Eleições 2020

xSTORMx

São muitos anos de lavagem cerebral

cmenezes

Isto chega ao ponto em que, mesmo que o sistema de voto seja open-source, tu não consegues validar se o software que corre nas máquinas de voto é, efetivamente, o software open-source.

Aslio

Citação de: cmenezes em 29 de Junho de 2020, 13:28
Citação de: Pauleiro em 29 de Junho de 2020, 13:23
Citação de: cmenezes em 29 de Junho de 2020, 13:19
Citação de: VodkaBoy em 29 de Junho de 2020, 13:05
Citação de: Benfica-Forever em 29 de Junho de 2020, 12:20
Citação de: VodkaBoy em 29 de Junho de 2020, 12:04
Citação de: cmenezes em 29 de Junho de 2020, 11:33
Voto eletrónico... esta gente está toda louca. Vou voltar a postar:

https://www.youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs
Sinceramente, nada bate papel e urna selada.

Agora, não estaria contra ter o voto electronico com validação anonima em papel a depositar em urna selada.

A questão para usar voto electronico é unicamente a demora na contagem e os requisitos em termos humanos para fazer a contagem. Vivemos numa era em que nao se pode esperar por nada nem ninguem. é tudo para ontem.

O problema do voto eletrónico+papel é que se alguém de ma' fé quiser fazer merda, faz.
Por exemplo, votar Vieira no eletrónico e RGS no papel.
Eu acho que devia ser em papel e mais nada.
nao percebeste. tu votas no ecra do computador na zona dedicada aos votantes. A maquina imprime um comprovativo (anonimo) que tu depositas em urna fechada.

O que não impede que o voto eletrónico seja manipulado na mesma. É pensares que, se o meu input/voto for Rui Gomes da Silva, por exemplo, o contador de votos pode ser incrementado para dar vantagem ao bigodes mas o comprovativo sai que o teu voto foi registado como RGS.

Daí que na recontagem será verificado que houve marosca. A voto electrónico tem que bater com o papel. O papel será apenas utilizado para validar o voto electrónico. O voto electrónico também poderá ser apenas utilizado se for controlado/validado/ fechado por um identidade externa. Mas continuo a preferir o comprovativo em papel que sai depois de feito o voto electrónico.

Compreendo o teu ponto de vista e lanço outra pergunta: se nos vamos dar ao trabalho de recontar os votos em papel, achas que faz sentido termos o voto eletrónico? Eu penso que termos uma entidade externa a validar os votos não é, decididamente, algo que salvaguarde a integridade do sistema de voto. Na minha opinião, apenas fico com a pulga atrás da orelha em relação a essa mesma entidade (i.e. manipularem o sistema de votos, da mesma maneira que o Benfica o poderia fazer).
A partir do momento em que há suspeitas de ter havido/poder haver manipulação dos resultados há vários anos (suspeitas essas que, a meu ver, acabaram por ser confirmadas, de certa forma, pela forma como a "fonte da direção" reagiu aos resultados e chumbo do orçamento nesta última AG), o objetivo devia ser sempre ter o sistema de voto mais limpo, mais seguro possível.

Uma das melhores formas de conseguir isso passa por ter o sistema duplo de eletrónico+papel, com o sistema eletrónico a emitir o comprovativo do voto em papel.

sbremoved_28408

Citação de: Amigo das modalidades em 29 de Junho de 2020, 13:23
Citação de: R3nas em 29 de Junho de 2020, 12:58
Aqui ninguém quer limitar a democracia do Benfica, pelo contrário.

O que se diz, e bem, é que a missão que temos em mãos é tirar o Vieira de lá para evitar que o Benfica como o conhecemos, e desejamos, morra de vez.

No seguimento desta ideia de missão, numa altura em que RGS começa a ganhar momentum, aparecer outra candidatura é assinar a sentença do Benfica e ajudar a que Vieira se mantenha. É uma opinião como outra qualquer que não faz quem a tenha de anti-democrático. Digo eu...

ou então, não! eu percebo que quem já decidiu que a solução é RGS, pense assim, é legítimo que o faça.

Esquecem-se dos eleitores e sobretudo dos potenciais eleitores, que não iriam tirar o rabo do sofá para votar RGS, pq entre ele e LFV, é lhes indiferente.

Esquecem-se dos que votam Vieira e podem mudar, mas que nunca irão mudar para RGS.

Esquecem-se dos que só irão decidir mediante todas as candidaturas.

A melhor forma de tirar Vieira será sempre "mano a mano", mas o processo para escolher o melhor adversário não se pode fazer por "quem chegou primeiro".

andamos há anos a queixarmo-nos de que não surgem alternativas, para agora nos contentarmos com a primeira e estar a desdenhar outras que eventualmente apareçam? caminho errado.

E sim, pode chegar a um momento em que todos os eventuais candidatos contra Vieira tenham de pensar no que é melhor para o Benfica, se irem a votos, se desistirem em prol dos outros, etc. Mas lá está, pensar no que é melhor para o Benfica e não para o seu umbigo.
Isto.

cmenezes

Citação de: Aslio em 29 de Junho de 2020, 13:32
Uma das melhores formas de conseguir isso passa por ter o sistema duplo de eletrónico+papel, com o sistema eletrónico a emitir o comprovativo do voto em papel.

Mas como disse num post mais acima, o que te garante que o voto que ficou registado na máquina é o mesmo que ficou registado no papel?

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: cmenezes em 29 de Junho de 2020, 13:34

Mas como disse num post mais acima, o que te garante que o voto que ficou registado na máquina é o mesmo que ficou registado no papel?

Por mim, voto na urna com representantes de ambas as listas nas mesas de voto e a contarem os votos. À antiga...

manjob

Citação de: Amigo das modalidades em 29 de Junho de 2020, 13:23
Citação de: R3nas em 29 de Junho de 2020, 12:58
Aqui ninguém quer limitar a democracia do Benfica, pelo contrário.

O que se diz, e bem, é que a missão que temos em mãos é tirar o Vieira de lá para evitar que o Benfica como o conhecemos, e desejamos, morra de vez.

No seguimento desta ideia de missão, numa altura em que RGS começa a ganhar momentum, aparecer outra candidatura é assinar a sentença do Benfica e ajudar a que Vieira se mantenha. É uma opinião como outra qualquer que não faz quem a tenha de anti-democrático. Digo eu...

ou então, não! eu percebo que quem já decidiu que a solução é RGS, pense assim, é legítimo que o faça.

Esquecem-se dos eleitores e sobretudo dos potenciais eleitores, que não iriam tirar o rabo do sofá para votar RGS, pq entre ele e LFV, é lhes indiferente.

Esquecem-se dos que votam Vieira e podem mudar, mas que nunca irão mudar para RGS.

Esquecem-se dos que só irão decidir mediante todas as candidaturas.

A melhor forma de tirar Vieira será sempre "mano a mano", mas o processo para escolher o melhor adversário não se pode fazer por "quem chegou primeiro".

andamos há anos a queixarmo-nos de que não surgem alternativas, para agora nos contentarmos com a primeira e estar a desdenhar outras que eventualmente apareçam? caminho errado.

E sim, pode chegar a um momento em que todos os eventuais candidatos contra Vieira tenham de pensar no que é melhor para o Benfica, se irem a votos, se desistirem em prol dos outros, etc. Mas lá está, pensar no que é melhor para o Benfica e não para o seu umbigo.

Nem mais!

cmenezes

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 29 de Junho de 2020, 13:35

Por mim, voto na urna com representantes de ambas as listas nas mesas de voto e a contarem os votos. À antiga...

A melhor opção, para mim.

iloy

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 29 de Junho de 2020, 13:35

tambem digo, votamos présidentes de grandes naçoes com o voto papel mas o Benfica com 100 anos de avanço tem que colocar o voto eletronico?

ricardofslp

Citação de: Barolas em 29 de Junho de 2020, 12:55
Posso estar enganado mas acho que RGS acabará por não ir a eleições. Está a fazer o trabalho muito importante, desmascarar a atual direção e presidente mas não me parece, a existir outra candidatura forte que ele complique as coisas.

Ate pelo que disse ontem do Luís Tadeu parece-me que se vir que a outra candidatura tem melhores hipóteses que sai do caminho.
Ele está a concorrer para tirar o Vieira e garantir eleições justas.
Não me parece ter uma imensa ambição de ser o presidente do Benfica mas sim de querer provocar a mudança

VodkaBoy

Citação de: cmenezes em 29 de Junho de 2020, 13:19
Citação de: VodkaBoy em 29 de Junho de 2020, 13:05
Citação de: Benfica-Forever em 29 de Junho de 2020, 12:20
Citação de: VodkaBoy em 29 de Junho de 2020, 12:04
Citação de: cmenezes em 29 de Junho de 2020, 11:33
Voto eletrónico... esta gente está toda louca. Vou voltar a postar:

https://www.youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs
Sinceramente, nada bate papel e urna selada.

Agora, não estaria contra ter o voto electronico com validação anonima em papel a depositar em urna selada.

A questão para usar voto electronico é unicamente a demora na contagem e os requisitos em termos humanos para fazer a contagem. Vivemos numa era em que nao se pode esperar por nada nem ninguem. é tudo para ontem.

O problema do voto eletrónico+papel é que se alguém de ma' fé quiser fazer merda, faz.
Por exemplo, votar Vieira no eletrónico e RGS no papel.
Eu acho que devia ser em papel e mais nada.
nao percebeste. tu votas no ecra do computador na zona dedicada aos votantes. A maquina imprime um comprovativo (anonimo) que tu depositas em urna fechada.

O que não impede que o voto eletrónico seja manipulado na mesma. É pensares que, se o meu input/voto for Rui Gomes da Silva, por exemplo, o contador de votos pode ser incrementado para dar vantagem ao bigodes mas o comprovativo sai que o teu voto foi registado como RGS.
Nesse caso é facilmente validável que houve marosca. a ideia é poder dar às massas aquilo que pensam que querem: resultados rápidos...

Citação de: cmenezes em 29 de Junho de 2020, 13:20
E se estás a depositar algo numa urna, então para que serve o voto eletrónico?

Como disse, o voto electronico servira par ter os resultados provisórios mais cedo. porque não conseguimos esperar um dia...

AnotherDoom

Citação

Fui bem claro quando expliquei porque não acredito na transparência das votações no Sport Lisboa e Benfica.

Infelizmente - para todos nós - tinha razão!

Esta espécie de "Venezuela" em que hoje se vive no Benfica é um insulto à memória de todos os benfiquistas que, durante a ditadura, lutaram para manter o Benfica como um bastião da democracia.

Apesar da aparente normalidade (que alguns logo se apressaram a tentar fazer passar), aconteceu muita coisa que não vou aceitar que se repita em Outubro:

1) Entradas sem verificação de identidade com Cartão de Cidadã

Tendo cartões de sócio com fotografia ou sem fotografia, todos entraram sem ser verificado que o detentor do cartão era mesmo o sócio em questão!

Inadmissível!

2) Voto electrónico sem automatismo que "tranque" o sistema depois de ser utilizado.

Depois de um sócio ter passado o seu cartão de sócio e votado, pode passar, de seguida, os cartões que quiser, sem que o sistema o impeça, obrigando-o a sair para queres inicie o processo de votação do sócio seguinte.

Inaceitável!

3) Programa de voto sem qualquer informação de certificação isenta, e sem controlo de apuramento de resultados independente

Não precisa de explicação.

Escandaloso!

4) "Vigias" a olhar para o exercício do direito de voto, em alguns casos, só se afastaram após a reclamação dos sócios

Foi isso que se passou na sexta feira!

Esclarecedor!

5) Suspeita sobre a possibilidade do voto expresso ser identificado

Num "mundo" onde há tantos funcionários, o receio de que o sentido de cada voto seja identificado impede o exercício desse direito estatutário em liberdade (como se ouve entre os trabalhadores do Benfica).

Talvez nem na Coreia do Norte o medo chegue tão longe!

Vergonhoso!

6) Ausência de qualquer comprovativo físico que permita uma recontagem da votação

Tal terá que permitir a cada sócio ver e depositar em urna o sentido do seu voto, única forma de se poder garantir que o resultado do computador não é manipulado por alguém (esteja onde estiver)!

Se isso não for aceite de livre vontade estará dado o primeiro passo para que a dúvida da manipulação do sistema se convalida em certeza!

Um ex-vice Presidente do Benfica fazer estas acusações de forma absolutamente directa e concreta, por si só, já é um caso de policia.

Isto É MUITO GRAVE!

Golden_Mean

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 29 de Junho de 2020, 13:27
Mais cem votos confirmados em RGS (tendência do voto útil) cinquenta deles Vieirista desde sempre...começa a haver esperança...que cada um faça a sua parte, temos três meses para aglutinar e trabalhar em prol do Benfica...Vieira rua.
Este trabalho de sapa é fundamental e tem de ser contínuo até Outubro.

franciscoafonso

Citação de: Gsound em 29 de Junho de 2020, 12:32
Citação de: franciscoafonso em 29 de Junho de 2020, 11:55
Citação de: J_PN em 29 de Junho de 2020, 11:49
Muita expetativa alta por aqui...

Eu mantenho a minha, Vieira ganhar com 60% em vez de 90s já será resultado positivo.
Eu tenho duas possíveis vitórias nas eleições. Uma é Vieira perder, a outra é finalmente legitimar-se uma oposição com votações na casa dos 30%. A primeira era incrível, mas já aprendi ao longo da vida a ser realista e a aceitar as "pequenas vitórias". Portanto vamos ver o que acontece.

Se Vieira ganha com menor número de votantes, "apenas" com maior número de votos, serão tempos complicados.
Nesse cenário, não passa da primeira AG, como é evidente. Seja cadeiradas seja o que for.

Jyzaks

Se equilibrar, as casas decidem

Tem tudo controlado