CN 12ª J: SL Benfica 27 - 27 Sporting CP, 10Dez. Sáb. 15h00 *BTV*

BlankFile

Estive lá.

Em primeiro lugar, falando do jogo jogado, não posso considerar que o resultado tenha sido injusto. Faltou criatividade em vários momentos, perdíamos a bola infantilmente em várias ocasiões, tivemos más decisões em barda... enfim, não fizemos o suficiente para ganhar o jogo, mas também não merecíamos perder, porque do outro lado também não se viu uma exibição por aí além. Por isso, no jogo jogado, o empate ajusta-se.

Falando da arbitragem. Eu quando vi os sinais corporais daquelas duas míudas na quadra, pensei logo "Vem aí arbitragem de merda". Não consigo conceber como se envia uma dupla destas tão fraca para um jogo com esta importância.

Critério disciplinar? Inexistente.

Será que elas sabem sequer as regras da Modalidade? Fiquei com a ideia que não, parecia que estavam a apitar um jogo de teste, para melhorarem as skills arbitrais.

E claro, a equipa mais prejudicada nisto tudo foi obviamente o Benfica. Fomos a cobaia perfeita destas duas incompetentes. Eu não digo que o Benfica tenha empatado por causa delas, já o disse em cima, mas que foi prejudicado em alguns lances capitais, claramente. E poderia ter feito a diferença num jogo tão equilibrado e muitas vezes mal jogado.

Empate que não compromete a luta pelo título, mas deixa um sabor bem amargo.

luisb

Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:38
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:34
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:27
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:26
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:25
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:23
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:20
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:16
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:14
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 16:48
Chema que vai dar uma volta ao bilhar grande, com a gestão dos centrais na 2ª parte.

Mau resultado....

A gestão dos centrais foi meter o único disponível pra jogar. Ele não é estúpido.

Iziquerdo e o Adam lesionaram-se ao intervalo?

O Adam jogou meia dúzia de minutos. O Ander estava a ser novamente dos melhores da equipa, achas que um treinador que foi dos melhores jogadores de sempre naquela posição e que habitualmente faz a rotação não consegue ver isso?

Se não o meteu obviamente houve algum problema com ele.

Estas a especular que o Iziquerdo se lesionou.
Isso vale o que vale.
Pode ser sido decisão técnica do treinador.

Não estou a especular, estou a afirmar.

Estas a afirmar que o Iziquerdo se lesionou durante a 1ª época.
Então.

A ver se me faço entender.

Estou a dizer que o Ander não foi utilizado na segunda parte porque estava tocado. Porque eu também estranhei a não utilização, como é evidente.

Não entendi. :/
Mas já vi que o Chema nunca tem culpa de nada para ti.

Estás errado. Tem culpa dos problemas que são colectivos. Tem culpa na insistência no Petar quando tem o Semedo a fazer um excelente jogo. Tem culpa de não meter a equipa a trabalhar as superioridades numéricas como deve ser, problema muito antigo e que ele não tem ideia de como resolver.

Tem culpa naquilo que tem culpa. Mas ele não é estúpido, se não meteu o melhor marcador da equipa no jogo na segunda parte e que estava a fazer mais um grande jogo é porque não pôde, isso parece-me evidente.

Ele na primeira parte até tirou o Petar pra meter o Ander a LE,  na segunda ia-se lembrar de não o meter porquê? O que é que é mais provável? Haver um problema físico com o jogador ou o treinador optar por não meter o melhor jogador da equipa na primeira parte que inclusivamente jogou em duas posições?

Num jogo de tanta importância e com uma exibição do Ander tão nitidamente superior à média da equipa, seria de facto muito estranho que não se tratasse de uma questão física. Por isso pode ser injusto aproveitar este thread para criticar ou questionar o Chema, mas a verdade é que não é a primeira vez que o Ander é quase ignorado pelo treinador durante os jogos... por vezes parece que o Chema está a tratar o Ander como um projeto para outros voos e não está a "esgotar" o potencial dele nesta equipa (muitas conversas 1*1, muitas chamadas de atenção ao jogador de natureza individual...).

Segundo sei há algo de especial no contrato do Ander (temporário?) e isso faz-me pensar se a gestão do jogador não está a ser condicionada por outras razões. Mas sou só eu a especular... só tenho visto coisas boas ou muito boas do Ander e, de facto (excluindo hoje), não percebo a forma como tem sido utilizado.

De qualquer forma o Chema este ano tem mostrado coisas a que eu não estava habituado a ver: em todos os jogos (tirando o horrível jogo com o Goppingen) o Benfica teve momentos em que parecia capaz de ganhar e acaba por esbarrar numa parede qualitativa, física ou mental que normalmente coincide com a manutenção do Petar em campo apesar de se mostrar totalmente incapaz e exausto, com a utilização do Belone como central ou LD por um período de tempo acima do razoável (sendo verdade que muitas vezes é ele que "lidera" as recuperações) e... pelo esquecimento do Ander ou do Semedo (sobre o Semedo eu próprio tenho dúvidas, mais por causa da atitude).

Seja como for, quando vejo o Benfica nestes jogos mais tensos fico sempre com a sensação de que os jogadores estão em roda-livre, sem preparação suficiente para saber como lidar com os diversos momentos do jogo (a cara do Rahmel na ponta "esquecida" conta muita história).

Eu deixei de jogar há mais de 30 anos e é verdade que ainda me custa ler o "jogo moderno", mas basta um olhar comparativo com a forma de jogar dos nossos adversários para perceber que há problemas na preparação da equipa que sugerem que esta situação não será resolvida até final do ano. É pena, porque não se ganha a EHF European League de qualquer maneira.


Savicevic

Citação de: luisb em 11 de Dezembro de 2022, 01:36
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:38
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:34
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:27
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:26
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:25
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:23
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:20
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 17:16
Citação de: Savicevic em 10 de Dezembro de 2022, 17:14
Citação de: TeamRocket37 em 10 de Dezembro de 2022, 16:48
Chema que vai dar uma volta ao bilhar grande, com a gestão dos centrais na 2ª parte.

Mau resultado....

A gestão dos centrais foi meter o único disponível pra jogar. Ele não é estúpido.

Iziquerdo e o Adam lesionaram-se ao intervalo?

O Adam jogou meia dúzia de minutos. O Ander estava a ser novamente dos melhores da equipa, achas que um treinador que foi dos melhores jogadores de sempre naquela posição e que habitualmente faz a rotação não consegue ver isso?

Se não o meteu obviamente houve algum problema com ele.

Estas a especular que o Iziquerdo se lesionou.
Isso vale o que vale.
Pode ser sido decisão técnica do treinador.

Não estou a especular, estou a afirmar.

Estas a afirmar que o Iziquerdo se lesionou durante a 1ª época.
Então.

A ver se me faço entender.

Estou a dizer que o Ander não foi utilizado na segunda parte porque estava tocado. Porque eu também estranhei a não utilização, como é evidente.

Não entendi. :/
Mas já vi que o Chema nunca tem culpa de nada para ti.

Estás errado. Tem culpa dos problemas que são colectivos. Tem culpa na insistência no Petar quando tem o Semedo a fazer um excelente jogo. Tem culpa de não meter a equipa a trabalhar as superioridades numéricas como deve ser, problema muito antigo e que ele não tem ideia de como resolver.

Tem culpa naquilo que tem culpa. Mas ele não é estúpido, se não meteu o melhor marcador da equipa no jogo na segunda parte e que estava a fazer mais um grande jogo é porque não pôde, isso parece-me evidente.

Ele na primeira parte até tirou o Petar pra meter o Ander a LE,  na segunda ia-se lembrar de não o meter porquê? O que é que é mais provável? Haver um problema físico com o jogador ou o treinador optar por não meter o melhor jogador da equipa na primeira parte que inclusivamente jogou em duas posições?

Num jogo de tanta importância e com uma exibição do Ander tão nitidamente superior à média da equipa, seria de facto muito estranho que não se tratasse de uma questão física. Por isso pode ser injusto aproveitar este thread para criticar ou questionar o Chema, mas a verdade é que não é a primeira vez que o Ander é quase ignorado pelo treinador durante os jogos... por vezes parece que o Chema está a tratar o Ander como um projeto para outros voos e não está a "esgotar" o potencial dele nesta equipa (muitas conversas 1*1, muitas chamadas de atenção ao jogador de natureza individual...).

Segundo sei há algo de especial no contrato do Ander (temporário?) e isso faz-me pensar se a gestão do jogador não está a ser condicionada por outras razões. Mas sou só eu a especular... só tenho visto coisas boas ou muito boas do Ander e, de facto (excluindo hoje), não percebo a forma como tem sido utilizado.

De qualquer forma o Chema este ano tem mostrado coisas a que eu não estava habituado a ver: em todos os jogos (tirando o horrível jogo com o Goppingen) o Benfica teve momentos em que parecia capaz de ganhar e acaba por esbarrar numa parede qualitativa, física ou mental que normalmente coincide com a manutenção do Petar em campo apesar de se mostrar totalmente incapaz e exausto, com a utilização do Belone como central ou LD por um período de tempo acima do razoável (sendo verdade que muitas vezes é ele que "lidera" as recuperações) e... pelo esquecimento do Ander ou do Semedo (sobre o Semedo eu próprio tenho dúvidas, mais por causa da atitude).

Seja como for, quando vejo o Benfica nestes jogos mais tensos fico sempre com a sensação de que os jogadores estão em roda-livre, sem preparação suficiente para saber como lidar com os diversos momentos do jogo (a cara do Rahmel na ponta "esquecida" conta muita história).

Eu deixei de jogar há mais de 30 anos e é verdade que ainda me custa ler o "jogo moderno", mas basta um olhar comparativo com a forma de jogar dos nossos adversários para perceber que há problemas na preparação da equipa que sugerem que esta situação não será resolvida até final do ano. É pena, porque não se ganha a EHF European League de qualquer maneira.

Sobre o Ander a explicação é relativamente simples. Perdeu a pré-época por lesão, custou-lhe bastante entrar no ritmo e só agora está a mostrar todo o seu valor e potencial. Não tenho a menor dúvida de que será o motor da equipa daqui para a frente e atingirá um nível muito alto. Do que sei, o contrato dele é normal, termina em 2024.

Relativamente aos períodos de apagão da equipa, é um facto que acontecem. Hoje até fizemos uma boa primeira parte e mesmo assim não deixamos de estar mais de 5 mins sem fazer um golo, que só não foram mais penalizadores porque mantivemos um nível defensivo alto.

Sobre a falta de preparação e roda livre dos jogadores, não estou de acordo. Aliás, o jogo de hoje foi bem preparado. Conseguimos defender bastante bem o ataque do Sporting, estamos cada vez mais preparados para lidar com a mobilidade da primeira linha deles.

Já no ataque organizado estamos com os problemas da primeira época do Chema cá e que na época passada não se viram tanto, quer porque houve continuidade do líder do ataque (Kukic) quer porque foi adicionado um elemento preponderante e que no sistema implementado pelo Chema joga numa posição fundamental - o Rogério.

Uma pergunta frequente aqui é porque é que "não jogamos mais para as pontas". Isso é consequência do modelo de jogo que se tenta implementar. Pontas intervêm muito, mas são mais solicitados sem bola (em quase todos os ataques fazemos entradas a segundo) para que depois possamos jogar situações de 2x2 na zona central ou libertar os atiradores. Isto depois também depende dos jogadores que temos na primeira linha e o tipo de trajectória e decisão escolhem habitualmente. O Petar, por exemplo, não é um jogador que ligue bem com a segunda linha e se o adversário o condiciona fica complicado que depois a bola chegue às pontas. E o Sporting hoje procurou fazer isso, colocou sempre os segundos defensores a pressionar os nossos laterais para depois aglomerar na zona central e recuperar aí a bola ou incomodar os tiros.

Mas o Juan Carlos Pastor explica melhor, é o pai desta ideia de jogo:

https://youtu.be/FZ0GRmfZJpk

Onde claramente temos problemas e já o venho a dizer por cá há muito, é nas superioridades numéricas. Temos um grave problema de "spacing", dificultamos muito a nossa vida porque não conseguimos criar as vantagens que seriam de supor tendo um homem a mais.

Mas enfim, tudo isto tem muito que se lhe diga. O Chema é um bom treinador - se não o fosse não teria vencido a EHF EL numa série de 20 jogos - tem tirado rendimento de praticamente todos os jogadores que chegaram. Naturalmente não é perfeito, é susceptível de ser criticado, tem coisas das quais eu não gosto, mas não é por ele que não somos campeões. Aliás, estou aqui farto de dizer que mais importante que um treinador era dar-lhe uma equipa técnica como deve ser e esse problema  (que na minha opinião é grave) continua por resolver.

Damon_Fryer

Este treinador não dá mais do que isto...

O Sporting tem um plantel muito inferior ao nosso... e raramente lhes ganhamos um jogo.

carvalho0407


Covenant

Citação de: Damon_Fryer em 11 de Dezembro de 2022, 11:26
Este treinador não dá mais do que isto...

O Sporting tem um plantel muito inferior ao nosso... e raramente lhes ganhamos um jogo.
O Sporting tem dois foras de série que fazem a diferença.

carvalho0407

Marcação individual, resolves isso, temos é muitos inúteis no plantel.

lancadordedois

nao vi o jogo , mas é preferivel empatar que perder.

o mau é que se fosse no Joao Rocha se calhar tinhamos perdido.
a vitoria era importante para as diarreias fora de casa

Dandy


BlankFile

Citação de: Covenant em 11 de Dezembro de 2022, 14:05
Citação de: Damon_Fryer em 11 de Dezembro de 2022, 11:26
Este treinador não dá mais do que isto...

O Sporting tem um plantel muito inferior ao nosso... e raramente lhes ganhamos um jogo.
O Sporting tem dois foras de série que fazem a diferença.

Certíssimo.

Mas também são dois sacanas a jogar. Principalmente aquele Kiko que é mestre na arte do mergulho. Está a precisar levar uma cacetada valente na cornadura e aí sim não vai fingir de certeza...

Savicevic

Citação de: carvalho0407 em 11 de Dezembro de 2022, 16:49
Marcação individual, resolves isso, temos é muitos inúteis no plantel.

No andebol moderno já ninguém faz isso. Isso é dos anos 90/início do milénio.

Covenant

Citação de: BlankFile em 11 de Dezembro de 2022, 22:23
Citação de: Covenant em 11 de Dezembro de 2022, 14:05
Citação de: Damon_Fryer em 11 de Dezembro de 2022, 11:26
Este treinador não dá mais do que isto...

O Sporting tem um plantel muito inferior ao nosso... e raramente lhes ganhamos um jogo.
O Sporting tem dois foras de série que fazem a diferença.

Certíssimo.

Mas também são dois sacanas a jogar. Principalmente aquele Kiko que é mestre na arte do mergulho. Está a precisar levar uma cacetada valente na cornadura e aí sim não vai fingir de certeza...
Como são dois prodígios portugueses fica a sensação que vão sempre ser protegidos.

Quando forem para o estrangeiro vão passar um mau bocado.

carvalho0407

Citação de: Savicevic em 11 de Dezembro de 2022, 22:33
Citação de: carvalho0407 em 11 de Dezembro de 2022, 16:49
Marcação individual, resolves isso, temos é muitos inúteis no plantel.

No andebol moderno já ninguém faz isso. Isso é dos anos 90/início do milénio.
e? o certo é que resolvia muitos problemas, agora é so modernices e o resultado é sempre o mesmo, volto a dizer resolvia o problema, assim como mandar muitos inuteis que ali andam, mais mandar embora o jose costa e 1 dos bases do basket e tinhamos grande equipe aqui.

Savicevic

Citação de: carvalho0407 em 12 de Dezembro de 2022, 08:47
Citação de: Savicevic em 11 de Dezembro de 2022, 22:33
Citação de: carvalho0407 em 11 de Dezembro de 2022, 16:49
Marcação individual, resolves isso, temos é muitos inúteis no plantel.

No andebol moderno já ninguém faz isso. Isso é dos anos 90/início do milénio.
e? o certo é que resolvia muitos problemas, agora é so modernices e o resultado é sempre o mesmo, volto a dizer resolvia o problema, assim como mandar muitos inuteis que ali andam, mais mandar embora o jose costa e 1 dos bases do basket e tinhamos grande equipe aqui.

Se ninguém faz é porque o jogo evoluiu de forma a que isso se revela pouco ou nada útil. Já quase nem defesas avançados se usam, quanto mais marcações individuais.

E a razão é simples, nos dias de hoje até os pontas conseguem jogar 1x1, alguns até atirar de fora. Tira-se 2 defensores da linha para marcar os irmão e fica-se com Natan e os dois pontas para jogar com espaço que nunca mais acaba, é só fazer um bloqueio e está vantagem ganha.

Os benefícios de marcações individuais são praticamente nulos.

lancadordedois

Citação de: Savicevic em 12 de Dezembro de 2022, 14:35
Citação de: carvalho0407 em 12 de Dezembro de 2022, 08:47
Citação de: Savicevic em 11 de Dezembro de 2022, 22:33
Citação de: carvalho0407 em 11 de Dezembro de 2022, 16:49
Marcação individual, resolves isso, temos é muitos inúteis no plantel.

No andebol moderno já ninguém faz isso. Isso é dos anos 90/início do milénio.
e? o certo é que resolvia muitos problemas, agora é so modernices e o resultado é sempre o mesmo, volto a dizer resolvia o problema, assim como mandar muitos inuteis que ali andam, mais mandar embora o jose costa e 1 dos bases do basket e tinhamos grande equipe aqui.

Se ninguém faz é porque o jogo evoluiu de forma a que isso se revela pouco ou nada útil. Já quase nem defesas avançados se usam, quanto mais marcações individuais.

E a razão é simples, nos dias de hoje até os pontas conseguem jogar 1x1, alguns até atirar de fora. Tira-se 2 defensores da linha para marcar os irmão e fica-se com Natan e os dois pontas para jogar com espaço que nunca mais acaba, é só fazer um bloqueio e está vantagem ganha.

Os benefícios de marcações individuais são praticamente nulos.

quase ninguem faz defesa adiantada mas na super globe apanhamos equipas que faziam e tivemos dificuldades com isso sem nunca conseguirmos resolver.
depois levamos a mesma dose a seguir a superglobe.

acho que o Carvalho quer dizer é que ha momentos do jogo em que se deve tentar outras coisas. em alguns momentos defesa adiantada e alguns marcação individual.
mas compreendi te