SuperLiga Europeia

Abidos

Citação de: VitorPaneira7 em 23 de Janeiro de 2016, 01:18
A fiorentina mudou de nome porque teve bancarrota. Depois um clube amador feito pelos adeptos e um investidor , depois este comprou os direitos de usar o nome, não sei se pagou as dividas.
The club was promptly re-established in August 2002 as Associazione Calcio Fiorentina e Florentia Viola with shoe and leather entrepreneur Diego Della Valle as new owner and the club was admitted into Serie C2, the fourth tier of Italian football

Rangers é um exemplo de quem foi à bancarrota.

Bancarrota ja ocorreu nos EUA a varios clubes. Quanto à questão das infra estruturas, estado pagar um x de percentagem, é igual ao que fazem nos EUA por exemplo o artigo forbes os Jets e giants vão pagar uma parte do estadio e o resto é o estado de NY. Atenção o artigo da Forbes fala logo de inicio que os clubes da NFL tem beneficios fiscais e grandes.Eles não fecharam e na Europa não se formos por la palice.

A NFL num mercado de 300 milhões faz isso 7 mil milhões de dolares, que é mais ou menos o mesmo em euros.O artigo diz que inclui direitos dos media, ou seja tv.
A BPL vai fazer num mercado de 50 só de tv 2.6  mil milhões de euros e falta o internacional onde quem fazer mais 1.3 ( 1 libra é 1.30 euros, era ha pouco tempo quando encomendei pelo amazon uk e tendo em conta que querem fazer por mil milhões de libras o internacional). O modelo nfl é muito bom e ganha bastante, mas BPl apresenta também bons resultados e apresenta um produto durante um ano inteiro e com mais jogos. mas percebo onde queres chegar, usar o melhor do modelo americano com o melhor do europeu, com poucos meses o americano tem valores interessantes e o europeu com mais jogos pode ser superior.

Eu falo desses valores porque são estes que vão servir de valor minimo negocial, se vais apresentar aos clubes europeus e às televisões um projecto dessa envergadura, tens de ter um valor base  e tens de fazer frente ao crescimento actual, demonstrando que com a liga europeia seria maior.Dinheiro e a promessa de mais dinheiro é que fazem as coisas mexer.

A NFL tem 17 jornadas de época regular e tem 6 meses de competição oficial. A BPL tem mais do dobro das jornadas (e ainda tem a Taça da Liga), em 10 meses.
Por vontade dos Donos da NFL, eles jogavam todo o ano, mas os jogadores rebentavam todos (aliás recentemente os Donos quiseram incluir mais jogos na época regular, mas a Associação dos Jogadores fez logo barulho, e eles desistiram da ideia!!!).
Se fizermos um calculo por numero de jogos, o nível de rentabilidade da NFL, é enorme.

Eu posso parecer teimoso, mas se algum dia alguém apresentar uma proposta de Liga Europeia, aos Clubes, a tal equação que eu já referi várias vezes, é o melhor Pitch!

20simao1

Isto faz-me lembrar é umas Ligas que fazia nos Fifas antigos  :tomates:
(não sei se nos actuais ainda dá para fazer)
em que escolhia 20 clubes (ou o máximo que cada Fifa desse) e fazia a minha Liga.
Ainda aqui há uns tempos, por acaso pouco antes da criação deste tópico, que reparei na altura :P,  me pus a pensar quais seriam as 20 que escolheria de hoje em dia, e seriam estas:

benfica
real
barça
atletico
valencia
sevilha
villarreal
man city
man united
chelsea
arsenal
liverpool
tottenham
leicester
everton
bayern
borussia dortmund
bayer leverkusen
juve
nápoles
psg
monaco

22 então, que foi um número de equipas que a liga espanhola chegou a ter nos 90 :P.

Se só desse 20, tirava duas de villarreal everton e leicester.

Como quando escrevi este post inicialmente, me esqueci dos amigos do vieira, de madrid, até pensava que só dava 21, então pus uns possíveis para se fosse preciso ir a 22 :P: porto schalke roma ou até zenit.
Parecem-me as melhores equipa da Europa :P, com duas estrangeiras onde há portugueses e gajos vindos de cá até do benfica.

Mas a sério, sobre o formato que propões.. é claro que matava as ligas nacionais. Isso das equipas da liga europeia jogarem com a equipa B na Liga não era nada..

O melhor do que referes era a centralização de direitos televisivos. Realmente é uma vergonha (mas é o que é) um Norwich receber mais do que o Benfica.

Mas não concordo nada com drafts e lotarias.

E também é verdade que devia ser feito algo para não serem os mesmos 3 nas meias finais da Champions, + o City e PSG que pra mim são sempre candidatos. Há anos que acho muito difícil o campeão europeu não surgir destes 5, senão impossível.. embora impossível não o seja, como se viu com o Chelsea (que também não tem gasto pouco) há uns anos, mas com muita dose de sorte.

O que defendo há muito tempo, e acho que se fazia facilmente, é todos os anos haver grande competição de selecções. Euros nos anos ímpares, e Mundial nos anos pares, ou vice versa não interessa. Assim permitia acabar com as palhaçadas dos amigáveis de selecções em Março, Novembro, etc. Amigáveis é em Agosto foda-se, ou é para os clubes e devia ser também para as selecções.
As qualificações também desde sempre que se desenrolam apenas numa época desportiva praticamente, acabam em Setembro, e o resto é para playoffs e amigáveis. Com tantas equipas apuradas para o Euro como acontece agora, era perfeitamente possível acabar ou reduzir drasticamente os playoffs, e reduzir drasticamente no caso da qualificação para os Mundiais.
Mas then again, não é isso que estamos a discutir aqui :P. Mas não sei se te esqueceste das selecções...

Ah e também não sei se concordaria com o fim da Champions.. que não vai acontecer, pois é a galinha dos ovos de ouro da uefa. E bem sei que falas da distribuição de receitas...
Mas parece-me, pelo formato que dizes, que essa competição não tem fase final, ou final. E não haver as finais tira muita "magia" à coisa, é sempre a mesma coisa. Haveria aliás muitos jogos de fim de época que não contavam para nada para ninguém. Hoje em dia, além do titulo, sempre tens quem luta pela Champions, pela Liga Europa, por não descer...

desulpa lá se já te colocaram algumas destas questões, mas é muito post enorme para ler :P

edit: aliás esquece, meteste fase final de playoff, e final. Então na NBA o que fazem as equipas que não chegam aos playoffs? nada? E como achas que os adeptos das equipas de futebol veriam isso cá na Europa? São culturas diferentes...  aqui o adepto talvez seja mais apaixonado pelo clube, andamos a ver se há noticias etc, não vamos para o pavilhão ou estádio para comer uma bucha, ver umas gajas a dançar nos intervalos, e ver um bom espetáculo. Além que há muita clubite no futebol... quantos adeptos não dizem que só vêem a sua equipa jogar... e não é como nos Estados Unidos, em que há uma série de modalidades e franchises vistas e populares. Além da MLB, NBA, creio que a NFL também...  Na Europa varia... mas cá em Portugal por exmplo, o adepto não vai substituir pelo hóquei ou basket.
A menos que proponhas os clubes eliminados na fase regular da liga europeia  irem com X pontos para as ligas nacionais, é isso? Mas mesmo isso.. os clubes iam-se meter ali a 2 meses do fim? :confused:.. (e conto 2 meses porque afinal parece-me que é o periodo de duração dos playoffs da NBA (não estou a encontrar quando acabou a fase regular mesmo :P). Realmente julgava que era maior quando escrevi o parágrafo anterior :P

MoreThanRed

Podem dar-lhe as voltas que quiserem, baralhar e voltar a dar. Um projeto deste tipo significava o fim das competições nacionais (ou colocá-las em estado comatoso). Considerando as diferenças entre a forma de acompanhar equipas do futebol europeu e dos desportos tipicamente americanos (que é onde este modelo se inspira), duvido muito que tivesse sucesso.

Da minha parte, digo já que não acho grande ideia. Até porque as rivalidades que existem no futebol e que lhe dão muito do seu interesse junto do público, seriam aniquiladas.

The_Riggs

Só uma coisa , isto seria para substituir a champions , certo ?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

The_Riggs

É que se isto for para acabar com competições nacionais só pode estar tudo maluco da cabeça .

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Robert Dee

Elifoot 98 também escolhia quem queria!

Abidos

Citação de: 20simao1 em 23 de Janeiro de 2016, 03:02
O que defendo há muito tempo, e acho que se fazia facilmente, é todos os anos haver grande competição de selecções. Euros nos anos ímpares, e Mundial nos anos pares, ou vice versa não interessa. Assim permitia acabar com as palhaçadas dos amigáveis de selecções em Março, Novembro, etc. Amigáveis é em Agosto foda-se, ou é para os clubes e devia ser também para as selecções.
As qualificações também desde sempre que se desenrolam apenas numa época desportiva praticamente, acabam em Setembro, e o resto é para playoffs e amigáveis. Com tantas equipas apuradas para o Euro como acontece agora, era perfeitamente possível acabar ou reduzir drasticamente os playoffs, e reduzir drasticamente no caso da qualificação para os Mundiais.
Mas then again, não é isso que estamos a discutir aqui :P. Mas não sei se te esqueceste das selecções...
Também defendo esta solução.
Euro de dois em dois anos, sem qualificações para as melhores Selecções.
Por exemplo, as melhores 18 do próximo Europeu ficavam logo qualificadas. Ficando 6 lugares em aberto.
Sendo o próprio Euro a 'qualificação' para o Mundial.

Acrescento um pormenor:
No final das épocas ficariam reservadas 6 semanas para as Selecções. No resto da época os jogadores ficariam em exclusividade nos Clubes. Assim atenuava-se o problema das viagens e lesões a meio da época...
Sendo que esta 'temporada' de Selecções devia coincidir em todas as Confederações!

O problema deste Modelo, é que a FIFA e as Confederações nunca chegariam a acordo, em relação às datas e ao dinheiro. E dentro da UEFA, as Federações mais pequenas nunca votariam favoravelmente esta solução.

Abidos

edit: aliás esquece, meteste fase final de playoff, e final. Então na NBA o que fazem as equipas que não chegam aos playoffs? nada? E como achas que os adeptos das equipas de futebol veriam isso cá na Europa? São culturas diferentes...  aqui o adepto talvez seja mais apaixonado pelo clube, andamos a ver se há noticias etc, não vamos para o pavilhão ou estádio para comer uma bucha, ver umas gajas a dançar nos intervalos, e ver um bom espetáculo. Além que há muita clubite no futebol... quantos adeptos não dizem que só vêem a sua equipa jogar... e não é como nos Estados Unidos, em que há uma série de modalidades e franchises vistas e populares. Além da MLB, NBA, creio que a NFL também...  Na Europa varia... mas cá em Portugal por exmplo, o adepto não vai substituir pelo hóquei ou basket.
A menos que proponhas os clubes eliminados na fase regular da liga europeia  irem com X pontos para as ligas nacionais, é isso? Mas mesmo isso.. os clubes iam-se meter ali a 2 meses do fim? :confused:.. (e conto 2 meses porque afinal parece-me que é o periodo de duração dos playoffs da NBA (não estou a encontrar quando acabou a fase regular mesmo :P). Realmente julgava que era maior quando escrevi o parágrafo anterior :P
Na NBA os Play-off's têm rondas com 7 jogos, no Futebol haveria no máximo 2 jogos por ronda e a Final, seria só um jogo.

Mas se quisermos evitar uma pré-época demasiado longa, existem soluções... começando por digressões, torneios particulares, Taças da Liga... até copiar o que é feito nos grandes Campeonatos de Andebol ou de Basket, onde os derrotados nos Quartos, vão definir quem fica entre o 5.º e o 8.º lugar; os derrotados dos Oitavos, definem quem fica entre o 9.º e o 16.º e assim sucessivamente...

Abidos

Ainda sobre as Gestões Desportivas Europeias e Americanas.

O Mercado Americano, apesar da NFL ser o produto mais importante, a NFL não está sozinha, tem 'competição': tanto a NBA, como a NHL e a MLB têm uma fatia muito grande do Mercado Televisivo, além do desporto Universitário...
O Futebol na Europa, é claramente dominador, regionalmente os desportos de Inverno (com o Hóquei no Gelo à cabeça...) têm espaço televisivo, o Rugby nas Ilhas Britânicas e França, o Ciclismo e os grandes Campeonatos de Atletismo no Verão, mas nada se compara ao Futebol.

Além da Europa, ter mais do dobro da população, o Futebol tem 'quase' o monopólio do interesse televisivo, portanto é natural que os valores dos contratos na Europa sejam mais altos, comparando directamente com a NFL...

Quando eu defendo que na Europa o produto Futebol, é mal aproveitado, estou-me a referir à forma como o dinheiro gerado pelo Futebol é distribuído, por várias entidades (Federações, Confederações, Intermediários... diversos promotores, etc...), e os 'patrões' (Clubes) só recebem uma parte desse Bolo.
Nos EUA são os patrões que recebem a grande maioria do Bolo, e depois cada um faz o que quer com esse dinheiro, havendo como é óbvio bons e maus gestores, mas pelo menos o dinheiro é canalizado para quem o 'merece'... Pois são os Clubes que pagam os ordenados aos atletas.

Aquilo que digo é que é 'mais difícil' ser mau gestor nas Ligas Americanas, do que nos grandes Clubes Europeus!!!!!
Porque enquanto na Europa, não existem restrições aos gastos: todos os Clubes querem ganhar, portanto as Direcções sentem-se 'tentadas' a gastar mais do que podem em contratações e oferecendo salários irreais aos jogadores...
(o fair-play financeiro da UEFA é uma tentativa falhada, de 'prevenir' esta situação à posterior...!!!)
Nos EUA, a regulamentação pré-acordada por todos, torna essa 'tentação' mais difícil de concretizar, com regulamentos muito 'simples': Draft e Transferências entre equipas; e Tectos Salariais!
Estas normas sendo respeitadas por todos, tornam o 'negócio' sustentável... Existem sempre maneiras imaginativas de dar a volta aos regulamentos, existem bons e maus gestores em todos os lados, mas o Modelo de negócio nos EUA, é mais seguro... dito doutra maneira, é preciso ser muito mais incompetente para 'falhar' (financeiramente) nas Ligas Americanas!!! 

*Crow*

nem ligas europeias, nem ligas ibéricas. seria o fim da competitividade

Abidos

Citação de: *Crow* em 23 de Janeiro de 2016, 15:12
Qual competitividade?
A que existe hoje?

af10

:rir:
Citação de: Abidos em 23 de Janeiro de 2016, 11:40
Também defendo esta solução.
Euro de dois em dois anos, sem qualificações para as melhores Selecções.
Por exemplo, as melhores 18 do próximo Europeu ficavam logo qualificadas. Ficando 6 lugares em aberto.
Sendo o próprio Euro a 'qualificação' para o Mundial.

Acrescento um pormenor:
No final das épocas ficariam reservadas 6 semanas para as Selecções. No resto da época os jogadores ficariam em exclusividade nos Clubes. Assim atenuava-se o problema das viagens e lesões a meio da época...
Sendo que esta 'temporada' de Selecções devia coincidir em todas as Confederações!

O problema deste Modelo, é que a FIFA e as Confederações nunca chegariam a acordo, em relação às datas e ao dinheiro. E dentro da UEFA, as Federações mais pequenas nunca votariam favoravelmente esta solução.

Não gosto da ideia de haver um mundial a cada dois anos.
Primeiro porque o mundial perdia a aura de ser "a prova". Depois com o investimento que leva fazer um mundial, os interessados iam desaparendo aos poucos. Isso quadriplicava o custo de organizar essa prova.
Faria muito mais sentido hacer dois euros por cada mundial. Por exemplo, haver um euro no ano antes e outro no ano depois do mundial, com o ano intermédio para a qualificação dos piores dos 2 últimos+os que ficaram de fora

*Crow*

Citação de: Abidos em 23 de Janeiro de 2016, 15:15
Citação de: *Crow* em 23 de Janeiro de 2016, 15:12
Qual competitividade?
A que existe hoje?
sim. é pouca mas com esse tipo de ligas, ainda menor seria. era outra Champions
nós nem contávamos para a estatística
já para não falar que para os clubes pequenos em Portugal era o fim

costapequeno

faz falta é a liga soviética.

SLB-Marco

Acho que, a existir, devia ser apenas entrarem os campeões nacionais e/ou 2ºs classificados de cada época, e no ano seguinte, mantinham os clubes que acabassem no Top 6 por exemplo, e trocavam se pelos outros campeões/2ºs. Uma especíe de Champions, mas em forma de liga, e ainda mais importante para os clubes porque seria o campeonato para aquela(s) época(s).