CN : SL Benfica 6 - 4 FC Porto, 19Dez. Sáb. 17h00

Sr_Benfiquista_91

Citação de: Amigo das modalidades em 22 de Dezembro de 2015, 11:46
Citação de: k1n0 em 22 de Dezembro de 2015, 10:38
Citação de: Amigo das modalidades em 21 de Dezembro de 2015, 18:15
Citação de: k1n0 em 21 de Dezembro de 2015, 17:31
Jogo que confirmou muitas coisas. Mas há duas que me preocupam:

- Somos péssimos coletivamente.
- O Pedro Nunes é péssimo.

A jogar assim será muito dificil ganhar a Liga Europeia. O resto? O resto é o mínimo que se exige a um plantel destes.


ri-me

Podes rir à vontade. É a minha opinião...e não sou assim tão leigo no assunto.

1º Disse que somos péssimos coletivamente. O termo péssimo pode ser exagerado, contudo, foi utilziado tendo em conta a qualidade individual do plantel. Com os jogadores que temos, tinhamos obrigação de ter um trabalho coletivo muito superior. Neste jogo, pela forma como o treinador do porto preparou a equipa, colocou a nu essas fragilidades. Acredito que vamos melhorar muito até final da época, mas temos mesmo de exigir mais.

2º Disse que o Pedro Nunes é péssimo. Gosto muito da pessoa, mas como treinador não consigo gostar. Aposta em demasia no individual e tem muitos problemas em impor a sua voz perante tantos craques (vê o caso do Valter a pedir para ele "dizer qualquer coisa"). O trabalho defensivo que fez com o PA fez-me acreditar que poderia dar muito mais à nossa equipa, mas tal não aconteceu. Somos básicos no modelo defensivo, não temos variantes HxH, HxZ e confiamos em demasia no GR. Ofensivamente, temos algumas jogadas bem trabalhadas, mas 70% do jogo ofensivo do Benfica é fruto da inspiração dos jogadores. Sei que em parte concordas com isso e até podes perguntar a alguns jogadores do Benfica a opinião deles sobre o PN como treinador...

3º Disse que, a jogar assim, seria dificil ganhar a Liga Europeia. Neste pronto importa referir que nos considero dos principais candidatos (de certeza que concordas comigo). Temos como grande rival o Barcelona que está mais frágil do que nos anos anterior pela reformulação que fizeram, o Porto e talvez a Oliveirense. Preocupa-me principalmente a capacidade do treinador do Porto no ponto de vista tática e a experiência do Barcelona. Temos de ser muito inteligente quando defrontarmos estas equipas e temos de jogar como uma equipa. Não podemos confiar muitas vezes em virar jogos no último minuto (a este nível, os erros que cometemos contra o porto pagam-se muito caros).

4º Disse que as restantes competições era o mínimo que se exigia. Eu sei que não jogamos sozinhos, mas somos muito superiores às restantes equipas. Se essa diferença pode ser atenuada em confrontos diretos, numa prova continua que exige consistência, como o campeoanto... a diferença será clara. Alías, a pontuação mostra isso... e vai continuar a mostrar. Somos melhores e é nossa obrigação mostrar essa qualidade com clareza nas provas internas (perder a supertaça foi horrível).

Eu sei que não jogamos sozinhos e que há muitos jogos pela frente que têm de ser levados muito a sério. Mas não é por isso que temos de vir com falsas modéstias quando temos um plantel com tanta qualidade.

sao pontos de vista e concordo parcial ou totalmente com alguns.

agora o adjectivo péssimo, é absurdo e continua a fazer-me rir.

péssimo foi, para mim, uma equipa com Panchito e Gaidão não ganhar um campeonato nacional. Péssimos foram os anos do Paulo Garrido. Péssimo foi o regresso do Dantas e a aposta no Balagué. Péssima foi a prestação no campeonato na grande maioria da era Sénica, ou pelo menos a forma como perdemos 2 campeonatos.

Péssimo era o Porto vir à Luz e sair quase sempre com vitória. Péssimo foi ter ganho uma vez fora ao Porto em 10 anos.

Péssima foi a forma como perdemos as 2 ultimas supertaças, ou fomos eliminados da Liga Europeia o ano passado.

e entrando no campo da ironia, péssimo é ter 36 vitórias nos ultimos 37 jogos do campeonato, péssimo é nao perder em casa há 3 anos, péssimo é ganhar consecutivamente em casa nas competições internas num periodo praticamente idêntico.

Péssimo neste campeonato termos 100% de vitórias, péssimo termos derrotado claramente o Barcelos, que ainda nao perdeu com mais ninguém, péssima a forma como goleamos num terreno onde um dos nossos rivais perdeu pontos, péssima a forma como virámos um jogo adverso contra um adversário que foi ganhar a casa de um outro rival, péssima a vitória do último sábado. Péssimo termos marcado 6 golos a uma equipa que consentiu 1 golo do Barcelona em 100 minutos de jogo nas ultimas 3 semanas. tudo péssimo.

Rebatendo algumas coisas: o jogo depende muito da inspiração dos jogadores. bom, a meu ver, sao ideias e conceitos relativos, mas para mim o trabalho de um treinador nao se resume a aplicar uma meia duzia de processos "rigidos" e trabalhar sobre isso. Noutras modalidades isso resulta, em hóquei para mim não. Por alguma razão o Panchito não resultou no Barcelona, ou mesmo numa outra dimensão o Adroher, ou tb afirmo que o Nicolia jamais resultaria no Barcelona.

Se tens craques, tens de lhes dar uma certa liberdade, dentro claro de algum rigor, para nao jogarmos em anarquia. Mas eu sou muito mais "romântico" e menos fã de pragmatismo. O Porto está muito bem orientado e mostrou coisas novas, e muito rigor, mas o Porto perdeu na Luz porque quis, foi burro e cometeu uma série de falhas infantis, e foi castigado, talvez na forma de alguma sorte que tivemos, mas repara: Chegaram à vantagem por duas vezes, uma delas com um golo ilegal do Jorge Silva, na outra com uma chouriçada do Vitor Hugo. Fazem o 4x2, cometem um erro para 4x3. Depois têm um momento decisivo onde falham: guardam a bola no power-play em vez de procurarem ganhar 2 golos de vantagem (estávamos a 3:41 do fim do jogo) ou sacar uma falta (tinhamos 14). Sacam a falta já nos ultimos 2 minutos  e falham (acontece), mas depois em 20 segundos, revelando uma total desorientação mental e incapacidade de lidar com a emoção do jogo, cometem 3 faltas seguidas. Num momento em que não houve táctica, havia emoção e coração e a pressão do tudo por tudo do Benfica deu resultado. Sim, tivemos sorte a bola do Tiago podia não ter entrado... mas tambem faz parte e acontece mais vezes a quem trabalha para isso.

Estamos a jogar nesta fase sem o João, que é muitas vezes quem desbloqueia os jogos na finalização, o Adroher teve de ir ao banco neste jogo com um toque no dedo, e tanto ele como o Torra ainda estão num natural processo de adaptação ao hóquei portugues, ao Benfica, ao treinador e à equipa.

No meio disto, e tirando o desastre da supertaça, temos só vitórias, inclusivamente um triunfo indiscutivel sobre o VIC, que até à derrota desde fim de semana com o Barcelona liderava o campeonato espanhol.

em suma, tudo péssimo. Se as coisas podem ser melhores, podem. Se há coisas para melhorar, há. Então quando é tudo péssimo...

Concordo que o Pedro Nunes está longe de ser péssimo, mas não tem qualidade semelhante ao plantel. O hoquei sem dúvida que depende muito da qualidade individual dos jogadores, mas se fores bem organizado, com processos enraizados(não propriamente rígidos) serás sem dúvida mais forte. no nosso momento ofensivo a nossa jogada habitual é Nicolia por trás da baliza a deixar para trás na finalização geralmente do João, mas noutras situações do Adroher.

No sábado os nossos golos nascem quase todos de jogadas individuais, não foi o colectivo que os criou, e defensivamente estivemos muito abaixo daquilo que uma equipa do nosso nível tem que apresentar.

Essas estatísticas são excelentes, não haja dúvida nenhuma sobre isso, mas por muito que custe admitir, a qualidade individual do plantel assim o obriga. Já sei que estamos no melhor campeonato do mundo, mas mesmo assim, nesse melhor campeonato do mundo, estamos num nível tão superior que é quase obrigatório ganhar todos os jogos.

Eu concordo que o João é um jogador fundamental, os golos que marca assim o provam, mas a falta de aposta no Miguel é um erro grave do treinador, já tem mostrado em alguns jogos que merecia mais minutos. Sobre o Adroher, apesar do problema no dedo, apenas jogou menos 3 minutos que o Nicolia, não foi por aí.

Eu pergunto-te, se temos perdido o jogo no sábado, e só o ganhamos graças a Nicolia e á estupidez do porto, o que dirias?

Sr_Benfiquista_91

Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Dezembro de 2015, 11:59
O Benfica, fruto da sua filosofia de jogo e do tipo de jogadores que tem, gosta de jogar um hoquei aberto, rápido, fantasista. Contra o Porto e o Barcelona, esse tipo de jogo trará muitos dissabores, porque catalães (por filosofia) e portistas (este ano), têm um hoquei muito cinico, muito centrado no rigor defensivo e nas saidas certeiras. Foi bom termos ganho ao Porto? Foi ótimo. Foi bom termos ganho de remontada no ultimo minuto? Foi excelente. Mas que isso não mascare a realidade do jogo...e essa realidade mostra-nos que o Porto foi muitissimo competente durante 49 minutos, emperrando por completo o flow natural do nosso jogo. Podiam perfeitamente ter ganho a partida, sem que o Benfica tivesse mostrado grandes argumentos para contrariar aquele tipo de jogo. Fica a nota para o Pedro Nunes analisar.

Esta aqui aquilo que eu penso, e que me me deixa preocupado.
Eu quero a Liga Europeia, e alguns jogos têm me deixado preocupado.

Schweisen Tiger

Relativamente à parte defensiva, não concordo. Estivemos mal apenas no periodo em que o Diogo Rafael esteva na pista. O Diogo tem que atinar, pois é um hoquista com condições extraordinárias, mas nestes jogos mais complicados, o irmão tem trazido mais segurança.


Amigo das modalidades

Citação de: Sr_Benfiquista_91 em 22 de Dezembro de 2015, 12:11
Eu pergunto-te, se temos perdido o jogo no sábado, e só o ganhamos graças a Nicolia e á estupidez do porto, o que dirias?

ganhámos! ganhámos! ganhámos!

isso é essencial. depois claro, há que analisar o correu mal durante grande parte do jogo, trabalhar e melhorar.

eu sou do tempo em que perdemos um campeonato por confronto directo, em que no jogo na Luz perdemos 5-7, sendo que dos 7 foram 5 livres directos e 1 penalty. E nós desses 5 apenas 1 foi de bola parada em 6 tentativas.

Por isso, estou muito contente

faneca_slb4ever

Citação de: k1n0 em 21 de Dezembro de 2015, 17:31
Jogo que confirmou muitas coisas. Mas há duas que me preocupam:

- Somos péssimos coletivamente.
- O Pedro Nunes é péssimo.

A jogar assim será muito dificil ganhar a Liga Europeia. O resto? O resto é o mínimo que se exige a um plantel destes.


40 jogos invictos no campeonato.
33 vitórias consecutivas no campeonato.
42 jogos invictos em casa para o campeonato.
42 vitórias consecutivas em casa para o campeonato.


Que continue esse pessimismo por muitos e muitos jogos/épocas.

Amigo das modalidades

Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Dezembro de 2015, 12:15
Relativamente à parte defensiva, não concordo. Estivemos mal apenas no periodo em que o Diogo Rafael esteva na pista. O Diogo tem que atinar, pois é um hoquista com condições extraordinárias, mas nestes jogos mais complicados, o irmão tem trazido mais segurança.

o Diogo fez um jogo péssimo.

Schweisen Tiger

E nunca é demais realçar que, mesmo com tanto craque em pista, o João Rodrigues continua a fazer uma falta do caralho. Com ele na pista, o jogo do Nicolia melhora em 50%. Dentro do quadrado é foda.

Amigo das modalidades

Citação de: pirolito1 em 22 de Dezembro de 2015, 12:20
Boa análise: http://hoqueiem.blogspot.pt/2015/12/analise-da-semana-benfica-porto.html#!/2015/12/analise-da-semana-benfica-porto.html

é mas fica muito incompleta, sinceramente. Por muitos aspectos que já referi num post anterior. É uma análise muito boa do ponto de vista táctico, da organização, do erro. Mas nao vejo referência à perda do controlo emocional por parte do FCP... diz que nao lidaram bem com a pressão. Pois, perderam o jogo aí e isso foi completamente decisivo. fazer uma análise ignorando isso...

Amigo das modalidades

Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Dezembro de 2015, 12:26
E nunca é demais realçar que, mesmo com tanto craque em pista, o João Rodrigues continua a fazer uma falta do caralho. Com ele na pista, o jogo do Nicolia melhora em 50%. Dentro do quadrado é foda.

naturalmente...

k1n0

Citação de: faneca_slb4ever em 22 de Dezembro de 2015, 12:23
Citação de: k1n0 em 21 de Dezembro de 2015, 17:31
Jogo que confirmou muitas coisas. Mas há duas que me preocupam:

- Somos péssimos coletivamente.
- O Pedro Nunes é péssimo.

A jogar assim será muito dificil ganhar a Liga Europeia. O resto? O resto é o mínimo que se exige a um plantel destes.


40 jogos invictos no campeonato.
33 vitórias consecutivas no campeonato.
42 jogos invictos em casa para o campeonato.
42 vitórias consecutivas em casa para o campeonato.


Que continue esse pessimismo por muitos e muitos jogos/épocas.

Não és tu quem costuma mandar os outros lerem a conversa toda?

Schweisen Tiger

Citação de: Amigo das modalidades em 22 de Dezembro de 2015, 12:28
Citação de: pirolito1 em 22 de Dezembro de 2015, 12:20
Boa análise: http://hoqueiem.blogspot.pt/2015/12/analise-da-semana-benfica-porto.html#!/2015/12/analise-da-semana-benfica-porto.html

é mas fica muito incompleta, sinceramente. Por muitos aspectos que já referi num post anterior. É uma análise muito boa do ponto de vista táctico, da organização, do erro. Mas nao vejo referência à perda do controlo emocional por parte do FCP... diz que nao lidaram bem com a pressão. Pois, perderam o jogo aí e isso foi completamente decisivo. fazer uma análise ignorando isso...

A mim pareceu-me uma análise mais para o azulada, sinceramente. Parece-me que houve uma preocupação em enaltecer mais os pontos positivos de uma equipa que apesar de ter feito um jogo competitivo, não foi nem demolidora, nem particularmente afoita na criação de lances claros de finalização, do que em traduzir a realidade dos factos.


Têm aqui um exemplo:

"O modelo de jogo portista já é fantástico mas este pormenor é deveras delicioso."


A certa altura, até cheguei a pensar que o Benfica tinha perdido 4-6, já tinha levado no lombo em Paço d'Arcos e Barcelos, estando já a 9 longos pontos da liderança do campeonato...

Amigo das modalidades

Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Dezembro de 2015, 12:37
Citação de: Amigo das modalidades em 22 de Dezembro de 2015, 12:28
Citação de: pirolito1 em 22 de Dezembro de 2015, 12:20
Boa análise: http://hoqueiem.blogspot.pt/2015/12/analise-da-semana-benfica-porto.html#!/2015/12/analise-da-semana-benfica-porto.html

é mas fica muito incompleta, sinceramente. Por muitos aspectos que já referi num post anterior. É uma análise muito boa do ponto de vista táctico, da organização, do erro. Mas nao vejo referência à perda do controlo emocional por parte do FCP... diz que nao lidaram bem com a pressão. Pois, perderam o jogo aí e isso foi completamente decisivo. fazer uma análise ignorando isso...

A mim pareceu-me uma análise mais para o azulada, sinceramente. Parece-me que houve uma preocupação em enaltecer mais os pontos positivos de uma equipa que apesar de ter feito um jogo competitivo, não foi nem demolidora, nem particularmente afoita na criação de lances claros de finalização, do que em traduzir a realidade dos factos.


Têm aqui um exemplo:

"O modelo de jogo portista já é fantástico mas este pormenor é deveras delicioso."


A certa altura, até cheguei a pensar que o Benfica tinha perdido 4-6, já tinha levado no lombo em Paço d'Arcos e Barcelos, estando já a 9 longos pontos da liderança do campeonato...

sim claramente azulada.

Sr_Benfiquista_91

Citação de: faneca_slb4ever em 22 de Dezembro de 2015, 12:23
Citação de: k1n0 em 21 de Dezembro de 2015, 17:31
Jogo que confirmou muitas coisas. Mas há duas que me preocupam:

- Somos péssimos coletivamente.
- O Pedro Nunes é péssimo.

A jogar assim será muito dificil ganhar a Liga Europeia. O resto? O resto é o mínimo que se exige a um plantel destes.


40 jogos invictos no campeonato.
33 vitórias consecutivas no campeonato.
42 jogos invictos em casa para o campeonato.
42 vitórias consecutivas em casa para o campeonato.


Que continue esse pessimismo por muitos e muitos jogos/épocas.
Tirando a parte que perdemos duas supertaças seguidas contra equipas incomparavelmente inferiores e falhamos a final four em duas mãos contra o porto do to neves, esta muito bom,não haja dúvidas.

Espero com todas as forças que daqui a uns meses não se apanhe uma desilusão na liga europeia, já tivemos um aviso.

Sr_Benfiquista_91

Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Dezembro de 2015, 12:26
E nunca é demais realçar que, mesmo com tanto craque em pista, o João Rodrigues continua a fazer uma falta do caralho. Com ele na pista, o jogo do Nicolia melhora em 50%. Dentro do quadrado é foda.
Sem dúvida alguma que tens razão, na pré-época ria-me quando alguns diziam que o João ia perder tempo de jogo, aí esta a resposta, melhor marcador da equipa.

Mas uma coisa é certa, a típica jogada do Nicolia e do João já começa a ser conhecida, e nesse aspecto o porto precaveu-se bem, havia sempre alguém a seguir Nicolia por trás da baliza.