Pré-Época 2024/2025

humbug_1904

O miúdo do Feyenoord com o cabelo grande era craque, de ficar de olho nele

JSilva28

Citação de: GTtdi_SLB em 30 de Julho de 2024, 02:17
Citação de: Pedro.SLB.71 em 29 de Julho de 2024, 16:56Do jogo de ontem, fica o resultado para a História. Fazendo uma breve análise mais a frio, os primeiros 20 minutos foi o que mais agradou, com a pressão imediata ao portador da bola. Mas agora coloca-se a questão, iremos jogar assim quando as prima-donas voltarem? Tenho sérias dúvidas de que se possa ter uma equipa que jogue grande parte do tempo, em pressão alta, com certos jogadores.
O dimaria aguenta exactamente 5 minutos dessa pressão ofensiva, depois o corpo toma conta. Os restantes 85' são de marcação "à zona", ou nas imediações dos adversários que lhe passarem perto. Nesses mesmo 85' teremos 9 a correr por 10 na relva (sem contar o redes) e inevitavelmente a abrir buracos pela ineficiência de grupo. Faz lembrar o Titan, baixou umas 2-3 vezes, depois a fadiga tomou conta.
Esse não é o problema.

O problema é se como na época passada tiveres o Di no corredor direito em processo defensivo, mais 2 ou 3 gajos que também não correm, como tinhas o Rafa, Neres e João Mário.

Se no processo defensivo o Di fizesse um jogo mais posicional no corredor central, conseguias ter uma boa pressão, porque terias o Pavlidis, os dois médios centro e os alas a pressionarem, com o Di mais na zona do trinco adversário.


fdpdc666

'Quinze minutos à Benfica': a origem da expressão.
Três golos em 15 minutos contra o Feyenoord, na Eusébio Cup, deliciaram os adeptos. Em 1972, o Benfica também marcou três contra os neerlandeses no quarto de hora final, qualificando-se para as meias-finais da Taça dos Campeões Europeus. A BOLA falou com António Simões, que recorda esse encontro e a origem da expressão.




A vitória do Benfica contra o Feyenoord por 5-0, na última edição da Eusébio Cup, este domingo, galvanizou os adeptos de uma forma que há muito não era vista ou sentida. As águias entraram no jogo com um poderio ofensivo deslumbrante e, aos 15 minutos, já ganhavam por 3-0, fruto de um golaço de Prestianni e bis de Pavlidis. 'Quinze minutos à Benfica', poder-se-á dizer.

Curiosamente, a famosa expressão, ouvida tantas vezes no quotidiano, tem a sua origem associada a um jogo frente ao... Feyenoord.

Benfica 5 -1 Feyenoord

O ano era 1972 e os encarnados, após terem perdido por 1-0 na primeira mão, em Roterdão, precisavam de uma vitória por dois ou mais golos na Luz para passarem às meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

As águias começaram a segunda mão da melhor forma, com Nené a inaugurar o marcador e Rui Jordão a fazer o segundo à passagem da meia hora de jogo. O resultado permitia a qualificação para as meias, mas Wim van Hanegem, médio dos neerlandeses, tinha outros planos e marcou aos 75'. A precisar de mais um golo, o Benfica meteu a quinta, carregou pedal a fundo e rubricou um quarto de hora final de alta qualidade, com Nené a ser o herói ao marcar o tento necessário aos 82' e a completar o hat-trick aos 89'. Pelo meio, Jordão também bisou, aos 87'. Nascia, diz-se, os 'quinze minutos à Benfica'.

António Simões, campeão europeu pelo Benfica em 1961/1962, lembra-se bem da partida. O atacante havia partido o braço dias antes e, como tal, não pôde entrar em campo para ajudar os encarnados a virar a eliminatória. «Foi um desgosto extraordinário, estava num momento de forma fantástico. Toda essa época, as coisas correram de feição», começou por dizer a lenda do clube.

Ao recordar esses 15 minutos em que as águias marcaram três, Simões confessa não ter ficado surpreendido, tal era a qualidade do Benfica: «Quando temos o Nené e o Jordão, Jaime Graça no meio, Eusébio.... quem está a ver o jogo nunca pode perder a esperança de que os golos podem surgir, porque tem na frente grande talento. Naquele tempo, com aquele ambiente e jogadores desta qualidade, não se podia deixar de pensar que se pode fazer golos, tem é de se pensar que se consegue. Nené estava muito inspirado nesse jogo. Assim que faz o 3-1, o Feyenoord percebe que está eliminado. E aí, o que faz? Destapa-se e sofre o quarto e o quinto. As pessoas lembram-se muitos dos últimos 15 minutos em que fizemos três golos, mas até ali a equipa teve dificuldades em superiorizar-se à que era a segunda melhor equipa da Holanda [n.d.r. hoje Países Baixos].»

O Inferno da Luz e os quinze minutos

Ainda assim, António Simões discorda que os 'quinze minutos à Benfica' tenham surgido com esse encontro. «É verdade que esse jogo ficou marcado pelos último quarto de hora, mas os 15 minutos que ficaram famosos do Benfica eram os primeiros 15 minutos de cada jogo», diz, rebobinando a cassete até à década de 60. O campeão europeu faz a ponte com a expressão Inferno da Luz que, recorda, «nasceu nos anos 60, num jogo contra o Nurnberg, o campeão da Alemanha». E explica: «Perdemos 3-1 lá e na Luz demos 6-0. É nesse jogo com o Nurnberg que nasce o espírito do Inferno da Luz, porque aos 20 minutos já tínhamos marcado uns três ou quatro golos. Depois, na final contra o Real Madrid, ganhámos 5-3. É aí que nasce o Inferno da Luz, porque um associado disse que vir jogar à Luz era um inferno, e a expressão pegou.»

E qual a relação com os 'quinze minutos à Benfica'? «Quando se fala de 15 minutos à Benfica, é impossível não associar ao Inferno da Luz», sublinha. «As duas expressões podem não ter nascido no mesmo dia, mas nasceram na mesma época. A expressão nasce porque o Benfica marcava muitos golos, muito cedo e em muito pouco tempo. O ambiente que se criou pelos adeptos no Estádio da Luz e nos jogos europeus era tal que quase que jogávamos com o vento a nosso favor», conta-nos, lembrando que «era uma barulheira, houve momentos em que o árbitro apitava e não ouvíamos».

Simões termina, recordando-se de ainda ser um «miúdo no Benfica» que «ia no autocarro e, ao chegar à entrada», ouvia os adeptos gritarem: «Simões, hoje é 15 minutos à Benfica, eles levam cinco!»

Ricardo Nunes Gonçalves in A Bola



nuno666

Citação de: franciscoafonso em 29 de Julho de 2024, 14:00
Citação de: axiomas em 28 de Julho de 2024, 21:03
Citação de: Pablito13 em 28 de Julho de 2024, 21:01
Citação de: Android1974 em 28 de Julho de 2024, 21:00Quanto é a cláusula do Prestianni? Se o miúdo continuar assim, em dezembro chega cá um Real Madrid ou assim e faz-nos um E.Fernández.

100M
importa de crl as cláusulas no Benfica :rir:
Há muita malta que ainda lhe vai cair os colhoes quando se aperceber que nunca - repito nunca - vendemos um jogador pela cláusula e que isto foi só uma conversa inventada.
Amigo nao andas a ver filmes de espionagem a mais? pk sou te sincero se a coisa que as sads tem de positivo e terem que prestar contas, so para teres uma ideia passou sem se falar mt mas o Benfica antes de transferir o Darwin chegou a ter as accoes da SAD congeladas por nao ter comunicado o valor da transferencia

Di_Maria

Citação de: Di Nes em 29 de Julho de 2024, 22:59https://twitter.com/MarianaAlvesR4/status/1817994412393214201

Benfica é isto

O meu filho nasceu com alguns problemas respiratórios, e sempre que ia ao futebol ficava doente, pela situação que já se falou no tópico do estádio sobre o frio que faz em algumas zonas e etc.

Na época passada, já com 9 anos, e com a saúde estabilizada, voltei a levá-lo ao estádio. Nesse dia em que lhe mostrei os bilhetes fartou-se de chorar. Ele queria muito ir mas nem dizia nada porque sabia que sempre que ia não ficava muito bem.

Felizmente fomos a muitos jogos o ano passado, incluindo futebol feminino e pavilhão nas modalidades.

Sei perfeitamente o que é ter uma reação dessas depois de receber um bilhete e fiquei tal e qual esse Pai.

O Benfica é isso mesmo.

arodrigues84

Citação de: humbug_1904 em 30 de Julho de 2024, 03:55O miúdo do Feyenoord com o cabelo grande era craque, de ficar de olho nele

Também achei, 18 anos!

Barolas

Citação de: humbug_1904 em 30 de Julho de 2024, 03:55O miúdo do Feyenoord com o cabelo grande era craque, de ficar de olho nele

Verdade, o jogou passou todo por ele, na segunda parte.

Stigmat

#10749
Citação de: humbug_1904 em 30 de Julho de 2024, 03:55O miúdo do Feyenoord com o cabelo grande era craque, de ficar de olho nele

Quem?

O Zechiel? Tem 20 anos, não 18.

fdpdc666

Benfica-Fulham no Algarve com lotação esgotada.
Já não há bilhetes para ver ao vivo o último jogo da pré-temporada da equipa de Roger Schmidt.




O Benfica-Fulham, aprazado para a próxima sexta-feira, no Estádio do Algarve, vai ter casa cheia. A organização do Troféu do Algarve anunciou a lotação esgotada do recinto, que tem capacidade para cerca de 30 mil adeptos nas bancadas.

https://www.instagram.com/p/C-C9nsatElW/?utm_source=ig_embed&ig_rid=e54a9a0a-5ea0-447c-b662-0b6cac79ab26

Depois da goleada (5-0) ao Feyenoord na Eusébio Cup, é grande o entusiasmo dos adeptos encarnados para o jogo com a equipa da Premier League, que é orientada por Marco Silva. Este será o último jogo de preparação dos comandados de Roger Schmidt, que dão o pontapé de saída oficial na temporada a 11 de agosto, em casa do Famalicão, na jornada inaugural da Liga.

in A Bola

franciscoafonso

Citação de: nuno666 em 30 de Julho de 2024, 13:02
Citação de: franciscoafonso em 29 de Julho de 2024, 14:00
Citação de: axiomas em 28 de Julho de 2024, 21:03
Citação de: Pablito13 em 28 de Julho de 2024, 21:01
Citação de: Android1974 em 28 de Julho de 2024, 21:00Quanto é a cláusula do Prestianni? Se o miúdo continuar assim, em dezembro chega cá um Real Madrid ou assim e faz-nos um E.Fernández.

100M
importa de crl as cláusulas no Benfica :rir:
Há muita malta que ainda lhe vai cair os colhoes quando se aperceber que nunca - repito nunca - vendemos um jogador pela cláusula e que isto foi só uma conversa inventada.
Amigo nao andas a ver filmes de espionagem a mais? pk sou te sincero se a coisa que as sads tem de positivo e terem que prestar contas, so para teres uma ideia passou sem se falar mt mas o Benfica antes de transferir o Darwin chegou a ter as accoes da SAD congeladas por nao ter comunicado o valor da transferencia
Que jogador é que o Benfica vendeu pela cláusula?

Andris

Citação de: Di_Maria em 30 de Julho de 2024, 13:08
Citação de: Di Nes em 29 de Julho de 2024, 22:59https://twitter.com/MarianaAlvesR4/status/1817994412393214201

Benfica é isto

O meu filho nasceu com alguns problemas respiratórios, e sempre que ia ao futebol ficava doente, pela situação que já se falou no tópico do estádio sobre o frio que faz em algumas zonas e etc.

Na época passada, já com 9 anos, e com a saúde estabilizada, voltei a levá-lo ao estádio. Nesse dia em que lhe mostrei os bilhetes fartou-se de chorar. Ele queria muito ir mas nem dizia nada porque sabia que sempre que ia não ficava muito bem.

Felizmente fomos a muitos jogos o ano passado, incluindo futebol feminino e pavilhão nas modalidades.

Sei perfeitamente o que é ter uma reação dessas depois de receber um bilhete e fiquei tal e qual esse Pai.

O Benfica é isso mesmo.
:amigo:

PS: A ver se voltas. ;)

S-Line


GTtdi_SLB

Citação de: fdpdc666 em 30 de Julho de 2024, 13:41Benfica-Fulham no Algarve com lotação esgotada.
Já não há bilhetes para ver ao vivo o último jogo da pré-temporada da equipa de Roger Schmidt.




O Benfica-Fulham, aprazado para a próxima sexta-feira, no Estádio do Algarve, vai ter casa cheia. A organização do Troféu do Algarve anunciou a lotação esgotada do recinto, que tem capacidade para cerca de 30 mil adeptos nas bancadas.

https://www.instagram.com/p/C-C9nsatElW/?utm_source=ig_embed&ig_rid=e54a9a0a-5ea0-447c-b662-0b6cac79ab26

Depois da goleada (5-0) ao Feyenoord na Eusébio Cup, é grande o entusiasmo dos adeptos encarnados para o jogo com a equipa da Premier League, que é orientada por Marco Silva. Este será o último jogo de preparação dos comandados de Roger Schmidt, que dão o pontapé de saída oficial na temporada a 11 de agosto, em casa do Famalicão, na jornada inaugural da Liga.

in A Bola
É lotação esgotada tipo o estádio em ruínas do Estoril só com 2 bancadas, ou lotação esgotada de 4 bancadas integrais? A sapalhada esteve lá na semana passada e os topos estavam embargados.