O.P.A. do S.L.Benfica sobre a Benfica,SAD

zero07

Apesar de o MALU continuar a não responder às minhas questões.
Vou postar aqui um link sobre as declarações do Bagão Félix para as quais ele, e muito bem, sugeriu ver...mas mais não escreveu.

http://oindefectivel.blogspot.com/2019/11/em-torno-da-opa-parcial-sobre-benfica.html?m=1

Por razões óbvias não colo aqui todo o texto que pode ser encontrado acima.

Alguns excertos por ordem são:

Em torno da OPA parcial sobre a Benfica SAD

"Não me lembro de, alguma vez, em Portugal, uma OPA oferecer um tão elevado prémio sobre a cotação no momento do seu anúncio

1. Foi tornado público o anúncio do lançamento de oferta pública de aquisição (OPA) voluntária e parcial
(...)
Sendo um assunto muito relevante na vida e no futuro do SLB, despertou muito menos gula mediática do que os gémeos do Seferovic ou os 10% sintéticos do novo relvado.
(...)

2. Algumas questões devem ser analisadas. A primeira é a de que a legítima cautela de ter os mecanismos necessários para impedir investidas indesejáveis poderá estar já salvaguardada nos estatutos da Sociedade, senão na totalidade, pelo menos em parte significativa. Por exemplo, no seu artigo 13.º, se preceitua que é necessária a unanimidade dos votos estatutariamente correspondentes às acções da categoria. A (40% do capital, exclusivamente detido pelo Benfica) para serem aprovadas deliberações da Assembleia Geral sobre «a aquisição, directa ou indirecta, de acções representativas de mais de 2% do capital social da Sociedade por uma entidade concorrente
(...)
Tendo isto em consideração, procurei - especulativamente é certo - alcançar uma razão que justifique uma operação desta envergadura financeira. Vejo que com o aumento da percentagem de capital detido, aumentarão as condições para, a prazo, o Benfica poder alienar uma parte (minoritária) a um ou mais investidores estrategicamente considerados bem-vindos. É crível admitir que haja entidades com as quais se possa edificar uma parceria estratégica que potencie sinergias, inovação, antecipação, expansão internacional, troca de know-how, oportunidade de negócio, etc.

3. Há, ainda, um ponto que me suscita dúvidas. Refiro-me ao preço oferecido por cada acção. Dir-se-á que se quer devolver agora o que os accionistas pagaram quando subscreveram títulos da Benfica SAD na primeira oferta pública (IPO) em 2001. (...) Mas  haverá muitos accionistas que compraram os títulos no mercado secundário por preços bem inferiores aos agora oferecidos €5. Não me lembro de, alguma vez, em Portugal, uma OPA oferecer um tão elevado prémio sobre a cotação no momento do seu anúncio (81%,
(...)
Os grandes beneficiários do prémio oferecido serão quatro empresários que, juntos, detêm 21,1% dos 28% do capital sobre o qual incide a OPA, ou seja 75,4% da oferta (...) Dos 32,3 milhões que a Benfica SGPS pagará se a OPA se efectuar integralmente, 24,2 milhões vão para estes accionistas. (...), a maior daquelas quatro participações (António José dos Santos, Grupo Valouro) resultou de aquisições posteriores a preço bastante inferior (...)

4. Um último ponto: com a possibilidade acrescida e consistente de lucros futuros, haverá maior pressão para a situação (inédita) de distribuição de dividendos. Caso isso alguma vez venha a suceder - do que duvido - (...)

5. É isto que se me oferece escrever sobre esta iniciativa. Sei que não tenho, aqui e agora, a informação necessária e suficiente para, honestamente, ter uma posição indiscutível. (...)
"
Bagão Félix, in A Bola

Quanto ao ponto 2 acima, todos sabemos que há imensas formas de criar parcerias, e duvido que alienar acções, que não deviam dar dividendos, seja interessante para qualquer parceiro. E msm que dessem dividendos, como é que o parceiro teria a certeza que os dividendos continuariam a não ser que o Benfica perdesse controlo da SAD? Pois.

É ainda uma pena o Sr. Bagão Félix não ter comentado 3 tópicos tão ou mais importantes:

6: A data em que esta OPA foi lançada.
Não se trata do dia mas do ano.
As acções do Benfica estiveram anos e anos a valer perto de 1€...desde 2011...mas durante todo esse tempo...o Sr DSO não se lembrou de OPAs...e neste tempo todo não havia perigo de alguém comprar uma posição minoritária.
Aliás...mais longo que o período em que as acções valiam perto de 1€ talvez só o numero de anos que o DSO está a dizer que o naming está quase a ser assinado.
Surpresa, antes de vermos 1 centimo do naming vamos investir numa 1a fase 32M.
Continuando, entre Junho de 2018 e Fevereiro de 2019 as acções passam de 1,35 para 2,85, quando o valor mais alto até então, desde 2016, tinha sido 1,58.
Ora como se explica que após um campeonato perdido para o porxx as acções subam para mais do dobro, quando após o TETRA ou após idas aos quartos da champions as acções tiveram um aumento reduzido??
Em Fevereiro de 2019 ainda nem tinhamos jogado no dragao e em Janeiro tinhamos perdido para a Taça da Liga frente ao porxx!
É ou não muito estranho este movimento de capitais?

7: Existe ou não conflito de interesses em OPAs lançadas por uma SAD com cláusulas sobre o valor Pós-OPA de acções que elementos da mesma SAD possuem?

8: Porque não foi a votação em assembleia do clube a OPA?
-Era ou não era possível informar os sócios por sms/newsletter numa 6a à noite sobre o intuito de fazer uma OPA, e levar isso a votação numa assembleia previamente marcada para o sabado ou domingo desse fim de semana? (Tudo feito após fecho da bolsa e antes da abertura da mesma na 2a feira)
Foi para poupar nos sms?

De resto, já tinha comentado anteriormente os pontos acima, deste a inaudita justificação (ressarcir accionistas originais no mercado de capitais) para a OPA , ao ponto de perto de 16,9M, ou seja, perto ou mais de metade dos 32M propostos afinal não vão servir para recompensar os accionistas originais!!

Quantos às questões que já coloquei, espero que o MALU, Citric e hypoNaoSeiDasQuantas possam responder quando tiver tempo:
-Que clubes com maioria da SAD dão dividendos?
-Que empresas com maioria do capital pagaram prémios de 81%?
-Era ou não era possível informar os sócios por sms/newletter numa 6a à noite sobre o intuito de fazer uma OPA, e levar isso a votação numa assembleia previamente marcada para o sabado ou domingo desse fim de semana? (Tudo feito após fecho da bolsa e antes da abertura da mesma na 2a feira). Foi para poupar nos sms?

Por fim, queria dizer que é imperioso que a SAD assegure que quem paga para ver e suportar o Benfica seja também reassercido do preço do bilhete se não formos campeões. Que acham? Será que teriamos um gabinete de comunicação assim?

:bandeira1:

Fico mais uma vez à espera deque resposta de Malu, Citric e hypoNaoSeiDasQuantas

Fico também à espera que os Benfiquistas partilhem as questões acima por todos os restantes.

golfdreamer

Citação de: boladeneve em 01 de Dezembro de 2019, 23:08
Citação de: golfdreamer em 01 de Dezembro de 2019, 22:57
Citação de: boladeneve em 01 de Dezembro de 2019, 22:53
Citação de: golfdreamer em 01 de Dezembro de 2019, 22:49
Citação de: boladeneve em 01 de Dezembro de 2019, 21:32
Citação de: golfdreamer em 01 de Dezembro de 2019, 20:41
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: golfdreamer em 30 de Novembro de 2019, 12:36
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:40
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 11:06
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Porque nunca as ações estiveram a esse preço, excluindo a oferta inicial, e pelo histórico do seu valor acreditar que nos proximos anos lá ia chegar é pura fantasia.

Responde-me tu com que factos concretos podes afirmar que as ações têm esse valor ou ainda superam esse mesmo valor.

Já respondi a outras almas caridosas, mas como te citei, aqui fica.

A cotação das ações chegar ou superar os 5€ só depende das intenções de compra.

Ir buscar o último valor transacionado antes do anúncio diz-nos zero sobre o custo real de comprar 30% do capital social. A única coisa que sabemos é o custo de comprar meia dúzia de ações, passe a expressão.

Ao teu desafio começo por responder da seguinte forma: nenhum investidor racional aceitaria vender por um valor inferior aos capitais próprios, ou seja, ligeiramente acima dos 5€.

Na realidade, se olharmos ao EBITDA, a SAD vale, pelo menos, 300 milhões. Quando considerados outros valores intangíveis, vale bem mais.

Mas isto tudo é ignorar a característica principal da massa acionista anónima. O amor ao Benfica.

Ninguém (quase ninguém) quer saber o valor real da SAD. Somos investidores apaixonados, que acedemos a ajudar a manter a SAD na esfera dos Benfiquistas.

Eu não estou vendedor, mas deixo bem claro, quem o quer fazer, que seja ressarcido do investimento que fez.

No que te baseias para dizer isto?
A realidade mostra-nos que nenhum investidor racional pagou sequer metade deste valor para ter uma % da SAD. Outros venderam a praticamente 1/5 deste valor há não muito tempo.

é exactamente baseado nesta premissa:
"Ninguém (quase ninguém) quer saber o valor real da SAD. Somos investidores apaixonados, que acedemos a ajudar a manter a SAD na esfera dos Benfiquistas."
Se ninguém quer saber do real valor da SAD, porque é que o clube têm que sobrevalorizar em prejuízo próprio?

Diria que na hierarquia de interesses de investidores profissionais, primeiro viria não investir em SAD (pelo risco e improbidade de obter dividendos), e só depois, não vender abaixo dos capitais próprios.

Em relação às tua última consideração, insisto que a oferta não está sobrevalorizada, antes pelo contrário.

A SAD vale mais que 5€ por ação, seja qual for o método de avaliação...

A tua 1a frase é um pouco confusa, ou seja não investem pelo risco e por nao distribuir dividendos, mas esses mesmo agora só venderiam por 5€ ou mais?
Se não faz sentido vender-se por menos de 5€ porque é que as compras e vendas se faziam por metade desse valor?

Faz-me um favor, aplica esses métodos de avaliação ao Lyon por exemplo e diz-me quanto vale.
Digo-te já que a discrepância entre o valor de acção e as tuas contas vai ser parecido com o que vemos no Benfica.

Confuso?

Eu explico.

As ações de SAD não são um investimento atrativo, nomeadamente pelo risco associado, e porque a distribuição de dividendos é muito improvável.

Ainda assim, se algum investidor que busca retorno, investe numa SAD, dificilmente venderá a sua posição por um valor abaixo do justo. Que é o caso dos 5€.

Então na tua óptica porque a Somague e o BES as venderam a um preço tão baixo?

A SAD nem sempre valeu o que vale agora.

Sobre a Somague posso só especular que terá sido decisão da Sacyr vender tudo o que não era core.

Já o BES recebeu, como a restante banca, diretrizes para abandonar o negócio do futebol.
Estamos a falar há coisa de dois anos atrás... não é assim à tanto tempo.

Mas vender algo a 1/5 daquilo que é o valor o suposto valor "justo", parece-me um negócio ruinoso, como é possível não terem encontrado ninguém que se aproximasse do valor "justo"?
No mínimo estranho, não?

Ninguém as queria. Ninguém.

É o que tenho dito, investir em SAD nunca foi atrativo para quem procura retorno.

Aparecer um José Santos disposto a meter assim 2 milhões, potencialmente a fundo perdido, já o escrevi no tópico das finanças, acredito dever-se mais a paixão que a razão.

E continuo a não acreditar que venda.

Se for para ganhar dinheiro não vende a 5€, talvez nem ao dobro.

Para ser por paixão, têm de explicar muito bem de que forma o clube vai beneficiar com a OPA, algo que não aconteceu ainda.

Se O Benfica pensasse 10 anos à frente teria poupado muito dinheiro...

Dizeres isto "Aparecer um José Santos disposto a meter assim 2 milhões, potencialmente a fundo perdido," e depois dizeres que o preço não está inflacionado, na minha opinião não faz qualquer sentido.

Atenção, não é o facto de um vendedor não querer vender por aquele valor que faz com que o preço não esteja inflacionado...
O facto de haver Benfiquistas que nem por 1000€ acção as vendia, que torna o valor "justo" de uma OPA - 1000€.

cachecolglorioso

Acho que esta OPA só foi lançada para justificar um valor que permita a LFV o retorno do que gastou na compra das ações, agora que este mandato se aproxima do fim, Outubro de 2020.

nuno16577

Citação de: cachecolglorioso em 02 de Dezembro de 2019, 03:57
Acho que esta OPA só foi lançada para justificar um valor que permita a LFV o retorno do que gastou na compra das ações, agora que este mandato se aproxima do fim, Outubro de 2020.

http://geracaobenfica.blogspot.com/2019/12/exclusivo-carta-aberta-ao-presidente-da.html

HoMiCiDaL

BENFIKA

O RGs já veio traçar um possível cenário por detrás desta OPA.

Não será de todo descabido tendo em conta a conversa do Vieira

o_bEnFiQuIsTa

A CMVM que é tão célere a pedir esclarecimentos de coisas mesquinhas do dia-a-dia do clube, neste caso não se pronuncia?

Ricardo Cavalkante

Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 13:24
Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 13:10
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:14
Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 11:00

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Um preço 81% acima do valor de mercado.
Se gerires assim a tua vida depressa te afundas.

Não precisas de dizer mais nada, já sabemos ao que andas.

Só se for o preço de mercado para comprar 20 ou 30 mil ações. Mete lá uma ordem de compra de 1 milhão de ações que verás o "preço de mercado".

É claro que me queres calado. O que aqui interessa é a repetição de informação pouco fundamentada. Todos de acordo, e quem contraria é carneiro. Suprema ironia.
Ah tigre! Foste corajoso, mas essa é a realidade há que dizê-lo. A mim esta semana até me apelidaram de inocente por postar verdades insofismáveis que vão contra certa corrente que por aqui prolifera.

Quando estes senhores saírem do Benfica e houver uma auditoria independente às contas do Benfica, e só aí, iremos ver essas verdades insofismáveis.

Eu depois venho aqui cobrar.
http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2692&fbclid=IwAR0EFwN4GVuL2_YscqWQMdT42drxqIw7nJDBsC6kN80h-qlktz-p91NqUdY
Então bom dia

xiribiti

Citação de: iur27 em 02 de Dezembro de 2019, 11:23
Para reflexão dos sócios / simpatizantes do nosso clube...

https://www.youtube.com/watch?v=uwtUeGHwgPM&list=PLuYPQRe9XElrYjWv4NF5fWQJLTp3vZgeV

É que tresanda mesmo. Até um primo do Sócrates está metido nesta trafulhice.

Mas como seria mexer com interesses poderosos, desta vez a CMVM já não quer saber.

AnotherDoom

Citação de: Ricardo Cavalkante em 02 de Dezembro de 2019, 13:38
Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 13:24
Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 13:10
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:14
Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 11:00

Um preço 81% acima do valor de mercado.
Se gerires assim a tua vida depressa te afundas.

Não precisas de dizer mais nada, já sabemos ao que andas.

Só se for o preço de mercado para comprar 20 ou 30 mil ações. Mete lá uma ordem de compra de 1 milhão de ações que verás o "preço de mercado".

É claro que me queres calado. O que aqui interessa é a repetição de informação pouco fundamentada. Todos de acordo, e quem contraria é carneiro. Suprema ironia.
Ah tigre! Foste corajoso, mas essa é a realidade há que dizê-lo. A mim esta semana até me apelidaram de inocente por postar verdades insofismáveis que vão contra certa corrente que por aqui prolifera.

Quando estes senhores saírem do Benfica e houver uma auditoria independente às contas do Benfica, e só aí, iremos ver essas verdades insofismáveis.

Eu depois venho aqui cobrar.
http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2692&fbclid=IwAR0EFwN4GVuL2_YscqWQMdT42drxqIw7nJDBsC6kN80h-qlktz-p91NqUdY
Então bom dia

Um gajo exemplar!

Ao nível de um Vieira... não podias ter escolhido melhor opinador.

miniMilk

Isto é inacreditável. Inacreditável!!!! Um roubo à vista de todos!

Cada vez que olho para este negócio mais isto é ridículo. Não tem outra explicação que não roubo. Estão a tirar dinheiro dos cofres do clube porque sim para dar aos amigalhaços e a eles próprios. Mas isto é possível???

Mestre30

O clube é dele. Logo, faz o que quer e bem entende.

Fácil.