O.P.A. do S.L.Benfica sobre a Benfica,SAD

policeMAN

não inventem mais explicações...

isto é para pagar favores e encher os bolsos dos amigos. ponto

estamos a ser roubados... mas deixem lá o homem que no meio de 14Milhoes não existe ninguem capaz!!

Dr.Lecter

Citação de: Avante em 21 de Novembro de 2019, 17:36
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Novembro de 2019, 15:43
Bom,

Uma vez que o processo da O.P.A. vai demorar algum tempo - considerando os procedimentos legais obrigatórios - e uma vez que no tópico das finanças a informação acaba por se misturar, passaremos a discutir o tema neste tópico, apelando o esforço dos users que contribuíram com info relevante sobre este tema no outro tópico que a coloquem aqui para que fique toda junta.

Entretanto, e porque o tema "em voga" no futuro próximo será mesmo a O.P.A., trancaremos o tópico das finanças.

Por fim, volto a apelar à contenção no offtopic - designadamente a troca de galhardetes entre users, mas também os muitos comentários apenas insinuosos - já que a matéria nos parece muito importante para o futuro do clube e SAD.

Os tais "experts" podem debitar a cartilha Vierista, mandar areia para os olhos do povinho, tentar desviar dos assuntos importantes... e queres contenção ?

Mas qual cartilha? Eu ainda não vi aqui ninguém, ou quase ninguém, dizer com as letras todas que esta operação, per si, traz benefício directo para o clube. O que vejo é gente a dizer que este movimento permite uma reorganização empresarial e um ganho de elasticidade que poderá num futuro mais ou menos próximo, atrair esse benefício.

Depois cada um é livre de acreditar nisto ou não.

E para mim é tão insinuoso dizerem que "o Vieira quer é roubar" como "tudo em que o Vieira toca vira ouro". E acho que o meu histórico fala por mim quanto àquilo que eu penso sobre a liderança desportiva do clube e SAD. Só não diabolizo tudo o que de lá vem sem tentar ser objectivo.

E é o apelo que faço aqui. É que exponham dúvidas (que são legítimas e que muitos têm, nos quais me incluo), façam as perguntas, dêem as vossas opiniões. Porque andar aqui a dizer que este ou aquele é um ladrão ou que é o melhor dirigente da história acrescenta zero à discussão e zero para o esclarecimento de quem o procura aqui.

E, no que ao meu papel diz respeito, também pouco acrescenta ao fórum.

Maka

Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 17:32
Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 17:23
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 16:59
Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 15:58
Resposta a um dos últimos posts do tópico das Finanças, e cuja resposta já tinha em preparação qd o tópico foi fechado.

Question:
Em algum lado está explicito que os Orgãos Sociais reservam o direito de venderem a sua % ao valor da OPA? Não tenho aqui a comunicação à CMVM à mão.
.....
Está no ponto 10 do comunicado à CMVM.

......

E isso decorre da articulação conjunta do artº 15 do CVM que obriga à igualdade de tratamento que deve ser assegurada a todos os titulares dos valores mobiliários pertencentes à mesma categoria e do Artº 123, nº 2, que define que o preço da oferta é único para a mesma categoria de títulos.

Quando for divulgado prospecto com o lançamento definitivo da oferta esta matéria deverá vir lá bem explícita, porque o anúncio preliminar é apenas uma pequena síntese.

mas titulares dos órgãos sociais são accionistas iguais ao lonstrup ou ao malu15, ou têm outro tipo de obrigações legais?
Nos direitos são iguais aos de qualquer accionista, quanto muito podem ver os títulos bloqueados por situações previstas na lei como é o caso agora. Nas obrigações são bastante mais alargadas, no tocante aos dever de informação das operações que realiza e de sigilo sobre a informação com que lida no exercício das suas funções, sob pena de poder incorrer em crimes e contra-ordenações de natureza vária, pois lida com informação considerada privilegiada para o mercado.
então essas situações previstas na lei não suspendem esses supostos direitos de igualdade?

Se é a própria lei que cria situações de excepção, porque é o Benfica obrigado a comprar as acções deles no futuro?

Resposta curta e grossa: não é obrigado. Fez porque quis.

Dr.Lecter

Citação de: Maka em 21 de Novembro de 2019, 17:49
Citação de: magoslb em 21 de Novembro de 2019, 17:43
Citação de: _adviser_ em 21 de Novembro de 2019, 17:39
Estarão, com este movimento, a cozinhar a  venda do clube a um investidor ou coisa parecida?
Não percebo um caralho deste assunto.

Venda não me parece, mas não invalida que num futuro próximo um accionista minoritário, mas com vontade gastar dinheiro, fosse metido na sad.

Que interesse teria esse accionista? Eu não vejo nenhum.

Pode ter outro tipo de contrapartidas associadas (tipo o famoso naming) ou então algum lugar na administração da SAD que lhe permita influenciar a gestão.

Maka

Citação de: Dr.Lecter em 21 de Novembro de 2019, 17:53
Estarão, com este movimento, a cozinhar a  venda do clube a um investidor ou coisa parecida?

Venda não me parece, mas não invalida que num futuro próximo um accionista minoritário, mas com vontade gastar dinheiro, fosse metido na sad.

Pode ter outro tipo de contrapartidas associadas (tipo o famoso naming) ou então algum lugar na administração da SAD que lhe permita influenciar a gestão.

Isso seria absurdo, e quem o permitisse teria que ser arrastado pelos tornozelos e posto fora do clube. Na hora.

Quando perguntei que interesse tinha um eventual investidor minoritário parti do princípio que o único interesse da SAD seria servir o clube. Se nos vamos afastar abertamente desse pressuposto (já acontece, mas não abertamente) então mais vale fechar portas.

Dr.Lecter

Citação de: Maka em 21 de Novembro de 2019, 17:55

Isso seria absurdo, e quem o permitisse teria que ser arrastado pelos tornozelos e posto fora do clube. Na hora.

Estou a colocar um cenário que me parece plausível para responder à tua pergunta. Lá está, depois desta operação, caso a mesma seja bem sucedida, só restará a barreira dos sócios.

terrorista

Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 16:18
Citação de: terrorista em 21 de Novembro de 2019, 16:01
Resposta a um dos últimos posts do tópico das Finanças, e cuja resposta já tinha em preparação qd o tópico foi fechado.

Question:
Em algum lado está explicito que os Orgãos Sociais reservam o direito de venderem a sua % ao valor da OPA? Não tenho aqui a comunicação à CMVM à mão.
.....

......

E isso decorre da articulação conjunta do artº 15 do CVM que obriga à igualdade de tratamento que deve ser assegurada a todos os titulares dos valores mobiliários pertencentes à mesma categoria e do Artº 123, nº 2, que define que o preço da oferta é único para a mesma categoria de títulos.

Quando for divulgado prospecto com o lançamento definitivo da oferta esta matéria deverá vir lá bem explícita, porque o anúncio preliminar é apenas uma pequena síntese.

Pergunta honesta, sem segunda intenção.  Quais poderão ser os benefícios para o Benfica sad ou clube desta operação?
Pergunta honesta tb merece ter uma resposta honesta. Os objectivos imediatos parecem claros, e já foram relatados por aqui. Sobre os benefícios ou não, poderá haver várias opiniões e cada um formulará a sua em função da informação que possa ter e do uso ou da formulação que dela fizer. Certamente que isso irá ficar mais claro no futuro.

Eu por mim espero que a decisão que foi tomada pelos orgãos de Direcção do BENFICA seja de longo alcance e que venha a ser benéfica para o nosso Benfica.

Faço uma pergunta honesta recebo uma resposta cheia de nada.

Obrigado!

Depreendo que seja por não haver nada que o justifique.

magoslb

Eu acho que se um accionista que ficasse com uma boa parcela, mesmo que minoritária, dependendo da área onde actue, pode ter no Benfica uma plataforma para abrir caminho ao mundo dos negócios.

Vou propor um cenário depois diz se pode ser exequível. O que for inviável agradeço a correcção.

Acho que é pacífico que o Vieira mesmo sem ordenado, ganhou muito em termos empresariais, ser presidente do Benfica abre muitas portas.

Continuando o clube com a maioria das acções, imagina que o Vieira, o Oliveirinha (tem ainda alguma %) e mais uns quantos vendem todos as acções a um interessado em entrar na sad. Esse grupo ou pessoa não poderia assumir a maioria do clube, mas teria caminho aberto para uma plaforma de negócios que em Portugal é unica.

Maka

Citação de: magoslb em 21 de Novembro de 2019, 18:01

Eu acho que se um accionista que ficasse com uma boa parcela, mesmo que minoritária, dependendo da área onde actue, pode ter no Benfica uma plataforma para abrir caminho ao mundo dos negócios.

Vou propor um cenário depois diz se pode ser exequível. O que for inviável agradeço a correcção.

Acho que é pacífico que o Vieira mesmo sem ordenado, ganhou muito em termos empresariais, ser presidente do Benfica abre muitas portas.

Continuando o clube com a maioria das acções, imagina que o Vieira, o Oliveirinha (tem ainda alguma %) e mais uns quantos vendem todos as acções a um interessado em entrar na sad. Esse grupo ou pessoa não poderia assumir a maioria do clube, mas teria caminho aberto para uma plaforma de negócios que em Portugal é unica.

Ah. Portanto, iria entrar na SAD para entrar no circuito do 'compadrio'. Epah, sim, é altamente plausível. Mas eu quando perguntei estava mais a pensar em objectivos.....legítimos, digamos assim  ;D

capelada

A questão do naming é como o Sporting, não anda para a frente e nunca vai acabar.

BlankFile

Uma pergunta:

Quando é que iremos ter conclusões definitivas sobre o sucesso ou não desta OPA? Existe algum prazo concreto?

pguerreiro

Spoiler
Citação de: zero07 em 21 de Novembro de 2019, 16:11
https://eco.sapo.pt/opiniao/nem-8-nem-80-benfica-da-premio-de-81/

Artigo economico de um benfiquista ou não benfiquista, o que interessa são os factos:

"Nem 8, nem 80. Benfica dá prémio de 81%
Pedro Sousa Carvalho
7:30
115
1
A SAD liderada por Luís Filipe Vieira foi alvo de uma OPA por parte da SGPS liderada por Luís Filipe Vieira que vai comprar ações do acionista Luís Filipe Vieira com um prémio de 81%.

Foi em 2006 que a Sonae lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom. Belmiro de Azevedo propôs-se a pagar 9,50 euros por cada ação da PT, mas, no início de 2007, os títulos da operadora já negociavam em bolsa acima dos 10 euros, com os investidores a especularem que o patrão do grupo Sonae iria rever em alta o preço da OPA.

Na altura, confrontado com este facto, Belmiro de Azevedo disse uma daquelas frases que ficou para a história do mercado de capitais em Portugal: "Pago mais se descobrir um poço de petróleo debaixo da sede da Portugal Telecom".

Esta história vem a propósito da OPA que a Sport Lisboa e Benfica SGPS lançou esta semana sobre o capital da SAD do próprio Benfica, oferecendo um prémio estrondoso e inaudito de 81%. Nem 8, nem 80, o prémio é de 81%.

Numa altura em que o Benfica está a mudar o relvado do estádio da Luz, é caso para perguntar se Luís Filipe Vieira encontrou algum poço de petróleo quando estava a mudar a relva?

Esta OPA da Benfica SGPS sobre a Benfica SAD levantas várias dúvidas.

A primeira é naturalmente o preço. As ações da SAD estavam a cotar em bolsa a 2,76 euros e a SGPS propõe-se na OPA a pagar 5 euros por cada título, ou seja, um prémio de 81%. É razoável do ponto de vista financeiro pagar um prémio tão elevado por uma OPA que é voluntária, não obrigatória? Faz sentido desembolsar 32 milhões de euros para comprar uma fatia de capital de uma SAD sobre a qual já se tem o controlo total e absoluto?

O capital da SAD do Benfica está completamente blindado. 40% das ações são da categoria A, têm direitos especiais e estão nas mãos do clube. Das ações da categoria B (cotadas em bolsa), a Benfica SGPS controla 23,65% e o presidente Luís Filipe Vieira 3,28%, ou seja, já são imputados ao Benfica dois terços do capital da SAD. Se a OPA parcial tiver sucesso, o Benfica ficará com 95%.

O parágrafo anterior creio que também deita por terra aquela outra tese de que o Benfica estará a lançar uma OPA para se defender preventivamente de algum eventual ataque de um fundo abutre que poderia querer entrar no capital da SAD de forma hostil. Com o controlo quase absoluto da SAD, a águia está completamente a salvo de qualquer ataque de um abutre ou de um outro passaroco qualquer.

Isto levanta uma segunda questão: se o Benfica com 67% da SAD tem basicamente o mesmo poder que terá com 95%, então porquê lançar a OPA?

A justificação oficial aparece no anúncio preliminar da OPA: afirma a sociedade que o preço visa "assegurar que os acionistas que adquiriram as suas ações na oferta pública de distribuição em 2001 possam vender a um preço semelhante ao preço nominal a que as mesmas foram então subscritas (1.000 escudos, ou seja, 5 euros), permitindo-se, reflexamente, nos termos legais, aos demais acionistas venderem ao mesmo preço".

Benfica, uma SGPS ou uma IPSS?
Por que motivo o Benfica vai ressarcir os investidores que perderam dinheiro em bolsa? É uma SGPS ou uma IPSS? Quem perdeu o dinheiro achava que estava a fazer um depósito bancário no Benfica? Se é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SAD, tem de defender os interesses dos acionistas do clube, também é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SGPS, tem a obrigação de defender os interesses patrimoniais da sociedade e do clube do qual também é presidente da direção.

Mesmo que fizesse sentido esse argumento de ressarcir aqueles que perderam dinheiro a investir em bolsa, e não faz, se quisesse realmente compensar os investidores teria outras formas de o fazer, nomeadamente através da distribuição de dividendos. Ou não quer que os seus acionistas tenham de pagar impostos ao Estado?

O argumento de devolver o dinheiro que eles investiram em 2001 perde todo o sentido quando se olha para a estrutura acionista da SAD e se vê que muitos dos atuais acionistas nem sequer lá estavam em 2001, pelo menos com posições relevantes. É o caso da Olivedesportos, da empresa de produtos alimentares Quinta de Jugais ou de José António dos Santos. E de outros tantos milhares de acionistas que foram vendendo as suas ações ao longo dos últimos quase 20 anos.

Esta história tem abutres, águias e ainda mais aves. José António dos Santos é dono da Valouro, empresa que se dedica à produção e comercialização de aves, sendo atualmente o maior acionista do Benfica em nome individual, com 12,71% do capital. José António dos Santos é o exemplo de um investidor que não era acionista em 2001 e que agora vai encaixar 14 milhões de euros na OPA. Há dois anos comprou ações do Benfica a 1 euro e agora pode vendê-las a 5 euros. Jackpot.

A outra dúvida que levanta esta OPA é por que razão é uma oferta parcial e não total? Num cenário em que todos aceitem a oferta, não faria mais sentido baixar o valor do prémio da OPA e com o que se poupa alargar a oferta a todas as ações dispersas em bolsa? Se esta oferta tiver sucesso, e não levando em linha de conta os 3,28% detidos por Luís Filipe Vieira, o Benfica ficará com apenas 5% do seu capital disperso. Faz sentido continuar cotado com um free float tão reduzido?

Finalmente, a última dúvida que suscita esta OPA é um aparente conflito de interesses. Luís Filipe Vieira aparece do lado do comprador e do vendedor. Numa OPA parcial, está proibido de vender as suas ações, mas fez um acordo com o Benfica para que quando ele e os restantes membros dos órgãos sociais cessarem funções, terem direito a vender as suas ações pelos mesmos 5 euros da OPA.

Filipe Garcia, economista da IMF, dizia ontem ao Jornal de Negócios, que os "órgãos sociais estão a definir um preço para eles próprios saírem do capital" e que estão "a decidir em causa própria". Numa OPA em que existe esta suspeita de "decidir em causa própria", e com um prémio tão estapafúrdio de 81%, os benfiquistas deveriam confrontar o presidente com estas dúvidas e não fazer o papel de avestruzes. Numa história com tantos pássaros, enterrar a cabeça na areia não é a melhor estratégia.

No caso de Luís Filipe Vieira, quando sair do Benfica poderá vender as suas ações aos 5 euros da OPA e levar para casa 3,8 milhões de euros. Com esta OPA, ajuda-se a si próprio, ajudando os outros.

Em 2007, depois da estreia do Benfica em bolsa, Joe Berardo também chegou a lançar uma OPA sobre o Benfica com um prémio de 30% para, segundo ele, "ajudar o clube do coração". Aparentemente os benfiquistas têm um coração grande — alguns ainda se lembrarão da "Operação Coração" — e são uns mãos-largas a pagar prémios nas OPA. Ao menos Berardo quis ajudar com dinheiro dele e não com dinheiro do próprio Benfica.

Pedro Sousa Carvalho
Diretor Executivo"

[fechar]
O que é que o Pedro Sousa Carvalho se propõe fazer para garantir o sucesso da operação, considerando i) não ser uma operação crítica para o Benfica, logo não se poder apelar ao clubismo ou cedências, ii) sendo opcional e as pessoas logo não obrigadas a vender, iii) muitos dos que empataram dinheiro o fizeram sem intentos de ganhos, mas que atendendo à existência de liquidez, estão no pleno direito de considerar uma deselegância desnecessária ao investimento que fizeram? Pagar lap dances?

MALU15

Citação de: Maka em 21 de Novembro de 2019, 17:47
Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 17:36
Citação de: Maka em 21 de Novembro de 2019, 17:14

Question:
.....

......

Estás a ser deliberadamente enganoso. Essa igualdade de tratamento é no momento da oferta. Não há nada nesse artigo (acabei de verificar) que obrigue o ofertante a estender no tempo a oferta para que os accionistas que sejam simultaneamente titulares de órgãos sociais possam, quando cessarem as funções, vender as duas acções ao preço de uma oferta que na altura já terá cessado. Repito: já terá cessado. Por isso quando dizes "o preço da oferta é único".....pois é. Só que quando os OS cessarem as suas funções a oferta já não existe. Logo o preço da oferta já não se aplica.
Não é o Benfica que está a descriminar o accionista LFV ao não o permitir vender as suas acções enquanto for presidente; é a lei que o diz. O Benfica limita-se a cumprir a lei. Essa tua interpretação do artigo é altamente abusiva e errada.
Bom já estás a jogar com as palavras ... Mas olha que depois de findar a oferta há o momento seguinte mesmo antes duma hipotética (mas bastante previsível de acontecer) aquisição ou alienação potestativa, e que por isso interessará ao Grupo Benfica que estejam reunidas as condições do limite dos 90% (contando tb com os 3,28% dos OS).

"Jogar com as palavras"? Meu caro, a letra da lei são precisamente as palavras. Uma única palavra pode mudar completamente o sentido da lei. O que eu estou a fazer é fazer a leitura literal da lei, e não a extrapolar para situações que claramente não estão lá previstas.

Eu não contesto a tua segunda frase (se bem que continuo a desconfiar do objectivo de tal operação). Não há nada a contestar, é factual. A única coisa que contestei foi a tua interpretação do artigo em causa.

Volto a repetir: nada no artigo 20º (ou em outro artigo) estabelece que o ofertante tem que manter o preço para lá do término da oferta para que os accionistas que sejam simultaneamente titulares de cargos nos OS possam mais tarde vender as suas acções ao preço da oferta. Nada. Isto foi algo que o Benfica (Vieira) resolveu inserir por sua iniciativa, e não algo a que foi obrigado.
Mas se não a contestas é porque a admites. E agora vê no caso de vir a haver condições para ocorrer a alienação obrigatória (e para isso os 3,28% podem até ser decisivos para se atingir os 90%) era racional deixar essa parte dos OS para ser tratada já no âmbito do artº 196º do CVM que abaixo transcrevo?

Artigo 196.º
Alienação potestativa

1 - Cada um dos titulares das ações remanescentes pode, nos três meses
subsequentes ao apuramento dos resultados da oferta pública de aquisição referida
no n.º 1 do artigo 194.º, exercer o direito de alienação potestativa, devendo antes,
para o efeito, dirigir por escrito ao sócio dominante convite para que, no prazo de
oito dias, lhe faça proposta de aquisição das suas ações.
2 - Na falta da proposta a que se refere o número anterior ou se esta não for
considerada satisfatória, qualquer titular de ações remanescentes pode tomar a
decisão de alienação potestativa, mediante declaração perante a CMVM
acompanhada de:
a) Documento comprovativo de consignação em depósito ou de bloqueio das
ações a alienar;
b) Indicação da contrapartida calculada nos termos dos n.os 1 e 2 do artigo
194.º
3 - Verificados pela CMVM os requisitos da alienação, esta torna-se eficaz a partir da
notificação por aquela autoridade ao sócio dominante.
4 - A certidão comprovativa da notificação constitui título executivo.

flsb

Aparece aí uma Contra-OPA a dar mais 5% do valor que baralha já isso tudo .

policeMAN

Qual foi o preço que o Vieira pagou pela ações do SLB? 1€??
onde arranjou ele quase 800 mil euros para as comprar?