Comunicação Social

pcnunes

essa treta da alteração da trajectória da bola, é treta, repito, pois se assim fosse, todos os lances com o braço eram penalty ou falta, pois é IMPOSSÍVEL a bola ira ao braço e não mudar de trajectória....é impossível

nsalta

Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Setembro de 2009, 13:23
Citação de: Far(away) em 22 de Setembro de 2009, 13:22
Não há interpretações da lei. Isso não existe.

O que a lei diz é que é penalty se o desvio com a mão for intencional. Se for fortuito não há razões para ser considerado o cástigo máximo.

E como se mede a intencionalidade de um corte com a mão? Pois, para mim isso, em 99% dos casos é impossível afirmar, até porque os árbitros não têm repetições em câmara lenta.

Lá por ser difícil de avaliar, não quer dizer que não seja essa a regra. Isso da trajectória não existe. 

pcnunes

Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Setembro de 2009, 13:34
Citação de: G-Man em 22 de Setembro de 2009, 13:24
Só para acrescentar uma coisa, na mão do David Luiz, ele andava com os braços abertos, aí até aceito o penalti, agora o Garcia coitado, só não enfiou o braço dentro do seu próprio peito, porque não pode.

Mas ele não pode ter os braços abertos, é? Se a bola vai à mão e por essa ordem de ideias, também não haveria penalty.
mas esse também não era penalty...

o David nem sabe onde está a bola...

banalizou-se simplemente estes lances...

Roy Kent

Essa atitude do árbitro existe muitas vezes, mas aquele ajuizou bem o primeiro, porque transformar uma bola no peito num penalti.

Chepo

Não sei se alguém postou aqui esta espécie de noticia. Maisfutebol no seu melhor:

A frase é de Jorge Jesus, na véspera da estreia do Benfica no acesso à Liga Europa. O treinador respondia a António Salvador, presidente do clube minhoto, que tinha responsabilizado o antigo treinador pelo atraso no planeamento da época, numa alusão ao arrastar do processo da saída de Jesus para a Luz. Nessa altura, o treinador disse que se recusava a servir de escudo                         para os maus resultados (o Sp. Braga falhou o acesso à fase de grupos da Liga Europa). Por outro lado, Jorge Jesus veio agora reclamar o seu papel na construção do plantel do Sp. Braga. «Naquele onze só o Viana é que não estava lá no ano passado, todos os jogadores foram escolhidos por mim e já lhes tinha dito que íamos jogar para ser campeões neste ano, eles são testemunhas», afirmou o treinador este domingo, comentando o actual sucesso do clube, líder isolado da Liga à quinta jornada.

http://www.maisfutebol.iol.pt/opiniao---frases/jorge-jesus-sp-braga-benfica-frase-salvador/1090515-1447.html

redred1

Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Setembro de 2009, 13:19
Citação de: G-Man em 22 de Setembro de 2009, 13:16
Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Setembro de 2009, 13:13
Por outro lado, a mão do Miguel Garcia ficou por assinalar...

Ficou por assinalar o que, a bola vai a mão do rapaz, marcar penalti naquilo era um atentado.

A bola também foi à mão do David Luiz, no jogo contra o Marítimo, e foi penalty. A minha interpretação da lei, é que existindo desvio de trajectória da bola, independentemente de existir intenção, é falta. É isso que 2 dos 3 ex-árbitros dizem no tribunal do ojogo.

Desculpa lá, mas...

A tua interpretação é que desde que haja contacto entre uma mão (ou um braço) e a bola é sempre penaltie?
Pois desvio de trajectória terá de existir sempre, desde que haja um contacto, julgo eu...

O que eu gostava é de saber é quando é que não há desvio de trajectória da bola!

Que eu saiba, quer seja mão na bola ou bola na mão, com intenção ou sem intenção, quer haja movimento do braço quer não haja, quer o jogador esteja quieto quer esteja em movimento, quer esteja a subir quer esteja a descer, quer esteja em pé, deitado, sentado ou de cócoras.... se há contacto entre uma mão (ou o braço) e uma bola, terá de existir  sempre desvio de trajectória da bola!

As mãos e os braços não são feitos de ar, portanto terá de haver sempre desvio de trajectória! Não? Portanto, é sempre penaltie?

Portanto, acho que podemos esquecer esse palavreado do "desvio de trajectória da bola", pois esse desvio existe sempre que haja contacto!
Bastava dizer: "desde que haja contacto entre uma mão (ou braço) e a bola, é sempre penaltie!

Raios, afinal se a lei é tão simples, porque é que escreveram tanto?

Roy Kent

Só para acrescentar uma coisa, na mão do David Luiz, ele andava com os braços abertos, aí até aceito o penalti, agora o Garcia coitado, só não enfiou o braço dentro do seu próprio peito, porque não pode.

Mas ele não pode ter os braços abertos, é? Se a bola vai à mão e por essa ordem de ideias, também não haveria penalty.

Se anda ali com os braços abertos pode dar ideia ao árbitro que é intencional, coisa que o Miguel Garcia não fez.

red_label

Citação de: EPluribusUnum em 22 de Setembro de 2009, 13:27
A bola bateu no braço do Miguel Garcia depois de ressaltar no poste. Como é que se podia marcar penalty num lance assim?

Arranja-se vídeo desse lance? O0

LuigiSLB83

Mas alguém pode afirmar que o Miguel Garcia não teve intenção de meter a mão à bola? É que mesmo que não tenha existido movimento do braço em direcção à bola, ele, por se aperceber que a bol ia em direcção ao braço, pode ter simplesmente deixado o braço naquela posição para evitar que a bola entrasse.

Assim, pode-se dizer que exisitiu intenção de desviar a bola. Mas eu pergunto-me, como é possível avaliar a intenção?

VALEBEM

Nenhuma lei do futebol afirma que o lance do Miguel Garcia é penalty...
O homem nem mexe a mão nem o braço, e a bola até lhe bate no cotovelo!

O David Luiz com o Marítimo, e o Fernando no mesmo jogo, no lance do Weldon não assinalado, foram aos lances com os braços abertos... Aí aceito os penaltys!

LuigiSLB83

Citação de: G-Man em 22 de Setembro de 2009, 13:36

Se anda ali com os braços abertos pode dar ideia ao árbitro que é intencional, coisa que o Miguel Garcia não fez.

Mas ele não tinha já os braços abertos, antes da bola ser pontapeada pelo adversário?

pcnunes

Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Setembro de 2009, 13:39
Mas alguém pode afirmar que o Miguel Garcia não teve intenção de meter a mão à bola? É que mesmo que não tenha existido movimento do braço em direcção à bola, ele, por se aperceber que a bol ia em direcção ao braço, pode ter simplesmente deixado o braço naquela posição para evitar que a bola entrasse.

Assim, pode-se dizer que exisitiu intenção de desviar a bola. Mas eu pergunto-me, como é possível avaliar a intenção?
a intenção afere-se pelo movimento do braço na direcção da bola...esta era a génese da Lei...

a partir dela, existiram diversas derivações falaciosas...a gosto

Roy Kent

Luigi ele ia a correr a tentar cortar a bola, ela bate no poste e vai-lhe para o braço, o braço esta junto ao peito, ele nem evitou nada, a bola batia-lhe no peito e não entrava.

Far(away)

O que dizem as leis da FIFA sobre estes casos

A punição de um jogador por mão na bola está inserida na Lei 12 das Leis de Jogo da FIFA, associada a um contexto de comportamento antidesportivo se um futebolista "tocar deliberadamente a bola com as mãos ou com os braços - excepto o guarda-redes dentro da sua própria área de grande penalidade". A Lei tem uma interpretação/recomendação, em que o árbitro deve ter em consideração os seguintes critérios: "O movimento da mão na direcção da bola (e não a bola na direcção da mão); a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada); a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infracção."

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1343892

Mais claro que isto não pode ser.

pcnunes

Citação de: VALEBEM em 22 de Setembro de 2009, 13:39
Nenhuma lei do futebol afirma que o lance do Miguel Garcia é penalty...
O homem nem mexe a mão nem o braço, e a bola até lhe bate no cotovelo!

O David Luiz com o Marítimo, e o Fernando no mesmo jogo, no lance do Weldon não assinalado, foram aos lances com os braços abertos... Aí aceito os penaltys!
mesmo aí, não eram...

aceita-se porque se generalizou essa interpretação...mas até aí não era penalty...

no caso do David, repito, ele nem sabia onde a bola estava...