Ivan Almeida (Basquetebol)

Extremo, 36 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 40 jogos, 404 pontos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

lancadordedois

nao vale a pena , querem ir atras de discursos dos Burgueses Mamadu Ba e Joacir que se preocupam mais em tachos de Portugal do que ajudar os paises de origem.

eu tambem prefiro sushi e espumante.

Schweinsteiger

Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 11:34
Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:26
Engraçado que quando o Ivan diz e faz mesmo merda, é defendido aqui, mas quando ele diz algo realmente acertado é atacado...  :2funny:

Realmente a história do colonialismo é algo para ser relembrado e glorificado  :estrelas: com povos que ainda estão a sofrer as consequências do mesmo. Perdoa-lhes Ivan!

O colonianismo foi muito mau, era preferivel ficarem todos encerrados nas muralhas tipo a aldeia do asterix.
Creio que as coisas tem que ser resumidas á epoca em que aconteceram, não se pode comparar a literacia de 500 anos atraz com a de hoje.
Obvio que olhando aos olhos de hoje cometeram-se muitos erros, ms pensas que foi tudo mau?
O que foi feito ha 500 anos ajudou para o desenvolvimento que temos hoje, para clarificar que ha hoje em dia.

Eu não tenho que comparar nada, o facto é que tiveste brancos que acharam que os pretos eram burros e poucos desenvolvidos e que deviam ir lá para os "ensinar", e acabaram a explorar, espoliar e retirar toda e qualquer cultura desses povos, deixando-os ainda hoje a recuperar dessa mesma exploração, com a desculpa que iam ensinar.

O que foi feito ajudou ao desenvolvimento? Ah está certo. O desenvolvimento de uns e a desgraça dos outros, e agora os outros é que se fodem que ainda recuperam dessa "evolução".

Ficarem encerrados nas muralhas? Desculpa? Essa ideia dos outros serem burros e nós muito espertos pelos vistos continua bem viva.

areal

Um dos grandes problemas deste mundo atual é  as pessoas viverem no mundo das redes sociais...

lancadordedois

Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:37
Citação de: lancadordedois em 16 de Novembro de 2022, 21:08
Ivan o historiador.

Nao esquecer que grande parte dos paises africanos actualmente tem lideres negros e estao quase todos na merda , continuam a escravizar o povo permitindo que vivam na miseria.

Alias grande parte das vendas de escravos eram feitas por negros...os proprios negros escravizavam negros...

So ver as familias que ainda estao no poder por exemplo em Angola.
De Cabo Verde so tenho a dizer bem do pouco que conheço , mas sei que ainda existem correntes diferentes mesmo entre eles , uns pos portugal outro contra

DALOT

"Há momentos que ficam para sempre e estar nesta convocatória será um deles. Carregaremos a história de Portugal connosco... Somos de uma terra que explorou, descobriu, conquistou e espalhou a sua cultura nos quatro cantos do mundo...", escreveu o internacional português.

IVAN o historiador

"Há muita gente que pensa assim ainda, explorar (invadir), descobrir (colonizar), espalhou cultura (violar, sequestrar e tirar a liberdade de povos e nações), palavras bonitas quando querem justificar os crimes e as atrocidades que cometem. Mas muitos não querem ter esta conversa!"

A maioria desses países africanos foi-lhes retirada a sua cultura e língua durante a colonização, porque os brancos eram considerados "superiores", e ainda hoje sofrem com essas imposições, uma das consequências é precisamente a enorme corrupção que existe e o aproveitamento desses líderes...

O facto de ter acontecido há vários anos não apaga que aconteceu, e o Ivan chamou a atenção precisamente à mensagem de orgulho do Dalot sobre algo que não trás orgulho nenhum. Agora se o Dalot fez isso com intenção? Não me acredito.

como diz? foi retirado o que?

as familias nobres africanas é que procuraram a literacia do branco! por isso os mais favorecidos africanos ainda hoje continuam a se lo passando de geraçao em geraçao , os outros do povo que se lixem.

le se com cada coisa.... retirada a cultura e a lingua que piada , alias os portugueses que iam para la e para outros sitios é que se tiveram de adaptar ...tal como povos locais tambem se adaptaram
Para nao falar que ate hoje em muita sociedades mestiças , estes sao postos de parte pois nao sao carne nem peixe.

olha vai ler... e deixo a sugestao para o Ivan historiador

Ate dou um autor creio que de esquerda.. mas que escreve de forma isenta

tens aqui um grande trabalho de investigaçao

António Manuel Hespanha alcança neste livro um feito singular: conta uma história que todos conhecemos — a da expansão portuguesa — segundo uma perspectiva até aqui largamente ignorada. É a perspectiva dos portugueses e seus descendentes que, nos territórios longínquos da expansão, se desviaram da rede do «império formal» para integrarem as sociedades indígenas locais. Será que nessas comunidades — em África, na América, no Oriente — estes mestiços eram de facto portugueses? Carregariam consigo memórias, sentimentos, valores e traços culturais que se pudessem relacionar com Portugal? E em tais lugares remotos, fora do controlo da coroa, que visão tinham deles as populações nativas e os estrangeiros «concorrentes»?

Filhos da Terra reconfigura os termos da análise historiográfica e mostra‑nos que há uma versão mais rica e policromática da expansão portuguesa: a da história social, das pessoas comuns. Partindo das fontes da época, e fugindo a elementos míticos e envolvimentos emocionais, somos levados a questionar as identidades destes «portugueses» e, com isso, a exercer escrutínio crítico sobre um lugar‑comum do nacionalismo português: o carácter «ecológico», aberto e universalista da «presença portuguesa no mundo».

kino

Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:41
Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 11:34
Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:26
Engraçado que quando o Ivan diz e faz mesmo merda, é defendido aqui, mas quando ele diz algo realmente acertado é atacado...  :2funny:

Realmente a história do colonialismo é algo para ser relembrado e glorificado  :estrelas: com povos que ainda estão a sofrer as consequências do mesmo. Perdoa-lhes Ivan!

O colonianismo foi muito mau, era preferivel ficarem todos encerrados nas muralhas tipo a aldeia do asterix.
Creio que as coisas tem que ser resumidas á epoca em que aconteceram, não se pode comparar a literacia de 500 anos atraz com a de hoje.
Obvio que olhando aos olhos de hoje cometeram-se muitos erros, ms pensas que foi tudo mau?
O que foi feito ha 500 anos ajudou para o desenvolvimento que temos hoje, para clarificar que ha hoje em dia.

Eu não tenho que comparar nada, o facto é que tiveste brancos que acharam que os pretos eram burros e poucos desenvolvidos e que deviam ir lá para os "ensinar", e acabaram a explorar, espoliar e retirar toda e qualquer cultura desses povos, deixando-os ainda hoje a recuperar dessa mesma exploração, com a desculpa que iam ensinar.

O que foi feito ajudou ao desenvolvimento? Ah está certo. O desenvolvimento de uns e a desgraça dos outros, e agora os outros é que se fodem que ainda recuperam dessa "evolução".

Ficarem encerrados nas muralhas? Desculpa? Essa ideia dos outros serem burros e nós muito espertos pelos vistos continua bem viva.
Interpetaste mal o que disse na cena das muralhas, o que eu queria dizer é ficarmos (nos os Portugueses).

Eu nao quero entrar nas conversas do branco inteligente e preto burro porque somos todos humanos e tanto ha brancos inteligentes como brancos burros que nem uma porta.

O mundo desde sempre foi isto, nada mudou nem mesmo hoje em dia mudou, os povos mais fortes desde sempre impuseram as suas leis nos povos  mais fracos (menos desenvolvidos).
Eu não vejo nenhum Português a querer buscar a roma o que nos foi roubado nas ocupações romanas, nem o que foi roubado nas ocupações muçulmanas. O que eu vejo nso povos europeus é o aceitar do que passou e seguir em frente em relação as ocupaçoes de outros imperios.

Hoje em dia vez um pais (estados unidos) a fazerem o que querem do mundo e não vejo ninguem muito preocupado, se calhar ainda vao a correr comer um mcdonalds enquanto dizem que os americanos so fazem merda por todo o mundo.

Em relação as línguas, nos falamos uma lingua derivada do latim e ninguem se chateia com isso. Vamos buscar a lingua dos primordios?

Eu nao tenho duvidas que os descobrimentos ajudaram muito para o mundo que temos hoje em dia, as guerras trazem desastres mas ao mesmo tempo ajudam ao desenvolvimento tecnologico.

Dou-te razão num ponto, que existe muitos brancos que se acham superiores aos pretos isso é bem verdade, e infelizmente a tendencia e para piorar devido a este extremismo de opinioes.

NSC

Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 16:57
Toda a razão do lado do Ivan, mais uma vez. Também não me surpreendem as reacções contra ele, mais uma vez.

A ignorância do Diogo Dalot não é desculpa para nada. O fedor a bafio na conversa dos Descobrimentos já não devia ser aceitável em 2022.
Mas que razão?
Sempre a mesma porcaria de ver a história a preto e branco...

A Península Ibérica nunca foi alvo de colonização? Estamos a escrever em Latim moderno, caramba.

khyeniq

Não conheço nenhum português com orgulho da escravidão.
Não acho correto simplificar os Descobrimentos apenas a escravidão mas prefiro não me alongar muito porque ainda posso ser mal interpretado..

J_PN

Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 11:30
Citação de: J_PN em 17 de Novembro de 2022, 09:55
Citação de: Eagle 1996 em 17 de Novembro de 2022, 09:48
Já não é a primeira vez e o assunto é sempre o mesmo.

Claramente está mal resolvido e talvez precise de ajuda profissional para seguir em frente, o próprio Benfica já era tempo de lhe propor essa ajuda, caso ainda não o tenham feito obviamente.

Tendo em que conta o desconforto evidente que vemos no tópico cada vez que toca na ferida, dá para ver bem quem é que está mal resolvido...

ves alguem dizer lhe alguma coisa quando esta calado?

eu ate critiquei o marcel matz por ter "criticado" socios/adeptos.

mas agora tenho que pedir licença ou sff ?

ele esta a representar o Benfica e tudo o que tem declarado tem sido no contexto desportivo.
se ele quisesse dizer nao sei o que no contexto da musica seria um problema dele , desde que nao fosse algo grave.
ele representa o maior clube do mundo , isto nao é o focul ou algo do genero

Mas ele tem que estar calado porque tu queres?
Felizmente ainda temos atletas estes que para além da qualidade enquanto atletas revelam personalidade, inteligência e espírito crítico para se posicionarem como bem entenderem perante os temas que acharem pertinentes. Infelizmente já são poucos e cada vez mais remetem-se apenas a lugares comuns e ao politicamente correcto para não terem que levar com gajos que ficaram presos no 6º ano.

ajnogueira

Figurinha do Ivan.

Mas o Dalot disse algo de especial? lol

Para o Ivan o espalhar cultura foi só violar e sequestrar. Mas ele escreve isso no Twitter... Se calhar era inventado em África, o Twitter, se os europeus nunca lá tivessem posto os pés.

josel

Não entendo como há uma certa recusa e intransigência em ver aqui certas coisas, muito honestamente, das duas partes.

Sim, o período dos descobrimentos e posterior colonização foi o período dourado português, e haver um certo reconhecimento, e até certo ponto um orgulho nisso, é compreensível. Não tenho de alguma forma orgulho ou felicidade no que se fez nessas alturas, apesar de compreender que no contexto histórico é o que se fazia.
Ainda assim, reconheço a inteligência e audácia de muitos dos envolvidos nessas conquistas.
Seja a nível estratégico, de gestão, de inovação e de vontade de enfrentar medes e receios pré-concebidos na altura.

Mas como disse em cima, não é algo que me deixe minimamente contente o que se fez na altura aos povos onde se "poisou" em geral na altura. Seja, como disseram, com conivência ou não dos locais. São tão recrimináveis os coniventes como os que fizeram por acontecer (neste caso os portugueses).
Claro que é muito mais fácil falar com os olhos de hoje que com os da altura. O mundo evoluiu e mudou. Reconhecer as atrocidades cometidas, perceber que não éramos uns paladinos éticos (como se vê muitas vezes) é um ponto de partida para perceber e aprender com a história. Manter essa glorificação mantém, também, uma ideia de superioridade sobre as raças/etnias/o que quer que seja que foram escravizadas e completamente retiradas de direitos.

Acho a reação do Ivan um pouco exagerada, mas tem o ponto dele, até porque acho o tweet do Dalot inofensivo nem ele deve pensar de forma racista. Porém voltando ao que disse atrás, a glorificação da história e do que aconteceu também deverá pesar ao Ivan (e a todos os pretos/negros) e manda uma mensagem quase inconsciente de "hoje em dia, fariam o mesmo sem pensar duas vezes", porque não há qualquer reprimenda ou vista negativa sobre o que aconteceu. Nunca em algum momento nas minhas aulas de história o que se passou nos Descobrimentos foi alguma vez mencionado como negativo nem uma mera menção ao que se fez aos locais. Era tudo glorioso e mágico, mesmo as atrocidades.

E agora entra o uso e manipulação da história muito alterada e retocada por Salazar.
O Salazar precisava de justificar a continuada manutenção das colónias, num mundo que cada vez mais começava a abrir mão dos países colonizados espalhados pelo mundo.
A nossa história parou de se focar nas relações e locais que Portugal mantinha por todo o mundo, ou tinha estado. Hoje em dia não se fala da presença portuguesa na península arábica; não se fala de como da mesma forma que temos muitos "Al-" devido a presença moura na nossa península, os japoneses têm muitas palavras iguais às nossas; entre outros.

É o que é, e nuance falta.
No fundo acho que tudo isto foi muito exagerado tendo em relação ao tweet de ambos e estão a fazer um filme brutal por algo que não merece estas proporções.

kino

Citação de: khyeniq em 17 de Novembro de 2022, 12:20

Não conheço nenhum português com orgulho da escravidão.
Não acho correto simplificar os Descobrimentos apenas a escravidão mas prefiro não me alongar muito porque ainda posso ser mal interpretado..

Nenhum Portugues tem orgulho da escravidão, mas eis esta e a era das redes sociais e qualquer mentira serve para os maiores ignorantes serem os donos da verdade.

lancadordedois

Citação de: J_PN em 17 de Novembro de 2022, 12:23

Claramente está mal resolvido e talvez precise de ajuda profissional para seguir em frente, o próprio Benfica já era tempo de lhe propor essa ajuda, caso ainda não o tenham feito obviamente.

Tendo em que conta o desconforto evidente que vemos no tópico cada vez que toca na ferida, dá para ver bem quem é que está mal resolvido...

ele esta a representar o Benfica e tudo o que tem declarado tem sido no contexto desportivo.
se ele quisesse dizer nao sei o que no contexto da musica seria um problema dele , desde que nao fosse algo grave.

Felizmente ainda temos atletas estes que para além da qualidade enquanto atletas revelam personalidade, inteligência e espírito crítico para se posicionarem como bem entenderem perante os temas que acharem pertinentes. Infelizmente já são poucos e cada vez mais remetem-se apenas a lugares comuns e ao politicamente correcto para não terem que levar com gajos que ficaram presos no 6º ano.

ele meteu se num tema que claramente nao domina , mas olha tem resultado bem para o Kyrie Irving , um exemplo a seguir.

volto a perguntar , ele fez isto em frança? fez em Italia? fez em Israel? 

eu ate diria que o problema é dele (e em ultima instancia vai ser..)  mas quando esta inserido num contexto desportivo como foi o caso , esta a representar o Benfica.

Se ele quer criticar num contexto pessoal , tipo criticar o governo portugues ou o cabo verdiano ou dizer que a terra é plana...

Esta falta de sensibilidade so por si ja diz muito , tal como a nossa..(clube)

lancadordedois

Citação de: josel em 17 de Novembro de 2022, 12:30
Não entendo como há uma certa recusa e intransigência em ver aqui certas coisas, muito honestamente, das duas partes.

Sim, o período dos descobrimentos e posterior colonização foi o período dourado português, e haver um certo reconhecimento, e até certo ponto um orgulho nisso, é compreensível. Não tenho de alguma forma orgulho ou felicidade no que se fez nessas alturas, apesar de compreender que no contexto histórico é o que se fazia.
Ainda assim, reconheço a inteligência e audácia de muitos dos envolvidos nessas conquistas.
Seja a nível estratégico, de gestão, de inovação e de vontade de enfrentar medes e receios pré-concebidos na altura.

Mas como disse em cima, não é algo que me deixe minimamente contente o que se fez na altura aos povos onde se "poisou" em geral na altura. Seja, como disseram, com conivência ou não dos locais. São tão recrimináveis os coniventes como os que fizeram por acontecer (neste caso os portugueses).
Claro que é muito mais fácil falar com os olhos de hoje que com os da altura. O mundo evoluiu e mudou. Reconhecer as atrocidades cometidas, perceber que não éramos uns paladinos éticos (como se vê muitas vezes) é um ponto de partida para perceber e aprender com a história. Manter essa glorificação mantém, também, uma ideia de superioridade sobre as raças/etnias/o que quer que seja que foram escravizadas e completamente retiradas de direitos.

Acho a reação do Ivan um pouco exagerada, mas tem o ponto dele, até porque acho o tweet do Dalot inofensivo nem ele deve pensar de forma racista. Porém voltando ao que disse atrás, a glorificação da história e do que aconteceu também deverá pesar ao Ivan (e a todos os pretos/negros) e manda uma mensagem quase inconsciente de "hoje em dia, fariam o mesmo sem pensar duas vezes", porque não há qualquer reprimenda ou vista negativa sobre o que aconteceu. Nunca em algum momento nas minhas aulas de história o que se passou nos Descobrimentos foi alguma vez mencionado como negativo nem uma mera menção ao que se fez aos locais. Era tudo glorioso e mágico, mesmo as atrocidades.

E agora entra o uso e manipulação da história muito alterada e retocada por Salazar.
O Salazar precisava de justificar a continuada manutenção das colónias, num mundo que cada vez mais começava a abrir mão dos países colonizados espalhados pelo mundo.
A nossa história parou de se focar nas relações e locais que Portugal mantinha por todo o mundo, ou tinha estado. Hoje em dia não se fala da presença portuguesa na península arábica; não se fala de como da mesma forma que temos muitos "Al-" devido a presença moura na nossa península, os japoneses têm muitas palavras iguais às nossas; entre outros.

É o que é, e nuance falta.
No fundo acho que tudo isto foi muito exagerado tendo em relação ao tweet de ambos e estão a fazer um filme brutal por algo que não merece estas proporções.

Ele nem domina o tema , os portugueses que se metiam no negocio (e espanhois por exemplo disfarçados de portugueses devido ao dialecto semelhante , tal como o contrario) eram uma grande mistura  em termos sociais , grande parte ate eram bandidos.. apatrias...oportunistas

é como culpar a romenia pela criminalidade que os seus cidadaos praticam por toda a europa

benficaslb1

Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 12:34

ele meteu se num tema que claramente nao domina , mas olha tem resultado bem para o Kyrie Irving , um exemplo a seguir.

eu ate diria que o problema é dele (e em ultima instancia vai ser..)  mas quando esta inserido num contexto desportivo como foi o caso , esta a representar o Benfica.

Se ele quer criticar num contexto pessoal , tipo criticar o governo portugues ou o cabo verdiano ou dizer que a terra é plana...

Mas qual a representar o Benfica? O desporto é o assunto mais importante dos menos importantes. Antes de ele ser atleta do Benfica é um ser humano, aquilo é a página pessoal dele não do Benfica, tem todo o direito de dizer o que quiser ter a opinião que quiser, o Benfica clube não tem nada que se intrometer naquilo que ele diz, era o que mais faltava ele não poder expressar-se por jogar num clube seja ele qual for. O pessoal tem uma dificuldade enorme em separar as coisas, ele joga no Benfica mas a opinião dele é dele não do Benfica.

As consequências do que diz se está certo ou errado etc são dele e não do clube.

J_PN

Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 12:34

Ele domina a parte que lhe toca, se há quem não tenha sensibilidade, empatia ou simplesmente não a queira ver já é outra coisa.

Mas isso é precisamente o que ele faz, não tem importância nem autoridade no mundo Benfica para falar em nome do clube. Ele fá-lo de forma pessoal, na sua rede social aproveitando o público que tem. E bem. Para debitar lugares comuns e não conseguir articular um pensamento há aí muitos outros atletas para seguir.