As Finanças do Benfica

Polaco

Citação de: golfdreamer em 04 de Novembro de 2010, 23:54
Alguém me pode explicar isto...
"No exercício em análise verificou-se um aumento do passivo consolidado do Grupo, que passou de 178,6
milhões de euros para 373,8 milhões de euros, o que significa um acréscimo de 195,2 milhões de euros face
ao exercício anterior. Esta variação é essencialmente justificada pelo aumento do passivo individual da
Benfica SAD e pela incorporação da Benfica Estádio no perímetro de consolidação do Grupo."
Que empresas fazem ou não parte do Grupo? Porque é que antes a Benfica Estádio não era tomada em conta como o Grupo Benfica?
Neste momento há alguma empresa fora da do grupo?

Isto é porque o Estádio passou do Clube para a SAD, com o passivo que também tinha, principalmente penso que resultante das dívidas contraídas para a sua construção.
Não me agradou ainda COMO SÓCIO que isto tivesse acontecido, acho que o Estádio é património do Clube (dos sócios) e não da SAD ( dos accionistas, embora o maior accionista da SAD sejo o próprio Clube).
Mas acredito que em termos financeiro-contabilísticos fizesse sentido.
Enfim são os sinais do tempos modernos ......

nsalta

Citação de: golfdreamer em 05 de Novembro de 2010, 00:04
nsalta sabes a que se refere este valor "Custos e perdas financeiros (11.612.197)"?

Esquece... já sei a que se deve. Refere-se ao endividamento bancário.
Houve um aumento de 5,740,697.00 devido à incorporação do Estádio.

Bancário e tal como o train disse, do pagamento de juros do empréstimo obrigacionista.

trainmaniac

Citação de: JotaL em 05 de Novembro de 2010, 00:07
Há uns meses tinha saído uma noticia a dizer que o clube tinha dado lucro... nao foi? e já agora, neste exercicio já incluem as vendas de jogadores? porque pelo valor declarado nao chega nem squer perto de todos os passes vendidos...

O clube teve lucro, a SAD um prejuízo de 19M€.
Neste exercício considera-se apenas a venda de Di Maria, Edcarlos e outro que agora de cabeça me escapa.

nsalta

"No exercício em análise verificou-se um aumento do passivo consolidado do Grupo, que passou de 178,6
milhões de euros para 373,8 milhões de euros, o que significa um acréscimo de 195,2 milhões de euros face
ao exercício anterior. Esta variação é essencialmente justificada pelo aumento do passivo individual da
Benfica SAD e pela incorporação da Benfica Estádio no perímetro de consolidação do Grupo."
Que empresas fazem ou não parte do Grupo? Porque é que antes a Benfica Estádio não era tomada em conta como o Grupo Benfica?

Atenção que nas contas anteriores continuava a ser só a SAD, e não o grupo Benfica.

Por isso é que o Estádio não entrava, dado que na altura pertencia ao clube.

golfdreamer

Obrigado na mesma trainmaniac...
Então resta me perceber a que se deve este aumento:
                      2009   2010 Variação
Amortizações 5.265 1.805 3.460 191,7
Que amortizações são estas?

nsalta

Citação de: golfdreamer em 05 de Novembro de 2010, 00:13
                      2009   2010 Variação

De tudo que não seja referente a passes de jogadores.

peter_slb

Citação de: Polaco em 04 de Novembro de 2010, 23:20

Penso tambem e espero que os empréstimos em vigor tenham taxas fixas.

No ano passado eram todos Euribor + spread, este ano com a perspectiva de subida da taxa de juro os bancos iam aceitar taxas fixas? Nem em sonhos.

Quanto ao reduzir lentamente o passivo bancário, este ano, com taxas Euribor em mínimos históricos e spreads bastante razoáveis, tivemos 10 milhões de custos financeiros, quanto serão estes custos quando as taxas voltarem ao seu normal (3 vezes superiores às que tivemos este ano) e os spreads duplicarem (vai acontecer, porque o orçamento de estado não resolve nada, logo, as dificuldades de financiamento vão agravar-se e se a oferta diminui, o preço aumenta)?

golfdreamer

Citação de: nsalta em 05 de Novembro de 2010, 00:11

Atenção que nas contos anteriores continuava a ser só a SAD, e não o grupo Benfica.

Pois estou a perceber... mas agora o passivo no valor de 373.793 é do grupo Benfica (Sad, Estádio, Seguros, Benfica Tv, CLinica, etc) certo?Ficando apenas de fora o passivo do Benfica CLube....?

Polaco

Há uma coisa em que somos bastante á frente "dos outros" : é que se já dantes nos dávamos ao trabalho de apresentar resultados "consolidados" do Universo Benfica, agora com a incorporação do Estádio na SAD as ditas contas já estão automaticamante consolidadas, pois a parte do Clube é pequena.
Quanto aos nossos adversários, vão varrendo algum lixo para empresas paralelas, para mostrarem resultados á medida.

golfdreamer

Citação de: nsalta em 05 de Novembro de 2010, 00:15
                      2009   2010 Variação

Se calhar vou fazer uma pergunta muito idiota mas desculpa estou a tentar perceber...
Mas essas amortizações não têm a ver com divida bancária?
Supostamente não deveria estar incorportado com os: "Custos e perdas financeiros (11.612.197)"

Ou será que os 11.6M é o que pagamos apenas de taxas e juros e os 5.2M é o que realmente amortizamos da divida?

trainmaniac

Citação de: golfdreamer em 05 de Novembro de 2010, 00:19
Citação de: nsalta em 05 de Novembro de 2010, 00:15
                      2009   2010 Variação

Se calhar vou fazer uma pergunta muito idiota mas desculpa estou a tentar perceber...
Mas essas amortizações não têm a ver com divida bancária?
Supostamente não deveria estar incorportado com os: "Custos e perdas financeiros (11.612.197)"

Ou será que os 11.6M é o que pagamos apenas de taxas e juros e os 5.2M é o que realmente amortizamos da divida?

As amortizações têm a ver com o investimento.
Imagina que compras um carro por 10.000€, e esperas que a vida útil dele seja de 5 anos. Então todos os anos terás de amortizar 10.000€/5 = 2.000€ por ano. É esse o valor que entraria na tua demonstração de resultados, anualmente.

Estas amortizações estão relacionadas com investimentos feitos pela SAD ou pela Benfica Estádio antes de ser da SAD. Como têm determinada vida útil esperada, é amortizado um valor anualmente que corresponde de certa forma à perda de valor que o objecto do investimento tem decorrente do seu uso.

Sempreparasemprebenfica

Citação de: trainmaniac em 05 de Novembro de 2010, 00:11
Há uns meses tinha saído uma noticia a dizer que o clube tinha dado lucro... nao foi? e já agora, neste exercicio já incluem as vendas de jogadores? porque pelo valor declarado nao chega nem squer perto de todos os passes vendidos...

Neste exercício considera-se apenas a venda de Di Maria, Edcarlos e outro que agora de cabeça me escapa.

E que compras entram nas contas deste exercicio 2009/2010?

trainmaniac

Citação de: Sempreparasemprebenfica em 05 de Novembro de 2010, 00:23
Citação de: trainmaniac em 05 de Novembro de 2010, 00:11

E que compras entram nas contas deste exercicio 2009/2010?

As compras de jogadores não entram por inteiro na demonstração de resultados, mas apenas parcelas... as amortizações dos respectivos passes. Entra apenas uma fracção, que é a divisão do investimento feito no passe a dividir pelos anos de contrato que o Benfica estipulou com o jogador.

O investimento em jogadores não tem reflexo imediato na demonstração de resultados.

Polaco

Citação de: peter_slb em 05 de Novembro de 2010, 00:15
Citação de: Polaco em 04 de Novembro de 2010, 23:20

Penso tambem e espero que os empréstimos em vigor tenham taxas fixas.

No ano passado eram todos Euribor + spread, este ano com a perspectiva de subida da taxa de juro os bancos iam aceitar taxas fixas? Nem em sonhos.

Quanto ao reduzir lentamente o passivo bancário, este ano, com taxas Euribor em mínimos históricos e spreads bastante razoáveis, tivemos 10 milhões de custos financeiros, quanto serão estes custos quando as taxas voltarem ao seu normal (3 vezes superiores às que tivemos este ano) e os spreads duplicarem (vai acontecer, porque o orçamento de estado não resolve nada, logo, as dificuldades de financiamento vão agravar-se e se a oferta diminui, o preço aumenta)?

Estou capaz de jurar que o empréstimo obrigacionista tem taxa fixa, o que se deverá revelar uma coisa positiva. Os empréstimos bancários se calhar é que não.

nsalta

Citação de: golfdreamer em 05 de Novembro de 2010, 00:16
Citação de: nsalta em 05 de Novembro de 2010, 00:11

Atenção que nas contos anteriores continuava a ser só a SAD, e não o grupo Benfica.

Pois estou a perceber... mas agora o passivo no valor de 373.793 é do grupo Benfica (Sad, Estádio, Seguros, Benfica Tv, CLinica, etc) certo?Ficando apenas de fora o passivo do Benfica CLube....?

É da SAD, e da respectiva percentagem na participação da SAD nessas empresas, respectivamente de 100%, 2%, 49,998%, 50%.