As Finanças do Benfica

Chefe

Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 12:17
Citação de: Chefe em 30 de Janeiro de 2014, 12:14
aí está o conceito vieirista de que não interessa ganhar canecos. Ai não, era complicado explicar como de canecos a valer só contam 2 em mais de 10 anos. Foge. E depois vamos ao ultimo baluarte, o financeiro, e percebemos que o milagre é pesadelo. Foge. Vamos então para o Benfica Multimedia. Venha a rádio.

Era interessante que não se distorcesse o que se disse.
Uma coisa é não interessar ganhar canecos.
Outra, é SÓ interessar ganhar canecos.

Olha, um boi lá em cima no Norte pensou da mesma maneira. Só lhe interessava ganhar canecos. Claro que para isso teve que investir em bordéis e em agências de viagens, mas tudo bem. É pena é que essas não vêm em detalhes das contas.
Vêm em apoios para a Liga e FPF do Facturas.

AnotherDoom

Citação de: lonstrup em 30 de Janeiro de 2014, 12:28
Citação de: AnotherDoom em 30 de Janeiro de 2014, 12:25
aí está o conceito vieirista de que não interessa ganhar canecos. Ai não, era complicado explicar como de canecos a valer só contam 2 em mais de 10 anos. Foge. E depois vamos ao ultimo baluarte, o financeiro, e percebemos que o milagre é pesadelo. Foge. Vamos então para o Benfica Multimedia. Venha a rádio.

Olha, um boi lá em cima no Norte pensou da mesma maneira. Só lhe interessava ganhar canecos. Claro que para isso teve que investir em bordéis e em agências de viagens, mas tudo bem. É pena é que essas não vêm em detalhes das contas.

Uma frase que resume bem toda a argumentação à volta de planteis, obras, cimento, museu, rádio e TV, para não se falar da situação do sucesso desportivo:

"No FCP os negócios são as vitórias, no SLB as vitórias são os negócios."

Continuem a falar de tudo, menos do essencial... ganhar!
Houve lá, mas tu falas do FCP porquê?

Quando vocês se põe a elogiar a força da fé dos terroristas  da Alqaeda e outras cenas parecidas, ou os seus conhecimentos tecnicos para construir bombas, vocês fazem de conta que o que eles fazem não mata pessoas?

Então porquê continuar a falar dos Porcos quando sabemos os meios que utilizam e utilizaram para ganharem o que ganharam?

Ninguém relativiza os métodos usados pelo Porco-mor para obter vitórias.

Apenas uma comparação para quem perde tempo a debater estádios e infraestruturas, fiananças, compras e vendas de jogadores... que é uma coisa que todos os clubes fazem e possuem.

Mas títulos só o primeiro classificado.

golfdreamer

Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 12:15
Citação de: golfdreamer em 30 de Janeiro de 2014, 12:02
Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 11:22
Citação de: golfdreamer em 30 de Janeiro de 2014, 11:13
Iconic desafio te a fazer um exercício:
Última época que fomos campões vs época anterior - 2009/2010 vs 2012/2013.
Minha opinião:
- 3 anos de profunda crise financeira no pais em que não creio que fosse saudavel aumentar salários a não ser de peças cruciais para os objectivos do clube - jogadores de topo;
- Planteis equiparáveis em termos de jogador de topo
- Certamente que pela conquista do campeonato alguns Milhões em prémios foram gastos - Vamos ignorá-los

38M vs 50M Estamos a falar de um aumento de 33%. Como justificas isto?

Golfdreamer, esse já é um raciocínio bastante mais razoável do que o anterior.
Até porque eu nunca disse que actualmente só gastamos dinheiro bem gasto.

Dir-te-ia a minha opinião sobre o que perguntaste da seguinte forma:
a) Houve crescimento de custos fixos no aumento e profissionalização da estrutura (alargamento de quadros, revitalização de estruturas de apoio, aposta nas camadas jovens e equipa B, etc.)
b) a valorização dos activos desde a entrada do mestre das guedelhas (goste-se dele ou não, foi o que aconteceu) promoveu o aumento do mercado dos jogadores do plantel, em larga medida. Hoje um jogador do benfica tem muito mercado, o que claramente não era uma realidade há 10 anos atrás. Quer isso dizer que, desde 2009, para manteres os jogadores que potenciaste, para eles se manterem no clube e não sairem para clubes onde lhes paguem mais, tiveste que aumentar a massa salarial a alguns dos que entretanto se tornaram estrelas. É, infelizmente, um side-effect do sucesso, e não é apenas no Benfica, mas em qualquer clube. (ver os Porcos, que pagam exorbitâncias a jogadores por motivos parecidos...)

Dito isto, reforço que não acho que todo o actual dinheiro que é gasto actualmente, seja bem gasto. Há claramente desperdícios.
Mas isso não quer dizer que há 10 anos, ou há 20, não os houvesse. Há sempre.
Mas não comparemos o incomparável: o plantel tem subido de qualidade a olhos vistos (independentemente de isso se traduzir em mais ou menos títulos).

Se podíamos ser campeões com menos dinheiro? A época de 2009 diz-nos que sim. Mas em Futebol, raramente existe essa linearidade de análise.

Percebo o teu ponto a) e b) embora não creio que eles valham 12M:
- Acho que há demasiados jogadores sob contrato;
- Acho que administradores recebem demais para os resultados que apresentam;
- Não entendo, a ser verdade, a historia do "psicólogo" e provavelmente não será caso único;
- etc

Eu percebo que se queira investir mais, mas na minha opinião há dois "pormaiores" que sugerem que se esta a apostar de forma errada:
- Resultados Desportivos;
- Resultados Operacionais

Eu não encontro justificação para os 12M de acréscimo em 3 anos. Não se pode continuar constantemente a aumentar a folha salarial com o sonho de que isso se transforme em títulos muito menos quando isso implica resultados negativos operacionais. Um clube tem que analisar os seus proveitos e definir com pés e cabeça quanto pode dispensar em remunerações. Algo que analisando o gráfico e na minha opinião a actual direcção chutou para canto e gasta sem qualquer critério e sem qualquer resultado.

Já agora e referindo me a outro post teu sobre a falência técnica vs empréstimos bancários.
Se achas que o bancos estão tão alegres com o nosso desempenho como justificas a venda do Matic?

Viva o Benfica!

Terá havido certamente dinheiro mal gasto. Já o afirmei. Mas o que disse explica pelo menos boa parte do desvio, e isso também é relevante.

Eu nunca disse que os bancos estavam alegres.
Mas confiam na gestão actual, porque emprestaram e continuam a emprestar.
Ora isso não bate certo com um clube falido. Ninguém confia em empresas falidas. Era esse o meu ponto.
(e a venda do Matic, como disse antes, prova que a situação de Falência Técnica é obviamente uma falsa questão. Basta vender um activo contabilizado em 5M, por 25M, e está pontualmente resolvida a falência técnica. Que é, obviamente, o racional dos Bancos e a razão obvia pela qual continuam a confiar...)

Pronto pelo menos de uma coisa já podemos concordar os custos com pessoal é algo que deveria ter outro tipo de estratégia. A questão é que tu achas que isso pode mudar ou dar resultados. Eu por outro lado analisando o gráfico =tendência e os resultados, não vejo isso a acontecer.

A forma como eu vejo a venda do Matic até pela tão aclamada "em Cash" deve se por exigências dos Bancos em verem dinheiro. E isto para mim é de quem começa a desacreditar nesta estratégia.
Quanto à questão da falência técnica já foi aqui debatido diversas vezes houve avaliações do Matic na ordem dos 50M coisa que não se veio a reflectir pelo que avaliar um jogador pelo que aquilo que poderá valer é um risco.
O Salvio poderia ter sido avaliado em 40M neste momento vale zero. no final da época não sabemos.... jogadores designam se por activos intangíveis por isso mesmo o seu valor de mercado é muito difícil de avaliar.

AnotherDoom

Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 12:30

Uma frase que resume bem toda a argumentação à volta de planteis, obras, cimento, museu, rádio e TV, para não se falar da situação do sucesso desportivo:

"No FCP os negócios são as vitórias a qualquer preço, no SLB as vitórias são os negócios."

Corrigi-te a frase para algo mais adequado.
Eu sei, eu sei que muitos dos que aqui estão, se o Benfica ganhasse a roubar, era pro lado que dormiam melhor. Como tinham ido apanhar uma buba pró Marques, estavam de ressaca mas afinadinhos...

Assim é mais chato, de facto ganhar limpinho contra alguém que joga porquinho custa mais, custa.
Também sabe diferente.

Como és Iniciado aqui... não deves saber o que acho da corrupção no futebol em Portugal e o papel do Benfica (de LFV), ou então... sabes.

lonstrup

Citação de: AnotherDoom em 30 de Janeiro de 2014, 12:33

Quando vocês se põe a elogiar a força da fé dos terroristas  da Alqaeda e outras cenas parecidas, ou os seus conhecimentos tecnicos para construir bombas, vocês fazem de conta que o que eles fazem não mata pessoas?

Então porquê continuar a falar dos Porcos quando sabemos os meios que utilizam e utilizaram para ganharem o que ganharam?

Apenas uma comparação para quem perde tempo a debater estádios e infraestruturas, fiananças, compras e vendas de jogadores... que é uma coisa que todos os clubes fazem e possuem.

Ao colocares as coisas em termos de comparação, estás a nivelar as coisas, logo estás a relativizar as coisas.

Invocar os porcos quando se está a falar do Benfica... é branquear o que eles fazem.

Iconic

Citação de: golfdreamer em 30 de Janeiro de 2014, 12:34

Quanto à questão da falência técnica já foi aqui debatido diversas vezes houve avaliações do Matic na ordem dos 50M coisa que não se veio a reflectir pelo que avaliar um jogador pelo que aquilo que poderá valer é um risco.
O Salvio poderia ter sido avaliado em 40M neste momento vale zero. no final da época não sabemos.... jogadores designam se por activos intangíveis por isso mesmo o seu valor de mercado é muito difícil de avaliar.

De acordo.
Mas é também por essa questão que eu vejo a Falência Técnica como uma falsa questão.
Porque se é verdade que o activo jogador é de grande volatilidade, na maioria dos casos ele vale sempre bem mais do que o que está efectivamente registado no Activo, o que acaba por diluir a relevância de existirem alguns milhões negativos em capital próprio. (agora se é 500% mais - 5M para 25M - ou 1000% mais, não vou discutir... é volátil, lá está)

Flirt4ever

Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 12:27
Citação de: Flirt4ever em 30 de Janeiro de 2014, 12:24

A questão da "linearidade" acho que não se aplica. Agora se mudares a palavra para "COMPETÊNCIA" já considero que teremos bem mais para debater. Aliás, um dos problemas desta direção é achar que é com endividamento e contratar mais e mais e mais e mais que se ganham títulos... o historial dos últimos 10 anos mostra o contrário...

Portanto, o que é que sugeres, diz lá?
Que se desinvista e que fiquemos cada vez com um plantel pior, será isso?
Sim, provavelmente quando o nosso plantel voltar a ser composto de Carlitos, João Manueis Pintos e Bossios, aí sim, teremos hipóteses de se campeões.
O lonstrup já te respondeu. Concordo em pleno com a resposta dele.

E em prol do debate, não me parece correto continuares a responder só a 1 frase ou paragrafo.

AnotherDoom

Citação de: lonstrup em 30 de Janeiro de 2014, 12:36
Citação de: AnotherDoom em 30 de Janeiro de 2014, 12:33

Ao colocares as coisas em termos de comparação, estás a nivelar as coisas, logo estás a relativizar as coisas.

Invocar os porcos quando se está a falar do Benfica... é branquear o que eles fazem.

Por acaso não concordo.

Nunca branqueie os métodos do FCP, nem os desejo para o Benfica.

Não quero é que eles sirvam de desculpa para a nossa incompetência na gestão desportiva.

helderrocha

Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 12:37

De acordo.
Mas é também por essa questão que eu vejo a Falência Técnica como uma falsa questão.
Porque se é verdade que o activo jogador é de grande volatilidade, na maioria dos casos ele vale sempre bem mais do que o que está efectivamente registado no Activo, o que acaba por diluir a relevância de existirem alguns milhões negativos em capital próprio. (agora se é 500% mais - 5M para 25M - ou 1000% mais, não vou discutir... é volátil, lá está)

será que sim? por exemplo o fundo avaliou o kardec em 6M, o eder luis tambem. roderick em 8. miguel vitor tb tinha valor. e ninguem dará esses valores por eles. como foi o caso do roderick e o miguel vitor

Aguia_Rea1

Citação de: lonstrup em 30 de Janeiro de 2014, 12:24
O Theroux já aqui muitas vezes disse que está muito preocupado com a situação financeira do clube, e que tem de levar uma volta. E já depreendi das suas palavras que não está confiante que Vieira seja o homem para operar essa mudança.

pois fui infeliz no que escrevi, não era o "que achas", mas mais uma análise como tantos fazem. O que correu mal, se é que correu algo. O que se pode fazer para mudar, se é que é preciso mudar algo.  O0

lonstrup

E a análise de nossa incompetência ou competência não deve depender de comparações com os Falsos, ou o que eles fazem ou deixam de fazer.

Em nada contribui para uma boa análise do Benfica recorrer ao que os Criminosos fazem ou deixam de fazer.

Só provoca radicalização de posições, e abrigo seguro aqueles que não querendo discutir se escudam nisso para calarem a consciência.

Discutamos o Benfica, e cagamos todos no Porto. Cada um na sua sanita claro.

Flirt4ever

O que o Porto, Sporting, Manchester ou Real Madrid fazem ou deixam de fazer, para mim, nada tem a ver com as FINANÇAS (tópico onde estamos.............. ! ) do Benfica. Isso, para mim é desviar a conversa.

Theroux

Citação de: Aguia_Rea1 em 30 de Janeiro de 2014, 12:20
Citação de: Theroux em 30 de Janeiro de 2014, 12:17
Quem estiver interessado em saber a minha opinião pode perguntar que eu responderei com todo o agrado.

sem qualquer ironia diz lá o que achas APENAS da situação financeira do clube.

mas confesso que não percebo o que queres dizer com os gráficos não interessam, então como perceber as coisas?
Citação de: lonstrup em 30 de Janeiro de 2014, 12:24
O Theroux já aqui muitas vezes disse que está muito preocupado com a situação financeira do clube, e que tem de levar uma volta. E já depreendi das suas palavras que não está confiante que Vieira seja o homem para operar essa mudança.

Quanto me fazem perguntas de boa-fé meto a ironia no bolso.

Vou responder aos dois posts ao mesmo tempo:

Como já aqui escrevi várias vezes a situação financeira, na minha modesta opinião, não é sustentável a longo ou talvez mesmo a médio prazo. Não faço ideia se é com LFV que o clube se vai tornar sustentável, pois não se mudam hábitos de anos de um dia para o outro. Espero que até 2016 a situação em vez de se agravar melhore, mas até este momento não vi indícios que apontem para uma alteração de rumo.

Olhando para o futuro, defendo que os custos operacionais devem ser "congelados" nos próximos tempos para se poder utilizar as receitas da BTV para equilibrar as finanças e tornar gradualmente o clube mais sustentável.

Esta é a minha opinião, muito resumida, sobre as finanças.

Em relação aos gráficos, deixo-te esta citação:

Há mentiras, mentiras malditas e estatísticas.

lonstrup

E já agora, volto a perguntar para ver se alguém se lembra , para onde foi o dinheiro das acções que os Benfiquistas compraram quando a direcção de Vilarinho fez o aumento de capital e fez a venda das acções?

Era 5 euros cada, se bem me lembro.

Iconic

Citação de: helderrocha em 30 de Janeiro de 2014, 12:40
Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 12:37

De acordo.

será que sim? por exemplo o fundo avaliou o kardec em 6M, o eder luis tambem. roderick em 8. miguel vitor tb tinha valor. e ninguem dará esses valores por eles. como foi o caso do roderick e o miguel vitor

Vendes um Witsel, ou um Coentrão, ou um Matic, e só com um desses limpas TODOS esses exemplos que falaste. O resto é lucro.
Claro, há sempre jogadores que não valorizam como o esperado, mas a perda nesses tem sido compensada (no Benfica, isso por exemplo já não é verdade no Sporting de até há 1 ano atrás...) pela enorme valorização de outros.