SuperLiga Europeia

elRey Jonas

The grandson of Bill Shankly has reached out to the ECHO to call for the removal of his grandad's iconic statue outside of Anfield.

"I'm appalled and embarrassed," he says.
https://www.liverpoolecho.co.uk/sport/football/football-news/bill-shanklys-grandson-wants-liverpool-20424279

IloveSLB2014

Aston Villa chief executive Christian Purslow told the BBC: "Right now in the Premier League, Leicester and West Ham are in third and fourth place in the table and under any normal arrangements they would have access to the Champions League. Under this new proposal they would be leap-frogged by teams below them in the League.

"Aston Villa and Nottingham Forest have won the European Cup three times - Spurs and Arsenal and Manchester City have not won it at all. These proposals do away with sporting merit. It would enable a small number of clubs to be in this competition come what may, and for millions of people in football that goes against everything that the sport stands for."

tnlemos

Citação de: van33 em 20 de Abril de 2021, 12:57
Citação de: tnlemos em 20 de Abril de 2021, 12:55
Citação de: van33 em 20 de Abril de 2021, 12:43
Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2021, 12:41
Ceferin e a UEFA estão de mão atadas.
Não qualquer forma de coagir estes clubes ao nao criar uma competição autónoma.
Nem isso é ilegal, nem viola qualquer regulamento.
Mais, duvido muito que possam ser castigados por isso.
Dai a única solução caso não seja possível fazer algo legal é....todos os clubes não comparecerem nos jogos dos seus campeonatos com essas equipas
Legalmente acho que há muita forma de reagir por parte da UEFA, FIFA, Federações e até Governos (estes se quiserem intervir)... Nem é necessário leva-los a tribunal. É criar novas regulamentações e prejudicam-nos.
O que eu referi é em ultimo recurso....a vergonha seria tal que os próprios clubes da superliga iam levar com os próprios adeptos em cima
A maioria desse clubes tem donos, já não são dos sócios infelizmente...

Os clubes empresa sempre foram uma aberração ao espirito desportivo.

Ontem li, não sei se é veridico ou não, que uma das propostas em cima da mesa (acho que era em Inglaterra) é criar uma legislação de que os clubes tenham sempre obrigatoriamente 50,1%, permitindo-se apenas o restante a investimento, para participar nas competições.

Mas a realidade é que os ingleses e os italianos são clubes comprados ou vendidos, conforme preferirem... Impera a voz do dono... Os adeptos (ou os clientes como alguns poderiam chamar) aderem ou não.

Granizo

Citação de: capelada em 20 de Abril de 2021, 12:51
Citação de: Granizo em 20 de Abril de 2021, 12:47
Citação de: cipri_slb em 20 de Abril de 2021, 11:08
Citação de: tacuara99 em 20 de Abril de 2021, 11:01
Da minha parte, até fico contente que esses 12 clubes façam a sua liguilha de merda. Talvez assim se recupere um pouco daquela mística antiga da Champions.

Se calhar estou a especular e a ser um pouco otimista, mas acho que, aos poucos, clubes como Benfica, Porto, Ajax e demais iriam começar a granjear simpatia e apoio, mais eventualmente certo poderio financeiro por via de se tornarem (de repente) clubes com reais hipóteses de serem campeões europeus.

Ninguém ligava ao Braga há uns anos, mas hoje em dia tem moderado interesse acompanhá-los aqui em Portugal. Porquê? Porque aos poucos começaram a tornar-se um clube importante e com aspirações.

Pá, o mesmo ia-se passar com os melhores clubes das ligas periféricas numa eventual Champions renovada, pois iam assumir as posições anteriormente ocupadas por Barcelonas e afins. Iam mudar os nomes, mas "a merda seria a mesma".

Sobre a liguilha, imagine-se um Benfica vs Porto 10 vezes seguidas? Tem alguma piada isto? Todas as semanas haver jogos grandes, estes acabam por se tornarem banais, certo?

Penso em como certos casais se queixam que dormir sempre com o mesmo parceiro a dada altura começa a ganhar uma rotina chata e que carece de paixão  ;D. Digo que será o mesmo neste caso, tenho poucas dúvidas disso.

Isso é a visão romântica.

O problema é que os 12 estarolas saindo da Liga dos Campeões e criando uma competição só para eles, vão absorver grande parte do capital televisivo. As receitas da Liga dos Campeões inevitavelmente cairão porque os operadores preferem pagar mais pela Superliga.

Volta-se ao mesmo, e porque preferem eles pagar mais pela SL?
De certeza que um operador de televisao pouco ou nada se interessa pelo desporto, merito e justa competicao. So se interessa por uma coisa, audiencias.

Isso a acontecer so iria provar que a CL actual nao tem o interesse que se pensa. (Nao sei se e verdade ou nao, estou apenas a especular)

Falo com colegas do RM, PSG, etc. e eles nao se interessam por jogos alem dos da equipa deles na CL. Actualmente com tanta informacao disponivel online, vao vendo os resultados e resumos de alguns dos outros jogos e pouco mais.
E basta ver a lista dos vencedores de  por exemplo a 20 anos para ca para se perceber o "desafiante" e "emotivo" que tem sido. Salvo raras excepções e sempre os mesmos.

O operador televisivo quando compra os direitos de transmissão da UCL está a comprar marcas. A UCL é uma marca internacionalmente reconhecida, mas também o são o MU, o Arsenal, o RM, o Barcelona (...), que não dependem tanto da marca UCL como a UCL depende da marca dos clubes, e que se estiverem fora do 'chapéu' da UCL diminuem o valor da competição

Sm, dai UEFA estar tao agitada com isto.
Nao por se criar um competição elitista a margem deles e sim lhes originar perda de ganhos futuros.

Diria que os adeptos estao numa guerra de ideais os clubes e a UEFA numa de euros. :(

Gostava muto que isto servi-se de arranque para a UEFA rever e tentar melhorar a competitividade de ligas e competicoes, mas desconfio que estao mais interessados em evitar perder lucros do que melhorar o futebol na europa.


Meio_metro

Citação de: ccm em 20 de Abril de 2021, 13:03
Citação de: benficaslb1 em 20 de Abril de 2021, 12:56
Citação de: SLUG em 20 de Abril de 2021, 12:54
Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2021, 12:50
Citação de: SLUG em 20 de Abril de 2021, 12:49
Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2021, 12:38
Citação de: Schweisen Tiger em 20 de Abril de 2021, 12:36
Eu daria até 6a feira, para os clubes se retratarem, sem suspensao, sendo que Real Madrid, Juventus, Liverpool e Manchester United, estariam fora dessa benesse. Estes 4, independentemente de se retratarem, ou nao, deviam levar uma suspensao minima de 2 anos e proibicao de comprarem jogadores, durante 4 janelas de transferencia. Os restantes 8, teriam os seus premios distribuidos pelos restantes participantes da LC, durante a epoca seguinte e 50% na 2a temporada. Se nao se apurassem para a LC, pagavam uma compensacao à UEFA de X milhoes, a distribuir pelos participantes da Liga Europa, ou ficavam impedidos de inscrever jogadores por 4 janelas de transferencia.

Desculpa,

Mas essa punição é feita em que bases juridicas?

É que suspeito não existirem quaisquer bases para isso!!!!
Punições pecuniárias não sei, a suspensão das competições europeias há toda a base legal para isso, já para não falar em precedente. Era mais que suficiente.

A suspensão das competições é um multa pecuniária.

Nada impede que um conjunto de clubes forme uma liga privada fora da égide da UEFA.
Nas ultimas 24h varios juristas desta área o sublinharam.
Não, uma suspensão não é uma sanção pecuniária. Tem efeitos financeiros, mas não são legalmente a mesma coisa.  Nem remotamente.

A última frase tem zero a ver com o que estava a falar. Claro que podem criar uma liga privada fora da UEFA, nunca foi isso que esteve em causa. O que está em causa é a manutenção em competições organizadas pela UEFA (UCL, LE, etc.) ou nas federações que a constituem (campeonatos e taças nacionais) e a ideia que uma federação não pode excluir um clube por este motivo é absolutamente hilariante. Mostra-me um "jurista da área" (quem não conhece a mesma não consegue perceber o quão hilariante isso é) que diga o contrário e eu mostro-te um aldrabão ou alguém com outros interesses na questão.


EDIT - por favor não cites o Seara... o meu grau de vergonha alheia tem limites.

Qualquer entidade organizadora pode expulsar qualquer clube que não cumpra as suas regras. Os clubes quando aceitam participar numa competição obviamente consentem seguir as regras estipuladas.

Uma Federação não pode suspender ou excluir qualquer clube que não queira participar nas competições europeias.

Nem sequer faz qualquer sentido.
Mas pode suspender um clube que vá jogar para uma competição concorrente da sua...

Baron_Davis

Citação de: Barcelense1994 em 20 de Abril de 2021, 13:02
Citação de: Baron_Davis em 20 de Abril de 2021, 13:00
as críticas a este modelo são perfeitamente plausiveis, mas nao deixa de ser caricato ver alguns adeptos de clubes que só optam a títulos atraves do dinheiro do petroleo a montar o teatrinho

superliga nao

rafoder 1B em reforços sim

bando de hipócritas

Adeptos do Chelsea e Manchester City fazem protestos contra a SuperLiga. Pelo futebol puro.  :smitten: :smitten: :smitten:

ah pois...

quando é para ganhar prems e até champs ficam todos contentes...

"futebol puro e solidariedade" os cojones

ItsY2Inferno

#12321
Coitadinho do Real Madrid que com esta pandemia está a ter prejuízos.

Não gastasse 500M num super estádio e 100M num suplente

Barcelona é outro em falência.

Bayern no verão passado gastou cerca de 60M

Ouvi ontem e bem, como é que um clube como o Bayern que nos últimos 10 anos teve apenas 1 ano de prejuízo ter de competir com estes clubes que só somam prejuízos atrás de prejuízos

AleKx

Citação de: Meio_metro em 20 de Abril de 2021, 13:05
Citação de: ccm em 20 de Abril de 2021, 13:03
Citação de: benficaslb1 em 20 de Abril de 2021, 12:56
Citação de: SLUG em 20 de Abril de 2021, 12:54
Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2021, 12:50
Citação de: SLUG em 20 de Abril de 2021, 12:49
Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2021, 12:38
Citação de: Schweisen Tiger em 20 de Abril de 2021, 12:36
Eu daria até 6a feira, para os clubes se retratarem, sem suspensao, sendo que Real Madrid, Juventus, Liverpool e Manchester United, estariam fora dessa benesse. Estes 4, independentemente de se retratarem, ou nao, deviam levar uma suspensao minima de 2 anos e proibicao de comprarem jogadores, durante 4 janelas de transferencia. Os restantes 8, teriam os seus premios distribuidos pelos restantes participantes da LC, durante a epoca seguinte e 50% na 2a temporada. Se nao se apurassem para a LC, pagavam uma compensacao à UEFA de X milhoes, a distribuir pelos participantes da Liga Europa, ou ficavam impedidos de inscrever jogadores por 4 janelas de transferencia.

Desculpa,

Mas essa punição é feita em que bases juridicas?

É que suspeito não existirem quaisquer bases para isso!!!!
Punições pecuniárias não sei, a suspensão das competições europeias há toda a base legal para isso, já para não falar em precedente. Era mais que suficiente.

A suspensão das competições é um multa pecuniária.

Nada impede que um conjunto de clubes forme uma liga privada fora da égide da UEFA.
Nas ultimas 24h varios juristas desta área o sublinharam.
Não, uma suspensão não é uma sanção pecuniária. Tem efeitos financeiros, mas não são legalmente a mesma coisa.  Nem remotamente.

A última frase tem zero a ver com o que estava a falar. Claro que podem criar uma liga privada fora da UEFA, nunca foi isso que esteve em causa. O que está em causa é a manutenção em competições organizadas pela UEFA (UCL, LE, etc.) ou nas federações que a constituem (campeonatos e taças nacionais) e a ideia que uma federação não pode excluir um clube por este motivo é absolutamente hilariante. Mostra-me um "jurista da área" (quem não conhece a mesma não consegue perceber o quão hilariante isso é) que diga o contrário e eu mostro-te um aldrabão ou alguém com outros interesses na questão.


EDIT - por favor não cites o Seara... o meu grau de vergonha alheia tem limites.

Qualquer entidade organizadora pode expulsar qualquer clube que não cumpra as suas regras. Os clubes quando aceitam participar numa competição obviamente consentem seguir as regras estipuladas.

Uma Federação não pode suspender ou excluir qualquer clube que não queira participar nas competições europeias.

Nem sequer faz qualquer sentido.
Mas pode suspender um clube que vá jogar para uma competição concorrente da sua...

Não pode! Isso é anticoncorrencial!

JMiguel23

Citação de: MasteRed em 20 de Abril de 2021, 12:52
Sabem o que é preocupante?
É passarem pelos jornais desportivos espanhóis, lerem os comentários.
E perceberem que a maioria dos madrilistas e adeptos desses clubes.
Estão a favor desta liga.
Mostra bem o carácter de merda do clube que representam.
Tambem dá para perceber que pessoal da Nigéria, da Ásia e afins também são a favor desse campeonato (em relação aos clubes ingleses). Eles estão se a ca*ar para as tradições e história local. Querem apenas ver "jogos grandes".

IloveSLB2014

Citação de: RodrigoFilipe37 em 20 de Abril de 2021, 13:04
The grandson of Bill Shankly has reached out to the ECHO to call for the removal of his grandad's iconic statue outside of Anfield.

"I'm appalled and embarrassed," he says.
https://www.liverpoolecho.co.uk/sport/football/football-news/bill-shanklys-grandson-wants-liverpool-20424279
Bill Shankly, umas das principais lendas do Liverpool. Era a mesma coisa que o Vieira ir contra o Simões ou o José Augusto no Benfica...

Ah espera...

manjob

Citação de: Eagle Heart em 20 de Abril de 2021, 12:08
Citação de: manjob em 20 de Abril de 2021, 12:00
Citação de: Transformer em 20 de Abril de 2021, 11:52
A UEFA não pode vir fazer este triste papelinho de virgem ofendida, quando é materialmente e moralmente a principal responsável pelo que está a acontecer.

Foi a UEFA que permitiu a ascenção destes clubes da lavagem, não têm feito outra coisa nos últimos 30 anos que não seja a destruição da fibra que fez do futebol o que já foi.

A extinção da Taça das Taças, o esvaziamento da Taça UEFA/Liga Europa, a prostituição a que sujeita as seleções com competições como a Liga das Nações e os danos que causam aos clubes, o abrir das pernas ao investimento obscuro que desregula artificialmente o ambiente competitivo, a resistência às mudanças na arbitragem, etc etc etc.

Não se deixem iludir com a treta que estão do lado dos adeptos, pois não têm feito outra coisa que defender interesses totalmente opostos aos dos adeptos.

Estão a colher o que semearam. A criatura virou-se contra o criador.

Ainda recentemente criaram a Liga das Nações. Que moral para falar em ganância.
Se a selecçoes fazem jogos amigáveis criticam.
Se a UEFA criou uma competição para ser levada a sério, foi por ganância.
Isso já cheira a embirraçao.

É fácil embirrar com a hipocrisia

benficaslb1

Citação de: ccm em 20 de Abril de 2021, 13:03
Citação de: benficaslb1 em 20 de Abril de 2021, 12:56
Citação de: SLUG em 20 de Abril de 2021, 12:54
Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2021, 12:50
Citação de: SLUG em 20 de Abril de 2021, 12:49
Citação de: AleKx em 20 de Abril de 2021, 12:38
Citação de: Schweisen Tiger em 20 de Abril de 2021, 12:36
Eu daria até 6a feira, para os clubes se retratarem, sem suspensao, sendo que Real Madrid, Juventus, Liverpool e Manchester United, estariam fora dessa benesse. Estes 4, independentemente de se retratarem, ou nao, deviam levar uma suspensao minima de 2 anos e proibicao de comprarem jogadores, durante 4 janelas de transferencia. Os restantes 8, teriam os seus premios distribuidos pelos restantes participantes da LC, durante a epoca seguinte e 50% na 2a temporada. Se nao se apurassem para a LC, pagavam uma compensacao à UEFA de X milhoes, a distribuir pelos participantes da Liga Europa, ou ficavam impedidos de inscrever jogadores por 4 janelas de transferencia.

Desculpa,

Mas essa punição é feita em que bases juridicas?

É que suspeito não existirem quaisquer bases para isso!!!!
Punições pecuniárias não sei, a suspensão das competições europeias há toda a base legal para isso, já para não falar em precedente. Era mais que suficiente.

A suspensão das competições é um multa pecuniária.

Nada impede que um conjunto de clubes forme uma liga privada fora da égide da UEFA.
Nas ultimas 24h varios juristas desta área o sublinharam.
Não, uma suspensão não é uma sanção pecuniária. Tem efeitos financeiros, mas não são legalmente a mesma coisa.  Nem remotamente.

A última frase tem zero a ver com o que estava a falar. Claro que podem criar uma liga privada fora da UEFA, nunca foi isso que esteve em causa. O que está em causa é a manutenção em competições organizadas pela UEFA (UCL, LE, etc.) ou nas federações que a constituem (campeonatos e taças nacionais) e a ideia que uma federação não pode excluir um clube por este motivo é absolutamente hilariante. Mostra-me um "jurista da área" (quem não conhece a mesma não consegue perceber o quão hilariante isso é) que diga o contrário e eu mostro-te um aldrabão ou alguém com outros interesses na questão.


EDIT - por favor não cites o Seara... o meu grau de vergonha alheia tem limites.

Qualquer entidade organizadora pode expulsar qualquer clube que não cumpra as suas regras. Os clubes quando aceitam participar numa competição obviamente consentem seguir as regras estipuladas.

Uma Federação não pode suspender ou excluir qualquer clube que não queira participar nas competições europeias.

Nem sequer faz qualquer sentido.

Como assim? Os próprios clubes sairam por eles próprios neste momento os 12 fundadores não fazem parte de qualquer federação. Abandonaram logo nem se coloca aqui legalmente a expulsão de nada eles saíram de livre vontade. Acho que o pessoal não entendeu o que significa sair da associação europeia de clubes

N1c0

 Uma coisa boa é que em Inglaterra podem legislar como bem entenderem sem dar cavaco à UE.

Basta criar uma lei que proíba clubes que participem em competições não aprovadas pela FA de inscrever estrangeiros. Quem passa as licenças de trabalho é o governo.

capelada

Citação de: Granizo em 20 de Abril de 2021, 13:05
Citação de: capelada em 20 de Abril de 2021, 12:51
Citação de: Granizo em 20 de Abril de 2021, 12:47
Citação de: cipri_slb em 20 de Abril de 2021, 11:08
Citação de: tacuara99 em 20 de Abril de 2021, 11:01
Da minha parte, até fico contente que esses 12 clubes façam a sua liguilha de merda. Talvez assim se recupere um pouco daquela mística antiga da Champions.

Se calhar estou a especular e a ser um pouco otimista, mas acho que, aos poucos, clubes como Benfica, Porto, Ajax e demais iriam começar a granjear simpatia e apoio, mais eventualmente certo poderio financeiro por via de se tornarem (de repente) clubes com reais hipóteses de serem campeões europeus.

Ninguém ligava ao Braga há uns anos, mas hoje em dia tem moderado interesse acompanhá-los aqui em Portugal. Porquê? Porque aos poucos começaram a tornar-se um clube importante e com aspirações.

Pá, o mesmo ia-se passar com os melhores clubes das ligas periféricas numa eventual Champions renovada, pois iam assumir as posições anteriormente ocupadas por Barcelonas e afins. Iam mudar os nomes, mas "a merda seria a mesma".

Sobre a liguilha, imagine-se um Benfica vs Porto 10 vezes seguidas? Tem alguma piada isto? Todas as semanas haver jogos grandes, estes acabam por se tornarem banais, certo?

Penso em como certos casais se queixam que dormir sempre com o mesmo parceiro a dada altura começa a ganhar uma rotina chata e que carece de paixão  ;D. Digo que será o mesmo neste caso, tenho poucas dúvidas disso.

Isso é a visão romântica.

O problema é que os 12 estarolas saindo da Liga dos Campeões e criando uma competição só para eles, vão absorver grande parte do capital televisivo. As receitas da Liga dos Campeões inevitavelmente cairão porque os operadores preferem pagar mais pela Superliga.

Volta-se ao mesmo, e porque preferem eles pagar mais pela SL?
De certeza que um operador de televisao pouco ou nada se interessa pelo desporto, merito e justa competicao. So se interessa por uma coisa, audiencias.

Isso a acontecer so iria provar que a CL actual nao tem o interesse que se pensa. (Nao sei se e verdade ou nao, estou apenas a especular)

Falo com colegas do RM, PSG, etc. e eles nao se interessam por jogos alem dos da equipa deles na CL. Actualmente com tanta informacao disponivel online, vao vendo os resultados e resumos de alguns dos outros jogos e pouco mais.
E basta ver a lista dos vencedores de  por exemplo a 20 anos para ca para se perceber o "desafiante" e "emotivo" que tem sido. Salvo raras excepções e sempre os mesmos.

O operador televisivo quando compra os direitos de transmissão da UCL está a comprar marcas. A UCL é uma marca internacionalmente reconhecida, mas também o são o MU, o Arsenal, o RM, o Barcelona (...), que não dependem tanto da marca UCL como a UCL depende da marca dos clubes, e que se estiverem fora do 'chapéu' da UCL diminuem o valor da competição

Sm, dai UEFA estar tao agitada com isto.
Nao por se criar um competição elitista a margem deles e sim lhes originar perda de ganhos futuros.

Diria que os adeptos estao numa guerra de ideais os clubes e a UEFA numa de euros. :(

Gostava muto que isto servi-se de arranque para a UEFA rever e tentar melhorar a competitividade de ligas e competicoes, mas desconfio que estao mais interessados em evitar perder lucros do que melhorar o futebol na europa.

É isso que acontece, basta ver o modelo da champignons que continua uma tendência aberrante de sufoco das ligas periféricas. Os adeptos podem fazer as suas batalhas de opinião, e os clubes podem subir aos pedestais que queiram e dizer que vão salvar o jogo virando-o de pantanas ou não fazendo nada: o futebol já perdeu a guerra, e não foi ontem ou anteontem.

elRey Jonas

Fernando Santos contra a Superliga: "Sou totalmente contra a Superliga e não me passa pela cabeça que isso possa ser viável. Não traz nada de positivo ao futebol. Como pode haver aumento de qualidade com diminuição de competitividade e receitas?"