Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

BenficaSetsFire

Não me fodam, o JJ com este plantel fazia igual ou pior. O Benfica teve larguíssimos períodos com o JJ em que não se jogava uma beata, mas quem lê certas coisas aqui e tenha estado em coma ainda pensa que tivemos 6 anos de futebol espectáculo e uma limpeza sem igual.

Teve um papel fundamental na mudança de mentalidades no Benfica, ninguém nega. Teve investimentos como nenhum outro treinador teve, acho que também ninguém consegue negar. Mas chegou ao fim do seu ciclo, e bem. O Rui Vitória até se revelou um sucessor digno, mas teria sempre que ser de transição, nunca para um novo ciclo longo. O facto do Rui Vitória ser uma merda não devia levar a recriações históricas e miopias temporais. O Benfica estará bem melhor sem qualquer um deles no momento e melhor ainda estaria com uma direcção completamente diferente.

mirons

26-08-2017. O início do descalabro com o empate em Vila do Conde (não pelo resultado em si, mas mais pelo banho que levou).

27-09-2017. Um mês penoso que incluiu uma vitória sofrida na Luz com o Portimonense, derrotas consecutivas com o CSKA (Luz) e no Bessa (consentindo reviravoltas em ambos os jogos) e um empate na Luz com o Braga para a Taça da Liga (novamente depois de marcar primeiro). Este mês culminaria com a humilhação em Basileia. Perdoem-me se acham a palavra muito forte, mas é a que me ocorre. A data do fim do ciclo Rui Vitória.

Fast forward 3 meses...

Rui Vitória ainda é o nosso treinador.
Na Europa fizemos mais 4 jogos, os quais resultaram em 0 pontos. Pior participação de sempre na Champions, eliminação precoce num grupo acessível, nem a repescagem para a Liga Europa foi atingida, participação desastrosa a nível financeiro.
Mais um empate caseiro na Taça da Liga e eliminação à vista.
Eliminados na Taça de Portugal pelo Rio Ave, num jogo em que apesar do bom futebol apresentado, tem responsabilidade na eliminação. Sem esquecer um apuramento sofrível frente ao Olhanense, do 3º escalão e em campo neutro!
No campeonato mantém-se o 3º lugar, ainda que reduzindo a distância para o FCP de 5 para 3 pontos (o Sporting continua aos mesmos 3 pontos de distância).
Aumentou o seu "cunho pessoal" na equipa, alterando o esquema tático dos últimos anos (que deu resultados) - mas que apenas tem produzido efeitos positivos esporadicamente (e fica a sensação que a alteração tática se deve mais à impossibilidade de continuar a adiar a entrada do Krovinovic na equipa, simultaneamente com a confirmação de que nem Seferovic nem Jiménez chegam para titulares frequentes).
Cada vez passam mais sinais para fora de descontrolo emocional dos jogadores e de que "não estão com o treinador".
Aquela união que se sentia e que foi fundamental sobretudo no tricampeonato, na 1ª época do Rui Vitória, parece ter-se diluído.
Aumentam o número de opções incompreensíveis, seja na insistência com determinados jogadores, dos quais nunca se abdica (quase que demonstrando receio de ter maus resultados caso rode a equipa, o que é irónico, uma vez que depois os maus resultados surgem na mesma - vide os casos de ontem e da eliminação da Taça de Portugal).
Os adeptos começaram por se ir desligando, passaram por um estado de resignação e estão agora a começar a passar para a fase de irritação e da demonstração de descontentamento (para com alguém que é bicampeão, pelo que terá que haver motivos muito fortes para isso).
A imagem do treinador e o seu discurso estão gastos, a mensagem já não passa, pelo menos para fora e inclusivamente já tem até o efeito contrário, sendo permanentemente menosprezada ou ridicularizada. Não custa imaginar que os jogadores possam ter também este sentimento, até pelo que demonstram em campo.

As coisas já estavam negras e em Basileia atingiram o ponto de não-retorno.
De lá para cá não estamos a fazer mais do que perpetuar o problema.
Uma não-decisão também é uma decisão.

A uma escala completamente diferente, obviamente, mas sei bem o que é ter que avaliar diariamente o trabalho de um treinador e, em alturas negativas (quando todos pedem a sua cabeça), ter que decidir sobre a sua continuidade ou saída. Perceber o timing certo é extremamente difícil, como o é acertar na substituição.

São decisões difíceis, duras e que custam muito a quem tem que as tomar.

As experiências anteriores podem ser um barómetro - e nisso o LFV recorre muitas vezes aos exemplos do Fernando Santos (considera que o despedimento precipitado foi uma má decisão) e do Jorge Jesus (considera que a renovação no Verão de 2013 foi uma boa decisão, após perdermos tudo - e quando a restante Direção queria a saída). Porém, essas experiências não podem servir como dogmas a seguir cegamente para todo o sempre.

Não tenho nada contra o Rui Vitória, não me esqueço das suas conquistas, nem do seu mérito nelas (porque o teve, inquestionavelmente). Não era o seu maior fã no Verão de 2015, mas aceitei tranquilamente a sua contratação. Defendi a sua continuidade. Até que já não dava para defender mais.

O pior cego é aquele que não quer ver.

|OnE|

Citação de: Livrinhos em 21 de Dezembro de 2017, 17:18
Citação de: Phuket em 21 de Dezembro de 2017, 17:05
Citação de: Strata em 21 de Dezembro de 2017, 17:00
Citação de: Phuket em 21 de Dezembro de 2017, 16:51
Citação de: Strata em 21 de Dezembro de 2017, 16:11
Citação de: ineedmarshmallows em 21 de Dezembro de 2017, 16:03
Citação de: Gottschalk em 21 de Dezembro de 2017, 16:02
Citação de: Sá das Violas30 em 21 de Dezembro de 2017, 15:59
Ainda vamos acabar assim:

"Ainda"?

:rir:

Já o é há muito tempo. É uma ferida que tem de ser sarada. Tem de ser.
Pá, gotts..
Não.

Depois de tudo o que ele disse e fez, voltar a ver ess gajo vestido á Benfica?

Só me custa a perceber uma coisa: visto que se apregoa muito que o Jesus é o melhor treinador em Portugal e tendo um plantel bem servido tendo em conta a concorrência, não sei como já não leva dezenas de pontos de avanço sobre um Porto falido e com um treinador em início de carreira, e sobre um Benfica sem treinador e com um planeamento de época desastroso. Não consigo perceber...
Um porto falido mas com um bom 11 e 2 ou 3 bons suplentes, ainda não perderam.

O Sporting também tem um bom 11 e mais uns bons suplentes, e supostamente o melhor treinador em Portugal (mas pago como um dos melhores do mundo). Então que papel tem um treinador e onde se nota essa diferença? Sempre tive a ideia de que um bom plantel com bons jogadores estará mais perto da vitória, e se orientado por um bom treinador, ainda mais perto estará. E vendo as coisas como estão, não vejo essa grande vantagem do Sporting, que além de ter um plantel bem composto, ainda tem o grande mestre Jesus no banco. Não se devia notar a léguas essa diferença? Em casa até parecia que jogavam para o pontinho frente ao Porto.
Depende da temporada que for. Nesta época as equipas pequenas estão a dar mais luta, estão melhor organizadas, basta ver o Braga, o Rio Ave, etc.
Não deverá demorar muito tempo para a lutar ser a 2, porto e sporting.

Isso é só chavões muito bonitos, mas nenhum vai de encontro ao que o Strata está efetivamente a afirmar.

Deveria o Sporting por esta altura estar dominar o campeonato a seu belo prazer ou não?

Tu fazes referências que pouco interessam e vais buscar clubes que te convêm para a conversa, mas eu sou porreiro e dou-te 2 ou 3 exemplos para avivar memórias.

Belenenses
Moreirense
Feirense
Maritimo

Isto é que foi jogar futebol e golear 15-0. Só que não.
Isso não interessa para nada a partir do momento que temos um gajo no banco completamente perdido.
Nem sabe atacar, nem sabe defender, nem sabe defender um resultado, nem fazer subs.
Nem queimar tempo sequer!!

BC

Carrillo, Rafa, Cervi, Zivkovic...

Será culpa dos jogadores ou o treinador é que não sbae tirar o maior proveito dos mesmo? Pois é...

Strata

Citação de: Phuket em 21 de Dezembro de 2017, 17:05
Citação de: Strata em 21 de Dezembro de 2017, 17:00
Citação de: Phuket em 21 de Dezembro de 2017, 16:51
Citação de: Strata em 21 de Dezembro de 2017, 16:11
Citação de: ineedmarshmallows em 21 de Dezembro de 2017, 16:03
Citação de: Gottschalk em 21 de Dezembro de 2017, 16:02
Citação de: Sá das Violas30 em 21 de Dezembro de 2017, 15:59
Ainda vamos acabar assim:

"Ainda"?

:rir:

Já o é há muito tempo. É uma ferida que tem de ser sarada. Tem de ser.
Pá, gotts..
Não.

Depois de tudo o que ele disse e fez, voltar a ver ess gajo vestido á Benfica?

Só me custa a perceber uma coisa: visto que se apregoa muito que o Jesus é o melhor treinador em Portugal e tendo um plantel bem servido tendo em conta a concorrência, não sei como já não leva dezenas de pontos de avanço sobre um Porto falido e com um treinador em início de carreira, e sobre um Benfica sem treinador e com um planeamento de época desastroso. Não consigo perceber...
Um porto falido mas com um bom 11 e 2 ou 3 bons suplentes, ainda não perderam.

O Sporting também tem um bom 11 e mais uns bons suplentes, e supostamente o melhor treinador em Portugal (mas pago como um dos melhores do mundo). Então que papel tem um treinador e onde se nota essa diferença? Sempre tive a ideia de que um bom plantel com bons jogadores estará mais perto da vitória, e se orientado por um bom treinador, ainda mais perto estará. E vendo as coisas como estão, não vejo essa grande vantagem do Sporting, que além de ter um plantel bem composto, ainda tem o grande mestre Jesus no banco. Não se devia notar a léguas essa diferença? Em casa até parecia que jogavam para o pontinho frente ao Porto.
Depende da temporada que for. Nesta época as equipas pequenas estão a dar mais luta, estão melhor organizadas, basta ver o Braga, o Rio Ave, etc.
Não deverá demorar muito tempo para a lutar ser a 2, porto e sporting.

Ai agora depende da temporada que for?

Teve grandes oportunidades quando no Porto se deram ao luxo de terem no banco treinadores na sua 1ª época de carreira, e mesmo aí o grande mestre não vincou a sua superioridade enquanto treinador.

Tsu

Citação de: R3D3V1L em 21 de Dezembro de 2017, 17:12
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 17:08
Citação de: R3D3V1L em 21 de Dezembro de 2017, 17:05
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 17:03
Citação de: R3D3V1L em 21 de Dezembro de 2017, 16:59
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 16:54
Não querem o Jesus porque cenas, mas querem o Marco Silva, cujo Sporting não jogava um crl, só por fetiche.

Que merda surreal fdx lol

Mas o que torna o Jorge Jesus tão especial? E não me fales em conjuntura vieirista e o melhor treinador de todos os tempos... se não conseguires sustentar as tuas afirmações em FACTOS que de facto, o distinguam dos outros treinadores.

Não vou voltar a escrever a mesma treta outra vez para ignorares tudo com conclusões básicas de matemática que ignoram todo um conjunto complexo de circunstâncias.

Não perco tempo com o "alfg alfg ganhou? Então ser bom". Palavra que não.
Jesualdo Ferreira melhor treinador tuga de sempre, para vocês...

Não, claro que não. O que estou a pedir-te é que me digas o que distingue o Jorge Jesus tanto de outros treinadores, para que tu o consideres a ultima coca-cola do deserto, especialmente depois da forma como saiu e como se pronuncia sobre o Benfica!

Já houve alturas em que ele proprio quase que dizia "Eu so ganhei no Benfica devido às arbitragens" e olha que não é preciso fazer um esforço mental muito grande...

Não julgo nada do Jesus que venha da boca do gordo psicopata

Sim, porque o Jesus é um gajo que se deixa dominar...

Para uma pessoa (Tu) que percebe toda a complexidade de análise da qualidade de um treinador além do domínio factual (jogos, troféus, estatísticas) parece-me incompreensível sequer pensares que o Jorge Jesus é apenas um megafone do Bruno de Carvalho!

Eu cá gosto de factos para fazer os meus juízos, chama-lhe defeito de engenheiro! Jesus é bom treinador? É sim senhor! É última coca-cola? Na minha opinião, não senhor! E os factos falam por si. Se tu és tão célere a dizer que ele foi o melhor do mundo dada a conjuntura vieirista, se fores intelectualmente correcto, tens de admitir que a preparaçao desta época sabotou em parte o trabalho do actual treinador.

E não estou a defender o actual, até porque acho que a "conjuntura" dita que ele deveria sair agora!

Entrar na estratégia do clube é deixa-se domar? Ok

|OnE|

E o Jorge é uma besta.
Mas um gajo que justifica as coisas com "é a vida" ou "há mais vida além" é de gajo que está a gozar o prato.

LR

LR

Phuket

Se dominar o campeonato a seu belo prazer for não ter perdido 1 único ponto para o campeonato, sim. Mas isso seria possível neste momento quando a equipa está em todas as competições e num grupo da Champions com Barcelona e Junventos? Parece-me que não.
No fundo o sporting está a fazer o que o Benfica fez nas últimas 7 épocas, ou seja, a lutar por tudo.
Nós estamos a fazer o papel do sporting, chegar ao Natal e começar a preparar a próxima época.

Tsu

Strata

Citação de: Phuket em 21 de Dezembro de 2017, 17:21
Citação de: Strata em 21 de Dezembro de 2017, 17:13
Citação de: lonstrup em 21 de Dezembro de 2017, 17:03
Citação de: Sandokan90 em 21 de Dezembro de 2017, 17:00
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 16:59
Citação de: blog benficaatemorrer em 21 de Dezembro de 2017, 16:57
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 16:56
Citação de: blog benficaatemorrer em 21 de Dezembro de 2017, 16:55
Não querem o Jesus porque cenas, mas querem o Marco Silva, cujo Sporting não jogava um crl, só por fetiche.

Lindo <3
fdx...

era mesmo o que estamos a precisar...

um pavão cheio de vento que ganha para o que não come...

isso e um saco de papel cheio de cocó a arder debaixo da árvore de natal...

4M pelo Jesus era obsceno...

2M pelo RV é que é bom <3
Mesmo a perder este ano tem melhor saldo, não o querendo defender. É um facto.
Não é defender o RV. É constatar que nós Benfica temos de exigir mais. Se um treinador como o prof. Rui Carlos vence dois campeonatos seguidos, e todos os outros troféus, e passa duas vezes a fase de grupos da liga dos campeões; isso implica que esses resultados terão de ser sempre a bitola mínima de exigência do Benfica.

E acabar um campeonato sem ter que ser decidido na última jornada, tudo com a nervos bem na pele! Com o mestre em 6 anos quantas vezes isso aconteceu?

Também concordo que o professor veio trazer muito mais exigência ao Benfica. E sem receber metade daquilo que Jesus ganhava. Basta ver que a meio da época, e sendo AINDA o treinador bi-campeão (apesar de por vezes aqui falar-se que estamos com ele há 10 anos e que o último campeonato ganho foi há 9), já se pede a sua cabeça. Eu gosto desta exigência, acho que faz bem ao Benfica.
Strata, é verdade que era sempre nas últimas jornadas, mas o Benfica chegava ao fim em várias competições ao mesmo tempo, competições internacionais incluídas. A exigência é maior, porque já não estávamos habituados a chegar ao Natal só a lutar pelo campeonato e em terceiro lugar. O Benfica não é isto, o Benfica é um clube que luta pelas competições até ao fim! A não ser que te estejas a referir ao Bemfica de há 8 anos atrás.

Mas aqui nunca me viste nem hás-de ver a escrever que esta época é uma época à Benfica. Só mesmo o campeonato pode salvar a época e atenuar alguns danos.

Hooltra

Citação de: daniel.gomes em 21 de Dezembro de 2017, 17:13

O insónias anda a fazer um favor ao mundo Benfiquista nos últimos tempos.

R3D3V1L

Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 17:24
Citação de: R3D3V1L em 21 de Dezembro de 2017, 17:12
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 17:08
Citação de: R3D3V1L em 21 de Dezembro de 2017, 17:05
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 17:03
Citação de: R3D3V1L em 21 de Dezembro de 2017, 16:59

Mas o que torna o Jorge Jesus tão especial? E não me fales em conjuntura vieirista e o melhor treinador de todos os tempos... se não conseguires sustentar as tuas afirmações em FACTOS que de facto, o distinguam dos outros treinadores.

Não vou voltar a escrever a mesma treta outra vez para ignorares tudo com conclusões básicas de matemática que ignoram todo um conjunto complexo de circunstâncias.

Não perco tempo com o "alfg alfg ganhou? Então ser bom". Palavra que não.
Jesualdo Ferreira melhor treinador tuga de sempre, para vocês...

Não, claro que não. O que estou a pedir-te é que me digas o que distingue o Jorge Jesus tanto de outros treinadores, para que tu o consideres a ultima coca-cola do deserto, especialmente depois da forma como saiu e como se pronuncia sobre o Benfica!

Já houve alturas em que ele proprio quase que dizia "Eu so ganhei no Benfica devido às arbitragens" e olha que não é preciso fazer um esforço mental muito grande...

Não julgo nada do Jesus que venha da boca do gordo psicopata

Sim, porque o Jesus é um gajo que se deixa dominar...

Para uma pessoa (Tu) que percebe toda a complexidade de análise da qualidade de um treinador além do domínio factual (jogos, troféus, estatísticas) parece-me incompreensível sequer pensares que o Jorge Jesus é apenas um megafone do Bruno de Carvalho!

Eu cá gosto de factos para fazer os meus juízos, chama-lhe defeito de engenheiro! Jesus é bom treinador? É sim senhor! É última coca-cola? Na minha opinião, não senhor! E os factos falam por si. Se tu és tão célere a dizer que ele foi o melhor do mundo dada a conjuntura vieirista, se fores intelectualmente correcto, tens de admitir que a preparaçao desta época sabotou em parte o trabalho do actual treinador.

E não estou a defender o actual, até porque acho que a "conjuntura" dita que ele deveria sair agora!

Entrar na estratégia do clube é deixa-se domar? Ok

Portanto só comentas o que te interessa: a conjuntura em que o RV está agora não convém. Só interessa dizer que o JJ é o melhor dada a conjuntura. Ok fica esse assunto arquivado.

O JJ entrar na estratégia de um clube em detrimento do seu ego? Ok... começo a perceber porque defendes o regresso dele. Estás mesmo convencido que o Clube vem primeiro que JJ!

Phuket

Citação de: Strata em 21 de Dezembro de 2017, 17:25
Citação de: Phuket em 21 de Dezembro de 2017, 17:21
Citação de: Strata em 21 de Dezembro de 2017, 17:13
Citação de: lonstrup em 21 de Dezembro de 2017, 17:03
Citação de: Sandokan90 em 21 de Dezembro de 2017, 17:00
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 16:59
Citação de: blog benficaatemorrer em 21 de Dezembro de 2017, 16:57
Citação de: TsubasaNN em 21 de Dezembro de 2017, 16:56
Citação de: blog benficaatemorrer em 21 de Dezembro de 2017, 16:55

Lindo <3
fdx...

era mesmo o que estamos a precisar...

um pavão cheio de vento que ganha para o que não come...

isso e um saco de papel cheio de cocó a arder debaixo da árvore de natal...

4M pelo Jesus era obsceno...

2M pelo RV é que é bom <3
Mesmo a perder este ano tem melhor saldo, não o querendo defender. É um facto.
Não é defender o RV. É constatar que nós Benfica temos de exigir mais. Se um treinador como o prof. Rui Carlos vence dois campeonatos seguidos, e todos os outros troféus, e passa duas vezes a fase de grupos da liga dos campeões; isso implica que esses resultados terão de ser sempre a bitola mínima de exigência do Benfica.

E acabar um campeonato sem ter que ser decidido na última jornada, tudo com a nervos bem na pele! Com o mestre em 6 anos quantas vezes isso aconteceu?

Também concordo que o professor veio trazer muito mais exigência ao Benfica. E sem receber metade daquilo que Jesus ganhava. Basta ver que a meio da época, e sendo AINDA o treinador bi-campeão (apesar de por vezes aqui falar-se que estamos com ele há 10 anos e que o último campeonato ganho foi há 9), já se pede a sua cabeça. Eu gosto desta exigência, acho que faz bem ao Benfica.
Strata, é verdade que era sempre nas últimas jornadas, mas o Benfica chegava ao fim em várias competições ao mesmo tempo, competições internacionais incluídas. A exigência é maior, porque já não estávamos habituados a chegar ao Natal só a lutar pelo campeonato e em terceiro lugar. O Benfica não é isto, o Benfica é um clube que luta pelas competições até ao fim! A não ser que te estejas a referir ao Bemfica de há 8 anos atrás.

Mas aqui nunca me viste nem hás-de ver a escrever que esta época é uma época à Benfica. Só mesmo o campeonato pode salvar a época e atenuar alguns danos.
Que campeonato? Neste campeonato vamos lutar com o Braga pelo terceiro lugar.