Época 2018/2019 - Todos os Escalões

Marselha1991

Citação de: André Sousa em 02 de Julho de 2019, 00:14
Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:10
Confesso que também não, mas nota se que oa Lagartos têm chegado com equipas mais competitivas na maioria dos escalões abaixo dos 13a. Era, a par do scouting, o principal desafio para os proximos anos. E para mim passava pela construção de um mini Centro de estagio na zona de Odivelas/ Loures e começar a trabalhar no seixal todos os escaloes. Até aos 13 terias o equivalente a dois clubes (Um a norte do tejo e outro a sul). Permitiria ter uma maior proximidade com muitos mais miudos (decisivo quanto a mim) numa area geografica de onde vem mais jogadores (cada vez vive menos gente no concelho de Lisboa). E os distritos de Santarem e Leiria ficaria mais proximos de nós.

Para isso podia-se utilizar o CAR, se o projecto sempre for para a frente.

Eu não me importo que o Benfica tenha a maioria dos miúdos distribuídos pelo país nos CFT, e depois faça uma triagem quando passam a iniciados.

Não acho que seja totalmente benéfico um jogador vir de Gaia para Lisboa com apenas 11 anos, por exemplo. Nem tampouco deve ser exequível.

Só em casos pontuais.

No resto, ter os miúdos nos CFT, junto das suas famílias, com algumas idas a Lisboa/Seixal, para mim está ótimo. Importa é tê-los controlados.

Mas até aos 13 anos nao se levam os miudos para o CFC. Mas o pouco que conheco dos CFT, poucos resultam. O do Ribatejo (Golega) os miudos pagam para jogar e não há qq prospeção. Os miúdos é que aparecem e inscrevem-se. Sem ter a certeza, o projeto tem anos e não levou nenhum miudo para o Seixal. Qdo falei num 2° centro de estagio seria com o clube ao leme e não uma especie de franchising. E aproximavamo-nos de 4 ou 5 milhoes de pessoas. De Leiria para cima só com prospecao acima dos 12/13 e os CFT, assim como o Algarve

André Sousa

Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:21
Mas até aos 13 anos nao se levam os miudos para o CFC. Mas o pouco que conheco dos CFT, poucos resultam. O do Ribatejo (Golega) os miudos pagam para jogar e não há qq prospeção. Os miúdos é que aparecem e inscrevem-se. Sem ter a certeza, o projeto tem anos e não levou nenhum miudo para o Seixal. Qdo falei num 2° centro de estagio seria com o clube ao leme e não uma especie de franchising. E aproximavamo-nos de 4 ou 5 milhoes de pessoas. De Leiria para cima só com prospecao acima dos 12/13 e os CFT, assim como o Algarve

Eu sei, mas também não podemos retirar miúdos com 9, 10 e 11 anos, de perto dos seus pais para virem jogar para Lisboa/Seixal.

Por isso é que digo, o grande investimento para chegarmos até essas idades a nível nacional, deve ser feito no scouting e no CFT. Temos alguns jogadores que vieram de CFT e mais teríamos se assumíssemos uma postura mais profissional.

Creio que íamos abrir agora um CFT no Norte, creio que em Gaia.

Se os CFT funcionarem de forma "correta", conseguimos ter uma rede de talento sub-13 muito, muito grande, e depois aí logo se faz a triagem.

Não sei até que ponto isto é exequível, também. Seria preciso dar competição a esses CFT, que não sei em que nível estão, algumas vindas ao Seixal por ano, por exemplo, para não saírem para os clubes da zona, nomeadamente o Porto, onde aí ficam quase inacessíveis.

Na zona de Lisboa temos de ser apenas mais competentes que o Sporting.

André Sousa

Citação de: Jack Bauer em 02 de Julho de 2019, 00:29
Se o clube X chegar lá e disser "anda"...eles vão.

"Contratualmente" parece-me "coiso".

Aí o Benfica tem de se chegar à frente.

Agora, convém é ter conhecimento e, mais importante do que isso, ter os talentos bem identificados e ver quais são aqueles pelos quais vale a pena correr o risco.

Isto mesmo considerando a volatilidade inerente ao processo.

Como é óbvio, à imagem do futebol sénior, o Benfica não pode ser o único a ter bons jogadores.

Marselha1991

Citação de: André Sousa em 02 de Julho de 2019, 00:27
Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:21

Eu sei, mas também não podemos retirar miúdos com 9, 10 e 11 anos, de perto dos seus pais para virem jogar para Lisboa/Seixal.

Por isso é que digo, o grande investimento para chegarmos até essas idades a nível nacional, deve ser feito no scouting e no CFT. Temos alguns jogadores que vieram de CFT e mais teríamos se assumíssemos uma postura mais profissional.

Creio que íamos abrir agora um CFT no Norte, creio que em Gaia.

Se os CFT funcionarem de forma "correta", conseguimos ter uma rede de talento sub-13 muito, muito grande, e depois aí logo se faz a triagem.

Não sei até que ponto isto é exequível, também. Seria preciso dar competição a esses CFT, que não sei em que nível estão, algumas vindas ao Seixal por ano, por exemplo, para não saírem para os clubes da zona, nomeadamente o Porto, onde aí ficam quase inacessíveis.

Na zona de Lisboa temos de ser apenas mais competentes que o Sporting.

Andre, acredita que há dezenas de miudos a fazer ate 100kms para treinar no Benfica ou Sporting. E se é verdade que os CFT's podem ser uma alternativa (quer com equipas quer como scouting) então que se invista mais. A maioria aparenta mais ser uma montra da marca Benfica

André Sousa

Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:33
Andre, acredita que há dezenas de miudos a fazer ate 100kms para treinar no Benfica ou Sporting. E se é verdade que os CFT's podem ser uma alternativa (quer com equipas quer como scouting) então que se invista mais. A maioria aparenta mais ser uma montra da marca Benfica

Os que estiverem dispostos a isso... por mim tudo bem.

Agora o Benfica tem de ter uma alternativa, porque é perfeitamente legítimo que os pais não queiram estar a fazer uma série de kms para os miúdos irem jogar à bola durante uma hora. Ou até podem não ter meios para isso, porque não é algo que fique barato.

Aí fazemos o quê? Abdicamos do miúdo?

Marselha1991

Citação de: André Sousa em 02 de Julho de 2019, 00:36
Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:33

Os que estiverem dispostos a isso... por mim tudo bem.

Agora o Benfica tem de ter uma alternativa, porque é perfeitamente legítimo que os pais não queiram estar a fazer uma série de kms para os miúdos irem jogar à bola durante uma hora. Ou até podem não ter meios para isso, porque não é algo que fique barato.

Aí fazemos o quê? Abdicamos do miúdo?

Mas é isso que te estou a dizer. Terias o Seixal para toda a zona Sul e Odivelas/Loures para toda a zo a Norte. E ficarias geograficamente com uma grande vantagem face aos Lagartos (Alcochete e cidade universitaria)

André Sousa

Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:40
Mas é isso que te estou a dizer. Terias o Seixal para toda a zona Sul e Odivelas/Loures para toda a zo a Norte. E ficarias geograficamente com uma grande vantagem face aos Lagartos (Alcochete e cidade universitaria)

Mas eu estou a falar principalmente da zona do Porto, porque Benfica e Sporting partilham uma zona comum, basicamente.

Marselha1991

Citação de: André Sousa em 02 de Julho de 2019, 00:41

Mas eu estou a falar principalmente da zona do Porto, porque Benfica e Sporting partilham uma zona comum, basicamente.

Mas estar a falar do Porto a 300kms e com1.5M de habitantes quando de momento estás a perder a grande Lisboa de 4M para o Sporting nos escaloes mais baixos. E nao tenho duvidas que o fosso na formacao vai diminuir drasticamente com o Varandas. O BC desinvestiu e esqueceu completamente a formação

André Sousa

Mas o Benfica não tem desculpa para perder na zona de Lisboa.

É uma zona comum com o Sporting e neste momento temos muito mais capacidade de recrutar talento que eles.

Se um miúdo tiver uma proposta de Benfica e Sporting muito dificilmente hoje em dia não opta por nós. É preciso é lá chegar primeiro ou ao mesmo tempo que eles.

O Sporting continua a ser o Sporting, e se um miúdo do Belenenses ou de um clube menor, tipo Real ou Oeiras, tiver uma proposta deles, acaba por ir para lá e aí torna-se quase impossível.

Marselha1991

Citação de: André Sousa em 02 de Julho de 2019, 00:48
Mas o Benfica não tem desculpa para perder na zona de Lisboa.

É uma zona comum com o Sporting e neste momento temos muito mais capacidade de recrutar talento que eles.

Se um miúdo tiver uma proposta de Benfica e Sporting muito dificilmente hoje em dia não opta por nós. É preciso é lá chegar primeiro ou ao mesmo tempo que eles.

O Sporting continua a ser o Sporting, e se um miúdo do Belenenses ou de um clube menor, tipo Real ou Oeiras, tiver uma proposta deles, acaba por ir para lá e aí torna-se quase impossível.

Conheco alguns casos em que estao a chamar miudos de 6/7 anos para treinar. Tentam controlar os miudos à distancia. O que fizemos foi ter um enquadramento muito melhor a nivel tecnico e uma melhor prospecao. E nota-se que os nossos têm uma melhor evolucao a partir dos 15 para diante. A questão é pq é que temos que comecar atras aos 13/14 anos

André Sousa

Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:52
Conheco alguns casos em que estao a chamar miudos de 6/7 anos para treinar. Tentam controlar os miudos à distancia. O que fizemos foi ter um enquadramento muito melhor a nivel tecnico e uma melhor prospecao. E nota-se que os nossos têm uma melhor evolucao a partir dos 15 para diante. A questão é pq é que temos que comecar atras aos 13/14 anos

Há uma coisa que também tem alterado as coisas a nosso favor.

É a passagem para a equipa A.

O Sporting, mal ou bem, terá sempre talento na sua formação. Umas vezes mais, outras vezes menos. Como acontece com o Benfica, em que há gerações de muita qualidade e outras mais fraquinhas. A questão é que eles têm dificuldade em fazer a transição para a equipa A/futebol sénior, e o Benfica tem aparecido muito melhor a esse nível. São jogadores juniores na equipa B, agora também nos sub-23, e são oportunidades e espaço para eles na A.

Olhando para a geração de 2000 deles, que foi campeã de iniciados e juvenis e fez uma prestação patética nos juniores, o que é que mudou?

Geraldes, Iuri, Matheus, Podence, falando apenas destes quatro, eram jogadores que tinham mais do que qualidade suficiente para estarem hoje na equipa A do Sporting ou até mais acima, mas todos eles foram mal geridos.

Sem equipa B mais dificuldade vão ter.

Eles são um pouco aquilo que foi o Benfica há uns anos atrás. Partem atrás quando chegam ao mesmo tempo que o Benfica a um determinado jogador. A questão é que o Benfica, mesmo nos anos anteriores ao CFC, teve qualidade na formação. Indo até à geração de 89 e 90, por exemplo, que apanhou apenas um período do CFC. Porque é que não deu? Porque não houve enquadramento para eles no futebol sénior, porque qualidade havia de sobra.

O Benfica acha que a forma como leva as coisas é a ideal porque tem dado resultado mas é bom que não nos encostemos, porque isto muda. A base é quase tão importante como o topo da pirâmide, neste caso.

nightcrowler

Citação de: Marselha1991 em 02 de Julho de 2019, 00:45
Citação de: André Sousa em 02 de Julho de 2019, 00:41

Mas estar a falar do Porto a 300kms e com1.5M de habitantes quando de momento estás a perder a grande Lisboa de 4M para o Sporting nos escaloes mais baixos. E nao tenho duvidas que o fosso na formacao vai diminuir drasticamente com o Varandas. O BC desinvestiu e esqueceu completamente a formação
A zona norte / área metropolitana do Porto é que deve ser a nossa maior dificuldade.
Em Lisboa, temos o sporting como rival, e temos argumentos suficientes. Temos melhores condições, mais dinheiro, mais investimento, maior histórico de lançamento de miudos no curto prazo, o Seixal é uma referencia, e mesmo investimentos como a universidade Benfica, por exemplo, vão ajudar a estarmos um passo bem à frente do sporting.

Situação bem diferente na zona norte. E a razão para a nossa vantagem competitiva ser atenuada por um porto sem capacidade de investimento, sem histórico de ligação de miudos, é apenas e só a distância. Para uma família, entre ter os filhos a 50 ou a 350km, não há muito a escolher. Por exemplo, não conheço o caso em concreto, mas o tomas Esteves, o lateral direito talentoso do Porto, é de arcos valdevez. Teve interesse do Porto sporting e Benfica. O miúdo e o pai era benfiquista. Mas entre mandar o filho para 45 minutos de distância ou 3 horas e meia, tudo o resto se esquece.
Como o próprio Felix na altura, que foi para o Porto que era muito mais perto, e não fossem eles maçaricos, e não chegava o rapaz ao Seixal.

Pessoalmente, oarece-me que a construção de um Seixal 2.0, na zona norte, seria a pedra toque para afirmar o nosso projeto na zona norte. Um centro formação mais pequeno obviamente, mas de topo ao nível de condições, seria também uma forma de ter acesso a bons professores da zona norte. Não duvido que alguma câmara ceda terreno, e creio que a zona de Famalicão seria a ideal. Pela proximidade ao Porto, pelos acesos a toda a zona norte, pela quantidade de gente e miudos que ha em Famalicão, e ainda por ser concelho vizinho de trofa santo tirso Guimaraes braga e Barcelos. A quantidade de gente que vive neste raio é bastante, e além disso há cada vez maior concorrência de centros de formação na zona (braga Guimaraes o Porto vai construir um centro o moreirense igual), pelo que seria a forma de conseguir aumentar a nossa implementação na zona

Jack Bauer

Ha mais de um ano alertei aqui, que tive conhecimento que o sporting estava a trabalhar (novamente) bem na formação de base.

Falei com dirigentes de dois clubes da AMLisboa que me falaram mal do Benfica e muito bem do sporting.

Falaram da sobranceria do Benfica, a "mania", chegaram a contar me um caso surreal, do tipo:

"Esse miudo vai treinar connosco, é só para avisar" ou até, de nem cavaco darem ao clube mais pequeno.

Quando o clube mais pequeno pede "umas bolas", arrogavam se em suprasumos ... ao contrário dos lagartos, onde existia p.e. cordialidade.

Escusado será dizer que isto passou de clube para clube. com este tipo de procedimento fez com que alguns miúdos interessantes fossem para o....sporting ou estão "seguros" por eles.

Marselha1991

Citação de: Jack Bauer em 02 de Julho de 2019, 08:41
Ha mais de um ano alertei aqui, que tive conhecimento que o sporting estava a trabalhar (novamente) bem na formação de base.

Falei com dirigentes de dois clubes da AMLisboa que me falaram mal do Benfica e muito bem do sporting.

Falaram da sobranceria do Benfica, a "mania", chegaram a contar me um caso surreal, do tipo:

"Esse miudo vai treinar connosco, é só para avisar" ou até, de nem cavaco darem ao clube mais pequeno.

Quando o clube mais pequeno pede "umas bolas", arrogavam se em suprasumos ... ao contrário dos lagartos, onde existia p.e. cordialidade.

Escusado será dizer que isto passou de clube para clube. com este tipo de procedimento fez com que alguns miúdos interessantes fossem para o....sporting.

Não é bom saber que assim é, contudo sabendo que o Benfica imveste muito mais, a exigência desses clubes não será maior em relação ao Benfica?