Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

John Locke

Citação de: 220373 em 21 de Setembro de 2018, 13:15
Citação de: John Locke em 21 de Setembro de 2018, 13:09
Citação de: Vieri em 21 de Setembro de 2018, 12:09
Citação de: John Locke em 21 de Setembro de 2018, 11:51
O pessoal gosta muito de falar dos planteis que o outro teve, mas só se lembra bem daquele grande plantel que tivemos naquele ano que até eliminámos a Juventus.


Com o outro tb chegámos a jogar com o Emerson a lateral esquerdo, Melgarejo, tb jogou com o Almeida a lateral. Havia sempre lacunas...


A verdade é que temos plantel mais que suficiente para ganhar o Título!

Não discordando da última frase, até porque o nível dos nossos rivais também baixou, o "outro" nunca teve tão pouca qualidade e só na última, em 2014/2015, com a sangria desatada, é que começou a ter menos armas.
No arranque, em 2010, tinha só Aimar, Ramires, Javi, Di Maria, Saviola e Cardozo. Coisa pouca.

Aimar já cá andava e diziam que estava morto. Cardozo já cá andava, Di Maria já cá andava e parecia apenas um extremo incosequente que apenas dava umas corridas.

Entre muitos outros jogadores que já cá andavam e que começaram a jogar 200% mais.

O pessoal fala de qualidade de plantéis mas esquece-se do principal. O trabalho mais dificil foi feito pelo Jesus que foi o de elevar a mentalidade de um Benfiquinha que voltou a ser Benfica, isto apesar de todos os seus defeitos que todos bem conhecemos.

Comparar o trabalho do Jesus com o do RV é simplesmente rídiculo.

Não esquecer que o RV apanhou um Benfica Bi-Campeão acompanhado de um Porto com graves problemas financeiros e sim, na 1ª época o grande motivador da equipa foi o Jesus com as suas provocações patéticas.

Posto isto também não posso negar que com RV conseguimos finalmente perceber que os jogadores da formação podem realmente ser aposta, obviamente que nem tudo foi mau!
isso não é verdade

o JJ elevou o Benfica nas competições internas

lá fora fugia para a Taça UEFA, o que não é o lugar do Benfica

aliás, estou profundamente convicto que não preparava as competições da Champions, na esperança de cair na Taça UEFA e a ganhar. Mas isto não é o Benfica, é o Sevilha ou uma coisa assim

Ai o JJ só elevou o Benfica nas competições internas?  ;D

Porra eu não gosto do homem, mas há que ser justo.

É verdade que o homem parecia ter algum problema na Champions mais até a nível mental, mas ele pegou num Clube que em termos de competições da Uefa era miserável, que 1 ano antes de ele entrar andava a levar goleadas do Olympiakos e a perder em casa com o Metallist e conseguiu durante anos consecutivos levar o Benfica à Champions e com isso aos poucos ganhar estaleca a esse nível e há pessoal que vem dizer que não elevámos a fasquia com o Jesus na Uefa.

Sim estivémos mal na Champions, mas fomos a 2 finais europeias, e não elevámos a fasquia?

Fodasse  ;D

andoaleme

Citação de: Capitao Moura em 21 de Setembro de 2018, 13:15
Citação de: andoaleme em 21 de Setembro de 2018, 13:08
Citação de: Vieri em 21 de Setembro de 2018, 13:02
Só para lançar a confusão e levar mais uns insultos, antes de fugir daqui.
Parece que o furioso Vítor Pereira está em altas outra vez e a liderar o Chinão!?
O que nós precisávamos de um maluco assim...
(já estou a fugir...)
Não estou a ver Vieira a lidar com ele sinceramente, sai do perfil, é um homem de convicções fortes e de trabalho. Mas sempre lhe ficaria mais perto as constantes peregrinações a pé até Fátima na companhia de sua mulher, digo-o sem qualquer ponta de ironia e com o devido respeito pela sua religiosidade.
É bem melhor que o que temos lá
Essa não é a questão, o cerne é mesmo o Vieira e a estratégia em parceria com Mendes.

2fenix2die

Citação de: Vieri em 21 de Setembro de 2018, 12:44
Citação de: kramxel² em 21 de Setembro de 2018, 12:42
Citação de: Vieri em 21 de Setembro de 2018, 12:37
Citação de: andoaleme em 21 de Setembro de 2018, 12:32
Citação de: cipri_slb em 21 de Setembro de 2018, 12:05
Citação de: Vieri em 21 de Setembro de 2018, 10:55
O nosso treinador é muito limitado, já todos percebemos.
Mas a este Benfica faltam grandes jogadores.
Um a um, foram saindo todos. Consagrados e promessas. Todos!
Resta o Jonas, que está velho e lesionado crónico.

Vi um post do Shoky sobre equipas limitadas do Benfica que venceram jogos importantes na Champions e concordo inteiramente com a mensagem. Mas mesmo essas equipas limitadas e que tinham muitos marretas, tinham também grandes jogadores, de dimensão europeia, coisa que agora não temos.
Um Simão Sabrosa e um Luisão, um Micoli, estavam a um nível naquela altura que agora não existe.
Mesmo se olharmos para a grande vitória do limitado RV, em Madrid, vemos que tivemos um Gaitán e um Nelson Semedo em grande nível.
Agora tentem fazer o mesmo com este inenarrável Almeida e com este Cervizinho.
É um mundo de diferença.

O homem é limitado e já ninguém o aguenta, mas não é pai solteiro desta criança e convém não esquecer a irresponsável sangria de qualidade a que assistimos desde de 2014.

O plantel do Benfica do ano passado não era melhor que o do CSKA ou do Basel?
Tínhamos e continuamos a ter. Mas ele comparou aos planteis do passado recente e com dedo de treinador, como os ex.º Matic, Gaitan e Di Maria, onde até Luisão melhorou imenso, ainda que não tenha atingido o nível internacional que Vieri lhe confere.

Eu não comparei planteis nenhuns.
Só disse que hoje não temos aqueles jogadores fora de série e que resolvem jogos, que sempre tivemos, até quando tínhamos planteis muito fracos.
Só isso. Nem mais, nem menos.

O nosso fora-de-série é o Jonas.


Verdade. Mesmo com 34 anos, bicos de papagaio que o incapacitam meses a fio e com uns 3 golos no total dos jogos de exigência máxima.

A gente muito ingrata e que realmente não merece um jogador com qualidade do Jonas.
Números do Jonas no Benfica:
122 golos em 152 jogos mas em termos de minutos são 11630 minutos que dividos por 90 minutos na realidade correspondem +- 129 jogos completos.
Logo o Jonas têm 122 golos em 129 jogos! Media de 0,94 golos por jogo, quase 1 golo por jogo! FDX que mais querem!
Dizer que apenas têm 3 golos em jogos importantes é enganador, pois convinha dizer quantos jogos desses importantes o Benfica ganhou?? Basta ver a estatistica do RV para perceber que são muito poucos!
Se a equipa nesses jogos grandes não joga um caralho, se a bola não chega sequer a frente o homem não pode marcar golos, pois ele é o Jonas não é o Messi que é capaz de pegar na bola no meio campo e fintar meia equipa e marcar golo!
Mas bom deve ser o Ferreyra ou Seferovic ou o Marega!

2fenix2die

Citação de: Lopes1986 em 21 de Setembro de 2018, 12:30
Citação de: 2fenix2die em 21 de Setembro de 2018, 12:28
Citação de: ineedmarshmallows em 21 de Setembro de 2018, 09:03
Citação de: cfriacas em 21 de Setembro de 2018, 09:01
Citação de: ineedmarshmallows em 21 de Setembro de 2018, 08:57
O problema nao foi perdee com o bayern.

Foi a forma como se perdeu.

Sem dar luta , amorfos , de equipa pequena.


Epá, mas o bayern é o 2º do ranking UEFA. Há que ter um pouco de noção.

Temos uma defesa de categoria internacional? Quase.
Era com o Fejsa, Pizzi e Gedson que se ia dominar o meio-campo?
Eram os alas e o Esferovite que iam facturar nas poucas oportunidades? Talvez, mas não aconteceu.
Em suma, o nosso melhor elemento foi o Odysseas.....
Ate podiam ser primeiros no ranking.

Jogavamos em casa  , tinhamos a obrigacao de pelo menos dar luta , tentar impor o nosso jogo.

O bayern nem forcava e a nossa equipa parecia um castelo de cartas a cair.

Falta trabalho a esta equipa , contra os tondelas dá para enganar mas depois o cunho pessoal de Rui vitoria vê-se nestes jogos.
Por acaso o Tondela não é o melhor exemplo amigo , pois a época passada fomos comidos por eles em nossa  casa  :cry2:
Mas eles têm o Tomané...
Pois é, tens razão, foi esquecimento, não me lembrei desse portento do futebol mundial!!!!

I Am The Walrus

Se com o passar dos anos, começamos a ver os "defeitos" do JJ, que para mim o pior, era mesmo aquela "mania" de jogar e apostar nos mesmos 14/15 jogadores, o resto, eram pinos. Quem não se lembra daquele jogo contra o Estoril, a seguir às MF do jogo da Liga Europa, onde havia uma série de jogadores, desgastados fisicamente e mesmo assim, não mexeu nada no 11 .. resultado, aos 70m a equipa quebrou e o  Campeonato para o caralho, atirando ao chão, o que tinha sido uma época até aí, muito,mas muito boa.

RV, já é o 4º ano!! E cada vez vejo mais defeitos,e, cada vez o seu discurso mete mais nojo. Sim, nojo, pq para ele se o Benfica não ganhar "não é o fim do mundo bla bla bla" .. que vá dar aulas de Filosofia, e fale sobre ela (que eu adoro!!) mas, isto é Futebol, isto é o Benfica, aqui jogasse para ganhar!!

Falam que ele lança mais jovens, o que é verdade. Mas, neste momento quem tem mais mério, na forma que os jogadores chegam à Equipa A? É o RV,ou é o grande trabalho das pessoas que fazem nas camadas jovens do clube. Hj em dia um jogador que venha ou da Equipa B, ou dos juniores, já está "mecanizado" para jogar e já está preparado, e acima, tem qualidade!! Hj quase todos os jogadores da formação, são bons jogadores,é claro que serão lançados, os melhores, mas isso é aqui, e em todo o mundo.

A equipa do RV, não joga um caralho, e a verdade é essa. E não me refiro a jogar contra o Aves, ou contra um Belenenses ou até mesmo um PAOK de atenas
Refiro-me aos bons e grandes clubes, o homem simplesmente não sabe dar "nada" à equipa para ela evoluir, não sabe mexer na equipa, não existem rotinas, não existe "modelo", basicamente, é tudo definido pela qualidade dos jogadores.

Onde é que ele vai encaixar, Jonas, Krovinovic, Gabriel, Ferreya,Zivkovic, Castillo, Félix etc etc ... e "tomates" para sentar alguns, sem ser por lesões?

Pizzi e Sálvio por exemplo, estão muito melhor neste inico de época, mas eu nao me esqueço a época de merda que os dois fizeam na temporada passada, e não me esqueço de quem os colocou a jogar todos, mas todos os jogos!!
Ah, e apesar de estarem melhor, nos jogos grandes, a doer, estes dois não fazem a diferença. Se são bons? São .. a diferença é que temos melhores neste momento.

O meu 11 com todos os jogadores disponiveis seria este:

                                                   . Odysseas

       . Corchia                   . R.Dias               . Jardel                          . Grimaldo

                                                     . Fejsa

                                 . Zivkovic                                . Krovinovic
                                                     . Gabriel

                                        . Jonas                  . Ferreya

Ninguém me tira da ideia, que este é o melhor 11, e a melhor tátcia para jogar, o 4-4- losango.

Ou então um 3-5-2

                                                      . Odysseas

                          . R.Dias                  . Fejsa                  . Jardel

   . Sálvio                                                                                        . Grimaldo
                                          . Gabriel                       . Gedson

                                                            . Krovinovic
                                      . Jonas                                    . Ferreyra


Mas, não!! Continuamos a jogar num 4-5-1 merdoso!! Um táctica de equipa pequena, com um treinador, que neste momento é o problema e não a solução.


Minerva

Citação de: Songoku em 21 de Setembro de 2018, 11:37
Citação de: Minerva em 21 de Setembro de 2018, 10:44
O ponto positivo é que se esta época não for campeão vai levar um chuto no cu.

:rir:

Nem tu acreditas nisso.

Acredito, pois. Uma época sem ganhar absolutamente nada ainda passou, duas não passará. Se com o JJ tinham algo a que se agarrar para não ir embora, com este não têm nada.

Anti-Corruptos

Alguma vez o Vitor Pereira aceitava treinar o Benfica com o Varela como GR da equipa??

Fica a pergunta.

miniMilk

Citação de: John Locke em 21 de Setembro de 2018, 13:22
Citação de: 220373 em 21 de Setembro de 2018, 13:15
Citação de: John Locke em 21 de Setembro de 2018, 13:09
Citação de: Vieri em 21 de Setembro de 2018, 12:09
Citação de: John Locke em 21 de Setembro de 2018, 11:51
O pessoal gosta muito de falar dos planteis que o outro teve, mas só se lembra bem daquele grande plantel que tivemos naquele ano que até eliminámos a Juventus.


Com o outro tb chegámos a jogar com o Emerson a lateral esquerdo, Melgarejo, tb jogou com o Almeida a lateral. Havia sempre lacunas...


A verdade é que temos plantel mais que suficiente para ganhar o Título!

Não discordando da última frase, até porque o nível dos nossos rivais também baixou, o "outro" nunca teve tão pouca qualidade e só na última, em 2014/2015, com a sangria desatada, é que começou a ter menos armas.
No arranque, em 2010, tinha só Aimar, Ramires, Javi, Di Maria, Saviola e Cardozo. Coisa pouca.

Aimar já cá andava e diziam que estava morto. Cardozo já cá andava, Di Maria já cá andava e parecia apenas um extremo incosequente que apenas dava umas corridas.

Entre muitos outros jogadores que já cá andavam e que começaram a jogar 200% mais.

O pessoal fala de qualidade de plantéis mas esquece-se do principal. O trabalho mais dificil foi feito pelo Jesus que foi o de elevar a mentalidade de um Benfiquinha que voltou a ser Benfica, isto apesar de todos os seus defeitos que todos bem conhecemos.

Comparar o trabalho do Jesus com o do RV é simplesmente rídiculo.

Não esquecer que o RV apanhou um Benfica Bi-Campeão acompanhado de um Porto com graves problemas financeiros e sim, na 1ª época o grande motivador da equipa foi o Jesus com as suas provocações patéticas.

Posto isto também não posso negar que com RV conseguimos finalmente perceber que os jogadores da formação podem realmente ser aposta, obviamente que nem tudo foi mau!
isso não é verdade

o JJ elevou o Benfica nas competições internas

lá fora fugia para a Taça UEFA, o que não é o lugar do Benfica

aliás, estou profundamente convicto que não preparava as competições da Champions, na esperança de cair na Taça UEFA e a ganhar. Mas isto não é o Benfica, é o Sevilha ou uma coisa assim

Ai o JJ só elevou o Benfica nas competições internas?  ;D

Porra eu não gosto do homem, mas há que ser justo.

É verdade que o homem parecia ter algum problema na Champions mais até a nível mental, mas ele pegou num Clube que em termos de competições da Uefa era miserável, que 1 ano antes de ele entrar andava a levar goleadas do Olympiakos e a perder em casa com o Metallist e conseguiu durante anos consecutivos levar o Benfica à Champions e com isso aos poucos ganhar estaleca a esse nível e há pessoal que vem dizer que não elevámos a fasquia com o Jesus na Uefa.

Sim estivémos mal na Champions, mas fomos a 2 finais europeias, e não elevámos a fasquia?

Fodasse  ;D
nao tenho saudades. Foi porreiro ir às finais, especialmente a 1a, mas para mim aquilo e para ganhar uma vez e nunca mais voltar. Gostava de ter um treinador que fizesse os mínimos na LC. Nem RV nem JJ o foram

pedrompcosta

Citação de: Minerva em 21 de Setembro de 2018, 13:30
Citação de: Songoku em 21 de Setembro de 2018, 11:37
Citação de: Minerva em 21 de Setembro de 2018, 10:44
O ponto positivo é que se esta época não for campeão vai levar um chuto no cu.

:rir:

Nem tu acreditas nisso.

Acredito, pois. Uma época sem ganhar absolutamente nada ainda passou, duas não passará. Se com o JJ tinham algo a que se agarrar para não ir embora, com este não têm nada.

continuo a achar uma coisa... dos 3 ou 2 (SLB e fcp)... o que não for campeão terá o JJ "em cima"...

xiribiti

Citação de: miniMilk em 21 de Setembro de 2018, 13:16
Citação de: GoloDeLetra em 21 de Setembro de 2018, 08:05
Citação de: iloy em 21 de Setembro de 2018, 08:00
Péssimo presidente, péssimo treinador, jogadores medianos, estadio sem ambiente, clube cheio de lagartos e porcos, Fds onde está  metido o meu grande Benfica!!!
É estranho que um clube nesse estado tenha ganho 4 dos ultimos 5 campeonatos . Se calhar o teu "grande Benfica" fartou-se de ganhar tetras campeonatos .
o Benfica já antes ganhou 4 em 5. Com o bónus de sermos temidos e não a chacota da Europa. E só saber da história do clube
E este ano preparem-se para mais uma humilhação

Vamos a caminho da 9ª (NONA!!!!) derrota consecutiva na fase de grupos!!! Que orgulho!!!!

pedrompcosta

Citação de: xiribiti em 21 de Setembro de 2018, 13:34
Citação de: miniMilk em 21 de Setembro de 2018, 13:16
Citação de: GoloDeLetra em 21 de Setembro de 2018, 08:05
Citação de: iloy em 21 de Setembro de 2018, 08:00
Péssimo presidente, péssimo treinador, jogadores medianos, estadio sem ambiente, clube cheio de lagartos e porcos, Fds onde está  metido o meu grande Benfica!!!
É estranho que um clube nesse estado tenha ganho 4 dos ultimos 5 campeonatos . Se calhar o teu "grande Benfica" fartou-se de ganhar tetras campeonatos .
o Benfica já antes ganhou 4 em 5. Com o bónus de sermos temidos e não a chacota da Europa. E só saber da história do clube
E este ano preparem-se para mais uma humilhação

Vamos a caminho da 9ª (NONA!!!!) derrota consecutiva na fase de grupos!!! Que orgulho!!!!

o AEK não é melhor que o PAOK... e o Benfica foi mt superior aos gregos... INADMISSÍVEL uma possível derrota...

xiribiti

Citação de: pedrompcosta em 21 de Setembro de 2018, 13:37
Citação de: xiribiti em 21 de Setembro de 2018, 13:34
Citação de: miniMilk em 21 de Setembro de 2018, 13:16
Citação de: GoloDeLetra em 21 de Setembro de 2018, 08:05
Citação de: iloy em 21 de Setembro de 2018, 08:00
Péssimo presidente, péssimo treinador, jogadores medianos, estadio sem ambiente, clube cheio de lagartos e porcos, Fds onde está  metido o meu grande Benfica!!!
É estranho que um clube nesse estado tenha ganho 4 dos ultimos 5 campeonatos . Se calhar o teu "grande Benfica" fartou-se de ganhar tetras campeonatos .
o Benfica já antes ganhou 4 em 5. Com o bónus de sermos temidos e não a chacota da Europa. E só saber da história do clube
E este ano preparem-se para mais uma humilhação

Vamos a caminho da 9ª (NONA!!!!) derrota consecutiva na fase de grupos!!! Que orgulho!!!!

o AEK não é melhor que o PAOK... e o Benfica foi mt superior aos gregos... INADMISSÍVEL uma possível derrota...

Com este gajo é sempre de esperar o pior

tnlemos

Citação de: miniMilk em 21 de Setembro de 2018, 13:16
Citação de: GoloDeLetra em 21 de Setembro de 2018, 08:05
Citação de: iloy em 21 de Setembro de 2018, 08:00
Péssimo presidente, péssimo treinador, jogadores medianos, estadio sem ambiente, clube cheio de lagartos e porcos, Fds onde está  metido o meu grande Benfica!!!
É estranho que um clube nesse estado tenha ganho 4 dos ultimos 5 campeonatos . Se calhar o teu "grande Benfica" fartou-se de ganhar tetras campeonatos .
o Benfica já antes ganhou 4 em 5. Com o bónus de sermos temidos e não a chacota da Europa. E só saber da história do clube
Com a história do clube deve ser também acompanhada a história do futebol e sobretudo das competições europeias.
Assim de repente, foi o ultimo clube periférico (fora dos 5 grandes campeonatos) a chegar aos 4os de final da CL.
O futebol mudou muito em termos de negócio. As regras não são iguais para todos. Estivemos péssimos o ano passado, vamos ver este ano como corre, mas isso não nos torna, nem de perto nem de longe, a chacota da Europa.

francisco

#393163
Vergonha. Até à mudança para a nova Luz o Benfica tinha 11 derrotas caseiras na TCCE/LC. Em 3 anos, o senhor que se diz treinador já leva 6. MAIS DE 50% em relação a mais de 100 anos.

andoaleme

Citação de: John Locke em 21 de Setembro de 2018, 13:09
Citação de: Vieri em 21 de Setembro de 2018, 12:09
Citação de: John Locke em 21 de Setembro de 2018, 11:51
O pessoal gosta muito de falar dos planteis que o outro teve, mas só se lembra bem daquele grande plantel que tivemos naquele ano que até eliminámos a Juventus.


Com o outro tb chegámos a jogar com o Emerson a lateral esquerdo, Melgarejo, tb jogou com o Almeida a lateral. Havia sempre lacunas...


A verdade é que temos plantel mais que suficiente para ganhar o Título!

Não discordando da última frase, até porque o nível dos nossos rivais também baixou, o "outro" nunca teve tão pouca qualidade e só na última, em 2014/2015, com a sangria desatada, é que começou a ter menos armas.
No arranque, em 2010, tinha só Aimar, Ramires, Javi, Di Maria, Saviola e Cardozo. Coisa pouca.

Aimar já cá andava e diziam que estava morto. Cardozo já cá andava, Di Maria já cá andava e parecia apenas um extremo incosequente que apenas dava umas corridas.

Entre muitos outros jogadores que já cá andavam e que começaram a jogar 200% mais.

O pessoal fala de qualidade de plantéis mas esquece-se do principal. O trabalho mais dificil foi feito pelo Jesus que foi o de elevar a mentalidade de um Benfiquinha que voltou a ser Benfica, isto apesar de todos os seus defeitos que todos bem conhecemos.

Comparar o trabalho do Jesus com o do RV é simplesmente rídiculo.

Não esquecer que o RV apanhou um Benfica Bi-Campeão acompanhado de um Porto com graves problemas financeiros e sim, na 1ª época o grande motivador da equipa foi o Jesus com as suas provocações patéticas.

Posto isto também não posso negar que com RV conseguimos finalmente perceber que os jogadores da formação podem realmente ser aposta, obviamente que nem tudo foi mau!
Concordo com tudo excepto a última frase.

Reconheço que apostou em Semedo com a saída de Maxi, ainda com as condicionantes físicas que então Sílvio apresentou no regresso da pré-época nos EUA e AA não contava como lateral direito, mas como médio defensivo na transição da época anterior.

Guedes na época 14/15 esteve em alta na B e estava na rampa de lançamento para a A, RV apostou nele havendo uma vaga nas alas com a lesão de Salvio, onde também pôs a jogo Ola John.

Contudo ambos terminaram a época 15/16 na B, na época 16/17 com a lesão na pré-época de AA e com as onda de lesões da linha avançada, onde até foi sujeito a chamar o José Gomes a jogo, se teriam tido oportunidades ou teriam levado o mesmo caminho que João e o Diogo.

Apostou ainda no aclamado Renato por parte dos adeptos. Havendo ainda os casos de Clésio, que se lesionou e em Victor Andrade

Não considero de todo apostas os casos de Lindelof e Ederson, ambos por lesão dos titulares; o sueco só não foi despachado em Janeiro para a Championship porque recusou, quando fez no verão um tão bom campeonato de sub-21 a defesa direito; Ederson tinha há 4 épocas passado pela nossa formação, mas vinha de 3 no Rio Ave onde assumiu a titularidade da baliza.

Depois seguiram-se as épocas 16/17, 17/18, que apostas e oportunidades deu e lançou quem da formação e em que circunstâncias surgiram?

Consideras de facto que houve uma acção concertada e bem planeada do aproveitamento dos jovens da formação por parte de RV, já na 4ª época, em sintonia com a estrutura?

Eu tenho observado grande desperdício de talento e dinheiro.