Ivan Almeida

Extremo, 35 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 28 jogos, 270 golos
Em 2023/2024: 28 jogos, 270 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

fabioLupi

Renova rapaz que renovas bem.

dfonseca

#151
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:00
Citação de: DB4700 em 15 de Junho de 2022, 21:56
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 21:23
Nesta live estão a traçar uma imagem de que Portugal é um país profundamente racista.

Não posso concordar de forma alguma.

é uma discussão difícil de se ter. há vários pontos que falaram que são válidos. a questão da História do país (que em todos os países é utilizada de forma a criar uma identidade e um orgulho nacional), que está contada de uma forma a pôr outros países numa posição desprestigiantes. isto é problema relativamente simples de resolver. é mudar os livros de História.

depois há outros pontos que já são mais dificeis de aceitar. por exemplo, aquela parte onde dizem que passados 60 anos tratam as mulheres da mesma maneira que viam os portugueses tratá-las antes.

o tema do racismo é um tema muito complexo. a minha sensação - que estou do lado onde é mais fácil dizer isto - é que é residual. eles dizem que não - e provavelmente terão razão. eu sinto-me sempre um bocado impotente nestas discussões.
Eles culpam o racismo por todo o mal que ocorre nos Palops, por todos os problemas que têm.

O racismo existe seja aqui, em África ou qualquer outro lado do mundo mas que sejamos um país marcadamente racista não posso concordar. Eles olham para tudo pelo prisma do racismo, nem tudo é racismo.

Não podia concordar mais. Racismo existe, sim. No entanto, acusar o racismo de todos os males do mundo é ser redutor de todas as outras variáveis que existem e são uma realidade.

Na live, um rapaz menciona que teve um treinador black que não teve possibilidade de progredir dentro do clube e o Ivan usa isso como arma para alimentar a retórica de ser racismo. Até pode ser racismo, mas é necessariamente racismo? Não existe a variável conhecimento técnico, perfil, espírito de liderança, estratégia de comunicação? No fundo, tudo aquilo que difere um treinador bom de um menos bom.

É um tema extremamente complexo, e estar do lado fácil da barricada é estar numa bolha de privilégio, mas há que apelar à razoabilidade e não entrar em demagogias.

Slb23

E para que fique bem claro, o racismo existe, deve ser denunciado e combatido.

Acredito no Ivan quando diz que sofreu insultos racistas no Dragão, acredito inclusivamente que não tenha sido a primeira vez.

Que sejamos um pais racista não concordo, somos um pais onde também existe racismo e ignorantes.

Coach_Gouveia

Citação de: dfonseca em 15 de Junho de 2022, 22:09
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:00
Citação de: DB4700 em 15 de Junho de 2022, 21:56
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 21:23
Nesta live estão a traçar uma imagem de que Portugal é um país profundamente racista.

Não posso concordar de forma alguma.

é uma discussão difícil de se ter. há vários pontos que falaram que são válidos. a questão da História do país (que em todos os países é utilizada de forma a criar uma identidade e um orgulho nacional), que está contada de uma forma a pôr outros países numa posição desprestigiantes. isto é problema relativamente simples de resolver. é mudar os livros de História.

depois há outros pontos que já são mais dificeis de aceitar. por exemplo, aquela parte onde dizem que passados 60 anos tratam as mulheres da mesma maneira que viam os portugueses tratá-las antes.

o tema do racismo é um tema muito complexo. a minha sensação - que estou do lado onde é mais fácil dizer isto - é que é residual. eles dizem que não - e provavelmente terão razão. eu sinto-me sempre um bocado impotente nestas discussões.
Eles culpam o racismo por todo o mal que ocorre nos Palops, por todos os problemas que têm.

O racismo existe seja aqui, em África ou qualquer outro lado do mundo mas que sejamos um país marcadamente racista não posso concordar. Eles olham para tudo pelo prisma do racismo, nem tudo é racismo.

Não podia concordar mais. Racismo existe, sim. No entanto, acusar o racismo de todos os males do mundo é ser redutor de todas as outras variáveis que existem e são uma realidade.

Na live, um rapaz menciona que teve um treinador black que não teve possibilidade de progredir dentro do clube e o Ivan usa isso como arma para alimentar a retória de ser racismo. Até pode ser racismo, mas é necessariamente racismo? Não existe a variável conhecimento técnico, perfil, espírito de liderança, estratégia de comunicação?

É um tema extramemente complexo, e estar do lado fácil da barricada é estar numa bolha de privilégio, mas há que apelar à razoabilidade e não entrar em demagogias.
Eles usaram vários exemplos a roçar o ridiculo, como na FPB não haverem dirigentes dos PALOP's, não haverem árbitros dos PALOP's na Liga ou treinadores (aqui descobri que o Magalhães afinal não nasceu em Angola).

Coach_Gouveia

Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:12
E para que fique bem claro, o racismo existe, deve ser denunciado e combatido.

Acredito no Ivan quando diz que sofreu insultos racistas no Dragão, acredito inclusivamente que não tenha sido a primeira vez.

Que sejamos um pais racista não concordo, somos um pais onde também existe racismo e ignorantes.
O que lhe fizeram foi nojento, ponto.

O passar daí para é uma país de racistas, acho um salto lógico demasiado grande.

E sim existe racismo e existe um numero elevado (fosse só 1 já era demasiado) de atrasados.

Slb23

Citação de: Coach_Gouveia em 15 de Junho de 2022, 22:14
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:12
E para que fique bem claro, o racismo existe, deve ser denunciado e combatido.

Acredito no Ivan quando diz que sofreu insultos racistas no Dragão, acredito inclusivamente que não tenha sido a primeira vez.

Que sejamos um pais racista não concordo, somos um pais onde também existe racismo e ignorantes.
O que lhe fizeram foi nojento, ponto.

O passar daí para é uma país de racistas, acho um salto lógico demasiado grande.

E sim existe racismo e existe um numero elevado (fosse só 1 já era demasiado) de atrasados.
Mesmo aquilo que ele diz que o Amarante disse, ele coloca como sendo racismo. Não acho que tenha sido com essa ideia...

Coach_Gouveia

Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:16
Citação de: Coach_Gouveia em 15 de Junho de 2022, 22:14
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:12
E para que fique bem claro, o racismo existe, deve ser denunciado e combatido.

Acredito no Ivan quando diz que sofreu insultos racistas no Dragão, acredito inclusivamente que não tenha sido a primeira vez.

Que sejamos um pais racista não concordo, somos um pais onde também existe racismo e ignorantes.
O que lhe fizeram foi nojento, ponto.

O passar daí para é uma país de racistas, acho um salto lógico demasiado grande.

E sim existe racismo e existe um numero elevado (fosse só 1 já era demasiado) de atrasados.
Mesmo aquilo que ele diz que o Amarante disse, ele coloca como sendo racismo. Não acho que tenha sido com essa ideia...
Essa parte não apanhei, estava a trabalhar e a vir para casa, apanhava coisas aos bocados. O que é que o Amarante disse?

Slb23

Citação de: Coach_Gouveia em 15 de Junho de 2022, 22:26
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:16
Citação de: Coach_Gouveia em 15 de Junho de 2022, 22:14
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:12
E para que fique bem claro, o racismo existe, deve ser denunciado e combatido.

Acredito no Ivan quando diz que sofreu insultos racistas no Dragão, acredito inclusivamente que não tenha sido a primeira vez.

Que sejamos um pais racista não concordo, somos um pais onde também existe racismo e ignorantes.
O que lhe fizeram foi nojento, ponto.

O passar daí para é uma país de racistas, acho um salto lógico demasiado grande.

E sim existe racismo e existe um numero elevado (fosse só 1 já era demasiado) de atrasados.
Mesmo aquilo que ele diz que o Amarante disse, ele coloca como sendo racismo. Não acho que tenha sido com essa ideia...
Essa parte não apanhei, estava a trabalhar e a vir para casa, apanhava coisas aos bocados. O que é que o Amarante disse?
Segundo o Ivan quando ele vai buscar a bandeira o Amarante diz "O que é que este filho da puta vai fazer agora"

Vch1971

Citação de: Coach_Gouveia em 15 de Junho de 2022, 22:26
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:16
Citação de: Coach_Gouveia em 15 de Junho de 2022, 22:14
Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:12
E para que fique bem claro, o racismo existe, deve ser denunciado e combatido.

Acredito no Ivan quando diz que sofreu insultos racistas no Dragão, acredito inclusivamente que não tenha sido a primeira vez.

Que sejamos um pais racista não concordo, somos um pais onde também existe racismo e ignorantes.
O que lhe fizeram foi nojento, ponto.

O passar daí para é uma país de racistas, acho um salto lógico demasiado grande.

E sim existe racismo e existe um numero elevado (fosse só 1 já era demasiado) de atrasados.
Mesmo aquilo que ele diz que o Amarante disse, ele coloca como sendo racismo. Não acho que tenha sido com essa ideia...
Essa parte não apanhei, estava a trabalhar e a vir para casa, apanhava coisas aos bocados. O que é que o Amarante disse?
o amarante é um porco nojento

Shoky

#159
É óbvio que Portugal é um país profundamente racista. Para mim é até algo pacífico de entender quando decidimos assumir o nosso privilégio branco e nos colocamos nos pézinhos dos outros.

E começa logo na perspectiva histórica que teimamos em ter. E na forma bafienta como não enfrentamos os demónios do nosso passado.

CPA

Citação de: Slb23 em 15 de Junho de 2022, 22:12
E para que fique bem claro, o racismo existe, deve ser denunciado e combatido.

Acredito no Ivan quando diz que sofreu insultos racistas no Dragão, acredito inclusivamente que não tenha sido a primeira vez.

Que sejamos um pais racista não concordo, somos um pais onde também existe racismo e ignorantes.
Há muita malta que não tem noção da incidência do racismo (biológico e cultural) em Portugal. Fica aqui um artigo interessante sobre o European Social Survey de 2018/19 para quem se quiser dar ao trabalho:

https://www.publico.pt/2020/06/27/sociedade/noticia/european-social-survey-62-portugueses-manifesta-racismo-1921713


BC

Só "eles" sentem na pele o que dizem e passam cá para fora.

E cada vez os entendo mais.

"Nós", nem devia haver essa divisão, ou "para nós" é fácil dizer que não há racismo porque não passamos por isso. Mas "eles" passam e todos os dias.

É a realidade e sim quando alguém se exalta no seu dia a dia (e eles deram esse exemplo: como ir na estrada, ao volante), e alguém se passa, se for com um branco é do género: filho da puta. Se for com um negro é logo: preto do caralho. E isso sim, é racismo e é achar que somos mais do que eles.

Somos todos iguais. Nada mais que isso.

Há racismo, muito, e só eles o sentem. Nós, somos uns privilegiados, por nem sentirmos 1% do que eles sentem.

Defski

#162
Resumindo: mamaram 30 pontos em casa.

BC

Querem um exemplo mais básico ainda?

Se virem duas pessoas a vossa frente (um branco e um negro) e quiserem comentar uma delas, se for com o branco dizem: olha aquele. Se for com um negro dizem logo: o preto que está ali.

Mas, é que nem há dúvidas nem a mínima discussão.

Comecem a ver isso dessa forma (da forma que eles vêem e sentem) e vão entender melhor o que eles querem dizer e transmitir.

Harlem

Citação de: Shoky em 15 de Junho de 2022, 22:32
É óbvio que Portugal é um país profundamente racista. Para mim é até algo pacífico de entender quando decidimos assumir o nosso privilégio branco e nos colocamos nos pézinhos dos outros.

E começa logo na perspectiva histórica que teimamos em ter. E na forma bafienta como não enfrentamos os demónios do nosso passado.

Acho que se confunde o facto de não sermos um país violento por natureza com o não existirem vários actos racistas já normalizados por grande parte da população.