Benfica TV

Dixi

Com subscrição durante 11 meses/ano, são necessários de 370.000 subscritores para ultrapassar a receita da Sportv.

Com subscrição durante 12 meses/ano são necessários de 339.500 subscritores para ultrapassar a receita da Sportv.

VALEBEM

Assim como falta a essa análise a venda dos direitos dos nossos jogos aos países estrangeiros! Ao que li, a liga portuguesa é transmitida para mais de 20 países.
Assim como a publicidade está muito subestimada, já que na SportTV corresponde a metade das receitas.
Vale o que vale, mas o RGS afirmou ontem que, com os 100 mil assinantes, já superámos o que a SportTV nos pagava.

Royal_Flush

Eu estive a analisar o mercado de TV Cabo internacional e normalmente é a operadora da cabo que paga aos canais para passar o canal. É isto que permite que hajam vários canais (e.g. HBO) que não passem publicidade, porque fazem dinheiro somente pelo dinheiro pago pelas operadoras.

No caso da Benfica TV não sei como se processará, mas cálculo que seja o mesmo. A diferença é que é um canal Premium, e ainda não consegui encontrar informação credível sobre esse tipo de negócio.

tigerwoodss

Citação de: Dixi em 30 de Julho de 2013, 11:02

Com subscrição durante 11 meses/ano, são necessários de 370.000 subscritores para ultrapassar a receita da Sportv.

Com subscrição durante 12 meses/ano são necessários de 339.500 subscritores para ultrapassar a receita da Sportv.

Lamento, mas discordo em vários pontos com a análise feita.

Nomeadamente:
- Assumes que a receita de publicidade é igual independentemente do número de subscritores
- Assumes que apenas serão gerados 1.5M€ de publicidade, quando as receitas próprias do canal o ano passado igualaram (ou quase) as despesas, que consideras de 5M€. Ou seja, terias de considerar receitas de publicidade de cerca de 4/5M€ só para manter o nível do ano passado
- Não assumes que a liga inglesa e os jogos do benfica trazem qualquer benefício de publicidade, quando sabemos que alguns desses jogos (nomeadamente os grandes) terão shares de 30% pelo menos
- Não consideras contrapartidas dos operadores
- Não percebo porque motivo consideras os 11 meses de subscrição. Para fazer as contas de rendabilidade será calculado o valor de subscritores médio ao longo dos 12 meses.
- O investimento tecnológico será um investimento único e não deverá ser considerado para a rendibilidade anual. Aliás, se considerares a aquisição, só adquires equipamento HD uma vez (depois é apenas reposição). Se consideras aluguer podes acrescentar aos custos operacionais, mas o valor não é tão elevado.
- Não é feita qualquer referência a transação de direitos para outros países. Pelo que foi falado o Benfica já terá alguns acordos em perspectiva e podem render alguns Milhões de euros.

Cumprimentos

VALEBEM

Há aí um erro: grande parte das receitas que o canal detinha no passado provinha da exclusividade da Meo.

hdanyel

desculpa-me dizer isto,mas é das piores analises que eu já vi em toda a minha vida.não ha uma logica,um ponto por onde se possa pegar .

Oliveira1

Citação de: VALEBEM em 30 de Julho de 2013, 11:19
Há aí um erro: grande parte das receitas que o canal detinha no passado provinha da exclusividade da Meo.

O canal já não é exclusivo da MEO há muito tempo.

Royal_Flush

Acho que tem mais lógica as operadoras ficarem com uma percentagem da publicidade do que com uma percentagem das subscrições.

VALEBEM

Mantenho o que disse. E sim, a Cabovisão também pagava algo.

tigerwoodss

Citação de: VALEBEM em 30 de Julho de 2013, 11:19

Exclusividade em relação à Zon? (era transmitido pela vodafone)
Continuo a ver a publicidade do canal com grande cota parte do PT/Meo, por isso suponho que uma boa parte dessas receitas se mantenham

Cumprimentos

Mjölnir

Isso não é assim tão taxativo. Obviamente quanto maior for o numero de assinantes maior será também o valor pago por publicidade, anuncios, etc... Chegando a um universo mais abrangente os valores disparam. Lógica de mercado.

VALEBEM

Sim, é possível. A publicidade é muito padronizada no grupo PT. Mas duvido que esse montante perfizesse os 5 milhões, antes de ser um canal Premium.
O canal foi a jóia da coroa para alavancar a Meo. Penso que parte das receitas provinham dessa vantagem em relação à Zon.

Theroux

Correndo o risco de ser novamente demasiado conservador nas minhas previsões, os direitos do canal/jogos para o estrangeiro não devem render mais que 1M€.

Relembro que TODA a Liga portuguesa, vale aproximadamento 10M€. A BTV só tem 15 jogos!

SEMPAPAS_SLB

Com estas contas começo a ter pena da........ Sportv

Vejamos, eles também têm IVA certo? ................... 26,79/1,23 = 21,78€
Também devem pagar percentagem às operadoras certo? Ou somos só nós? Então senão somos vejamos.............................. 10% (foi o que puseram nesse estudo) 21,78*0,10=2,18€
Ficando  21,78-2,18=19,60€
500.000 mil assinantes => 19,60 x  500.000 = 9 800 000 €/mês
11 meses (como no estudo) => 107 000 000€/ano
Muito dinheiro de facto.... Mas e custos? São comparáveis aos da Benfica TV?
18M€/ano FCP + 16M€/ano SCP + 2M€/ano x 13 (cada clube da 1ª Liga) + 22 M€/ano Benfica (ou era para dar prejuízo o canal?) => 18+16+2x13+22 = 82M€/ano
Então e a 2ª liga? Não tem 22 clubes? Vá vamos por 18 clubes pq tiramos as equipas b, certo? O Benfica queria dar 400 mil euros ao Farense...portanto deduzo que os direitos de TV da 2ª liga andam em media pelos 250 mil euros /ano por clube (por baixo)...então fica:
250 x 18 = 4,5 M€/ano para direitos 2ª liga...parece-me enquadrado
Então e as restantes ligas? Champions? Tenis, Formula1 ....
Então tínhamos falado em 107 M€/ano de receita para o Oliveirinha
E despesa já vamos em  82M€/ano + 4,5M€/ano = 86,5 M€/ano
107M€ - 86,5M€ = 20,5M€/ano
Darão estes 20,5M€/ano para pagar Liga Italiana, Alema, Espanhola, Francesa, Champions, Liga Europa, Tenis, Libertadores, Formula 1, etc etc
E os custos de 4 canais? E a estrutura que é muito maior que a Benfica TV não pagam?
E os custos de transmissão dos 5 jogos semanais da 1ª liga e mais alguns da 2ª liga?
Sinceramente já estou a chorar pelo Oliveirinha...
Isto é só para demonstrar o ridículo que são essas contas no que toca a valores extra assinaturas. Se  a Sportv só tivesse em conta o valor dos assinantes e o valor ridículo para publicidade que tem esse estudo, facilmente daria prejuízo. Obviamente que os valores para publicidade estão longe do que se recebe bem como a venda de direitos da liga portuguesa a outros países, resumos para outros países e outras TV's, etc

Vitor84

Citação de: Theroux em 30 de Julho de 2013, 11:35
Correndo o risco de ser novamente demasiado conservador nas minhas previsões, os direitos do canal/jogos para o estrangeiro não devem render mais que 1M€.

Relembro que TODA a Liga portuguesa, vale aproximadamento 10M€. A BTV só tem 15 jogos!
Para quem compra no estrangeiro acaba por lhes cmpensar mais comprar os direitos só do Benfica do que o campeonato inteiro, no fundo nãos os imagino a transmitir jogos que não seja do Benfica e Porto.
Mas pronto fazendo uma estimativa um pouco à contas de mercearia, desses 10M, 4M valeriam os jogos do Benfica outros 4M os do Porto e 2 M os restantes. Assim acho que pelo menos 2M pelos jogos do Benfica em casa seria um valor alcançável.