anos que não conhecia ninguém que o deixasse tão interessado.

É claro que a relação do Benfica com Janete apresentava prazo de validade definido. Como disse, o Benfica é - ainda que vezes lhe fuja o pé para o chinelo - um cavalheiro, na total acepção da palavra.

Depois do entusiasmo inicial, a relação com Janete começou a revelar-se algo decepcionante. Eram cada vez mais os episódios menos dignos com Janete, mas o Benfica entendeu que havia que tentar segurar Janete por mais algum tempo. Afinal de contas, era a primeira mulher que o interessava e que o fez verdadeiramente feliz, desde há muito tempo a esta parte.

E assim fez, sem que, no entanto, a relação deixasse de ir perdendo alguma da magia inicial. Janete, eventualmente, voltou a fazer o Benfica feliz, mas a relação estava claramente desgastada. Janete era uma mulher temperamental e, em suma, difícil de sustentar (e aturar).

Como em todas as relações longas, a relação com Janete acabou com estrondo. As coisas já andavam tremidas há algum tempo, o Benfica queria acabar com Janete, mas depois soube-se que Janete já se andava a enrolar com o seu principal rival. Impensável! Um fanfarrão, visconde falido, que não sabe estar nem falar – mas, bem vistas, as coisas estavam bem um para o outro.

Como qualquer gajo, o Benfica quando acabou com Janete já andava de olho feito no mercado.

Curiosamente, a ex-mulher desse mesmo rival do Benfica – chamemos-lhe Margarida (a qual já andava no "radar" do Benfica mesmo antes de aqueles se envolverem) - parecia uma tipa impecável. Nova, mas já com alguma experiência. Não havia quem falasse mal dela. Sofisticada. E sim, bastante tesuda também. Para além do mais, era a paga perfeita pela "traição" de Janete com o rival do Benfica.

Naquele momento, Margarida andava, no entanto, a resolver questões de partilhas com o rival do Benfica. Processo de divórcio longo e chato, já que o rival do Benfica não a queria deixar ir, sem mais – muito menos, sob risco de acabar junta com o Benfica. Visconde falido, como visconde falido, agarrava-se a tudo o que podia para não abrir os cordões à bolsa nem dar a Margarida o que era seu de direito.

Nisto, o Benfica conheceu Raquel. Raquel era uma miúda simpática e que, segundo se dizia, sempre tinha gostado dele. Um bocado chata, um bocado enfadonha, mas era simpática e dizia-se que até era boa com miúdos.

Rapidamente se envolveram, ainda que sem o fulgor de outros tempos. As coisas não começaram muito bem. Querendo ou não, a relação com Janete tinha sido marcante. O término tinha sido ruidoso e a verdade é que foi difícil a habituação àquele ritmo mais pasteloso de Raquel. A vida era mais chata e tinha menos brilho.

No entanto, com o tempo, a verdade é que o Benfica foi-se habituando a Raquel. Raquel cumpria com os objectivos base da relação. Não deixava o Benfica ficar mal, não metia a pata na poça, não envergonhava o Benfica, não fazia as tristes figuras em que Janete reincidia. E, acima de tudo, Raquel gostava e respeitava verdadeiramente o Benfica.

Continuava a ser um pouco enfadonha, mas tudo corria mais ou menos bem e Raquel conseguiu, de facto, fazer o Benfica feliz.

Com o passar do tempo, no entanto, Raquel foi-se tornando demasiado certa de si – e do Benfica. Já não era bem a rapariga humilde que o Benfica tinha conhecido. Parecia mais pretensiosa e, estranhamente, menos capaz de fazer aquilo que vinha fazendo até então, com sucesso relativo.

Num dia, o Benfica e Raquel vão beber um copo com um colega de trabalho suíço daquele primeiro. Eis que Raquel – já depois de um conjunto de episódios menos felizes, em que tinha comprometido o nome do Benfica – emborca cinco garrafas de vinho. Sem apelo nem agravo. Uma delas, até foi de penalty. Escusado será dizer, Raquel fica completamente embriagada, faz uma figura ridícula perante o Benfica e o seu colega, deambulando, descalça, pelas ruas de Basileia, onde acaba por pernoitar na rua, vomitando para uma sarjeta qualquer.

O Benfica fica a aguardar justificações, no dia a seguir. A que se devia aquele comportamento? Qual o motivo para, numa ocasião formal como aquela, Raquel ter agido daquela forma – imprópria, pouco condigna e, especialmente, pouco condicente com a postura normalmente sóbria de Benfica?

Raquel reaparece, finalmente, mas nada diz a respeito do sucedido. Não há um pedido de desculpas, não há uma justificação, não há nada.

Nesse momento, o Benfica apercebeu-se. Era o fim da linha para Raquel. Não havia como continuar aquela charada.

Raquel havia sido uma rebound girl, não há como negá-lo.

Raquel tinha cumprido o seu papel, mas não era mulher para casar.

Era a hora de o Benfica encontrar uma parceira mais adequada, uma parceira com quem conseguisse pensar um projecto a médio/longo prazo.

Essa hora...é agora.
ontem não conseguia dormir, então tomei um xanax e ainda estou aqui atordoado, não estou a funcionar a 100%, por isso peço que alguém me explique quem e a Margarida?? desde já as minhas desculpas pelo incomodo...

MS. :drunk:

Cloughie

Já subimos o nível de "ódio" e "azia" para "cadelas apressadas".
Amanhã já se falará em mães, estou em crer.

lonstrup

Citação de: Trezeguet em 29 de Setembro de 2017, 16:22
para mim o problema maior do RV, nem é o tático ou algo em si, é o seu discurso e a sua incapacidade actual de sentar certos jogadores e apostar noutros.
exactamente.

com o nivel geral do Tugão, e com o nivel dos nossos jogadores, o melhor que um treinador faz é inventar o menos possivel a nivel tactico. keep it simple, e onde tem de colocar a força é em jogadores talentosos.

é sempre uma tentação tentar encontrar uma formula tactica que garanti por si vitorias. Mas tal não existe. conforme se sobe mais na escada futebolistica, percebe-se também que é cada vez mais a qualidade do jogador que faz a diferença.

Mika21PA

Citação de: Semper_SLB em 29 de Setembro de 2017, 16:24
para mim o problema maior do RV, nem é o tático ou algo em si, é o seu discurso e a sua incapacidade actual de sentar certos jogadores e apostar noutros.

Isso é tudo para lá de mau....mas o fraco trabalho táctico é algo que destrói tudo.

https://blogvisaodemercado.pt/2017/09/plantel-d-topo-futebol-mediocre-o-problema-foi-confiar-nas-capacidades-de-rui-vitoria/

RV medíocre tacticamente? O mesmo que tentou no inicio implementar as ideias dele mas como estava a dar merda voltou a trás e manteve tudo como o JJ tinha? O mesmo que no Vitória fez 9p na 2ªvolta?

Godescalco

Citação de: lonstrup em 29 de Setembro de 2017, 16:24
Citação de: Gottschalk em 29 de Setembro de 2017, 16:18
Citação de: lonstrup em 29 de Setembro de 2017, 16:08
Citação de: Gottschalk em 29 de Setembro de 2017, 16:06
Ancelotti está na pré-reforma. E Vieira nunca apostaria em alguém desse tipo nesta altura.

Se RV algum dia sair, virá um treinador português.

Se Ancelotti está pré-reforma, que dizer de JJ que tem mais 5 anos?

A idade não é o único factor.

A motivação entra na equação. Trap treinou até aos 70 e tais, se não estou em erro. Sempre motivado para novos desafios e sempre sedento de aprender. O Carlo acomodou-se há já alguns anos. Depois desta passagem mais negativa pelo Bayern, penso que irá reformar-se para a China, tal como o Lippi fez.

O JJ pode ter vontade aprender ou novos desafios. Mas está cada vez mais complicado de compreender o futebol de hoje, e conseguir resultados. Há sempre algo que falta.

O JJ, salvo algum volte-face romântico de Vieira, é apenas passado do Benfica.

Dito isto, o seu trabalho no Sporting é genericamente bom. É demasiado caro para a realidade nacional, mas fora isso, temos visto um Sporting com identidade e competitivo dentro do campo.

O maior problema do JJ, fora o seu egocentrismo, foi ter aparecido demasiado tarde num clube grande como o Benfica. Faltou-lhe uma oportunidade mais cedo. Outros há na mesma situação, como o Cajuda.

talves06

Citação de: Pedro Nunes 28 em 29 de Setembro de 2017, 15:32
Citação de: Bleach em 29 de Setembro de 2017, 15:08
Citação de: Almeida92 em 29 de Setembro de 2017, 14:25
Citação de: Bleach em 29 de Setembro de 2017, 14:16
há aqui users que nem conseguiram saborear o tri e tetra campeonato...
tal é o seu ódio pelo mister , para eles estamos em seco já há 2 anos , há que ganhar algo urgentemente...
coitada desta gente , nunca está bem , nem a ganhar...mas é só aqui na net...ir as AGS ou fazer algo , tá quieto , aqui podem tar sentadinhos e a soltar todas as suas frustações na vida personificadas no mister...
Quem és tu para falar em haters quando dizias as baboseiras que dizias do Aimar?
Depois do Aimar sair, só ganhamos 4 campeonatos seguidos.
E o Aimar ainda era tão bom que salvo erro saiu para uma equipa e um campeonato melhor, na Tailândia...
Não ganhaste mais campeonatos porque tinhas um incompetente à frente da equipa !
AIMAR é um SENHOR em todos os sentidos da palavra e um enormissimo jogador que me deu o privilégio de ver jogar com a mais linda camisola do Mundo !
Este AIMAR como homem mete por exemplo o actual capitão no bolso ! Se soubesses porque deixou de jogar com jj ainda mais admiração terias por ele !

Porquê?

Obi-Juan Kenobi

Citação de: Zimmerman em 29 de Setembro de 2017, 16:20
Citação de: Shoky em 28 de Setembro de 2017, 21:21
Citação de: Chelas em 28 de Setembro de 2017, 21:20
Quem conseguir me explicar o modelo de jogo do RV desde que chegou, pago uma grade de minis.

https://www.youtube.com/watch?v=Pyc_pSol8H0
O Carlos Daniel até olha para a câmera enquanto ele fala, tipo "estão a ouvir o mesmo que eu?".

A propósito de ideia de jogo, ontem estava a ler isto:

http://tribunaexpresso.pt/entrevistas-tribuna/2017-07-26-Luis-Castro-Entao-eu-tiro-um-jogador-porque-ele-nao-esta-a-render-e-ele-e-que-se-chateia-comigo--A-mim-e-que-me-apetece-partir-vos-todos

Aparenta ser bastante mais ligado ao porto que aquilo que gostaria, mas bastante interessante.

Assinalo este trecho:

"Qual é essa ideia de jogo?
[fala sem parar] Gosto que a minha equipa jogue com o bloco bem junto, a sair em construção por trás, com um pivô, um farol da equipa, que seja o coordenador todo do jogo, a formar triângulos à direita, à esquerda, com ligações entre os corredores feitas por vários jogadores, chegando juntos à frente. Gostamos que a nossa linha defensiva dê conforto à equipa quando estamos no momento ofensivo e que provoque os equilíbrios necessários para que quando perdemos a bola possamos, em vez de darmos passos para trás, dar passos para a frente — e isso só com uma boa colocação. Quando não temos capacidade para ganhar logo a bola, gostamos de montar linhas de cinco ou de quatro ou de três jogadores, em função da distância para a nossa baliza, e gostamos que o jogo seja interpretado por todos, sem exceção, quer no momento ofensivo quer defensivo, participando não 10 mas 11, com o nosso guarda-redes também a fazer parte desse coletivo. Gostamos de aparecer com muita gente na zona de finalização e servir quem lá está, não gostamos de cruzar para a área por cruzar, gostamos de jogar no último terço como jogamos no primeiro ou no segundo... É esta a ideia que transportamos. Umas vezes deu bem, também depende do adversário. Também damos muita importância aos pormenores, como a orientação do corpo, se está aberto, se está fechado, se tem os apoios bem colocados... Os jogadores sentiram-se muito bem com esta forma de treinar e de jogar.

Houve algum jogador surpreendido por treinar assim?
O que os jogadores diziam é que se estavam a sentir bem. A minha preocupação, sempre que treino, é saber se o jogador se sente confortável. Estando ele confortável, eu também fico. Se ele sentir insegurança aqui e ali... O único problema que tive foi a linha alta. Jogarmos com 40 metros atrás da linha defensiva era um problema para algumas cabeças, porque havia ali espaço para explorar. Por exemplo, habituaste-te a ver espaço nas costas do Barcelona, e todas as equipas que jogavam contra o Barcelona chegavam com aquela ideia: "Vamos buscar aquele espaço." Mas nunca conseguiam ir buscá-lo. Porquê? Porque aquele espaço existe mas é controlado. Nós é que estamos a dar o espaço, por isso sabemos o que estamos a dar e estamos confortáveis. Se estamos a dar é porque não precisamos daquilo para nada. Daí termos chegado ao final do campeonato sendo a quarta equipa que menos remates concedeu ao adversário — e demos aquele espaço todo... "Mister, nós a jogar tão altos, as equipas estão habituadas a jogar para ali..." "Calma, tranquilos. Vamos sofrer, mas o caminho vai ter de ser feito. Sofremos um pouco aqui e ali, mas não vamos desconfiar." Esse foi o lado mais difícil de implementar na equipa, torná-la mais compacta e com a linha mais alta. Porque isso tem muitas implicações. Também temos de ter um guarda-redes que compreenda que espaço é aquele e que saiba controlar um espaço que normalmente era controlado por vários jogadores."

lonstrup

Citação de: Gottschalk em 29 de Setembro de 2017, 16:25
Citação de: lonstrup em 29 de Setembro de 2017, 16:22
Citação de: Gottschalk em 29 de Setembro de 2017, 16:15
Citação de: lonstrup em 29 de Setembro de 2017, 16:05
Citação de: Gottschalk em 29 de Setembro de 2017, 16:02
Em 09/10 não era propriamente losango. Di María não era propriamente interior esquerdo, era mesmo ala. Interior direito era o Ramires para equilibrar o meio-campo e dobrar Maxi e Aimar.

Losango clássico foi na época do Fernando Santos com Simão a nº 10 (uma das suas melhores épocas).
Aí a inteligência e leitura de jogo de Aimar e Saviola faziam metade do trabalho dos equilibrios. As pernas do Ramires faziam o resto.

A época seguinte, sem Ramires, e sem um Di Maria, não houve festa para ninguém.

Assim como no sportem o ano passado, sem os equilibrios e pressão de Slimani e sem os equilibrios e leitura de jogo de João Mário, não houve festa para ninguém.

Curiosamente os criticos nessa altura esqueceram-se de dizer que o JJ só ganhava devido às individualidades.

O JJ acha-se mais do que aquilo que é, e tem um feitio insuportável na maioria das vezes, mas, pá, não reconhecer que tem um modelo de jogo bem definido que se compreende ao fim de 3 ou 4 jogos, é negar a realidade. Um modelo que foi, inclusive, aprimorado durante a sua estadia cá. Nos últimos 2 anos era mais equilibrado.

Evidentemente que ganhou com grandes individualidades, mas essas grandes individualidades beneficiavam igualmente de um modelo sólido (e algo rígido) para se expressarem melhor em campo. Havia prós e contras nessa situação, mas o trabalho de base era claro.

Outros treinadores há que encaixam nesse perfil. VP e PF são dois deles: um mais defensivo (com bola), outro mais ofensivo. Quando se diz que RV só ganha por causa das individualidades, o que na verdade se quer dizer é que RV é sobretudo um gestor de balneário que deixa os seus jogadores à vontade em campo para se expressarem. É uma espécie de Toni, vá, mas sem o carisma natural do último.
Dá-lhes uma estrutura base simples, principios de jogo simples, que devem servir somente de sustento para o jogo da equipa.

Outros treinadores não trabalham assim, querem controlar e definir o jogo totalmente.

São duas abordagens diferentes. São diferentes. Só que os comentadeiros como preferem uma abordagem em relação à outra, entendem que a maneira como Rui Vitória ou um Zidane, ou até o próprio Ancelotti preparam as equipas, são fracas.

Mas na realidade, por outro lado, também permitem uma maior adaptação ao que o plantel oferece. Equipas competitivas, jogando mal ou bem, equipas competitivas.

São tipologias de treinadores diferentes.

Há os treinadores criadores e de ruptura, e há os treinadores gestores e de continuidade.

RV encaixa-se na última categoria. Suficiente para manter o barco à tona da água com a máquina toda oleada, incapaz de reinventar e criar um barco de raiz.
Daí eu ter dito sempre: enquanto ele for um agente que ajuda no crescimento do Benfica, serve. quando o deixar de ser, cada um segue o seu caminho amigos como dantes.

A minha perspectiva era também ele treinar somente mais esta temporada, talvez a proxima no maximo. Porque pensava que ele iria fazer a renovação gradual da equipa, com a inclusão  dos Ruben Dias e outros. Mas temo que afinal não o faça.

Um treinador que se engloba na primeira categoria, e eu nem aprecio o seu futebol, e que um dia treinará o Benfica, é o José Guardiola.

Ghost.Of.Red

Bom Treinador o Luís Castro, dá 15/0 o Vitória

slbfuckfcp

Citação de: blog benficaatemorrer em 29 de Setembro de 2017, 16:25
isto está é cheio de invejosos...

pior que a inveja é a INÉRCIA... aquela merda de veres o barco a afundar e assobiar para o lado, foi o relvado e o árbitro...sou contra o empobrecimento_mística_SLB

Obi-Juan Kenobi

Citação de: lonstrup em 29 de Setembro de 2017, 16:27
exactamente.

com o nivel geral do Tugão, e com o nivel dos nossos jogadores, o melhor que um treinador faz é inventar o menos possivel a nivel tactico. keep it simple, e onde tem de colocar a força é em jogadores talentosos.

é sempre uma tentação tentar encontrar uma formula tactica que garanti por si vitorias. Mas tal não existe. conforme se sobe mais na escada futebolistica, percebe-se também que é cada vez mais a qualidade do jogador que faz a diferença.

Para 95% dos jogos no Tugão sim. Para outros voos - tipo fazer uma gracinha em competições europeias - é que a conversa já é outra.

Chappu

Ouvi agora o Rui Malheiro a falar.

Rebentou-o todo... impressionante como em 1 minuto resumiu tudo aquilo que é o RV.

Oscor78

Citação de: Chappu em 29 de Setembro de 2017, 16:32

Rebentou-o todo... impressionante como em 1 minuto resumiu tudo aquilo que é o RV.
Em que canal?

blog benficaatemorrer

Citação de: Chappu em 29 de Setembro de 2017, 16:32

quando tiras a tampa ao tacho é isso que acontece...

HeijiHattori

Citação de: Cloughie em 29 de Setembro de 2017, 16:27
Já subimos o nível de "ódio" e "azia" para "cadelas apressadas".
Amanhã já se falará em mães, estou em crer.
Eu ja nao o posso ver à frente. Aquele discurso de merda (sempre o mesmo) depois de uma das maiores vergonhas dos ultimos largos anos.