As Finanças do Benfica

JFCR

Citação de: MALU15 em 25 de Abril de 2019, 19:20
Citação de: nightcrowler em 25 de Abril de 2019, 18:26
Citação de: MALU15 em 25 de Abril de 2019, 14:34
Citação de: paulomaia1972 em 25 de Abril de 2019, 13:54
Malu, tem lógica pagar 16M nesta operação de antecipar 55M? E antecipar receitas de 2025-2026?
Não conhecendo os pressupostos que estiveram na origem da operação, pouco posso adiantar sobre a oportunidade da mesma, a não ser dizer que para mim não era expectável que a mesma ocorresse, mas quem faz o planeamento a longo prazo da tesouraria da BSAD lá terá as suas razões, e isso só mais tarde saberemos.

Agora o que posso dizer é que não fazem sentido certos juízos que por aqui proliferam acerca de taxas da mesma, pois fazem cálculos de operações com um prazo médio da ordem dos 5/6 anos, como de operações correntes se tratassem.
Ora considerando que o contrato de cessão de créditos sem recurso, de 55,6 Me se refere a prestações de serviços que se vão vencer em média nas seguintes datas:

. 11 Me referente a 25% da época de 2023/24            - 4 anos
. 22,3 Me referentes a 50% da época de 2024/25        - 5 anos
. 22,3 Me referentes a 50% da época de 2025/26        - 6 anos

Podemos ver que a taxa apurada se situará em redor dos 5,75% anuais e que ditará juros dos seguintes montantes:
- 4 anos    2,5Me
- 5 anos    6,4Me
- 6 anos    7,7Me
totalizando assim os 16,6Me que abatidos aos 55,6Me originarão o valor líquido dos 39Me.

Nestes cálculos assumi como pressuposto que os créditos cedidos referentes às prestações de serviços de cada época se vencem a meio das mesmas e que os valores de outras despesas bancárias e impostos (I Selo dos contratos, ...) que  existem nestas operações estão considerados nos cálculo das taxas, contribuindo assim para a majoração das mesmas.

boas Malu,

desculpa mas discordo de ti.
qualquer que seja a utilização, pagar 5,75% nesta altura de taxa anual parece-me absurdo.
para isso, fariam um empréstimo obrigacionista de valor superior (EO que seguramente terá uma procura bem superior à oferta), pagando uma taxa de 3,75%.

antes de mais, a opacidade da operação, quando se fala de utilização de valores que são de data posterior à atual direcção, já me causa urticária. mas até entenderia, caso fosse um negócio excelente, mas não, está longe disso. obviamente que não são os 30% que se falou, mas 5,75% nesta fase é absurdo!

não consigo entender, e o facto de surgir como uma nota de rodapé no relatório torna a coisa ainda mais estranha.

se o Benfica foi tão lesto a explicar a questão do Talisca e do montante da dívida financeira, seria de bom tom que saísse uma nota explicativa a este respeito
Ó meu caro,

não precisas de pedir desculpa, cada um tem a sua opinião, e eu até nem sequer emiti uma opinião se concordava ou não com a operação,(ver 1º parágrafo) apenas quis, tal como ontem quando lançaram a confusão em relação ao EO e OT, contribuir para desmistificar a questão da taxa dos 30 e tal por cento, pois ainda que para alguns isso fosse paródia, para outros pouco dados a discutir questões técnicas desta natureza era um dado assumido e contribuiria para "envenenar" o tópico, e para isso já chegam os posts alarmistas e deslocalizados das matérias que devem ser tratadas no tópico.

ET: Junto mais um elemento para reflectires, constante o prospecto (Pag. 37/38).

A Benfica SAD pondera vir a realizarem 2019 uma emissão de obrigações cujo montante, juro, maturidade e demais condiçõesainda se encontram por determinar, a qual, a ter lugar, será objeto de colocação particular.

Viva, como sempre o Malu a elucidar e bem sobre o que se sabe.
Só gostaria também de referir que não se pode comparar assim tão facilmente juros de adiantamentos porque o valor do dinheiro é diferente hoje do que será em 2026 (ou outra da futura qualquer).
55M hoje valem muito mais que 55M daqui a 5 anos, por causa da inflação.
Portanto receber hoje 39M do que 55 daqui a X tempo, não significa que o custo de adiantar a receita será de 16M.

thiagorosa84

Eu agora fiquei confuso e preocupado.

Alguém me explique, se faz favor, se estamos tão bem financeiramente, porque precisamos de um EO e, pior ainda, porque raio vamos antecipar receitas?!...

rsd

Citação de: thiagorosa84 em 25 de Abril de 2019, 22:57
Eu agora fiquei confuso e preocupado.

Alguém me explique, se faz favor, se estamos tão bem financeiramente, porque precisamos de um EO e, pior ainda, porque raio vamos antecipar receitas?!...


Depois de tantas páginas a dissecar este assunto de mil pontos de vista diferentes?  :rir:

Nirvana_87

Finanças premium!

Tão premium que nem quero imaginar 2 anos sem Champions!!!

Milagre financeiro.

Obrigado grande lider tricolor e respectiva lagartixa.

rsd

Citação de: PorscheLM1 em 26 de Abril de 2019, 00:03
Finanças premium!

Tão premium que nem quero imaginar 2 anos sem Champions!!!

Milagre financeiro.

Obrigado grande lider tricolor e respectiva lagartixa.

És tu e eu. Também não quero imaginar 2 anos sem Champions  :-X :-X

MB

Estas coisas da economia e gestão são quase sempre complexas e algo obscuras...
Neste caso da antecipação de receitas é apenas falta de vergonha e de respeito pelos Benfiquistas.
Então um clube com invejável saúde financeira necessita de antecipar receitas e de pagar por elas taxas de 5,75%?
Então lançamos um EO com taxas abaixo de 4% e ao mesmo tempo pagamos muito mais por antecipação de receitas?
Se isto não é gestão danosa não sei o que é....

hippyscorpio

#68121
Não é difícil de perceber o que agora já lhe chamam de "mistificação dos 30%"... realmente quem não quer ver lança uma confusão enorme quando o que por aqui se disse era bastante simples de se perceber...

O Benfica fez um novo adiantamento de receitas da NOS de um valor de 55M€.
O Benfica dos 55M€ adiantados só ficará com 39M€.
O custo geral da operação foi de 16M€.
Isto é um facto que está descrito no tal relatório. Ponto.

E quanto é que representa 16M€ de 55M€ em percentagem?
A resposta é cerca de 30%.

Ou seja, esta operação de adiantamento de 55M€ teve um custo total ao Benfica de 16M€, cerca de 30% do valor total adiantado.

O resto são nomes técnicos e discussão com muita palha para tentar camuflar uma operação financeira verdadeiramente vergonhosa e até inexplicável... o silêncio da direcção perante esta notícia é indicação disso mesmo, desta vez já não surgiu nenhum comunicado oficial a desmentir fosse o que fosse... e sabem porquê, porque a notícia do jornal OJOGO é verdadeira e expôs mais uma vez os iluminados da direcção do Benfica ao ridículo.

Não volto a falar neste assunto, penso que fui muito claro e só não entende quem não quer entender... nas próximas eleições lá estarei a julgar este e outros negócios feitos por esta direcção do Benfica que considero verdadeiramente ruinosos.

Eusébio10

Citação de: MB em 26 de Abril de 2019, 00:14
Estas coisas da economia e gestão são quase sempre complexas e algo obscuras...
Neste caso da antecipação de receitas é apenas falta de vergonha e de respeito pelos Benfiquistas.
Então um clube com invejável saúde financeira necessita de antecipar receitas e de pagar por elas taxas de 5,75%?
Então lançamos um EO com taxas abaixo de 4% e ao mesmo tempo pagamos muito mais por antecipação de receitas?
Se isto não é gestão danosa não sei o que é....

A antecipação de receitas tem pouco por onde se criticar. Esse antecipação permitiu poupar alguns milhões  (não muitos) e canalizar receitas para limpar divida.

A gestão danosa não é pela engenharia financeiras que se faz mas da vendas que se fazem sem olhar ao lado desportivo.

Vender um Ederson para ganhar 20M e depois ficar 5 anos ser investir num guarda-redes isso sim é gestão danosa. Renovar com R.V. quando a equipa estava a jogar um futebol vergonhoso, isso sim gestão danosa. Sobre as questões puramente financeiras diria que não estamos mal.

Kumbayala

Vergonhoso!
Esta estratégia do adiantamento é o meu turningpoint em relação à política financeira do Benfica.

A nossa SAD é alvo de interesses económicos obscuros, desde agentes a faturarem astronomicamente com vendas de jogadores a factories duvidosas

O nosso clube e seus ideais já eram.

Kaká

Esta operação na altura irá sair mais barata do que agora ...

Mas só aceito se na próxima época o Luzinhas cumprir o que diz e formos all in. Não espero outra coisa.

Para quem está por dentro do mundo financeiro Benfiquista, será impossível dizer que estamos a preparar um ciclo económico de investimento (como na altura do JJ) alavacando a nossa capacidade desportiva? Neste momento o retorno potencial é maior com a Europa nestes moldes.
Além do mais ja temos muita qualidade dentro de portas, o investimento para aquisições não tem que ser tão grande ou pelo menos a ser mais "especifico" (posições deficitárias no 11 ou a precisar de um upgrade de qualidade).

Poderá tambem querer dizer que iremos agora com a restruturação da massa salarial (Luisão por exemplo) começar a apostar forte na retenção?

Questões que me parecem plausíveis mas posso estar completamente enganado.

mr.c

A única coisa positiva que retiro disto é que implica praticamente que o Félix não está vendido.

O'Brien

Citação de: mr.c em 26 de Abril de 2019, 04:59
A única coisa positiva que retiro disto é que implica praticamente que o Félix não está vendido.

A mãe do Felix não deixa. Já tem um chinelo preparado para o Mendes

iloy

Citação de: hippyscorpio em 26 de Abril de 2019, 00:33
Não é difícil de perceber o que agora já lhe chamam de "mistificação dos 30%"... realmente quem não quer ver lança uma confusão enorme quando o que por aqui se disse era bastante simples de se perceber...

O Benfica fez um novo adiantamento de receitas da NOS de um valor de 55M€.
O Benfica dos 55M€ adiantados só ficará com 39M€.
O custo geral da operação foi de 16M€.
Isto é um facto que está descrito no tal relatório. Ponto.

E quanto é que representa 16M€ de 55M€ em percentagem?
A resposta é cerca de 30%.

Ou seja, esta operação de adiantamento de 55M€ teve um custo total ao Benfica de 16M€, cerca de 30% do valor total adiantado.

O resto são nomes técnicos e discussão com muita palha para tentar camuflar uma operação financeira verdadeiramente vergonhosa e até inexplicável... o silêncio da direcção perante esta notícia é indicação disso mesmo, desta vez já não surgiu nenhum comunicado oficial a desmentir fosse o que fosse... e sabem porquê, porque a notícia do jornal OJOGO é verdadeira e expôs mais uma vez os iluminados da direcção do Benfica ao ridículo.

Não volto a falar neste assunto, penso que fui muito claro e só não entende quem não quer entender... nas próximas eleições lá estarei a julgar este e outros negócios feitos por esta direcção do Benfica que considero verdadeiramente ruinosos.

mas pronto ha quem pensa ainda que as contas do clube sao fantasticas e que os R&C estao todos limpinhos limpinhos...

Maldini

Citação de: iloy em 26 de Abril de 2019, 09:51
Citação de: hippyscorpio em 26 de Abril de 2019, 00:33
Não é difícil de perceber o que agora já lhe chamam de "mistificação dos 30%"... realmente quem não quer ver lança uma confusão enorme quando o que por aqui se disse era bastante simples de se perceber...

O Benfica fez um novo adiantamento de receitas da NOS de um valor de 55M€.
O Benfica dos 55M€ adiantados só ficará com 39M€.
O custo geral da operação foi de 16M€.
Isto é um facto que está descrito no tal relatório. Ponto.

E quanto é que representa 16M€ de 55M€ em percentagem?
A resposta é cerca de 30%.

Ou seja, esta operação de adiantamento de 55M€ teve um custo total ao Benfica de 16M€, cerca de 30% do valor total adiantado.

O resto são nomes técnicos e discussão com muita palha para tentar camuflar uma operação financeira verdadeiramente vergonhosa e até inexplicável... o silêncio da direcção perante esta notícia é indicação disso mesmo, desta vez já não surgiu nenhum comunicado oficial a desmentir fosse o que fosse... e sabem porquê, porque a notícia do jornal OJOGO é verdadeira e expôs mais uma vez os iluminados da direcção do Benfica ao ridículo.

Não volto a falar neste assunto, penso que fui muito claro e só não entende quem não quer entender... nas próximas eleições lá estarei a julgar este e outros negócios feitos por esta direcção do Benfica que considero verdadeiramente ruinosos.

mas pronto ha quem pensa ainda que as contas do clube sao fantasticas e que os R&C estao todos limpinhos limpinhos...

Enquanto este lagarto não for corrido do Benfica e entrar para charmain alguém mais competente e principalmente ... honesto e transparente ... Não passaremos disto

ff77

Citação de: hippyscorpio em 26 de Abril de 2019, 00:33
Não é difícil de perceber o que agora já lhe chamam de "mistificação dos 30%"... realmente quem não quer ver lança uma confusão enorme quando o que por aqui se disse era bastante simples de se perceber...

O Benfica fez um novo adiantamento de receitas da NOS de um valor de 55M€.
O Benfica dos 55M€ adiantados só ficará com 39M€.
O custo geral da operação foi de 16M€.
Isto é um facto que está descrito no tal relatório. Ponto.

E quanto é que representa 16M€ de 55M€ em percentagem?
A resposta é cerca de 30%.

Ou seja, esta operação de adiantamento de 55M€ teve um custo total ao Benfica de 16M€, cerca de 30% do valor total adiantado.

O resto são nomes técnicos e discussão com muita palha para tentar camuflar uma operação financeira verdadeiramente vergonhosa e até inexplicável... o silêncio da direcção perante esta notícia é indicação disso mesmo, desta vez já não surgiu nenhum comunicado oficial a desmentir fosse o que fosse... e sabem porquê, porque a notícia do jornal OJOGO é verdadeira e expôs mais uma vez os iluminados da direcção do Benfica ao ridículo.

Não volto a falar neste assunto, penso que fui muito claro e só não entende quem não quer entender... nas próximas eleições lá estarei a julgar este e outros negócios feitos por esta direcção do Benfica que considero verdadeiramente ruinosos.
Desculpa, mas não concordo em nada contigo.
Estamos a falar de receitas de 2025!
Substitui lá isso então por um financiamento de 40 milhões hoje a pagar em 2025 e diz-me quanto seria a taxa de juro paga e o total de juros pagos durante esse periodo todo?
Essa é a conta que tem de ser feita.

Outro tema é do estarmos neste limpar desenfriado de divida financeira e que esse sim questiono o racional por trás do mesmo.