As Finanças do Benfica

Maka

Citação de: tecoteco em 30 de Junho de 2014, 17:27
já responderam por mim:

"E depois aparecem os Rentistas FC ou os Corintihans Alagoanos."
"ou o Brasa F.C."

Isso é muito mais fácil de controlar e punir, na minha opinião.
Por mim acabavam as partilhas de passes de jogadores. Esse sistema só existe com um objectivo: dar dinheiro a ganhar a gente de fora do futebol.

JoaoPedroLopes

Citação de: Flirt4ever em 30 de Junho de 2014, 17:23
Citação de: JoaoPedroLopes em 30 de Junho de 2014, 17:17
"Os 63 Milhões da Benfica Estádio que maturam a Setembro de 2014, não é para saudar certamente.... ?"

Não são não. Não são porque desses 63 "só" faltam saldar 12 milhões.

Nem reparei. Obrigado pelo reparo.

Então, num plano meramente teórico, durante e até o final de 2014 o Benfica deveria pagar:

12.560 Milhões (Benfica Estádio)
  0,591 MIlhões (Bando EFISA)
85.157 Milhões (BES)
35,0 Milhões  (Benfica SAD)
50,0 Milhões (Benfica SAD)
40,0 Milhões (Papel comercial)

Total: 223.308 Milhões de Euros.

...

Credo.

Flirt estás-te a basear nos valores de 31 de Dezembro.

A 31 de março, ver pag. 29 do R&C, e só com empréstimos a vencer em 2014:

V.Inicial            V.Actual            Taxa Juro                Maturidade
- Banco Efisa                           2.914              315                  EUR1M + Spread      Julho 2014
- BES                                    89.000         64.300                  EUR3M + Spread       Abril 2014
- Benfica SAD Outubro 2014    35.000         35.000                  EUR3M + Spread       Out. 2014
- Benfica SAD Dezembro 2014  50.000         50.000                  EUR3M + Spread      Dez. 2014
- Papel Comercial 2014-2019     24.600         24.600                  EUR1M + Spread     Abril 2014
                                                       Total 172.215

Não incluí os da Benfica Estádio, 1º pela maturidade Fevereiro de 2015 e 2024. Além disso o pagamento destes empréstimos está garantido pelo Project finance (receitas de exploração dos espaços comerciais, etc).

Flirt4ever

Citação de: Flirt4ever em 30 de Junho de 2014, 16:45
Mas então como é que sabemos que os 50% vendidos não incluem os 20% do Fundo ?

Ou seja, como sabes que não vendemos os 20% do fundo + 30% nossos (total de 50%) ao Celta ?
como??? investiga! lê os R&C, etc :)
Já encontrei. No relatório e contas 2012/23:

Citação de: Benfica SADNo final da época, a Benfica SAD alienou os direitos desportivos do atleta Nolito ao Celta de Vigo por um montante de 2,5 milhões de euros, tendo permanecido com 30% dos direitos económicos do atleta

Flirt4ever

JoaoPedroLopes, obrigado. Estava a ver no semestral e não no trimestral. Pensei que já tinha feito o download e afinal não tinha. :)

Tiago1982

Citação de: Flirt4ever em 30 de Junho de 2014, 16:22
Citação de: TheRedStar em 30 de Junho de 2014, 14:25
Citação de: Flirt4ever em 30 de Junho de 2014, 14:23
Citação de: Tiago1982 em 30 de Junho de 2014, 14:20
Citação de: Flirt4ever em 30 de Junho de 2014, 14:18
Citação de: Tiago1982 em 30 de Junho de 2014, 14:18
Foi um fundo?
Não, foi o Zahovic.

E além disso, 1 exemplo não faz a regra. Senão passávamos todos os anos a contratar novos "David Luizes" ás divisões secundárias do Brasil.............

Um exemplo bem sucedido deveria ser motivo para se continuar a apostar nesse sentido.

Ou não?
Depende. O David Luiz foi um euromilhões que nos saiu. Depois de ganhares o euromihões, duvido que voltes a jogar.... Não sejamos ingénuos a esse ponto (sem ofensa, claro!). Além de já ter sido antes rejeitado por outro clube europeu, apostou-se nele (ninguém sabe bem como chegou ao Benfica) e deu certo. Mas achas mesmo sinceramente que se deixarmos de observar as 1.ªs divisões de cada país e passarmos a observar os escalões secundários encontraríamos mais talento ?? Extremamente improvável.

Nós não temos de observar.
Nós só temos de fazer o que faz há décadas, ter olheiros.
Homem, achas que observar é o quê ? O Jesus no PFC ?? Chama-lhe olheiros, departamento de prospeção, o que quiseres. É a mesma coisa.

Peço desculpa pela resposta tardia e também por mais um bocadinho de off-topic, mas uma boa prospecção acaba por estar relacionado com as finanças do clube.

Quando me referia a "Um exemplo bem sucedido deveria ser motivo para se continuar a apostar nesse sentido" era mais no caso do Oblak do que no caso do David Luiz.

Mas os dois são bons exemplos de conseguirmos ir buscar bons jogadores que poderão ser mais valias a médio prazo (ou mesmo no curto prazo).

Repara, o David Luiz tu dizes que foi o Euromilhões... obviamente que não é fácil descobrir outro jogador do calibre dele nas condições dele, especialmente agora que o mercado brasileiro está inflacionado.

Mas com uma prospecção séria não se conseguirá? Eu não acredito que, por exemplo, o o Leo Kanu tenha sido alvo de uma observação feita ao longo do tempo.

Mas usaste o Zahovic e é um bom exemplo... porque não faz o Benfica acordos com clubes e ex-jogadores para procurar jogadores noutros mercados?

Vais falhar alguns? Sim vais, mas também vais descobrir Oblak's e David Luiz e outros que tal.

É "obrigação" de um clube grande como o Benfica estar atento a ligas da "segunda divisão europeia". Se o Bayern o faz, se o Arsenal o faz, porque não pode fazer o Benfica?

Porque não pode o Benfica ter um Schwarz, um Isaías, um Poborsky ou outros que tal a observar jogos e a referenciar jogadores para os olheiros, pagos para isso, observarem então os jogadores com mais atenção?

Não seria mais sério e competente do que esperar que os jogadores provem ser bons, virem através de um fundo e no máximo 2 anos depois (caso sejam bons) estejam já a brilhar noutros campeonatos?

peter_slb

Citação de: Flirt4ever em 30 de Junho de 2014, 17:24
peter_slb, quando dizes "não é relevante" quer dizer que não tem de ser pago ?!

não tem de ser pago, porque é um empréstimo interno, não há a quem pagar, ocorrerá um movimento contabilístico qualquer, mas a SAD não vai pagar nada à Benfica Estádio, poderia fazê-lo se fosse mais interessante amortizar os empréstimos da Benfica Estádio e não os da SAD, mas não é, por isso o máximo que poderá ocorrer, senão quiserem manter isso como um empréstimo, é fazer uma qualquer operação interna que mostre que a empresa mãe deve isso à empresa filha, mas no mundo real não tem qualquer relevância, porque como a Benfica Estádio é detida a 100% pela SAD, é como se fosse a mesma empresa.

nfgl

Citação de: Maka em 30 de Junho de 2014, 17:34
já responderam por mim:

"ou o Brasa F.C."

Por mim acabavam as partilhas de passes de jogadores. Esse sistema só existe com um objectivo: dar dinheiro a ganhar a gente de fora do futebol.

Não sei como é que é mais fácil de punir e controlar, mas deve existir algum meio secreto.

Já agora qual é a diferença entre uma partilha de um passe ou uma clausula de venda que garante uma percentagem numa venda posterior?

Flirt4ever

Citação de: peter_slb em 30 de Junho de 2014, 17:39

não tem de ser pago, porque é um empréstimo interno, não há a quem pagar, ocorrerá um movimento contabilístico qualquer, mas a SAD não vai pagar nada à Benfica Estádio, poderia fazê-lo se fosse mais interessante amortizar os empréstimos da Benfica Estádio e não os da SAD, mas não é, por isso o máximo que poderá ocorrer, senão quiserem manter isso como um empréstimo, é fazer uma qualquer operação interna que mostre que a empresa mãe deve isso à empresa filha, mas no mundo real não tem qualquer relevância, porque como a Benfica Estádio é detida a 100% pela SAD, é como se fosse a mesma empresa.
Mas e então o Juro associado a esse empréstimo ? Quem o recebe ?

peter_slb

Citação de: Flirt4ever em 30 de Junho de 2014, 17:46
Citação de: peter_slb em 30 de Junho de 2014, 17:39

Mas e então o Juro associado a esse empréstimo ? Quem o recebe ?

é meramente contabilístico, consegues ver esse juro nos custos financeiros das contas individuais da SAD e nos proveitos financeiros da Benfica Estádio, mas não o vês nas contas consolidadas e como a SAD tem 100% da Benfica Estádio, as contas consolidadas são as únicas que interessam.

Maka

Citação de: nfgl em 30 de Junho de 2014, 17:44
já responderam por mim:

"ou o Brasa F.C."

Não sei como é que é mais fácil de punir e controlar, mas deve existir algum meio secreto.

Já agora qual é a diferença entre uma partilha de um passe ou uma clausula de venda que garante uma percentagem numa venda posterior?

Se for entre clubes, não é assim tão diferente, concordo. Por isso, por mim, acabava-se com isso tudo. O jogador tem contrato com um clube, o seu passe pertence a esse clube, o dinheiro da venda desse jogador entra nas contas do clube. Ponto final. Transparente, simples, honesto.

nfgl

Citação de: Maka em 30 de Junho de 2014, 18:02
já responderam por mim:

"ou o Brasa F.C."

Se for entre clubes, não é assim tão diferente, concordo. Por isso, por mim, acabava-se com isso tudo. O jogador tem contrato com um clube, o seu passe pertence a esse clube, o dinheiro da venda desse jogador entra nas contas do clube. Ponto final. Transparente, simples, honesto.

Entretanto o clube pede o dinheiro ao dono, que por acaso é um barão da droga Afegão, que com o dinheiro que ganha nessa actividade patrocina os fundamentalistas islâmicos, que andam a meter bombas em tudo quanto é sítio, e que por acaso uma dessas bombas matou não sei quantas crianças que estavam a brincar num parque infantil num país europeu qualquer.

É tudo transparente, limpo e honesto.

Flirt4ever

Bem, aproveitando que a malta entendedora está com disposição para explicar:

CitaçãoOs saldos das rubricas de imobilizado conta corrente a 31 de Março de 2014 englobam essencialmente as obrigações emergentes dos contratos de aquisição dos direitos desportivos dos atletas Fejsa ao Olympiacos,Lisandro Lopez ao Arsenal de Sarandi, Sálvio ao Atlético de Madrid, Rodrigo e Alípio ao Real Madrid e Djuricic ao Heerenveen, para além de compromissos com a sociedade Gestifute no âmbito das alienações dos direitos dos atletas Rodrigo e André Gomes à Meriton Capital Limited, da transferência do atleta Bruno César para o Al-Ahli e da cedência do atleta Farina ao Baniyas, e com a sociedade Line Action, principalmente referente à transferência do atleta Javi Garcia para o Manchester City. A 30 de Junho de 2013, a rubrica incluía ainda compromissos com as contratações dos atletas Ola John ao Twente e Gaitán ao Boca Juniores, o saldo do Real Madrid ainda incluía compromissos relacionados com a transferência do atleta Garay, para além de existirem obrigações com a sociedade Reina BBVA relacionados com a renovação do contrato de trabalho desportivo do atleta Matic com sociedade Griwer relacionado com a aquisição dos direitos económicos do atleta Enzo Pérez e o saldo da Gestifute ainda incluir compromissos relativos às transferências dos atletas Di María e Fábio Coentrão para o Real Madrid e do Witsel para o FC Zenit.
A rubrica de títulos a pagar refere-se a obrigações emergentes da aquisição do atleta Roberto ao Atlético de Madrid e dos jogadores Luisinho e Michel ao Paços de Ferreira.

1 - Há em algum lado a confirmação de quanto é que nos custou realmente o Alípio ?! Vejo sempre valores dele "camuflados" com o Rodrigo....

2 - Será mesmo "possível" que tenhamos comprado o Alípio por uns milhões, o rapaz nunca ter jogado por nós e depois DEMOS o jogador ao Athlitikos Sullogos Omonoia Lefkosias do Chipre ?!?!?

3 - AINDA estamos a pagar o Gaitan ?! :D Isto é que eu chamo "suave prestações" ....

4 - O que raios são essas empresas tipo Reina BBVA, Line Action, Griwer e do género ?!

5 - Quem raios contratámos ao club defensor sporting ??

Maka

Citação de: nfgl em 30 de Junho de 2014, 18:08
já responderam por mim:

"ou o Brasa F.C."

Entretanto o clube pede o dinheiro ao dono, que por acaso é um barão da droga Afegão, que com o dinheiro que ganha nessa actividade patrocina os fundamentalistas islâmicos, que andam a meter bombas em tudo quanto é sítio, e que por acaso uma dessas bombas matou não sei quantas crianças que estavam a brincar num parque infantil num país europeu qualquer.

Sim, porque isso agora não acontece, só começaria a acontecer se se acabassem com os fundos.
Adoro gente como tu. Só vale a pena alterar o status quo se a solução apresentada for perfeita e solucionar todos os problemas do mundo. Se por acaso for uma melhoria, mas deixar alguns problemas por resolver, não vale a pena.

Aguia_Rea1

não vale a pena perseguir o ladrão com tanta rua por onde ele pode ir... epá safoda vamos aos donuts

nfgl

Citação de: Maka em 30 de Junho de 2014, 18:17
Citação de: nfgl em 30 de Junho de 2014, 18:08
já responderam por mim:

"ou o Brasa F.C."

Sim, porque isso agora não acontece, só começaria a acontecer se se acabassem com os fundos.
Adoro gente como tu. Só vale a pena alterar o status quo se a solução apresentada for perfeita e solucionar todos os problemas do mundo. Se por acaso for uma melhoria, mas deixar alguns problemas por resolver, não vale a pena.

Mas melhoria porque? Onde é que melhora ou torna os procedimentos mais honestos?
Isso é que eu ainda não entendi nessa propostas de proibição de passes partilhados, proibição de fundos, proibição de mijar em pé, proibição de ter um sapato de cada cor, melhora o que quer que seja.

Eu já disse aqui muitas vezes. Se há suspeitas de ilegalidades, lavagem de dinheiro ou corrupção, é um problema de estado, de polícia.

Os estados e as policias, que levam com o nosso dinheiro, têm o dever de investigar estas situações. Não é cá UEFAS ou FIFAS, que nem eu nem ninguém fazem ideia de quem são. A UEFA e a FIFA são o FMI ou a OCDE do futebol. São entidades que estão acima da lei, botam faladura sobre umas tretas e tratam de enriquecer.
Alguém pode confiar numa FIFA ou numa UEFA que para atribuírem uma competição internacional impõem uma isenção de impostos?