As Finanças do Benfica

R3nas

Citação de: tigerwoodss em 15 de Julho de 2014, 16:16
Citação de: R3nas em 15 de Julho de 2014, 16:04
Impressão minha ou os clubes com relações com o BES estão a ser tratados de forma diferente?

Isso vai mudar rapidamente com a nova equipa de gestao do BES. O Sporting paga menos juros que todos os outros e é aquele que está mais falido (tem mais risco).
Com gestores independentes isso terá de acabar. Aí é que vamos ver como as coisas ficam...

Cumprimentos

Obrigado pela resposta. O0

Queria apenas que alguém tivesse a ombridade de colocar esse "pormenor" em consideração quando achassem que estamos a vender porque sim e os outros não.

Falta muita honestidade intelectual nas discussões que vão havendo relacionadas com as vendas de alguns jogadores.

Chefe

Citação de: nightcrowler em 15 de Julho de 2014, 16:42
estes 12,5 milhões do Markovic dão jeito, especialmente porque são a pronto, algo cada vez mais raro no futebol.

que não se estoire o dinheiro estupidamente é o que desejo
vÊm aí mais uns craques do brasileirão, campeonato estadual do Jararandimbalé

R3nas

Citação de: gama em 15 de Julho de 2014, 16:21
O BES não tem nada a ver com o que se está a passar no Benfica.
Primeiro porque há muitos bancos por aí e de certeza alguns interessados em emprestar dinheiro ao Benfica tal é o absurdo que têm cobrado de juros (8% é excelente para os bancos)
Segundo porque o BES não foi obrigado por ninguém a cortar o financiamento a empresas/clubes e já ganhou muito dinheiro à pala do Benfica.

O Benfica está mal financeiramente mas não está a vender por causa do BES, já cansa essa conversa de desculpabilização da direcção e da incompetência que foi levar o Benfica a este nível de endividamento absurdo.

Da mesma forma que criticar o Oblak é defender o Vieira. Continuem...

Ajustar factos a teorias ao invés das teorias aos factos. Ou teorizar com preconceitos à priori.

Haja paciência...

P∑T∑7

Nem para fazer frente aos capitais próprios negativos estes montantes destas últimas três vendas chega.

O Passivo do Benfica ascende a 457 Milhões de Euros, dos quais quase 300 Milhões dizem respeito a empréstimos que a banca nos concedeu.

Perante isto...

Que se tenha a real noção do que aí vem.

Karel Alinho

Citação de: CPA em 15 de Julho de 2014, 15:23
Para que se perceba do que se está a falar quando se fala de estrangulamento financeiro, fundo de maneio negativo e falta de liquidez:

A 31 de Março de 2014:

Activos que se esperam realizáveis em menos de 1 ano: 93 Milhões de Euros.

Este montante respeita: (i) contas a receber de clientes relativas a transacções de jogadores no montante de 40 Milhões de Euros (inclui 30 Milhões de Euros do fundo que adquiriu Rodrigo e André Gomes e 5 Milhões do Chelsea relativos à venda do David Luiz); (ii) 15M Euros de contas a receber com empresas do Grupo Benfica e partes relacionadas.

Passivos exigíveis até 1 ano: 277 Milhões de Euros.

Este montante inclui:

- 190 Milhões de Euros de empréstimos obtidos, dos quais:
              - 72M Euros empréstimos bancários (64M BES)
              - 85M Euros empréstimos obrigacionistas (35M a reembolsar em Out14, 50M em Dez14)
              - 25M Euros papel comercial (14/19)

- 34 Milhões de Euros a pagar a fornecedores (24M de transacções de jogadores).

Fundo de maneio = Activo Corrente - Passivo Corrente = 93M - 277M = -184M Euros.

Num cenário de restrições fortíssimas ao financiamento bancário e com necessidade de reembolsar 85M Euros de obrigações (mais juros) até Dezembro de 2014 a situação é grave. Muito grave, mesmo.

Aparecerá alguém a enfatizar que "nunca falhámos o pagamento de um empréstimo obrigacionista". Verdade. Como qualquer pessoa nunca falha o pagamento da prestação da casa, até ao dia em que... falha.

Tenho poucas dúvidas que daqui até Setembro, multiplicar-se-ão as notícias sobre as  dificuldades financeiras da Benfica SAD, uma vez que quanto pior for a percepção da nossa situação económica e financeira, piores serão as condições de acesso ao financiamento para renovação dos empréstimos obrigacionistas. Quanto maior for o risco percepcionado, maior a taxa de juro que os investidores exigirão para investirem no nosso passivo.

E taxa de juro implícita nos nosso empréstimos é de quase 8%. Países, incluindo o nosso, caíram por menos.

Como podemos corrigir isso? Adoptando uma política financeira que permita libertar mais cash-flow operacional para amortizar passivo financeiro.

Edit: link relatório
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT50666.pdf

Finalmente alguém a colocar o dedo na ferida e a apresentar uma solução.

JPSilva

Citação de: odistraido em 15 de Julho de 2014, 15:58
Quando se dizia que estavamos em falência técnica as pessoas achavam que isso era coisa sem importância.

Se até quando se dizia isso em relação ao país as pessoas achavam isso, quanto mais num clube lol

Gaffa

estes 12,5 milhões do Markovic dão jeito, especialmente porque são a pronto, algo cada vez mais raro no futebol.

Como sabes que é a pronto?

luis___alex

sabes que o teu desejo nao se vai concretizar não sabes?

ptmam

É quando venho a este tópico que encaro a realidade e fico a saber que o Benfica nos próximos 20 anos pelo menos, não vai ser um clube para encarar uma Liga dos Campeões ou uma Liga Europa, até a nível interno penso que vamos ter dificuldades a médio prazo, normalmente não sou tão pessimista, mas a razia que o plantel está a levar este ano está a levar-me a crer que o Benfica vai passar por grandes problemas financeiros e consequentemente desportivos.
Não percebo muito de finanças para apresentar soluções, mas se vamos perder o poder de comprar Salvios, Gaitans, Ramires, Witsels, Matics, Di marias, mais vale agarrar-mo-nos ao que temos e começar a trabalhar o mercado interno, e a trabalhar sobretudo na formação de talentos, sendo esta a solução iríamos passar um mau bocado a nível desportivo, mas no futuro colheríamos frutos!

Maka

Citação de: R3nas em 15 de Julho de 2014, 17:04
Impressão minha ou os clubes com relações com o BES estão a ser tratados de forma diferente?

Isso vai mudar rapidamente com a nova equipa de gestao do BES. O Sporting paga menos juros que todos os outros e é aquele que está mais falido (tem mais risco).
Com gestores independentes isso terá de acabar. Aí é que vamos ver como as coisas ficam...

Cumprimentos

Queria apenas que alguém tivesse a ombridade de colocar esse "pormenor" em consideração quando achassem que estamos a vender porque sim e os outros não.

Falta muita honestidade intelectual nas discussões que vão havendo relacionadas com as vendas de alguns jogadores.

E a nossa direcção já alertou para esse facto? Ou está, mais uma vez, calada?

Eu nas discussões assumo a posição que é passada para fora pela direcção. Se a direcção diz que não precisa de vender jogadores para equilibrar as contas, então eu assumo essa posição; se a direcção diz que as contas estão super-saudáveis, então eu assumo essa posição.
O que não me podem pedir é que oiça a direcção a dizer que está tudo bem e depois parta para discussões assumido que está tudo mal.

Palmeirinha

Citação de: Maka em 15 de Julho de 2014, 19:01
Citação de: R3nas em 15 de Julho de 2014, 17:04

Cumprimentos

E a nossa direcção já alertou para esse facto? Ou está, mais uma vez, calada?

Eu nas discussões assumo a posição que é passada para fora pela direcção. Se a direcção diz que não precisa de vender jogadores para equilibrar as contas, então eu assumo essa posição; se a direcção diz que as contas estão super-saudáveis, então eu assumo essa posição.
O que não me podem pedir é que oiça a direcção a dizer que está tudo bem e depois parta para discussões assumido que está tudo mal.
Sporting fez a reestruturação da sua dívida no ano passado, mt provavelmente com novas taxas, novos prazos de pagamento, períodos de carência. Agora dizer q existe tratamento diferenciado é lançar p ar a ver se alguém apanha...

N3ST4

É evidente aos olhos de todos que com o salgado e o riciardi havia tratamento diferenciado em relação a todos os outros clubes.

J074_RiP

Citação de: N3ST4 em 15 de Julho de 2014, 19:30
É evidente aos olhos de todos que com o salgado e o riciardi havia tratamento diferenciado em relação a todos os outros clubes.

Citação de: N3ST4 em 15 de Julho de 2014, 19:30

A única evidência é que não há nem nunca houve projecto e preocupação financeira para o clube, já para o bolso de alguns não falta esquemas.

costapequeno

nao ha explicaçao para o Benfica nao ser o clube portugues com melhor ou se quiserem menos ma situaçao financeira.

cheio

Esta teoria do BES não faz lá muito sentido, visto que os viscondes do campo grande estarem super dependentes da boa vontade do BES, e isso iria de certo modo a uma razia semelhante ao Benfica.