Preparação física: um problema?

Pokrl

Não sei se há tópico para isto mas acho que é importante este assunto ser debatido e trazido à baila, pois parece que ninguém no clube percebeu que temos um problema.

Será fruto do acaso os jogadores só aguentarem 45 minutos todos os jogos? Contra os pequenos ainda vão gerindo os ritmos, jogam 20 minutos na primeira parte e outros 25 na segunda, pois são jogos que na sua maioria ganhamos com maior ou menor facilidade, mas depois chegamos a estes jogos e é preciso fazer 70 ou 80 minutos de grande nível, e somos incapazes, ao contrário dos rivais.

Também podia falar das lesões de que somos alvo todos os anos mas não tenho conhecimento na área nem todas serão fruto de má preparação física, mas também não deve ser por acaso que nós temos imensos problemas e os nossos rivais não.

Este é um problema que já vem de trás, não surgiu só este ano, nos outros anos tínhamos super equipas e a maioria dos jogos, especialmente em casa, eram ganhos facilmente. Este ano muitos dos jogos foram disputados até ao fim, e mesmo estando fora da Europa e das taças logo desde cedo, voltámos a chegar ao fim da época presos por arames.

O pessoal queixa-se que os jogadores não têm atitude, não dão tudo, mas não me parece nada disso. Contra o Porto, por exemplo, não pressionaram depois do 1-0 por falta de atitude? Porque não queriam ser campeões? Hoje o Sporting andou ali a trocar a bola na defesa e o pressing era insuficiente, por falta de vontade? Parece-me impensável. Há aqui uma falha grave a nível de preparação física e parece que ninguém dentro do clube ainda percebeu. Ou então se calhar sou eu que estou enganado, mas não me parece. É urgente este assunto ser debatido e que alguém dentro do clube comece a olhar para este problema com seriedade.

MrCobb

Citação de: Pokrl em 05 de Maio de 2018, 22:49
Não sei se há tópico para isto mas acho que é importante este assunto ser debatido e trazido à baila, pois parece que ninguém no clube percebeu que temos um problema.

Será fruto do acaso os jogadores só aguentarem 45 minutos todos os jogos? Contra os pequenos ainda vão gerindo os ritmos, jogam 20 minutos na primeira parte e outros 25 na segunda, pois são jogos que na sua maioria ganhamos com maior ou menor facilidade, mas depois chegamos a estes jogos e é preciso fazer 70 ou 80 minutos de grande nível, e somos incapazes, ao contrário dos rivais.

Também podia falar das lesões de que somos alvo todos os anos mas não tenho conhecimento na área nem todas serão fruto de má preparação física, mas também não deve ser por acaso que nós temos imensos problemas e os nossos rivais não.

Este é um problema que já vem de trás, não surgiu só este ano, nos outros anos tínhamos super equipas e a maioria dos jogos, especialmente em casa, eram ganhos facilmente. Este ano muitos dos jogos foram disputados até ao fim, e mesmo estando fora da Europa e das taças logo desde cedo, voltámos a chegar ao fim da época presos por arames.

O pessoal queixa-se que os jogadores não têm atitude, não dão tudo, mas não me parece nada disso. Contra o Porto, por exemplo, não pressionaram depois do 1-0 por falta de atitude? Porque não queriam ser campeões? Hoje o Sporting andou ali a trocar a bola na defesa e o pressing era insuficiente, por falta de vontade? Parece-me impensável. Há aqui uma falha grave a nível de preparação física e parece que ninguém dentro do clube ainda percebeu. Ou então se calhar sou eu que estou enganado, mas não me parece. É urgente este assunto ser debatido e que alguém dentro do clube comece a olhar para este problema com seriedade.
É o que da dar lugares aos amigos, basta ver o histórico do RV no Guimarães.
Completamente de acordo com a tua opinião, os responsaveis tem que debater isto... se tiverem vontade já que ali parece tudo acomodado.

Loopkin

Citação de: Pokrl em 05 de Maio de 2018, 22:49

É um problema antigo já. Como estamos no Benfica de LFV e RV o mais provável é continuar a assobiar e fingir que nada se passa.

Afinal daqui a uma semana já está tudo de férias. Pensar em Bora-Bora e na Polinésia que é o que interessa.

gabbana

Claramente um problema, As nossas 2 partes são sempre um problema..

BENFIKA

O problema para mim é simples: rotação.

Com o RV, depois de se estabilizar um 11 só há mudanças em caso de lesão/expulsão, caso contrário jogam sempre os mesmos.

Isto tem o problema de desgastar muito os titulares e deixar os suplentes sem ritmo, o que faz que quando sejam chamados se note uma quebra.

Precisamos de um treinador que faça maior rotação do plantel, que tenha confiança em si e nos jogadores para fazer isso.

Pokrl

A componente física tem ganho bastante relevo nos últimos anos. Este ano vemos um super Liverpool sempre em cima do adversário a massacrar constantemente não os deixando respirar, principalmente nos primeiros minutos. Claro que não aguentam fazê-lo durante os 90 mas não se vão abaixo nem ficam presos pelos arames. Lá para os 70 ou 80, se tiverem que ir à procura da vitória, há mais energia no depósito para isso.

Claro que também tem a ver com as características dos jogadores mas alguém imagina o Benfica a fazer algo semelhante? Os jogadores deitavam os bafos de fora logo aos 5 minutos. É um mundo de distância a preparação das equipas que andam normalmente nas fases mais adiantadas da Champions para a nossa. Se já em relação aos rivais estamos 10 anos atrás...

Com uma preparação física adequada podíamos fazer bem mais pontos, pois jogando durante 90 minutos (ao invés dos habituais 45) a probabilidade de obtermos um resultado positivo sobe consideravelmente. E também é a chave para podermos disputar jogos com Dortmunds e Atléticos, sem isso nada feito. É uma parte importante no futebol de hoje que tem sido negligenciada no nosso clube. Mas imagino que na mente do Vieira esteja tudo bem porque ganhámos quatro vezes seguidas. Como também estava tudo bem nas modalidades há 4 ou 5 anos atrás quando dominávamos. 

Oliveira1

Aos anos que é um problema. Por isso é que o futebol português não consegue dar o salto competitivo.

Trabalha-se muito mal este aspecto e é uma das nossas fragilidades nos jogos europeus, principalmente com equipas técnicas portuguesas, que estão na sua larga maioria habituadas a jogar apenas uma vez por semana e com pouca intensidade.

Por isso sou a favor de uma equipa técnica estrangeira, que esteja habituada a jogar para ganhar todos os jogos, inclusivamente os das competições europeias.

Isto é fundamental para chegarmos a outros patamares competitivos, mas no Benfica parece prevalecer a ideia que não vale a pena aumentar o ritmo competitivo porque vai dando para ultrapassar os adversários mais pequenos em Portugal.

Parece que nós não podemos fugir da mediania, não podemos ser nós a fugir da monotonia reinante no nosso campeonato, parece que não podemos correr e pressionar muito mais do que os outros.

NN_SLB

Portanto quando o Vitoria rodou a equipa contra o Tondela, foi julgado. Agora é julgado, porque não roda a equipa. Ok.

Semper Fidelis

Este ano nem terá sido o pior
O ano passado esse preparador fisico deu cabo de meio plantel
Com mudanças no dep. medico deve ter recebido ordens superiores para mudar os metodos
Mas a forma como a equipa se arrastou nesta fase final (mesmo a jogar so para o campeonato) é sintomática de que os problemas estão lá

Só por isso e se RV nao prescinde desse senhor é optima razao para mudar de equipa tecnica (treinador, adjuntos e preparador fisico)

BENFIKA

Citação de: NN_SLB em 06 de Maio de 2018, 14:12
Portanto quando o Vitoria rodou a equipa contra o Tondela, foi julgado. Agora é julgado, porque não roda a equipa. Ok.

Uma coisa é rodar porque tem medo de perder jogadores importantes, outra é rodar para manter toda a gente com um ritmo alto.

E mais, rodar a equipa não é apenas trocar jogadores, convém que a equipa continue a render quando são feitas alterações.

KamikazeSLB

Há muitos anos que isso é notório... o Benfica chega a esta fase final da época quase sempre de rastos. Entretanto já mudámos de treinador e o problema continua.

Se, a jogar várias competições altamente desgastantes, uma quebra fisica poderia ser natural... estando arredados de todas as competições extra-campeonato em dezembro, não me parece nada normal.

VitorPaneira7

A preparação física com jj não tinha metade dos problemas deste, era mais a gestão , pois rebentava as equipas com a sua rotação no entanto disputava varias frentes. Nem tivemos a onda de leionados do ano passado e em 2014 15 ,só com a liga, a equipa não demonstrou este cansaço.
Esta época já tinha afirmado que não gostava da inferioridade física demonstrada na Champion e que permitiu reviravoltas com Boavista e portimonense.
1 ano cheio de lesões e outro de uma equipa aquém fisicamente. Não basta haver mudanças no departamento médico.

MrKenny

Citação de: BENFIKA em 06 de Maio de 2018, 14:18
Citação de: NN_SLB em 06 de Maio de 2018, 14:12

Uma coisa é rodar porque tem medo de perder jogadores importantes, outra é rodar para manter toda a gente com um ritmo alto.

E mais, rodar a equipa não é apenas trocar jogadores, convém que a equipa continue a render quando são feitas alterações.

Acrescento ainda que rotação de plantel não pressupõe troca de 3ou4 jogadores de uma vez só na fase final da época em que os suplentes não têm condições físicas e tácticas de os substituir.

Rotação do plantel deve-se fazer gradualmente, ao longo de toda a época e obrigatoriamente em jogos em que o Benfica já vença por 2 ou 3 golos.

VitorPaneira7

Citação de: KamikazeSLB em 06 de Maio de 2018, 14:44
Há muitos anos que isso é notório... o Benfica chega a esta fase final da época quase sempre de rastos. Entretanto já mudámos de treinador e o problema continua.

Se, a jogar várias competições altamente desgastantes, uma quebra fisica poderia ser natural... estando arredados de todas as competições extra-campeonato em dezembro, não me parece nada normal.
noutras épocas ,fora 2015,disputou-se mais de 50 jogos a disputar varias frentes.isto conjugado com a rotação jj , era normal a equipa chegar estafada. Só com liga é mesmo estranho a equipa estar assim. Contudo já no inicio desta época notava se uma equipa com pouca força , talvez uma reacção à preparação da época passada cheia de lesões e de um departamento também aquém do que pode dar.

Um problema de outros anos que realmente se agravou nestes 2 anos.

BlankFile

O preparador físico do Benfica é um incompetente de primeira. É um dos problemas maiores desta equipa, sem dúvida alguma.