Eleições 2020

Trezeguet

o que me custa, e agora resumindo ao último mandato foi a resignação por completa do seu líder

por isso agora que o Benfica é uma máquina bem montada é tempo de vir outro líder faça elevar este clube a outro nível e dar outras ideias.

Joaoac

Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 10:52
o que me custa, e agora resumindo ao último mandato foi a resignação por completa do seu líder

por isso agora que o Benfica é uma máquina bem montada é tempo de vir outro líder faça elevar este clube a outro nível e dar outras ideias.

Pra mim esse é o problema , pois os dois possíveis candidatos são contra essa máquina bem montada do que falas .

R3nas

Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 10:50
Citação de: cipri_slb em 28 de Maio de 2020, 10:43
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:21
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:17
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:12
Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:08
Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 10:07
não sei porque continuam a dar o Ajax como exemplo, aquilo foi 1 ano atípico, este ano voltaram ao normal. 1 ano assim acontece. para darmos exemplos temos de ver vários anos seguidos

Tiveram um ano e nós nenhum.

E o que não faltam na Europa são exemplos de clubes que, tal como o Benfica, foram muito competitivos na Europa até aos anos 90 e depois basicamente desapareçam do panorama europeu.

Certamente não deve ter sido por acaso.

Claro que há excepções, mas só confirmam a regra.

Com o mal dos outros posso eu bem. Se o Benfica tem hoje condições para dar um passo em diante porque não dá? Vamos mesmo comparar as condições do Benfica com um Steaua, um Estrela Vermelha, um PSV, etc., etc.?
Ou tens essa capacidade que a direcção apregoa e tentas fazer jus ao nome do clube tentando chegar ao grupo onde estão os grandes ou então afinal a capacidade não existe e resignamo-nos aos outros coitadinhos.

Lamento mas não sou capaz de engolir que o Benfica tem que se resignar ao grupo dos lesados do futebol actual. Muito menos quando não vejo acções minimamente capazes para combater essa condição.

Acredita no que quiseres. Oxalá tenhas razão e que seja possível recuperar o tal Benfica europeu de há 30 anos.

Eu, que vejo bola há muito tempo, digo-te que é altamente improvável, venha quem vier.

O Ajax teve o sucesso que teve porque tinha de facto um grande plantel.

Recusou-se a vender o De Ligt e o De Jong no início da época porque queriam que eles dessem algum rendimento desportivo ao clube, interessados para os levar logo na altura não faltavam já.

Além disso, foram buscar o Tadic e o Blind, juntaram um plantel MUITO talentoso, com uma mistura de experiência com juventude.

O Benfica não contrata ninguém ao nível do Tadic e do Blind há épocas, e vende jogadores talentosos sem que eles tenham deixado alguma espécie de marca no clube. Parece-me claro que para um clube como o Benfica e o Ajax será sempre difícil voltar a discutir a liga dos campeões, mas não façam do Ajax um acaso porque era o mesmo que imaginar o que faria uma equipa do Benfica com Jonas, Mitroglou, Bernardo Silva, Ederson, Semedo, Renato Sanches, Gaitan, Garay, já agora com um treinador decente também.

O Ajax teve um ano "normal" porque vendeu o De Jong e o De Ligt, não fica bem estar a comparar uma época com a outra e dizer que aquilo foi obra do acaso porque não foi. O Benfica se conseguisse reter o talento mais tempo tinha MUITO mais probabilidades de chegar a quartos e meias finais, nem hajam dúvidas nisto.
sim, e mantenho o que disse, o que ignora o R3nas é eu ter dito algo não leu ou não quis ler, que neste mandato foi o desinvestimento no futebol e quebra da mesma competitividade.

de 2007 até 2017 houve plantéis e jogadores a ficar vários anos no Benfica, o que faltou para dar maior salto na LC? fomos 2 vezes aos quartos da LC e 2 finais da LE

é que estão a julgar apenas este mandato, quando eu e o dfernandes estamos a falar do total do reinado do Vieira

Trezeguet, eu não ignorei. Eu inclusivamente falei durante os meus últimos posts numa inversão de ciclo. O ciclo que tu falas já foi avaliado nas eleições anteriores. Vieira foi reeleito e haviam motivos para que fosse. Estas eleições deveriam servir para avaliar o mandato que agora termina e é a esse que me refiro.

Ou tu achas que por Vieira nos ter trazido até aqui depois dos anos em que estivemos no fundo lhe dá o direito para ficar para sempre mesmo que isso signifique destruir tudo o que de bom fez? Isso não faz sentido.

Em 2016 foi eleito com todo o mérito e tivemos um ciclo excelente no Benfica. O ciclo que agora termina é mau e com sérios indícios de inversão. A sua continuidade, aparentemente, só fará com que esse ciclo negativo continue.

HeijiHattori

Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:52
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 10:48
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:51
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.

Mas quantas vezes é que o Benfica conseguiu ser underdog na Europa (tendo presenças honrosas) enquanto ganhava os títulos nacionais ao mesmo tempo, nos últimos vá... 30 anos? Muito poucas. Fala-se disso como se fosse comum.
Os ultimos 30 anos foram os piores da nossa historia com presidencias fracas. Achas que nao podiamos fazer mais? Eu acho que podiamos claramente. Alias, até temos tido alguma sorte com sorteios completamente alcancaveis e mesmo assim nao passamos a fase de grupos. É ridiculo, da para fazer muito mais.

Paralelamente, os últimos 30 anos foram precisamente aqueles em que o futebol se alterou mais desde que foi inventado, a nível de transferências, dinheiro que movimenta em geral, e o aumento exponencial da importância dos direitos televisivos.
Exato, mas eu não estou a pedir para se lutar pela Champions, é uma utopia. Eu estou a pedir que se faça mais na Champions pq é completamente possivel.

E nesses ultimos 30 anos onde o futebol mudou, o porto ganhou tudo o que havia para ganhar na Europa. Até na ultima década, que para alguns (vieiristas) é das melhores da nossa historia, o porto ganhou uma competiçao europeia e nos nenhuma.

É ridiculo o nosso objetivo limitar-se a lutar taco a taco com um porto falido por um campeonato fraco. É que nem aqui dentro dominamos completamente. É vergonhoso.

R3nas

É exactamente aí que quero chegar. Isto é o motivo para dizer que é o fim de ciclo. Os últimos 4 anos são mais que suficiente para justificar quem acha que não dá mais. Criou as condições, mas se não as sabe usar que venha outro.

Não é por dizer isto que se tira o mérito ao que fez para trás. Mas por isso já foi avaliado em 2016.

dfernandes

Citação de: mirons em 28 de Maio de 2020, 10:50
não sei porque continuam a dar o Ajax como exemplo, aquilo foi 1 ano atípico, este ano voltaram ao normal. 1 ano assim acontece. para darmos exemplos temos de ver vários anos seguidos

E o que não faltam na Europa são exemplos de clubes que, tal como o Benfica, foram muito competitivos na Europa até aos anos 90 e depois basicamente desapareçam do panorama europeu.

Com o mal dos outros posso eu bem. Se o Benfica tem hoje condições para dar um passo em diante porque não dá? Vamos mesmo comparar as condições do Benfica com um Steaua, um Estrela Vermelha, um PSV, etc., etc.?
Ou tens essa capacidade que a direcção apregoa e tentas fazer jus ao nome do clube tentando chegar ao grupo onde estão os grandes ou então afinal a capacidade não existe e resignamo-nos aos outros coitadinhos.

Lamento mas não sou capaz de engolir que o Benfica tem que se resignar ao grupo dos lesados do futebol actual. Muito menos quando não vejo acções minimamente capazes para combater essa condição.

Acredita no que quiseres. Oxalá tenhas razão e que seja possível recuperar o tal Benfica europeu de há 30 anos.

Eu, que vejo bola há muito tempo, digo-te que é altamente improvável, venha quem vier.

Caro dfernandes, tenho lido todos os teus posts neste tópico com muita atenção, até porque te tenho em altíssima consideração.

Identifico-me com o teu pragmatismo em relação à extrema dificuldade para nos afirmarmos na alta-roda do futebol europeu, de forma consistente. Penso que qualquer um de nós pensará o mesmo, se deixar a emoção de lado.

O que me custa a aceitar é a aparente resignação que tens deixado transparecer nos teus posts, como se estivéssemos destinados a "não passar disto" que somos atualmente. Eu próprio me sinto mais desligado do Benfica ultimamente, já o tenho escrito noutros posts, precisamente por me sentir cada vez mais afastado de quem nos lidera e sobretudo por estar cada vez mais convicto de que os interesses próprios têm sido a prioridade, ao invés do interesse superior do Sport Lisboa e Benfica. Mas o combate a este sentimento de resignação tem que partir de dentro de cada um de nós! Por tudo aquilo que o clube representa individualmente para cada um! Até podemos nunca mais chegar a uma final europeia, mas temos condições para fazer muito melhor do que aquilo que temos feito, nas competições internas de futebol, nas competições europeias de futebol, nas modalidades, na defesa do Benfica perante o ataque perpetrado pelos rivais que causou danos reputacionais quiçá irrecuperáveis e no despesismo (custos operacionais elevadíssimos que não se traduzem na qualidade do plantel, contratações e comissões desnecessárias com finalidades duvidosas), para não ser exaustivo. Pior do que isso, sentir que, apesar de termos essas condições (sem dúvida que conseguidas com mérito da Direção de LFV) muitas vezes não fazemos mais e melhor porque declaradamente não queremos, sentimento que se tem agravado ano após ano. E isso, em consciência, eu não posso tolerar.

Mirons, uma coisa é aquilo que nós desejamos. Outra coisa é a realidade. E realidade diz-nos que o Vieira é o dono do Benfica, só sai quando quiser, faça a merda que fizer. Não me precisas de fazer um resumo do historial dele que eu sei bem o que a casa gasta.

Em relação ao Benfica europeu, acho que já expliquei a minha opinião sobre o assunto. E que não é assim tão fácil fazê-lo regressar como muitos julgam, por todas as razões e mais algumas.

Nada disto serve para defender o Vieira. Quem me conheça minimamente sabe que se há tópico em que não entro é o dele pelo simples facto de não querer ser banido.

Trezeguet

Citação de: R3nas em 28 de Maio de 2020, 10:59

É exactamente aí que quero chegar. Isto é o motivo para dizer que é o fim de ciclo. Os últimos 4 anos são mais que suficiente para justificar quem acha que não dá mais. Criou as condições, mas se não as sabe usar que venha outro.

Não é por dizer isto que se tira o mérito ao que fez para trás. Mas por isso já foi avaliado em 2016.
mas é ai que eu quero dizer, que até eu sou a favor de um novo presidente. o que quebrou o ciclo de 2016 foi este novo mandato e deixou esta máquina bem montada em algo meio em banho-maria digamos

dfernandes

Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 10:56
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 10:52
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 10:48
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:51
Citação de: HeijiHattori em 28 de Maio de 2020, 07:47
Citação de: dfernandes em 28 de Maio de 2020, 07:43
Citação de: nuno16577 em 28 de Maio de 2020, 07:34
Citação de: luis.live em 27 de Maio de 2020, 23:34
Citação de: fmb em 27 de Maio de 2020, 23:30
Este medo do que possa vir depois da saída do Vieira deixa.me doente. O medo de que apareça um novo Vale e Azevedo faz com que se tenha medo que apareça um presidente que nos permita dar de vez um salto qualitativo na gestão desportiva do clube!

mas como tens tanta certeza que com a saída de LFVieira esse salto é dado?
e com a tua idade lembras-te de um SL BENFICA melhor do que o actual?
Desculpa intrometer-me, mas eu com 43 anos lembro-me ver o Benfica em finais da taça do Campeões,  agora somos a chacota da europa, aquele que todos querem que lhes calhe, achas isso normal?, estará o Benfica assim tão bem quando vendo tudo e mais alguma coisa e continua a precisar de vender   mesmo após  1000 milhões em vendas, e estaremos tão bem  que em 3anos vamos perder 2campeona5os para os falidos.

Aceito a tua opinião,  mas para mim o Vieira é O ENTRAVE para um Benfica muiiiiito maior.
Por isso entre Vieira e uma pedra da calçada prefiro , neste momento arriscar na pedra da calçada.

Eu sou tudo menos um apoiante do Vieira (salve seja) mas essa conversa de que o Benfica com outro qualquer vai voltar a ser automaticamente grande na Europa outra vez vale tanto como as promessas do vale e Azevedo e Vilarinho em campanha eleitoral. Puro populismo. E eu não gosto de populismo nem é solução.

E se segues a história do Benfica  com atenção sabes que há um Benfica pré 1994 e pós 1994. A outra versão ficou lá para trás, nos tempos pré lei bosman, e dificilmente volta. Com ou sem Vieira.

Claro que há falta de ambição no clube actualmente. Toda a gente vê isso. Mas só ambição não chega, porque o futebol europeu actual não é para clubes de campeonatos de países periféricos.
Concordo, é quase impossivel um clube de um país fora do top 5 ser sistematicamente forte na Champions. Mas ha uma grande diferença em ser competente e tentar ser um under dog ou em ser o bombo da festa. E infelizmente, atualmente somos o segundo, o que é claramente uma ofensa à historia do clube.

Mas quantas vezes é que o Benfica conseguiu ser underdog na Europa (tendo presenças honrosas) enquanto ganhava os títulos nacionais ao mesmo tempo, nos últimos vá... 30 anos? Muito poucas. Fala-se disso como se fosse comum.
Os ultimos 30 anos foram os piores da nossa historia com presidencias fracas. Achas que nao podiamos fazer mais? Eu acho que podiamos claramente. Alias, até temos tido alguma sorte com sorteios completamente alcancaveis e mesmo assim nao passamos a fase de grupos. É ridiculo, da para fazer muito mais.

Paralelamente, os últimos 30 anos foram precisamente aqueles em que o futebol se alterou mais desde que foi inventado, a nível de transferências, dinheiro que movimenta em geral, e o aumento exponencial da importância dos direitos televisivos.
Exato, mas eu não estou a pedir para se lutar pela Champions, é uma utopia. Eu estou a pedir que se faça mais na Champions pq é completamente possivel.

E nesses ultimos 30 anos onde o futebol mudou, o porto ganhou tudo o que havia para ganhar na Europa. Até na ultima década, que para alguns (vieiristas) é das melhores da nossa historia, o porto ganhou uma competiçao europeia e nos nenhuma.

É ridiculo o nosso objetivo limitar-se a lutar taco a taco com um porto falido por um campeonato fraco. É que nem aqui dentro dominamos completamente. É vergonhoso.

Mas alguém nos últimos tempos me viu dizer que o Benfica é bem gerido desportivamente? Ninguém. A gestão desportiva do Benfica é aberrante para o que nesta fase podia ser.

Mas há dúvidas sobre isto? Já o digo há anos.

R3nas

Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 11:01

mas é ai que eu quero dizer, que até eu sou a favor de um novo presidente. o que quebrou o ciclo de 2016 foi este novo mandato e deixou esta máquina bem montada em algo meio em banho-maria digamos

Estamos de acordo.

Para mim, o maior mérito da obra que o Vieira tem feito é permitir a muitos de nós exigir ainda mais. Temos essa máquina montada e não tiramos proveito dela. Temos capacidade para mais e não fazemos por isso. Quem, como eu, dá o exemplo do Ajax não é por achar que é garantido conseguirmos fazer o que eles fizeram ou achar que podemos conseguir mais do que uma vez de vez em quando, é por vermos que temos capacidade para, pelo menos, tentar esse acaso.

Diz o ditado que "a sorte protege os audazes" e nós não temos tentado, nos últimos anos, a sorte. Seja por falta de audácia ou outra coisa qualquer mas não temos tentado e isso, a mim, deixa-me extremamente frustrado.

dfernandes

Citação de: Trezeguet em 28 de Maio de 2020, 11:01

O Benfica tornou-se burguês em pouco tempo com os títulos nacionais sucessivos que se ganhou. Como se fossem suficientes. E claramente não são.

torreira

RGS é o mais parecido como o PdC que podemos ter (perdão pela comparação)

o BC  tem algumas boas ideias, mas não sei se tem "unhas"

LFV, já sabemos o que é...

é só escolher!

dfernandes

Citação de: Maldini em 28 de Maio de 2020, 10:49
Citação de: cipri_slb em 28 de Maio de 2020, 10:43

O Ajax teve o sucesso que teve porque tinha de facto um grande plantel.

Recusou-se a vender o De Ligt e o De Jong no início da época porque queriam que eles dessem algum rendimento desportivo ao clube, interessados para os levar logo na altura não faltavam já.

Além disso, foram buscar o Tadic e o Blind, juntaram um plantel MUITO talentoso, com uma mistura de experiência com juventude.

O Benfica não contrata ninguém ao nível do Tadic e do Blind há épocas, e vende jogadores talentosos sem que eles tenham deixado alguma espécie de marca no clube. Parece-me claro que para um clube como o Benfica e o Ajax será sempre difícil voltar a discutir a liga dos campeões, mas não façam do Ajax um acaso porque era o mesmo que imaginar o que faria uma equipa do Benfica com Jonas, Mitroglou, Bernardo Silva, Ederson, Semedo, Renato Sanches, Gaitan, Garay, já agora com um treinador decente também.

O Ajax teve um ano "normal" porque vendeu o De Jong e o De Ligt, não fica bem estar a comparar uma época com a outra e dizer que aquilo foi obra do acaso porque não foi. O Benfica se conseguisse reter o talento mais tempo tinha MUITO mais probabilidades de chegar a quartos e meias finais, nem hajam dúvidas nisto.

basicamente fez o que tinha a fazer e bem.

A grande questão é se consegue fazer isso muitos anos seguidos.

El Tacuara

Líder, sabes o que é um lider?...um tipo que decide tudo sozinho é líder de quê?

Resignação, em que sentido?...o discurso e o modo de operar, mantem-se igual. É mentiroso e o bem do SLB  nunca é assegurado.

Máquina bem montada, para quê?...um SLB de plástico, dos foguetes, manipulador e imparcial na sua comunicação, ou o que só pensa em sacar dinheiro aos sócios?!

Um Benfica fraco internamente, contra adversários muito mais fracos, miserável na Europa e nas modalidades, tirando o Volei e as miudas, são uma vergonha.

Um SLB opaco na gestão, sem estratégia desportiva ou financeira, que SLB é este, que seja tão apetecível para uma nova direcção?

dfernandes

Citação de: El Tacuara em 28 de Maio de 2020, 11:11

Líder, sabes o que é um lider?...um tipo que decide tudo sozinho é líder de quê?

Resignação, em que sentido?...o discurso e o modo de operar, mantem-se igual. É mentiroso e o bem do SLB  nunca é assegurado.

Máquina bem montada, para quê?...um SLB de plástico, dos foguetes, manipulador e imparcial na sua comunicação, ou o que só pensa em sacar dinheiro aos sócios?!

Um Benfica fraco internamente, contra adversários muito mais fracos, miserável na Europa e nas modalidades, tirando o Volei e as miudas, são uma vergonha.

Um SLB opaco na gestão, sem estratégia desportiva ou financeira, que SLB é este, que seja tão apetecível para uma nova direcção?

E um dos grandes problemas que esta direcção criou e que poucos falam é a geração que criou de adeptos de plástico que no fundo se estão a marimbar para o clube.

Isso é grave tendo em conta que a grande força do Benfica sempre foram os adeptos.

Xanghai