Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

sardao

O inglês lamentável dos jornaleiros é mau mas o que me tira do sério é que são os mesmos que quando entrevistam um jogador estrangeiro se lembram de puxar dos galões na língua que falam desde pequeno e em vez de tentarem simplificar a comunicação, começam por declamar o primeiro canto dos lusíadas para impressionar o chefão.

cacetadas

Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 14:09
Mas se eu fosse o RG já me tinha passado porque ninguém disse o nome dele corretamente neste país.

Ele não é "Roger", é "Roguer".
Ruguer

Sent from my iPhone using Tapatalk

nfgl

Citação de: cacetadas em 06 de Setembro de 2022, 14:21
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 14:09
Mas se eu fosse o RG já me tinha passado porque ninguém disse o nome dele corretamente neste país.

Ele não é "Roger", é "Roguer".
Ruguer

Sent from my iPhone using Tapatalk

Isso.

Pablito10Aimar

Citação de: jnobre em 06 de Setembro de 2022, 12:12
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 11:29
Citação de: jnobre em 06 de Setembro de 2022, 11:20
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 11:09
Citação de: jnobre em 06 de Setembro de 2022, 11:06
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 11:02
Vou ser um bocado chauvinista.

Ninguém vê os bifes a fazerem perguntas em pt ao Lage.
Nem os italianos a falarem em pt com o Mourinho.

É uma questão cultural e politica. Em todo o caso, inglês também não é a língua nativa do Roger. 

Certo.
Mas o Mourinho, por exemplo, anda a falar italiano.

Ou mesmo em Espanha, bem que podes ter a nacionalidade que tenhas, se não falas o que eles falam, bem que te fodes.

Como disse é uma questão cultural e politica, levava a horas de conversa. Portugal é uma país periférico e a língua portuguesa não tem qualquer relevância. O Mourinho é um caso especial, ele aprendeu as principais línguas dos principais campeonatos, mas é uma execção. Por exemplo, o Paulo Fonseca fala ingles em França ou o Guardiola não me parece que tenha aprendido alemão quando esteve no bayern.

O português não é irrelevante.
Há é um contexto histório, principalmente com a queda do domínio holandês, que foi precedida pela queda do dominio português,  e o dominio dos ingleses e depois dos americanos, que tornaram o inglês como língua universal.

Mas mesmo isso não é eterno.

Confirmo o raciocinio chauvinista :-), foste buscar história dos tempos dos descobrimentos. Nos dias de hoje é irrelevante, só não é mais graças aos Brasil.

Não acho que seja irrelevante, é uma questão bastante pertinente. Para além de que dá para perceber o porquê da nossa lingua ter perdido tanta importância. Aliás a nossa lingua é a nona mais falada no Mundo.

No exemplo do Mourinho, o Italiano tá a milhas de ser uma lingua tão importante como a portuguesa e tão falada. Porém não é uma lingua muito diferente da portuguesa e como o Mourinho já lá esteve bastante tempo deve ter aprendido. Por isso é muito mais fácil na comunicação.

Aqui o RS ou falava Alemão ou Inglês, por isso eu acho que a resposta é clara. Porém, pode ser que se ficar mais 2, 3 ou mesmo 4 anos até dê entrevistas em português. Um pouco como o Samaris e muitos outros.

AguiaFX

Citação de: Bethinho em 06 de Setembro de 2022, 12:34
o facto do Schmidt falar ou não português vai ter algum efeito na qualidade das CI por parte dos jornalixas portugueses?vão acabar as perguntas sem nexo nenhum?
uma coisa é uma pessoa ir trabalhar para outro pais e aprender a lingua desse pais,outra é aprender a lingua para "dialoguar" com os Pedros Neves de Sousa desta vida.
Como responde sempre no FM quando os jornalistas me chateiam com a pergunta de um jogador não falar a língua:

Não me preocupa. O futebol é uma linguagem universal :police:

Ginkgo

Ambos falam perfeitamente Inglês e Italiano respectivamente.

Para além de que o Inglês é a língua franca em todas as áreas e particularmente no futebol.

Ainda assim visto o nivel baixo de inglês dos jornalistas portugueses preferia, a bem da vergonha alheia, que falassem em português e houvesse tradução.

dameo38

Citação de: Pequeno_Genial em 06 de Setembro de 2022, 12:43

What do you think about the game?

Are you happy with the reforces?

Recently António Silva renovate contract. Are you worried with the rescision clause so low?
Um jornalista tuga disse isso?

jnobre

Citação de: Bombjack em 06 de Setembro de 2022, 12:20
Citação de: jnobre em 06 de Setembro de 2022, 11:20

É uma questão cultural e politica. Em todo o caso, inglês também não é a língua nativa do Roger. 

Certo.

Ou mesmo em Espanha, bem que podes ter a nacionalidade que tenhas, se não falas o que eles falam, bem que te fodes.

Como disse é uma questão cultural e politica, levava a horas de conversa. Portugal é uma país periférico e a língua portuguesa não tem qualquer relevância. O Mourinho é um caso especial, ele aprendeu as principais línguas dos principais campeonatos, mas é uma execção. Por exemplo, o Paulo Fonseca fala ingles em França ou o Guardiola não me parece que tenha aprendido alemão quando esteve no bayern.

O Guardiola aprendeu alemão para ir treinar para a Alemanha.

https://maisfutebol.iol.pt/pep-guardiola-anda-a-aprender-alemao-como-um-louco

Não sabia, mau exemplo.

RP89

Recently António Silva renovate contract. Are you worried with the rescision clause so low?
Só rir.

Tá baixinho o nível em Portugal, nem inglês básico conseguem estes artistas da CS.

Pequeno_Genial

Citação de: dameo38 em 06 de Setembro de 2022, 16:08

Um jornalista tuga disse isso?

Não, não, mas, a avaliar pelo que temos ouvido nas muitas conferências de imprensa que já se fizeram, são exemplos do que pode vir a calhar em sorte ao Roger Schmidt num futuro próximo  :ashamed:

krak

Seems like me

Kurt Cobain 10

ABenficaC

Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 11:19
Citação de: Saveloy em 06 de Setembro de 2022, 11:11
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 11:08
Citação de: Saveloy em 06 de Setembro de 2022, 11:05
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 11:01
Citação de: Saveloy em 06 de Setembro de 2022, 10:57
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2022, 10:46
Citação de: af10 em 06 de Setembro de 2022, 10:43
Citação de: a13263 em 05 de Setembro de 2022, 22:04
Os cursos de jornalismo não têm cadeiras de Inglês?!

Eu estudei Matemática e tive uma cadeira de Inglês.  ::)

Há países onde, no secundário já têm aulas em inglês. Por acaso, matemática é uma delas, porque estudam por livros em inglês

Eu nem acho grande drama não falarem inglês.

Aliás, quando algum turista me pede indicações na rua dou sempre em pt.

Um gajo qualquer na rua e alguém que ganha a vida a falar com pessoas que muitas vezes são estrangeiras não é a mesma coisa.

Tu não sabes o que é que eu faço.
Estás a pressupor que eu não sou prestador de informação a turistas profissional.

Ok, então seja, a equivalência só faz sentido se fores alguém que tem de interagir com estrangeiros regularmente.

E nesse caso é igualmente estranho se não estiveres algo confortável com o inglês.

Já tiveste reuniões com alemães?
Tipo uns 4 ou 5?

Quando eles começam a falar uns com os outros mandam o inglês às malvas.

Que é que isso tem a ver com jornalistas portugueses fazerem perguntas a um treinador alemão? Não tentem fazer disto uma coisa de patriotismo, línguas devia ser um requisito básico para quem lida com estrangeiros, seja em Portugal ou onde for.

É que o jornalismo desportivo em Portugal já é uma merda como é, se nem se pode exigir o mínimo que consigam comunicar com estrangeiros é porque não há requisitos nenhuns mesmo.

Claro que tem a ver.

Aliás, uma das coisas mais curiosas é quando há vários portugueses numa reunião com malta de fora, discutem entre eles em inglês.

Mas isto não tem nada a ver com patriotismo. Eu só acho estranho que o treinador do maior clube português diga logo à partida que não vai tentar aprender a lingua.
tens razão,  isso tem também a ver um pouco a ver como os alemães veem os portugueses. Não acredito que fosse para italia, por exemplo, e não tivesse que arranhar o italiano. Fat divers

Troglodite

Citação de: af10 em 06 de Setembro de 2022, 13:21
Citação de: van33 em 06 de Setembro de 2022, 11:12

Certo.

verdade seja dita, eles é que estão certos. se eu me desloco a outro país eu é que tenho que me "desemerdar" e não o contrário

Vocês devem andar a sair pouco do país.
Tirando os burros dos espanhóis, em todo o lado falam inglês com os estrangeiros.
Ninguém precisa de se "desemerdar"

Polacos e hungaros foi com quem tive mais dificuldade na Europa a falar inglês.

j.j.

Fdx ó Schmidt, queres dar cabo da equipa ainda este mês? Sempre os mesmos jogadores de inicio vai dar merda
..