Eleições 2020

Maldini

Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:34
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:33
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:26
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:18
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:04
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:55
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:45
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:41
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:37
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:34
Citação de: Francescoli em 28 de Maio de 2020, 09:17
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


O porto é sistematicamente competitivo na Europa, épocas como a deste ano dão a excepção.

Não se pede ganhar troféus europeus todos os anos, pede-se regularidade a atingir os oitavos e quartos de final da LC.

O Porto também teve, ao longo deste período que se fala, muitas folgas a nível das competições nacionais. E muitos empurrões que os projectaram para níveis que dificilmente atingiriam. Não são grande exemplo.

E passar a fase de grupos numa Champions ou chegar aos oitavos de final não honra propriamente o passado do Benfica. Em termos desportivos, diz-me pouco.

Além do mais, neste momento o Benfica nem as competições nacionais domina, quando devia estar numa fase de profunda e óbvia hegemonia. Crítico muito mais isso nesta direcção, e não perdoo, do que propriamente um suposto ressurgimento europeu que no contexto actual me parece altamente duvidoso.

Neste momento temos um plantel fraco, sem grandes figuras, que não entusiasma ninguém, e um treinador que é um aprendiz e que passou a ser um pau mandado de uma direcção amorfa.

O Porto é exemplo precisamente pelo que dizes no terceiro parágrafo. Foram capazes de competir na Europa porque dominaram internamente. O Benfica tem ganho mais, mas de forma dominante quantas vezes ganhou? Ou os dirigentes do Benfica andaram a dormir durante todos estes anos para não verem essa relação de causalidade domínio nacional vs resultados europeus ou então a vontade/ambição não é essa, de todo. Seja qual delas for é manifestamente pouco.

Em relação a campeonatos periféricos, o Ajax demonstrou recentemente que é possível.

Mas o Porto dominou internamente de forma tão evidente e durante tanto tempo porque sempre teve ajudas externas que num campeonato normal não devia ter.

Se calhar não convinha ignorar essa parte.

Não ignorando essa parte, que é factual, não deixaram de ter equipas competitivas. O Benfica não tem ajudas externas mas equipas competitivas está de gesso. Convém não ignorar isso também.

Há uma grande diferença entre reconhecer que é virtualmente impossível e não tentar sequer em comparação com reconhecer que é virtualmente impossível mas criar as condições para que os 0,00009% de hipóteses que temos possam concretizar-se.

O Benfica de Eusébio teve a década que teve porque tinha a ambição de ser o melhor. Tínhamos condições para competir com clubes de Espanha, Itália, Inglaterra, etc? Se calhar não, mas conseguimos lá chegar.

Se nem tentas, o que andamos aqui a fazer? O Benfica não se fez assim.

No tempo do Eusébio o futebol era completamente diferente. Os melhores jogadores não saíam, o que significa que formando uma base forte (e nisso o Benfica trabalhou muito bem no final dos anos 50 para preparar o futuro) tinhas equipa para uma década sem grandes sobressaltos. E as competições europeias eram por eliminatórias. E os campeonatos eram mais curtos.

E tudo se manteve mais ou menos na mesma (tirando a parte dos campeonatos curtos) até ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Curiosamente ou não, foi precisamente nessa altura que o Benfica deixou de ser competitivo na Europa. Porque fomos incompetentes sim, mas porque o próprio futebol também mudou.

E isto já sucedeu há quase 30 anos. Não foi há 10 anos. Nada me daria mais prazer que ver o Benfica a assumir o seu lugar na Europa. Até me arrepio só de pensar nisso. Só acho que é altamente improvável, venha quem vier no futuro.

É a minha opinião. Infelizmente.



Com a capacidade e produção de talentos portugueses e com uma base de recrutamento profissional que chegue primeiro que os outros é possível...

É possível ter um plantel de 22 jogadores onde todos eles equilibrados e que se possam projetar no futebol com boas campanhas em Portugal e na Europa e outros, mais experientes, mais capazes e que sintam o projeto. O Ajax é disso exemplo, é possível.

Não será possível quando em Portugal ganhas ano sim ano sim ano não e quando ganhas é à rasca e com planteis desequilibrados e fracos.

E quando a política não é claramente desportiva.

Aliás, um gestor de topo e mesmo que a sua ideia fosse retirar o máximo lucro da sua gestão, tem de perceber que se descurar a atividade principal enfraquecendo-a, desleixando-se, mais cedo ou mais tarde vai cair, porque haverá uma altura que não terão pérolas do momento para dar esse lucro ... diga-se os Félix.

A base de sustentação do negócio está hoje menos organizada e menos capaz de contratar talento. As equipas B e sub23, com as quais concordo, são exemplo claro disso, onde em vez de elite temos um amontoado de jogadores que lá vão indo ...

O que falta ao Benfica é organização, ambição, visão dupla (o lucro e o proveito? sim mas sem sucesso desportivo regular e consistente com a grandeza do clube ... não vai resultar).

Pior ainda é que a estrutura tornou-se de tal forma pesada em termos de custos e em termos de quantidade de dossiers para tratar que a eficiência na gestão de recursos está seriamente comprometida. Baixa essa eficiência, os resultados ficam comprometidos e com isso os activos desvalorizam ou não valorizam tanto como o seu potencial indica. Como a estrutura continua lá a ter que ser paga, a obrigatoriedade de vender vai manter-se e o ciclo que já foi positivo, de crescimento, pode, muito rapidamente, inverter-se e passar a negativo e aí, corremos o risco de repetir a história do Porto mas sem o nível de sucesso desportivo que tiveram.

renas ... nós não corremos o risco de ser o novo Porto ... nós somos ... os indícios estão à vista de todos e são claros ... diretores a enriquecer, vendas e dinheiro a desaparecer, gestão descuidada e desleixada com tiques de superioridade e com a certeza que qualquer um chega para ganhar...

E pior que isso ... somos a santa casa da misericórdia ... comemos e calamos perante os outros ....

Desportivamente somos comidos em todas as instâncias e calados ...
Há ajudas constantes aos rivais e nós nem um piozinho ...

É a vida.

É a vida dizem muitos (sei que não é o teu caso). Mas é o "é a vida" que nos trouxe os nasventas e é o "é a vida" que nos pode trazer os nasventas outra vez. O Vieira não faz o que devia para defender o Benfica "é a vida". O Benfica, como qualquer clube português, nunca mais vai competir com os grandes da Europa "é a vida". Mas o Porto tem feito boas campanhas? "é a vida".

"É a vida" serve de desculpa para tudo. Por isso é que o Vieira faz o que quer e ninguém questiona, "é a vida".

Repugna-me esse tipo de pensamento.

Para aqueles que se levantam orgulhosos a aplaudir os 5 contra o Basileia ... é a vida.
Para aqueles que depois de zero pontos na CL aplaudem porque é preciso ânimo ... é a vida.

Para aqueles que se habituaram a ver um Benfica digno, ambicioso, organizado, forte, a olhar para cima e a respeitar na integra os valores que levaram à sua criação ... vão votar contra LFV, ponto, como eu.

Digo mais quando tens um Presidente que não sabem quem é Cavém, diz muito do que é LFV e do que ele conhece a nossa história, porque se a conhecesse e principalmente se a sentisse, nunca mas nunca na vida deveria sequer pensar em que uma única nuvem pairasse sobre a nossa dignidade e exigia, exigia mais de si, dos seus colaboradores e queria mais e mais ... para o Benfica não para o próprio.

Isto não é Benfica, para mim, para os 87% e os que compraram as pedras da calçada é.



Ora bem. Depois quando ficam sem argumentos atacam a pessoa. É a vida.

Sabes que Portugal viveu muitos anos em ditadura e há muitos que lidam muito mal com a opinião diferente ... é a vida.

Siga.


_Xebola_

Até tenho medo do próximo presidente a entrar no Benfica (se for fora desta rede) e vir o estado em que estão as coisas.

Quando virem o quanto estamos falidos... nem as pedras da calçada nos safam...

dfernandes

Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:33
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:26
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:18
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:04
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:55
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:45
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:41
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:37
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:34
Citação de: Francescoli em 28 de Maio de 2020, 09:17
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


O porto é sistematicamente competitivo na Europa, épocas como a deste ano dão a excepção.

Não se pede ganhar troféus europeus todos os anos, pede-se regularidade a atingir os oitavos e quartos de final da LC.

O Porto também teve, ao longo deste período que se fala, muitas folgas a nível das competições nacionais. E muitos empurrões que os projectaram para níveis que dificilmente atingiriam. Não são grande exemplo.

E passar a fase de grupos numa Champions ou chegar aos oitavos de final não honra propriamente o passado do Benfica. Em termos desportivos, diz-me pouco.

Além do mais, neste momento o Benfica nem as competições nacionais domina, quando devia estar numa fase de profunda e óbvia hegemonia. Crítico muito mais isso nesta direcção, e não perdoo, do que propriamente um suposto ressurgimento europeu que no contexto actual me parece altamente duvidoso.

Neste momento temos um plantel fraco, sem grandes figuras, que não entusiasma ninguém, e um treinador que é um aprendiz e que passou a ser um pau mandado de uma direcção amorfa.

O Porto é exemplo precisamente pelo que dizes no terceiro parágrafo. Foram capazes de competir na Europa porque dominaram internamente. O Benfica tem ganho mais, mas de forma dominante quantas vezes ganhou? Ou os dirigentes do Benfica andaram a dormir durante todos estes anos para não verem essa relação de causalidade domínio nacional vs resultados europeus ou então a vontade/ambição não é essa, de todo. Seja qual delas for é manifestamente pouco.

Em relação a campeonatos periféricos, o Ajax demonstrou recentemente que é possível.

Mas o Porto dominou internamente de forma tão evidente e durante tanto tempo porque sempre teve ajudas externas que num campeonato normal não devia ter.

Se calhar não convinha ignorar essa parte.

Não ignorando essa parte, que é factual, não deixaram de ter equipas competitivas. O Benfica não tem ajudas externas mas equipas competitivas está de gesso. Convém não ignorar isso também.

Há uma grande diferença entre reconhecer que é virtualmente impossível e não tentar sequer em comparação com reconhecer que é virtualmente impossível mas criar as condições para que os 0,00009% de hipóteses que temos possam concretizar-se.

O Benfica de Eusébio teve a década que teve porque tinha a ambição de ser o melhor. Tínhamos condições para competir com clubes de Espanha, Itália, Inglaterra, etc? Se calhar não, mas conseguimos lá chegar.

Se nem tentas, o que andamos aqui a fazer? O Benfica não se fez assim.

No tempo do Eusébio o futebol era completamente diferente. Os melhores jogadores não saíam, o que significa que formando uma base forte (e nisso o Benfica trabalhou muito bem no final dos anos 50 para preparar o futuro) tinhas equipa para uma década sem grandes sobressaltos. E as competições europeias eram por eliminatórias. E os campeonatos eram mais curtos.

E tudo se manteve mais ou menos na mesma (tirando a parte dos campeonatos curtos) até ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Curiosamente ou não, foi precisamente nessa altura que o Benfica deixou de ser competitivo na Europa. Porque fomos incompetentes sim, mas porque o próprio futebol também mudou.

E isto já sucedeu há quase 30 anos. Não foi há 10 anos. Nada me daria mais prazer que ver o Benfica a assumir o seu lugar na Europa. Até me arrepio só de pensar nisso. Só acho que é altamente improvável, venha quem vier no futuro.

É a minha opinião. Infelizmente.



Com a capacidade e produção de talentos portugueses e com uma base de recrutamento profissional que chegue primeiro que os outros é possível...

É possível ter um plantel de 22 jogadores onde todos eles equilibrados e que se possam projetar no futebol com boas campanhas em Portugal e na Europa e outros, mais experientes, mais capazes e que sintam o projeto. O Ajax é disso exemplo, é possível.

Não será possível quando em Portugal ganhas ano sim ano sim ano não e quando ganhas é à rasca e com planteis desequilibrados e fracos.

E quando a política não é claramente desportiva.

Aliás, um gestor de topo e mesmo que a sua ideia fosse retirar o máximo lucro da sua gestão, tem de perceber que se descurar a atividade principal enfraquecendo-a, desleixando-se, mais cedo ou mais tarde vai cair, porque haverá uma altura que não terão pérolas do momento para dar esse lucro ... diga-se os Félix.

A base de sustentação do negócio está hoje menos organizada e menos capaz de contratar talento. As equipas B e sub23, com as quais concordo, são exemplo claro disso, onde em vez de elite temos um amontoado de jogadores que lá vão indo ...

O que falta ao Benfica é organização, ambição, visão dupla (o lucro e o proveito? sim mas sem sucesso desportivo regular e consistente com a grandeza do clube ... não vai resultar).

Pior ainda é que a estrutura tornou-se de tal forma pesada em termos de custos e em termos de quantidade de dossiers para tratar que a eficiência na gestão de recursos está seriamente comprometida. Baixa essa eficiência, os resultados ficam comprometidos e com isso os activos desvalorizam ou não valorizam tanto como o seu potencial indica. Como a estrutura continua lá a ter que ser paga, a obrigatoriedade de vender vai manter-se e o ciclo que já foi positivo, de crescimento, pode, muito rapidamente, inverter-se e passar a negativo e aí, corremos o risco de repetir a história do Porto mas sem o nível de sucesso desportivo que tiveram.

renas ... nós não corremos o risco de ser o novo Porto ... nós somos ... os indícios estão à vista de todos e são claros ... diretores a enriquecer, vendas e dinheiro a desaparecer, gestão descuidada e desleixada com tiques de superioridade e com a certeza que qualquer um chega para ganhar...

E pior que isso ... somos a santa casa da misericórdia ... comemos e calamos perante os outros ....

Desportivamente somos comidos em todas as instâncias e calados ...
Há ajudas constantes aos rivais e nós nem um piozinho ...

É a vida.

É a vida dizem muitos (sei que não é o teu caso). Mas é o "é a vida" que nos trouxe os nasventas e é o "é a vida" que nos pode trazer os nasventas outra vez. O Vieira não faz o que devia para defender o Benfica "é a vida". O Benfica, como qualquer clube português, nunca mais vai competir com os grandes da Europa "é a vida". Mas o Porto tem feito boas campanhas? "é a vida".

"É a vida" serve de desculpa para tudo. Por isso é que o Vieira faz o que quer e ninguém questiona, "é a vida".

Repugna-me esse tipo de pensamento.

Para aqueles que se levantam orgulhosos a aplaudir os 5 contra o Basileia ... é a vida.
Para aqueles que depois de zero pontos na CL aplaudem porque é preciso ânimo ... é a vida.

Para aqueles que se habituaram a ver um Benfica digno, ambicioso, organizado, forte, a olhar para cima e a respeitar na integra os valores que levaram à sua criação ... vão votar contra LFV, ponto, como eu.

Digo mais quando tens um Presidente que não sabem quem é Cavém, diz muito do que é LFV e do que ele conhece a nossa história, porque se a conhecesse e principalmente se a sentisse, nunca mas nunca na vida deveria sequer pensar em que uma única nuvem pairasse sobre a nossa dignidade e exigia, exigia mais de si, dos seus colaboradores e queria mais e mais ... para o Benfica não para o próprio.

Isto não é Benfica, para mim, para os 87% e os que compraram as pedras da calçada é.



Esse Benfica que falas já não existe, pelo menos para a maioria das pessoas.

O Benfica actual é um clube plástico e que não tem adeptos mas clientes.

É o grande legado de Vieira no Benfica.

Se se pode fazer grande coisa para mudar o clube nesta altura? Tenho grandes dúvidas, tendo em conta que o associativismo basicamente acabou.

R3nas

Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:36
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:34
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:33
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:26
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:18
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:04
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:55
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:45
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:41
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:37
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:34
Citação de: Francescoli em 28 de Maio de 2020, 09:17
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


O porto é sistematicamente competitivo na Europa, épocas como a deste ano dão a excepção.

Não se pede ganhar troféus europeus todos os anos, pede-se regularidade a atingir os oitavos e quartos de final da LC.

O Porto também teve, ao longo deste período que se fala, muitas folgas a nível das competições nacionais. E muitos empurrões que os projectaram para níveis que dificilmente atingiriam. Não são grande exemplo.

E passar a fase de grupos numa Champions ou chegar aos oitavos de final não honra propriamente o passado do Benfica. Em termos desportivos, diz-me pouco.

Além do mais, neste momento o Benfica nem as competições nacionais domina, quando devia estar numa fase de profunda e óbvia hegemonia. Crítico muito mais isso nesta direcção, e não perdoo, do que propriamente um suposto ressurgimento europeu que no contexto actual me parece altamente duvidoso.

Neste momento temos um plantel fraco, sem grandes figuras, que não entusiasma ninguém, e um treinador que é um aprendiz e que passou a ser um pau mandado de uma direcção amorfa.

O Porto é exemplo precisamente pelo que dizes no terceiro parágrafo. Foram capazes de competir na Europa porque dominaram internamente. O Benfica tem ganho mais, mas de forma dominante quantas vezes ganhou? Ou os dirigentes do Benfica andaram a dormir durante todos estes anos para não verem essa relação de causalidade domínio nacional vs resultados europeus ou então a vontade/ambição não é essa, de todo. Seja qual delas for é manifestamente pouco.

Em relação a campeonatos periféricos, o Ajax demonstrou recentemente que é possível.

Mas o Porto dominou internamente de forma tão evidente e durante tanto tempo porque sempre teve ajudas externas que num campeonato normal não devia ter.

Se calhar não convinha ignorar essa parte.

Não ignorando essa parte, que é factual, não deixaram de ter equipas competitivas. O Benfica não tem ajudas externas mas equipas competitivas está de gesso. Convém não ignorar isso também.

Há uma grande diferença entre reconhecer que é virtualmente impossível e não tentar sequer em comparação com reconhecer que é virtualmente impossível mas criar as condições para que os 0,00009% de hipóteses que temos possam concretizar-se.

O Benfica de Eusébio teve a década que teve porque tinha a ambição de ser o melhor. Tínhamos condições para competir com clubes de Espanha, Itália, Inglaterra, etc? Se calhar não, mas conseguimos lá chegar.

Se nem tentas, o que andamos aqui a fazer? O Benfica não se fez assim.

No tempo do Eusébio o futebol era completamente diferente. Os melhores jogadores não saíam, o que significa que formando uma base forte (e nisso o Benfica trabalhou muito bem no final dos anos 50 para preparar o futuro) tinhas equipa para uma década sem grandes sobressaltos. E as competições europeias eram por eliminatórias. E os campeonatos eram mais curtos.

E tudo se manteve mais ou menos na mesma (tirando a parte dos campeonatos curtos) até ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Curiosamente ou não, foi precisamente nessa altura que o Benfica deixou de ser competitivo na Europa. Porque fomos incompetentes sim, mas porque o próprio futebol também mudou.

E isto já sucedeu há quase 30 anos. Não foi há 10 anos. Nada me daria mais prazer que ver o Benfica a assumir o seu lugar na Europa. Até me arrepio só de pensar nisso. Só acho que é altamente improvável, venha quem vier no futuro.

É a minha opinião. Infelizmente.



Com a capacidade e produção de talentos portugueses e com uma base de recrutamento profissional que chegue primeiro que os outros é possível...

É possível ter um plantel de 22 jogadores onde todos eles equilibrados e que se possam projetar no futebol com boas campanhas em Portugal e na Europa e outros, mais experientes, mais capazes e que sintam o projeto. O Ajax é disso exemplo, é possível.

Não será possível quando em Portugal ganhas ano sim ano sim ano não e quando ganhas é à rasca e com planteis desequilibrados e fracos.

E quando a política não é claramente desportiva.

Aliás, um gestor de topo e mesmo que a sua ideia fosse retirar o máximo lucro da sua gestão, tem de perceber que se descurar a atividade principal enfraquecendo-a, desleixando-se, mais cedo ou mais tarde vai cair, porque haverá uma altura que não terão pérolas do momento para dar esse lucro ... diga-se os Félix.

A base de sustentação do negócio está hoje menos organizada e menos capaz de contratar talento. As equipas B e sub23, com as quais concordo, são exemplo claro disso, onde em vez de elite temos um amontoado de jogadores que lá vão indo ...

O que falta ao Benfica é organização, ambição, visão dupla (o lucro e o proveito? sim mas sem sucesso desportivo regular e consistente com a grandeza do clube ... não vai resultar).

Pior ainda é que a estrutura tornou-se de tal forma pesada em termos de custos e em termos de quantidade de dossiers para tratar que a eficiência na gestão de recursos está seriamente comprometida. Baixa essa eficiência, os resultados ficam comprometidos e com isso os activos desvalorizam ou não valorizam tanto como o seu potencial indica. Como a estrutura continua lá a ter que ser paga, a obrigatoriedade de vender vai manter-se e o ciclo que já foi positivo, de crescimento, pode, muito rapidamente, inverter-se e passar a negativo e aí, corremos o risco de repetir a história do Porto mas sem o nível de sucesso desportivo que tiveram.

renas ... nós não corremos o risco de ser o novo Porto ... nós somos ... os indícios estão à vista de todos e são claros ... diretores a enriquecer, vendas e dinheiro a desaparecer, gestão descuidada e desleixada com tiques de superioridade e com a certeza que qualquer um chega para ganhar...

E pior que isso ... somos a santa casa da misericórdia ... comemos e calamos perante os outros ....

Desportivamente somos comidos em todas as instâncias e calados ...
Há ajudas constantes aos rivais e nós nem um piozinho ...

É a vida.

É a vida dizem muitos (sei que não é o teu caso). Mas é o "é a vida" que nos trouxe os nasventas e é o "é a vida" que nos pode trazer os nasventas outra vez. O Vieira não faz o que devia para defender o Benfica "é a vida". O Benfica, como qualquer clube português, nunca mais vai competir com os grandes da Europa "é a vida". Mas o Porto tem feito boas campanhas? "é a vida".

"É a vida" serve de desculpa para tudo. Por isso é que o Vieira faz o que quer e ninguém questiona, "é a vida".

Repugna-me esse tipo de pensamento.

Para aqueles que se levantam orgulhosos a aplaudir os 5 contra o Basileia ... é a vida.
Para aqueles que depois de zero pontos na CL aplaudem porque é preciso ânimo ... é a vida.

Para aqueles que se habituaram a ver um Benfica digno, ambicioso, organizado, forte, a olhar para cima e a respeitar na integra os valores que levaram à sua criação ... vão votar contra LFV, ponto, como eu.

Digo mais quando tens um Presidente que não sabem quem é Cavém, diz muito do que é LFV e do que ele conhece a nossa história, porque se a conhecesse e principalmente se a sentisse, nunca mas nunca na vida deveria sequer pensar em que uma única nuvem pairasse sobre a nossa dignidade e exigia, exigia mais de si, dos seus colaboradores e queria mais e mais ... para o Benfica não para o próprio.

Isto não é Benfica, para mim, para os 87% e os que compraram as pedras da calçada é.



Ora bem. Depois quando ficam sem argumentos atacam a pessoa. É a vida.

Sabes que Portugal viveu muitos anos em ditadura e há muitos que lidam muito mal com a opinião diferente ... é a vida.

Siga.



No Portugal que a mim mais interessa ainda vivemos em ditadura.

R3nas

Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:38
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:33
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:26
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:18
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:04
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:55
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:45
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:41
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:37
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:34
Citação de: Francescoli em 28 de Maio de 2020, 09:17
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


O porto é sistematicamente competitivo na Europa, épocas como a deste ano dão a excepção.

Não se pede ganhar troféus europeus todos os anos, pede-se regularidade a atingir os oitavos e quartos de final da LC.

O Porto também teve, ao longo deste período que se fala, muitas folgas a nível das competições nacionais. E muitos empurrões que os projectaram para níveis que dificilmente atingiriam. Não são grande exemplo.

E passar a fase de grupos numa Champions ou chegar aos oitavos de final não honra propriamente o passado do Benfica. Em termos desportivos, diz-me pouco.

Além do mais, neste momento o Benfica nem as competições nacionais domina, quando devia estar numa fase de profunda e óbvia hegemonia. Crítico muito mais isso nesta direcção, e não perdoo, do que propriamente um suposto ressurgimento europeu que no contexto actual me parece altamente duvidoso.

Neste momento temos um plantel fraco, sem grandes figuras, que não entusiasma ninguém, e um treinador que é um aprendiz e que passou a ser um pau mandado de uma direcção amorfa.

O Porto é exemplo precisamente pelo que dizes no terceiro parágrafo. Foram capazes de competir na Europa porque dominaram internamente. O Benfica tem ganho mais, mas de forma dominante quantas vezes ganhou? Ou os dirigentes do Benfica andaram a dormir durante todos estes anos para não verem essa relação de causalidade domínio nacional vs resultados europeus ou então a vontade/ambição não é essa, de todo. Seja qual delas for é manifestamente pouco.

Em relação a campeonatos periféricos, o Ajax demonstrou recentemente que é possível.

Mas o Porto dominou internamente de forma tão evidente e durante tanto tempo porque sempre teve ajudas externas que num campeonato normal não devia ter.

Se calhar não convinha ignorar essa parte.

Não ignorando essa parte, que é factual, não deixaram de ter equipas competitivas. O Benfica não tem ajudas externas mas equipas competitivas está de gesso. Convém não ignorar isso também.

Há uma grande diferença entre reconhecer que é virtualmente impossível e não tentar sequer em comparação com reconhecer que é virtualmente impossível mas criar as condições para que os 0,00009% de hipóteses que temos possam concretizar-se.

O Benfica de Eusébio teve a década que teve porque tinha a ambição de ser o melhor. Tínhamos condições para competir com clubes de Espanha, Itália, Inglaterra, etc? Se calhar não, mas conseguimos lá chegar.

Se nem tentas, o que andamos aqui a fazer? O Benfica não se fez assim.

No tempo do Eusébio o futebol era completamente diferente. Os melhores jogadores não saíam, o que significa que formando uma base forte (e nisso o Benfica trabalhou muito bem no final dos anos 50 para preparar o futuro) tinhas equipa para uma década sem grandes sobressaltos. E as competições europeias eram por eliminatórias. E os campeonatos eram mais curtos.

E tudo se manteve mais ou menos na mesma (tirando a parte dos campeonatos curtos) até ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Curiosamente ou não, foi precisamente nessa altura que o Benfica deixou de ser competitivo na Europa. Porque fomos incompetentes sim, mas porque o próprio futebol também mudou.

E isto já sucedeu há quase 30 anos. Não foi há 10 anos. Nada me daria mais prazer que ver o Benfica a assumir o seu lugar na Europa. Até me arrepio só de pensar nisso. Só acho que é altamente improvável, venha quem vier no futuro.

É a minha opinião. Infelizmente.



Com a capacidade e produção de talentos portugueses e com uma base de recrutamento profissional que chegue primeiro que os outros é possível...

É possível ter um plantel de 22 jogadores onde todos eles equilibrados e que se possam projetar no futebol com boas campanhas em Portugal e na Europa e outros, mais experientes, mais capazes e que sintam o projeto. O Ajax é disso exemplo, é possível.

Não será possível quando em Portugal ganhas ano sim ano sim ano não e quando ganhas é à rasca e com planteis desequilibrados e fracos.

E quando a política não é claramente desportiva.

Aliás, um gestor de topo e mesmo que a sua ideia fosse retirar o máximo lucro da sua gestão, tem de perceber que se descurar a atividade principal enfraquecendo-a, desleixando-se, mais cedo ou mais tarde vai cair, porque haverá uma altura que não terão pérolas do momento para dar esse lucro ... diga-se os Félix.

A base de sustentação do negócio está hoje menos organizada e menos capaz de contratar talento. As equipas B e sub23, com as quais concordo, são exemplo claro disso, onde em vez de elite temos um amontoado de jogadores que lá vão indo ...

O que falta ao Benfica é organização, ambição, visão dupla (o lucro e o proveito? sim mas sem sucesso desportivo regular e consistente com a grandeza do clube ... não vai resultar).

Pior ainda é que a estrutura tornou-se de tal forma pesada em termos de custos e em termos de quantidade de dossiers para tratar que a eficiência na gestão de recursos está seriamente comprometida. Baixa essa eficiência, os resultados ficam comprometidos e com isso os activos desvalorizam ou não valorizam tanto como o seu potencial indica. Como a estrutura continua lá a ter que ser paga, a obrigatoriedade de vender vai manter-se e o ciclo que já foi positivo, de crescimento, pode, muito rapidamente, inverter-se e passar a negativo e aí, corremos o risco de repetir a história do Porto mas sem o nível de sucesso desportivo que tiveram.

renas ... nós não corremos o risco de ser o novo Porto ... nós somos ... os indícios estão à vista de todos e são claros ... diretores a enriquecer, vendas e dinheiro a desaparecer, gestão descuidada e desleixada com tiques de superioridade e com a certeza que qualquer um chega para ganhar...

E pior que isso ... somos a santa casa da misericórdia ... comemos e calamos perante os outros ....

Desportivamente somos comidos em todas as instâncias e calados ...
Há ajudas constantes aos rivais e nós nem um piozinho ...

É a vida.

É a vida dizem muitos (sei que não é o teu caso). Mas é o "é a vida" que nos trouxe os nasventas e é o "é a vida" que nos pode trazer os nasventas outra vez. O Vieira não faz o que devia para defender o Benfica "é a vida". O Benfica, como qualquer clube português, nunca mais vai competir com os grandes da Europa "é a vida". Mas o Porto tem feito boas campanhas? "é a vida".

"É a vida" serve de desculpa para tudo. Por isso é que o Vieira faz o que quer e ninguém questiona, "é a vida".

Repugna-me esse tipo de pensamento.

Para aqueles que se levantam orgulhosos a aplaudir os 5 contra o Basileia ... é a vida.
Para aqueles que depois de zero pontos na CL aplaudem porque é preciso ânimo ... é a vida.

Para aqueles que se habituaram a ver um Benfica digno, ambicioso, organizado, forte, a olhar para cima e a respeitar na integra os valores que levaram à sua criação ... vão votar contra LFV, ponto, como eu.

Digo mais quando tens um Presidente que não sabem quem é Cavém, diz muito do que é LFV e do que ele conhece a nossa história, porque se a conhecesse e principalmente se a sentisse, nunca mas nunca na vida deveria sequer pensar em que uma única nuvem pairasse sobre a nossa dignidade e exigia, exigia mais de si, dos seus colaboradores e queria mais e mais ... para o Benfica não para o próprio.

Isto não é Benfica, para mim, para os 87% e os que compraram as pedras da calçada é.



Esse Benfica que falas já não existe, pelo menos para a maioria das pessoas.

O Benfica actual é um clube plástico e que não tem adeptos mas clientes.

É o grande legado de Vieira no Benfica.

Se se pode fazer grande coisa para mudar o clube nesta altura? Tenho grandes dúvidas, tendo em conta que o associativismo basicamente acabou.

Certamente que não é com a mentalidade que tens evidenciado nos últimos posts que isso mudará. Mas estás no teu direito em comer e calar. É a vida.

dfernandes

Citação de: _Xebola_ em 28 de Maio de 2020, 10:37
Até tenho medo do próximo presidente a entrar no Benfica (se for fora desta rede) e vir o estado em que estão as coisas.

Quando virem o quanto estamos falidos... nem as pedras da calçada nos safam...

O próximo presidente vai ser alguém que o Vieira indicar, por isso não há esse perigo.

cipri_slb

Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:21
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:17
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:12
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 10:07
não sei porque continuam a dar o Ajax como exemplo, aquilo foi 1 ano atípico, este ano voltaram ao normal. 1 ano assim acontece. para darmos exemplos temos de ver vários anos seguidos

Tiveram um ano e nós nenhum.

E o que não faltam na Europa são exemplos de clubes que, tal como o Benfica, foram muito competitivos na Europa até aos anos 90 e depois basicamente desapareçam do panorama europeu.

Certamente não deve ter sido por acaso.

Claro que há excepções, mas só confirmam a regra.

Com o mal dos outros posso eu bem. Se o Benfica tem hoje condições para dar um passo em diante porque não dá? Vamos mesmo comparar as condições do Benfica com um Steaua, um Estrela Vermelha, um PSV, etc., etc.?
Ou tens essa capacidade que a direcção apregoa e tentas fazer jus ao nome do clube tentando chegar ao grupo onde estão os grandes ou então afinal a capacidade não existe e resignamo-nos aos outros coitadinhos.

Lamento mas não sou capaz de engolir que o Benfica tem que se resignar ao grupo dos lesados do futebol actual. Muito menos quando não vejo acções minimamente capazes para combater essa condição.

Acredita no que quiseres. Oxalá tenhas razão e que seja possível recuperar o tal Benfica europeu de há 30 anos.

Eu, que vejo bola há muito tempo, digo-te que é altamente improvável, venha quem vier.

O Ajax teve o sucesso que teve porque tinha de facto um grande plantel.

Recusou-se a vender o De Ligt e o De Jong no início da época porque queriam que eles dessem algum rendimento desportivo ao clube, interessados para os levar logo na altura não faltavam já.

Além disso, foram buscar o Tadic e o Blind, juntaram um plantel MUITO talentoso, com uma mistura de experiência com juventude.

O Benfica não contrata ninguém ao nível do Tadic e do Blind há épocas, e vende jogadores talentosos sem que eles tenham deixado alguma espécie de marca no clube. Parece-me claro que para um clube como o Benfica e o Ajax será sempre difícil voltar a discutir a liga dos campeões, mas não façam do Ajax um acaso porque era o mesmo que imaginar o que faria uma equipa do Benfica com Jonas, Mitroglou, Bernardo Silva, Ederson, Semedo, Renato Sanches, Gaitan, Garay, já agora com um treinador decente também.

O Ajax teve um ano "normal" porque vendeu o De Jong e o De Ligt, não fica bem estar a comparar uma época com a outra e dizer que aquilo foi obra do acaso porque não foi. O Benfica se conseguisse reter o talento mais tempo tinha MUITO mais probabilidades de chegar a quartos e meias finais, nem hajam dúvidas nisto.

dfernandes

Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:39
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:38
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:33
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:26
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:18
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:04
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:55
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:45
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:41
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:37
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:34
Citação de: Francescoli em 28 de Maio de 2020, 09:17
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


O porto é sistematicamente competitivo na Europa, épocas como a deste ano dão a excepção.

Não se pede ganhar troféus europeus todos os anos, pede-se regularidade a atingir os oitavos e quartos de final da LC.

O Porto também teve, ao longo deste período que se fala, muitas folgas a nível das competições nacionais. E muitos empurrões que os projectaram para níveis que dificilmente atingiriam. Não são grande exemplo.

E passar a fase de grupos numa Champions ou chegar aos oitavos de final não honra propriamente o passado do Benfica. Em termos desportivos, diz-me pouco.

Além do mais, neste momento o Benfica nem as competições nacionais domina, quando devia estar numa fase de profunda e óbvia hegemonia. Crítico muito mais isso nesta direcção, e não perdoo, do que propriamente um suposto ressurgimento europeu que no contexto actual me parece altamente duvidoso.

Neste momento temos um plantel fraco, sem grandes figuras, que não entusiasma ninguém, e um treinador que é um aprendiz e que passou a ser um pau mandado de uma direcção amorfa.

O Porto é exemplo precisamente pelo que dizes no terceiro parágrafo. Foram capazes de competir na Europa porque dominaram internamente. O Benfica tem ganho mais, mas de forma dominante quantas vezes ganhou? Ou os dirigentes do Benfica andaram a dormir durante todos estes anos para não verem essa relação de causalidade domínio nacional vs resultados europeus ou então a vontade/ambição não é essa, de todo. Seja qual delas for é manifestamente pouco.

Em relação a campeonatos periféricos, o Ajax demonstrou recentemente que é possível.

Mas o Porto dominou internamente de forma tão evidente e durante tanto tempo porque sempre teve ajudas externas que num campeonato normal não devia ter.

Se calhar não convinha ignorar essa parte.

Não ignorando essa parte, que é factual, não deixaram de ter equipas competitivas. O Benfica não tem ajudas externas mas equipas competitivas está de gesso. Convém não ignorar isso também.

Há uma grande diferença entre reconhecer que é virtualmente impossível e não tentar sequer em comparação com reconhecer que é virtualmente impossível mas criar as condições para que os 0,00009% de hipóteses que temos possam concretizar-se.

O Benfica de Eusébio teve a década que teve porque tinha a ambição de ser o melhor. Tínhamos condições para competir com clubes de Espanha, Itália, Inglaterra, etc? Se calhar não, mas conseguimos lá chegar.

Se nem tentas, o que andamos aqui a fazer? O Benfica não se fez assim.

No tempo do Eusébio o futebol era completamente diferente. Os melhores jogadores não saíam, o que significa que formando uma base forte (e nisso o Benfica trabalhou muito bem no final dos anos 50 para preparar o futuro) tinhas equipa para uma década sem grandes sobressaltos. E as competições europeias eram por eliminatórias. E os campeonatos eram mais curtos.

E tudo se manteve mais ou menos na mesma (tirando a parte dos campeonatos curtos) até ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Curiosamente ou não, foi precisamente nessa altura que o Benfica deixou de ser competitivo na Europa. Porque fomos incompetentes sim, mas porque o próprio futebol também mudou.

E isto já sucedeu há quase 30 anos. Não foi há 10 anos. Nada me daria mais prazer que ver o Benfica a assumir o seu lugar na Europa. Até me arrepio só de pensar nisso. Só acho que é altamente improvável, venha quem vier no futuro.

É a minha opinião. Infelizmente.



Com a capacidade e produção de talentos portugueses e com uma base de recrutamento profissional que chegue primeiro que os outros é possível...

É possível ter um plantel de 22 jogadores onde todos eles equilibrados e que se possam projetar no futebol com boas campanhas em Portugal e na Europa e outros, mais experientes, mais capazes e que sintam o projeto. O Ajax é disso exemplo, é possível.

Não será possível quando em Portugal ganhas ano sim ano sim ano não e quando ganhas é à rasca e com planteis desequilibrados e fracos.

E quando a política não é claramente desportiva.

Aliás, um gestor de topo e mesmo que a sua ideia fosse retirar o máximo lucro da sua gestão, tem de perceber que se descurar a atividade principal enfraquecendo-a, desleixando-se, mais cedo ou mais tarde vai cair, porque haverá uma altura que não terão pérolas do momento para dar esse lucro ... diga-se os Félix.

A base de sustentação do negócio está hoje menos organizada e menos capaz de contratar talento. As equipas B e sub23, com as quais concordo, são exemplo claro disso, onde em vez de elite temos um amontoado de jogadores que lá vão indo ...

O que falta ao Benfica é organização, ambição, visão dupla (o lucro e o proveito? sim mas sem sucesso desportivo regular e consistente com a grandeza do clube ... não vai resultar).

Pior ainda é que a estrutura tornou-se de tal forma pesada em termos de custos e em termos de quantidade de dossiers para tratar que a eficiência na gestão de recursos está seriamente comprometida. Baixa essa eficiência, os resultados ficam comprometidos e com isso os activos desvalorizam ou não valorizam tanto como o seu potencial indica. Como a estrutura continua lá a ter que ser paga, a obrigatoriedade de vender vai manter-se e o ciclo que já foi positivo, de crescimento, pode, muito rapidamente, inverter-se e passar a negativo e aí, corremos o risco de repetir a história do Porto mas sem o nível de sucesso desportivo que tiveram.

renas ... nós não corremos o risco de ser o novo Porto ... nós somos ... os indícios estão à vista de todos e são claros ... diretores a enriquecer, vendas e dinheiro a desaparecer, gestão descuidada e desleixada com tiques de superioridade e com a certeza que qualquer um chega para ganhar...

E pior que isso ... somos a santa casa da misericórdia ... comemos e calamos perante os outros ....

Desportivamente somos comidos em todas as instâncias e calados ...
Há ajudas constantes aos rivais e nós nem um piozinho ...

É a vida.

É a vida dizem muitos (sei que não é o teu caso). Mas é o "é a vida" que nos trouxe os nasventas e é o "é a vida" que nos pode trazer os nasventas outra vez. O Vieira não faz o que devia para defender o Benfica "é a vida". O Benfica, como qualquer clube português, nunca mais vai competir com os grandes da Europa "é a vida". Mas o Porto tem feito boas campanhas? "é a vida".

"É a vida" serve de desculpa para tudo. Por isso é que o Vieira faz o que quer e ninguém questiona, "é a vida".

Repugna-me esse tipo de pensamento.

Para aqueles que se levantam orgulhosos a aplaudir os 5 contra o Basileia ... é a vida.
Para aqueles que depois de zero pontos na CL aplaudem porque é preciso ânimo ... é a vida.

Para aqueles que se habituaram a ver um Benfica digno, ambicioso, organizado, forte, a olhar para cima e a respeitar na integra os valores que levaram à sua criação ... vão votar contra LFV, ponto, como eu.

Digo mais quando tens um Presidente que não sabem quem é Cavém, diz muito do que é LFV e do que ele conhece a nossa história, porque se a conhecesse e principalmente se a sentisse, nunca mas nunca na vida deveria sequer pensar em que uma única nuvem pairasse sobre a nossa dignidade e exigia, exigia mais de si, dos seus colaboradores e queria mais e mais ... para o Benfica não para o próprio.

Isto não é Benfica, para mim, para os 87% e os que compraram as pedras da calçada é.



Esse Benfica que falas já não existe, pelo menos para a maioria das pessoas.

O Benfica actual é um clube plástico e que não tem adeptos mas clientes.

É o grande legado de Vieira no Benfica.

Se se pode fazer grande coisa para mudar o clube nesta altura? Tenho grandes dúvidas, tendo em conta que o associativismo basicamente acabou.

Certamente que não é com a mentalidade que tens evidenciado nos últimos posts que isso mudará. Mas estás no teu direito em comer e calar. É a vida.

Pá sabes lá tu quem é que eu sou e o que é que já fiz. E as eleições em que votei... e os kms que tive que fazer em alturas decisivas quando tu se calhar ainda andavas na pré primária.

Mas esse Benfica já não existe, ou pelo menos está em hibernação profunda. E no estado em que a sociedade está hoje em dia, duvido que regresse.

Chama-se a isto ser pragmático. Quem me dera que a situação fosse diferente. Mas não é.

Joaoac

O pessoal pode concordar ou não concordar mas não podem é faltar ao respeito a ninguém e aqui quando não se está em concordância com algo partem logo para o insulto o que é vergonhoso..

HeijiHattori

Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:51
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


Mas quantas vezes é que o Benfica conseguiu ser underdog na Europa (tendo presenças honrosas) enquanto ganhava os títulos nacionais ao mesmo tempo, nos últimos vá... 30 anos? Muito poucas. Fala-se disso como se fosse comum.
Os ultimos 30 anos foram os piores da nossa historia com presidencias fracas. Achas que nao podiamos fazer mais? Eu acho que podiamos claramente. Alias, até temos tido alguma sorte com sorteios completamente alcancaveis e mesmo assim nao passamos a fase de grupos. É ridiculo, da para fazer muito mais.

R3nas

Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:46
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:39
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:38
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:33
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:26
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:18
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:04
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:55
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:45
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:41
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 09:37
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 09:34
Citação de: Francescoli em 28 de Maio de 2020, 09:17
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


O porto é sistematicamente competitivo na Europa, épocas como a deste ano dão a excepção.

Não se pede ganhar troféus europeus todos os anos, pede-se regularidade a atingir os oitavos e quartos de final da LC.

O Porto também teve, ao longo deste período que se fala, muitas folgas a nível das competições nacionais. E muitos empurrões que os projectaram para níveis que dificilmente atingiriam. Não são grande exemplo.

E passar a fase de grupos numa Champions ou chegar aos oitavos de final não honra propriamente o passado do Benfica. Em termos desportivos, diz-me pouco.

Além do mais, neste momento o Benfica nem as competições nacionais domina, quando devia estar numa fase de profunda e óbvia hegemonia. Crítico muito mais isso nesta direcção, e não perdoo, do que propriamente um suposto ressurgimento europeu que no contexto actual me parece altamente duvidoso.

Neste momento temos um plantel fraco, sem grandes figuras, que não entusiasma ninguém, e um treinador que é um aprendiz e que passou a ser um pau mandado de uma direcção amorfa.

O Porto é exemplo precisamente pelo que dizes no terceiro parágrafo. Foram capazes de competir na Europa porque dominaram internamente. O Benfica tem ganho mais, mas de forma dominante quantas vezes ganhou? Ou os dirigentes do Benfica andaram a dormir durante todos estes anos para não verem essa relação de causalidade domínio nacional vs resultados europeus ou então a vontade/ambição não é essa, de todo. Seja qual delas for é manifestamente pouco.

Em relação a campeonatos periféricos, o Ajax demonstrou recentemente que é possível.

Mas o Porto dominou internamente de forma tão evidente e durante tanto tempo porque sempre teve ajudas externas que num campeonato normal não devia ter.

Se calhar não convinha ignorar essa parte.

Não ignorando essa parte, que é factual, não deixaram de ter equipas competitivas. O Benfica não tem ajudas externas mas equipas competitivas está de gesso. Convém não ignorar isso também.

Há uma grande diferença entre reconhecer que é virtualmente impossível e não tentar sequer em comparação com reconhecer que é virtualmente impossível mas criar as condições para que os 0,00009% de hipóteses que temos possam concretizar-se.

O Benfica de Eusébio teve a década que teve porque tinha a ambição de ser o melhor. Tínhamos condições para competir com clubes de Espanha, Itália, Inglaterra, etc? Se calhar não, mas conseguimos lá chegar.

Se nem tentas, o que andamos aqui a fazer? O Benfica não se fez assim.

No tempo do Eusébio o futebol era completamente diferente. Os melhores jogadores não saíam, o que significa que formando uma base forte (e nisso o Benfica trabalhou muito bem no final dos anos 50 para preparar o futuro) tinhas equipa para uma década sem grandes sobressaltos. E as competições europeias eram por eliminatórias. E os campeonatos eram mais curtos.

E tudo se manteve mais ou menos na mesma (tirando a parte dos campeonatos curtos) até ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Curiosamente ou não, foi precisamente nessa altura que o Benfica deixou de ser competitivo na Europa. Porque fomos incompetentes sim, mas porque o próprio futebol também mudou.

E isto já sucedeu há quase 30 anos. Não foi há 10 anos. Nada me daria mais prazer que ver o Benfica a assumir o seu lugar na Europa. Até me arrepio só de pensar nisso. Só acho que é altamente improvável, venha quem vier no futuro.

É a minha opinião. Infelizmente.



Com a capacidade e produção de talentos portugueses e com uma base de recrutamento profissional que chegue primeiro que os outros é possível...

É possível ter um plantel de 22 jogadores onde todos eles equilibrados e que se possam projetar no futebol com boas campanhas em Portugal e na Europa e outros, mais experientes, mais capazes e que sintam o projeto. O Ajax é disso exemplo, é possível.

Não será possível quando em Portugal ganhas ano sim ano sim ano não e quando ganhas é à rasca e com planteis desequilibrados e fracos.

E quando a política não é claramente desportiva.

Aliás, um gestor de topo e mesmo que a sua ideia fosse retirar o máximo lucro da sua gestão, tem de perceber que se descurar a atividade principal enfraquecendo-a, desleixando-se, mais cedo ou mais tarde vai cair, porque haverá uma altura que não terão pérolas do momento para dar esse lucro ... diga-se os Félix.

A base de sustentação do negócio está hoje menos organizada e menos capaz de contratar talento. As equipas B e sub23, com as quais concordo, são exemplo claro disso, onde em vez de elite temos um amontoado de jogadores que lá vão indo ...

O que falta ao Benfica é organização, ambição, visão dupla (o lucro e o proveito? sim mas sem sucesso desportivo regular e consistente com a grandeza do clube ... não vai resultar).

Pior ainda é que a estrutura tornou-se de tal forma pesada em termos de custos e em termos de quantidade de dossiers para tratar que a eficiência na gestão de recursos está seriamente comprometida. Baixa essa eficiência, os resultados ficam comprometidos e com isso os activos desvalorizam ou não valorizam tanto como o seu potencial indica. Como a estrutura continua lá a ter que ser paga, a obrigatoriedade de vender vai manter-se e o ciclo que já foi positivo, de crescimento, pode, muito rapidamente, inverter-se e passar a negativo e aí, corremos o risco de repetir a história do Porto mas sem o nível de sucesso desportivo que tiveram.

renas ... nós não corremos o risco de ser o novo Porto ... nós somos ... os indícios estão à vista de todos e são claros ... diretores a enriquecer, vendas e dinheiro a desaparecer, gestão descuidada e desleixada com tiques de superioridade e com a certeza que qualquer um chega para ganhar...

E pior que isso ... somos a santa casa da misericórdia ... comemos e calamos perante os outros ....

Desportivamente somos comidos em todas as instâncias e calados ...
Há ajudas constantes aos rivais e nós nem um piozinho ...

É a vida.

É a vida dizem muitos (sei que não é o teu caso). Mas é o "é a vida" que nos trouxe os nasventas e é o "é a vida" que nos pode trazer os nasventas outra vez. O Vieira não faz o que devia para defender o Benfica "é a vida". O Benfica, como qualquer clube português, nunca mais vai competir com os grandes da Europa "é a vida". Mas o Porto tem feito boas campanhas? "é a vida".

"É a vida" serve de desculpa para tudo. Por isso é que o Vieira faz o que quer e ninguém questiona, "é a vida".

Repugna-me esse tipo de pensamento.

Para aqueles que se levantam orgulhosos a aplaudir os 5 contra o Basileia ... é a vida.
Para aqueles que depois de zero pontos na CL aplaudem porque é preciso ânimo ... é a vida.

Para aqueles que se habituaram a ver um Benfica digno, ambicioso, organizado, forte, a olhar para cima e a respeitar na integra os valores que levaram à sua criação ... vão votar contra LFV, ponto, como eu.

Digo mais quando tens um Presidente que não sabem quem é Cavém, diz muito do que é LFV e do que ele conhece a nossa história, porque se a conhecesse e principalmente se a sentisse, nunca mas nunca na vida deveria sequer pensar em que uma única nuvem pairasse sobre a nossa dignidade e exigia, exigia mais de si, dos seus colaboradores e queria mais e mais ... para o Benfica não para o próprio.

Isto não é Benfica, para mim, para os 87% e os que compraram as pedras da calçada é.



Esse Benfica que falas já não existe, pelo menos para a maioria das pessoas.

O Benfica actual é um clube plástico e que não tem adeptos mas clientes.

É o grande legado de Vieira no Benfica.

Se se pode fazer grande coisa para mudar o clube nesta altura? Tenho grandes dúvidas, tendo em conta que o associativismo basicamente acabou.

Certamente que não é com a mentalidade que tens evidenciado nos últimos posts que isso mudará. Mas estás no teu direito em comer e calar. É a vida.

Pá sabes lá tu quem é que eu sou e o que é que já fiz. E as eleições em que votei... e os kms que tive que fazer em alturas decisivas quando tu se calhar ainda andavas na pré primária.

Mas esse Benfica já não existe, ou pelo menos está em hibernação profunda. E no estado em que a sociedade está hoje em dia, duvido que regresse.

Chama-se a isto ser pragmático. Quem me dera que a situação fosse diferente. Mas não é.

Continuas com essa palhaçada da idade? Mas quem és tu? Pah, se não tens argumentos cala-te. Eu insultei-te? Desculpa lá mas a tua atitude é rídicula.

Maldini

Citação de: cipri_slb em 28 de Maio de 2020, 10:43
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:21
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:17
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:12
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 10:07
não sei porque continuam a dar o Ajax como exemplo, aquilo foi 1 ano atípico, este ano voltaram ao normal. 1 ano assim acontece. para darmos exemplos temos de ver vários anos seguidos

Tiveram um ano e nós nenhum.

E o que não faltam na Europa são exemplos de clubes que, tal como o Benfica, foram muito competitivos na Europa até aos anos 90 e depois basicamente desapareçam do panorama europeu.

Certamente não deve ter sido por acaso.

Claro que há excepções, mas só confirmam a regra.

Com o mal dos outros posso eu bem. Se o Benfica tem hoje condições para dar um passo em diante porque não dá? Vamos mesmo comparar as condições do Benfica com um Steaua, um Estrela Vermelha, um PSV, etc., etc.?
Ou tens essa capacidade que a direcção apregoa e tentas fazer jus ao nome do clube tentando chegar ao grupo onde estão os grandes ou então afinal a capacidade não existe e resignamo-nos aos outros coitadinhos.

Lamento mas não sou capaz de engolir que o Benfica tem que se resignar ao grupo dos lesados do futebol actual. Muito menos quando não vejo acções minimamente capazes para combater essa condição.

Acredita no que quiseres. Oxalá tenhas razão e que seja possível recuperar o tal Benfica europeu de há 30 anos.

Eu, que vejo bola há muito tempo, digo-te que é altamente improvável, venha quem vier.

O Ajax teve o sucesso que teve porque tinha de facto um grande plantel.

Recusou-se a vender o De Ligt e o De Jong no início da época porque queriam que eles dessem algum rendimento desportivo ao clube, interessados para os levar logo na altura não faltavam já.

Além disso, foram buscar o Tadic e o Blind, juntaram um plantel MUITO talentoso, com uma mistura de experiência com juventude.

O Benfica não contrata ninguém ao nível do Tadic e do Blind há épocas, e vende jogadores talentosos sem que eles tenham deixado alguma espécie de marca no clube. Parece-me claro que para um clube como o Benfica e o Ajax será sempre difícil voltar a discutir a liga dos campeões, mas não façam do Ajax um acaso porque era o mesmo que imaginar o que faria uma equipa do Benfica com Jonas, Mitroglou, Bernardo Silva, Ederson, Semedo, Renato Sanches, Gaitan, Garay, já agora com um treinador decente também.

O Ajax teve um ano "normal" porque vendeu o De Jong e o De Ligt, não fica bem estar a comparar uma época com a outra e dizer que aquilo foi obra do acaso porque não foi. O Benfica se conseguisse reter o talento mais tempo tinha MUITO mais probabilidades de chegar a quartos e meias finais, nem hajam dúvidas nisto.

basicamente fez o que tinha a fazer e bem.

Trezeguet

Citação de: cipri_slb em 28 de Maio de 2020, 10:43
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:21
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:17
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:12
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 10:07
não sei porque continuam a dar o Ajax como exemplo, aquilo foi 1 ano atípico, este ano voltaram ao normal. 1 ano assim acontece. para darmos exemplos temos de ver vários anos seguidos

Tiveram um ano e nós nenhum.

E o que não faltam na Europa são exemplos de clubes que, tal como o Benfica, foram muito competitivos na Europa até aos anos 90 e depois basicamente desapareçam do panorama europeu.

Certamente não deve ter sido por acaso.

Claro que há excepções, mas só confirmam a regra.

Com o mal dos outros posso eu bem. Se o Benfica tem hoje condições para dar um passo em diante porque não dá? Vamos mesmo comparar as condições do Benfica com um Steaua, um Estrela Vermelha, um PSV, etc., etc.?
Ou tens essa capacidade que a direcção apregoa e tentas fazer jus ao nome do clube tentando chegar ao grupo onde estão os grandes ou então afinal a capacidade não existe e resignamo-nos aos outros coitadinhos.

Lamento mas não sou capaz de engolir que o Benfica tem que se resignar ao grupo dos lesados do futebol actual. Muito menos quando não vejo acções minimamente capazes para combater essa condição.

Acredita no que quiseres. Oxalá tenhas razão e que seja possível recuperar o tal Benfica europeu de há 30 anos.

Eu, que vejo bola há muito tempo, digo-te que é altamente improvável, venha quem vier.

O Ajax teve o sucesso que teve porque tinha de facto um grande plantel.

Recusou-se a vender o De Ligt e o De Jong no início da época porque queriam que eles dessem algum rendimento desportivo ao clube, interessados para os levar logo na altura não faltavam já.

Além disso, foram buscar o Tadic e o Blind, juntaram um plantel MUITO talentoso, com uma mistura de experiência com juventude.

O Benfica não contrata ninguém ao nível do Tadic e do Blind há épocas, e vende jogadores talentosos sem que eles tenham deixado alguma espécie de marca no clube. Parece-me claro que para um clube como o Benfica e o Ajax será sempre difícil voltar a discutir a liga dos campeões, mas não façam do Ajax um acaso porque era o mesmo que imaginar o que faria uma equipa do Benfica com Jonas, Mitroglou, Bernardo Silva, Ederson, Semedo, Renato Sanches, Gaitan, Garay, já agora com um treinador decente também.

O Ajax teve um ano "normal" porque vendeu o De Jong e o De Ligt, não fica bem estar a comparar uma época com a outra e dizer que aquilo foi obra do acaso porque não foi. O Benfica se conseguisse reter o talento mais tempo tinha MUITO mais probabilidades de chegar a quartos e meias finais, nem hajam dúvidas nisto.
sim, e mantenho o que disse, o que ignora o R3nas é eu ter dito algo não leu ou não quis ler, que neste mandato foi o desinvestimento no futebol e quebra da mesma competitividade.

de 2007 até 2017 houve plantéis e jogadores a ficar vários anos no Benfica, o que faltou para dar maior salto na LC? fomos 2 vezes aos quartos da LC e 2 finais da LE

é que estão a julgar apenas este mandato, quando eu e o dfernandes estamos a falar do total do reinado do Vieira

mirons

Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:21
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:17
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:12
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 10:07
não sei porque continuam a dar o Ajax como exemplo, aquilo foi 1 ano atípico, este ano voltaram ao normal. 1 ano assim acontece. para darmos exemplos temos de ver vários anos seguidos

Tiveram um ano e nós nenhum.

E o que não faltam na Europa são exemplos de clubes que, tal como o Benfica, foram muito competitivos na Europa até aos anos 90 e depois basicamente desapareçam do panorama europeu.

Certamente não deve ter sido por acaso.

Claro que há excepções, mas só confirmam a regra.

Com o mal dos outros posso eu bem. Se o Benfica tem hoje condições para dar um passo em diante porque não dá? Vamos mesmo comparar as condições do Benfica com um Steaua, um Estrela Vermelha, um PSV, etc., etc.?
Ou tens essa capacidade que a direcção apregoa e tentas fazer jus ao nome do clube tentando chegar ao grupo onde estão os grandes ou então afinal a capacidade não existe e resignamo-nos aos outros coitadinhos.

Lamento mas não sou capaz de engolir que o Benfica tem que se resignar ao grupo dos lesados do futebol actual. Muito menos quando não vejo acções minimamente capazes para combater essa condição.

Acredita no que quiseres. Oxalá tenhas razão e que seja possível recuperar o tal Benfica europeu de há 30 anos.

Eu, que vejo bola há muito tempo, digo-te que é altamente improvável, venha quem vier.

Caro dfernandes, tenho lido todos os teus posts neste tópico com muita atenção, até porque te tenho em altíssima consideração.

Identifico-me com o teu pragmatismo em relação à extrema dificuldade para nos afirmarmos na alta-roda do futebol europeu, de forma consistente. Penso que qualquer um de nós pensará o mesmo, se deixar a emoção de lado.

O que me custa a aceitar é a aparente resignação que tens deixado transparecer nos teus posts, como se estivéssemos destinados a "não passar disto" que somos atualmente. Eu próprio me sinto mais desligado do Benfica ultimamente, já o tenho escrito noutros posts, precisamente por me sentir cada vez mais afastado de quem nos lidera e sobretudo por estar cada vez mais convicto de que os interesses próprios têm sido a prioridade, ao invés do interesse superior do Sport Lisboa e Benfica. Mas o combate a este sentimento de resignação tem que partir de dentro de cada um de nós! Por tudo aquilo que o clube representa individualmente para cada um! Até podemos nunca mais chegar a uma final europeia, mas temos condições para fazer muito melhor do que aquilo que temos feito, nas competições internas de futebol, nas competições europeias de futebol, nas modalidades, na defesa do Benfica perante o ataque perpetrado pelos rivais que causou danos reputacionais quiçá irrecuperáveis e no despesismo (custos operacionais elevadíssimos que não se traduzem na qualidade do plantel, contratações e comissões desnecessárias com finalidades duvidosas), para não ser exaustivo. Pior do que isso, sentir que, apesar de termos essas condições (sem dúvida que conseguidas com mérito da Direção de LFV) muitas vezes não fazemos mais e melhor porque declaradamente não queremos, sentimento que se tem agravado ano após ano. E isso, em consciência, eu não posso tolerar.

dfernandes

Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 10:48
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:51
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.


Mas quantas vezes é que o Benfica conseguiu ser underdog na Europa (tendo presenças honrosas) enquanto ganhava os títulos nacionais ao mesmo tempo, nos últimos vá... 30 anos? Muito poucas. Fala-se disso como se fosse comum.
Os ultimos 30 anos foram os piores da nossa historia com presidencias fracas. Achas que nao podiamos fazer mais? Eu acho que podiamos claramente. Alias, até temos tido alguma sorte com sorteios completamente alcancaveis e mesmo assim nao passamos a fase de grupos. É ridiculo, da para fazer muito mais.

Paralelamente, os últimos 30 anos foram precisamente aqueles em que o futebol se alterou mais desde que foi inventado, a nível de transferências, dinheiro que movimenta em geral, e o aumento exponencial da importância dos direitos televisivos.