As Finanças do Benfica

BlankFile

Citação de: Despertar em 29 de Novembro de 2016, 18:52
Citação de: BlankFile em 29 de Novembro de 2016, 18:47
Citação de: Despertar em 29 de Novembro de 2016, 18:13
Citação de: Theroux em 29 de Novembro de 2016, 18:05
Citação de: Red_Soul em 29 de Novembro de 2016, 17:49
Não consigo citar.

Em 2018, no final do contrato com a Emirates, não sei quanto vamos passar a receber, se mais se menos. Por isso limito-me a comparar os valores atuais, desta época e da próxima.

Mas como é que se avalia um negócio em que todos os valores são secretos? O que se sabe é isto:

Benfica: novo contrato no máximo em 2018.
Sporting: novo contrato no máximo em 2028.
porto: novo contrato no máximo em 2023.

De resto apenas sabemos que os contratos têm valores similares, mas nada garante que não seja o Benfica a receber mais.

Quem está mais confortável é o Benfica, pois tem a faca e o queijo na mão quando daqui a uns meses voltar a negociar.

o Theroux tem razao, quando assinamos com a Emirates, os lags e os andrades nao conseguiam ninguem pra por o nome nos trapos. È preciso ver o contexto.

Agora recuso-me a acreditar que tanto secretismo foi pra receber o mesmo que ja recebiamos.  :-X

Sempre pensei que o Benfica conseguisse um encaixe entre 6 a 8 milhões de euros anuais com esse patrocínio da Emirates. Pelo menos entre esses valores. Abaixo disso, para mim é uma desilusão.

Reconheço a enorme valia que é estar conotado com uma marca de renome internacional como a Emirates, mas a marca Benfica tem que ser devidamente valorizada também. Os próprios reconhecem a vantagem que é estar ligado a uma marca valiosa como é a marca Benfica. E estamos sempre presentes na Champions, algo fundamental.

Espero que no final do contrato, saibam reconhecer isso no valor anual que nos pagam.

pondo no lugar de um gestor. Se fores vender a marca nas costas da camisola ou o estadio, apresentas o teu clube, e claro apresentas a Emirates como patrocinador e nao a chafarica ca da tugalandia (com o respeito pela nos e meo mas é o que sao. Insignificantes a nivel europeu quanto mais mundial) e isso tem valor imaterial. Eles nao patrocinam qualquer clube.
Dito isto se for 4M é uma desilusao pra mim tambem

Sem dúvida. A Emirates é um parceiro internacional de muito gabarito.

Mas é como dizes e bem, se por acaso nos pagam migalhas anualmente, não deixa de ser uma decepção. Mínimo 6 milhões de euros anuais. Mínimo... Abaixo disso é fraco.

BlankFile

Citação de: Theroux em 29 de Novembro de 2016, 18:53
Citação de: Despertar em 29 de Novembro de 2016, 18:52
Citação de: BlankFile em 29 de Novembro de 2016, 18:47
Citação de: Despertar em 29 de Novembro de 2016, 18:13
Citação de: Theroux em 29 de Novembro de 2016, 18:05
Citação de: Red_Soul em 29 de Novembro de 2016, 17:49
Não consigo citar.

Em 2018, no final do contrato com a Emirates, não sei quanto vamos passar a receber, se mais se menos. Por isso limito-me a comparar os valores atuais, desta época e da próxima.

Mas como é que se avalia um negócio em que todos os valores são secretos? O que se sabe é isto:

Benfica: novo contrato no máximo em 2018.
Sporting: novo contrato no máximo em 2028.
porto: novo contrato no máximo em 2023.

De resto apenas sabemos que os contratos têm valores similares, mas nada garante que não seja o Benfica a receber mais.

Quem está mais confortável é o Benfica, pois tem a faca e o queijo na mão quando daqui a uns meses voltar a negociar.

o Theroux tem razao, quando assinamos com a Emirates, os lags e os andrades nao conseguiam ninguem pra por o nome nos trapos. È preciso ver o contexto.

Agora recuso-me a acreditar que tanto secretismo foi pra receber o mesmo que ja recebiamos.  :-X

Sempre pensei que o Benfica conseguisse um encaixe entre 6 a 8 milhões de euros anuais com esse patrocínio da Emirates. Pelo menos entre esses valores. Abaixo disso, para mim é uma desilusão.

Reconheço a enorme valia que é estar conotado com uma marca de renome internacional como a Emirates, mas a marca Benfica tem que ser devidamente valorizada também. Os próprios reconhecem a vantagem que é estar ligado a uma marca valiosa como é a marca Benfica. E estamos sempre presentes na Champions, algo fundamental.

Espero que no final do contrato, saibam reconhecer isso no valor anual que nos pagam.

pondo no lugar de um gestor. Se fores vender a marca nas costas da camisola ou o estadio, apresentas o teu clube, e claro apresentas a Emirates como patrocinador e nao a chafarica ca da tugalandia (com o respeito pela nos e meo mas é o que sao. Insignificantes a nivel europeu quanto mais mundial) e isso tem valor imaterial. Eles nao patrocinam qualquer clube.
Dito isto se for 4M é uma desilusao pra mim tambem

Mas quais 4M€? Esse valor é tão real quanto os 10M€.

E qual é o valor real, Theroux? Tens alguma estimativa, pelo menos? Algum palpite?

Eu não faço a mínima ideia. Não é absolutamente claro nos RC´s.

af10

Citação de: Zeite em 29 de Novembro de 2016, 17:52
Citação de: Biscai@ em 28 de Novembro de 2016, 15:19
Mas o mais grave para mim foram as negociações da NOS com o Sporting nas costas do Vieira enquanto este negociava o contrato do Benfica com a mesma operadora, depois de fechado o contrato a NOS em menos de uma semana apresentou contrato com o Sporting no valor de 515M€... penso que ninguém acredita que um contrato desse valor tenha sido negociado em 7 dias, foi mesmo má fé da NOS que vai pagar cerca de 40M€ por ano ao Benfica mas está a cobrar aos benfiquistas cerca de 30M€ das subscrições da BTV, foi um autêntico negócio da China para NOS... a administração do Benfica deveria a tempo e horas rescindir o contrato com a NOS mal foi publico o contrato entre a mesma operadora e o Sporting, mas o Sr. Vieira e companhia preferiram acreditar que conseguiriam mais uns milhões na suposta renegociação do contrato que teima em não acontecer e agora o Benfica leva com uma resposta esclarecedora da NOS, criem uma comissão e vão-se queixar ao tanas!

E nao e' so isso,
Na altura quando o contratodo Benfica foi anunciado com pompa e circumstancia (revendo aquilo so me da raiva.) o contrato foi considerado estratosferico para a realidade Portuguesa e a Nos uma semana depois da uma machadada com o contrato do sporting.

E sem necessidade ja que o sporting tinha um contrato activo por mais 3 anos e ainda por cima a  NOS foi ainda aumentar o pedaco.

A NOS fez tudo em muito ma fe.
O Benfica tinha logo na altura ter tomado uma posicao dura contra a NOS.

A questao que eu coloco a NOS fez um contracto ruinoso com o sporting porque?

Mas qual posição dura? O Benfica assinou contrato de livre vontade e nos termos que quis. Não tem de tomar posições nenhumas, se foi displicente e não previu os valores para os adversários é problema do Benfica. Agora não tem medidas nenhumas a tomar.
Se é justo, talvez não seja mas estás num estado democrático e por isso podes negociar como bem quiseres que ninguém tem nada a ver com isso (escusam de dar exemplos de ilegalidades que isso todos sabemos que não é possível).
Da mesma forma que o Porto e o Sporting aproveitaram o embalo para fazer contratos acima do valor que todos prevíamos.
Agora, o problema é só do Benfica que não tomou os cuidados para que isto não acontecessem.

Quanto à conversa da renegociação, dou tanto valor a isso como à história do "há para lá umas cláusulas" nos empréstimos dos miúdos. Vai-se a ver e nunca nos é contada a história toda.

PS contratos sempre levou só um C

Red Guns

Citação de: paulocaliarq em 29 de Novembro de 2016, 17:43
pior disto tudo foi a imagem de patetas que passamos com aquela cerimonia em pleno estadio da luz e passadas umas horas somos completamente bi-enrabados, por 2 clubes juntos que não chegam sequer à nossa dimensão.
muita areia para os olhos neste momento, isto tudo porque o Benfica ganhando ninguem questiona nem quer saber de nada
Não é areia nenhuma para os olhos. O contrato apresentado foi o contrato de venda à NOS dos direitos televisivos + direitos de distribuirão da BTV.
Se compararmos só esta componente, o nosso contrato é bem melhor que o dos rivais.
Benfica: 40M/época
Porto: 34M
Sporting: 31M
Nunca tivemos tão bem, em comparação com os rivais na questão dos direitos televisivos. Lembro-me bem é daquela carga de anos a receber 8M por época, com Porto e Sporting a receberem acima dos 10M. Em 3 anos, de 2013 a 2016, passamos de 8 para 40 milhões e com um "gap" superior aos 5 milhões para os rivais.

Os contratos de patrocínio são outra conversa, mas não vou criticar porque não conheço os valores (nem eu nem ninguém os conhece).

Despertar

Citação de: Red Guns em 29 de Novembro de 2016, 19:15
pior disto tudo foi a imagem de patetas que passamos com aquela cerimonia em pleno estadio da luz e passadas umas horas somos completamente bi-enrabados, por 2 clubes juntos que não chegam sequer à nossa dimensão.
muita areia para os olhos neste momento, isto tudo porque o Benfica ganhando ninguem questiona nem quer saber de nada
Não é areia nenhuma para os olhos. O contrato apresentado foi o contrato de venda à NOS dos direitos televisivos + direitos de distribuirão da BTV.
Se compararmos só esta componente, o nosso contrato é bem melhor que o dos rivais.
Benfica: 40M/época
Porto: 34M
Sporting: 31M
Nunca tivemos tão bem, em comparação com os rivais na questão dos direitos televisivos. Lembro-me bem é daquela carga de anos a receber 8M por época, com Porto e Sporting a receberem acima dos 10M. Em 3 anos, de 2013 a 2016, passamos de 8 para 40 milhões e com um "gap" superior aos 5 milhões para os rivais.

Os contratos de patrocínio são outra conversa, mas não vou criticar porque não conheço os valores (nem eu nem ninguém os conhece).

estas a simplificar demais as coisas, que ate ja foram ai explicadas. O porto por exemplo assina tambem por 10 anos, direitos +tv, e recebe mais 57.5M com a diferenca que tambem tem as camisolas e pub do estadio por 7 anos. Ou seja da 8M/ano as duas coisas.
Claro que pelo que sabemos ainda recebemos mais, mas nao muito mais, e somos muito maiores. A diferenca nao devia ser tao minima.  O0

Red Guns

Não estou simplificar nada. Estou-me a basear nos valores que foram divulgados

http://sol.sapo.pt/artigo/492328/contratos-meo-e-nos-benfica-ganha-mais-e-sporting-menos

O record voltou esta semana a mostrar um quadro semelhante que foi postado umas páginas atrás.

Theroux

Citação de: BlankFile em 29 de Novembro de 2016, 18:55
E qual é o valor real, Theroux? Tens alguma estimativa, pelo menos? Algum palpite?

Sendo confidencial desconheço o valor dos 3 grandes. É uma perda de tempo atirar números para o ar, até porque o que interessa é valor global, onde a Emirates representa um quarto a um terço.

O que sei, porque vem no R&C, é que com a Emirates o valor global subiu 2.2M€, portanto existiu uma subida. Quanto esse contrato em particular representa não sei, mas deve andar à volta dos 6M€. Mas podia dizer 5 ou 7 que tinha a mesma credibilidade.

E falta mencionar algo relevante. Isto:

Não é igual a isto:

Hoje o Benfica tem uma bancada desocupada, que vale +-1.5M€. Na prática não está a render nada, mas se vier a render é uma consequência directa do contrato com a Emirates, que libertou esse espaço, apesar de estar a pagar mais que a PT.

Eterno Benfica

Citação de: Theroux em 29 de Novembro de 2016, 19:30

Sendo confidencial desconheço o valor dos 3 grandes. É uma perda de tempo atirar números para o ar, até porque o que interessa é valor global, onde a Emirates representa um quarto a um terço.

O que sei, porque vem no R&C, é que com a Emirates o valor global subiu 2.2M€, portanto existiu uma subida. Quanto esse contrato em particular representa não sei, mas deve andar à volta dos 6M€. Mas podia dizer 5 ou 7 que tinha a mesma credibilidade.

Não é igual a isto:

Hoje o Benfica tem uma bancada desocupada, que vale +-1.5M€. Na prática não está a render nada, mas se vier a render é uma consequência directa do contrato com a Emirates, que libertou esse espaço, apesar de estar a pagar mais que a PT.

Se por um lado nao podes mandar um palpite do valor do contrato da Emirates, também não é correto dizer que a Emirates aumentou as receitas em 2.2€, houve renovações de contratos, Adidas, e o Benfica fala na Huaweii como tendo um impacto importante tambem nesses 2.2M€. E acresce ainda termos chegado aos quartos de final da champions (patrocinios com objetivos certamente terão pago algo mais...). Caso a comunicação social tenha acertado nos 4.5M relativamente ao patrocinio anterior este deverá ser cerca de 5/6 (uma vez que o Benfica no intervalo desses 2.2M perde o patrocinio da bancada e faz com que decresça a receita total).

A questão da bancada é muito pertinente, nunca tinha pensado nisso assim.

Red Guns

Isso é uma verdade, mas já passaram alguns meses e a bancada continua sem render.

Theroux

Citação de: SempreaGanhar em 29 de Novembro de 2016, 19:38
Citação de: Theroux em 29 de Novembro de 2016, 19:30

Não é igual a isto:

Se por um lado nao podes mandar um palpite do valor do contrato da Emirates, também não é correto dizer que a Emirates aumentou as receitas em 2.2€, houve renovações de contratos, Adidas, e o Benfica fala na Huaweii como tendo um impacto importante tambem nesses 2.2M€. E acresce ainda termos chegado aos quartos de final da champions (patrocinios com objetivos certamente terão pago algo mais...). Caso a comunicação social tenha acertado nos 4.5M relativamente ao patrocinio anterior este deverá ser cerca de 5/6 (uma vez que o Benfica no intervalo desses 2.2M perde o patrocinio da bancada).

A questão da bancada é muito pertinente, nunca tinha pensado nisso assim.

2.2 é o aumento global, e parte dele corresponde à Emirates. Quanto é não sei, por isso não posso avançar um valor.

KamikazeSLB

Ficámos a jeito... já na altura foi ridiculo depois de se revelar um fiasco ainda pior.

O nosso negócio é o melhor na sua totalidade, mas não é o melhor comparativamente à dimensão do clube.

Zeite

Citação de: af10 em 29 de Novembro de 2016, 19:06
Mas qual posição dura? O Benfica assinou contrato de livre vontade e nos termos que quis. Não tem de tomar posições nenhumas, se foi displicente e não previu os valores para os adversários é problema do Benfica. Agora não tem medidas nenhumas a tomar.
Se é justo, talvez não seja mas estás num estado democrático e por isso podes negociar como bem quiseres que ninguém tem nada a ver com isso (escusam de dar exemplos de ilegalidades que isso todos sabemos que não é possível).
Da mesma forma que o Porto e o Sporting aproveitaram o embalo para fazer contratos acima do valor que todos prevíamos.
Agora, o problema é só do Benfica que não tomou os cuidados para que isto não acontecessem.

Quanto à conversa da renegociação, dou tanto valor a isso como à história do "há para lá umas cláusulas" nos empréstimos dos miúdos. Vai-se a ver e nunca nos é contada a história toda.

PS contratos sempre levou só um C

Mas como e' que o Porto e o Sporting sabiam quais eram os valores que o Benfica estava a negociar?

Maldini

Citação de: SempreaGanhar em 29 de Novembro de 2016, 16:58
Citação de: Maldini em 29 de Novembro de 2016, 10:41
Citação de: SempreaGanhar em 28 de Novembro de 2016, 22:28
Citação de: Red Guns em 28 de Novembro de 2016, 22:10
447 milhões de euros (a partir de 2018) divididos por 12 são pouco mais de 37 milhões por época. Valor em si já mais baixo que o nosso contrato, e ainda se tem de incluir o valor da publicidade nas camisolas e estádio. Por aqui não me parece que a direção possa pegar. No meu ver a estratégia deverá ser (se os 10 anos de contrato não forem considerados ilegais pela autoridade da concorrência) renegociar um novo contrato, nos mesmos moldes, com toda a publicidade incluída, assim que o contrato com a Emirates terminar.
A publicidade no contrato do Sporting foi valorizada em 11M época e no Porto 11,5M. O Benfica negociando isto para valores próximos dos 20 época puderá aumentar o seu contrato para os 600M (se for nos tais 10 anos).

Este artigo sumariza bem os contratos e acho que vale apena deixá-lo aqui, mesmo que seja pela centésima vez
http://sol.sapo.pt/artigo/492328/contratos-meo-e-nos-benfica-ganha-mais-e-sporting-menos

Há umas semanas tinha visto um artigo que também analisava essas mesmas contas. Lá no fundo dizia que o Benfica ficou a perder porque da Emirates ficou a receber perto de 4M, o que fica bastante longe do que se atribui ao fcp e scp.

Na minha opinião  ficamos mesmo a perder, o que a Emirates nos paga é muito pouco!

A parceria com a Emirates, independentemente do valor pago, é muito mais vantajosa para o Benfica que a merda da NOS.

O Contrato com a NOS deve, na minha opinião, restringir-se aos direitos TV e mais nada ... os lagartos e porcos estão atados em tudo durante 12,5 anos ...

O Benfica ganha muito mais e parceiras como a Emirates do que mais milhão menos milhão dos contratos globais com a NOS.

A Emirates tem a vantagem de ser uma marca internacional que está também ligada a outros grandes clubes europeus. O prestigio é importante, concordo. É também importante não estarmos dependentes unica e exclusivamente de uma empresa, como estão os nossos rivais, e a Emirates dá-nos isso também.
No entanto o Benfica não pode nunca receber o mesmo, ou até menos, do main sponsor que os rivais! Nunca, isso no futuro significa perda de competitividade e aí de nada nos servirá o prestigio da marca. E neste momento parece que o Benfica está mesmo a receber menos...

Quanto à marca ficar bem na camisola, isso qualquer uma fica, a partir do momento que a Telecel ficou.

Citação de: MALU15 em 29 de Novembro de 2016, 15:04
Citação de: Flirt4ever em 29 de Novembro de 2016, 14:30
Citação de: MALU15 em 29 de Novembro de 2016, 12:46
Citação de: Despertar em 29 de Novembro de 2016, 12:28
Citação de: Flirt4ever em 29 de Novembro de 2016, 12:19
Citação de: Biscai@ em 28 de Novembro de 2016, 15:19
(...) foi mesmo má fé da NOS que vai pagar cerca de 40M€ por ano ao Benfica mas está a cobrar aos benfiquistas cerca de 30M€ das subscrições da BTV, foi um autêntico negócio da China para NOS... a administração do Benfica deveria a tempo e horas rescindir o contrato com a NOS mal foi publico o contrato entre a mesma operadora e o Sporting, mas o Sr. Vieira e companhia preferiram acreditar que conseguiriam mais uns milhões na suposta renegociação do contrato que teima em não acontecer e agora o Benfica leva com uma resposta esclarecedora da NOS, criem uma comissão e vão-se queixar ao tanas!

Tenho dúvidas que isso seja assim linear.

os experts dos ReC ainda nao tiraram isso a limpo? era interessante saber. Uns dizem uma coisa outros outra
Essa dúvida vai desaparecer com a publicação do R&C até 30SET2016, que irá ocorrer até amanhã.
Aguardemos então. Escreve-se "muito" (ou muitas vezes.....) sobre isso, mas parece-me sempre ser mais especulativo do que concreto....
O que consta do R&C é o texto abaixo. Assim, pelos valores falados dos 400M, para o 1º ano teríamos algo como 36 a 38M, o que daria para um trimestre um valor de 9 a 9,5M, para a componente dos direitos dos jogos em casa como receita da SAD. Agora falta saber se a BTV vai facturar algo com os direitos de transmissão e distribuição. Se facturar isso vai para as contas da BTV reflectindo-se nos resultados da BSAD na rubrica de Resultados financeiros (associadas), e isto sem falar na parte da compensação por cedência dos direitos das outras Ligas. Resta-nos aguardar.

Em dezembro de 2015, a Benfica SAD e a Benfica TV celebraram com a NOS, SGPS, SA e a NOS Lusomundo Audiovisuais, SA um contrato de cessão dos direitos de transmissão televisiva dos jogos em casa da equipa A de Futebol Sénior da Benfica SAD para a Liga NOS, bem como dos direitos de transmissão e distribuição da BTV.

Uma vez que a Nos adquiriu os direitos de distribuição da Benfica TV isso quer dizer que  são eles que ficam com o dinheiro das subscrições e publicidade?

Pois eu prefiro 500 mil euros ano da emirates que 2 milhoes do rei dos frangos por exemplo ...

bazofio

Eu, que sou um pouco radical quando me sinto "ludibriado", apenas pedia para a NOS se disponibilizar a renegociar o nosso contrato tendo em conta o dos nossos rivais versus a grandeza e peso no mercado do nosso clube.

Se a NOS não demonstrasse essa disponibilidade, era tentar anular judicialmente as renovações a cada 3 anos, se tal fosse possível tentar negociar com os concorrentes da NOS e se tal não fosse vantajoso voltar a transmitir os jogos na BTV.

Obviamente denunciar publicamente toda a suposta má fé da NOS de maneira a que todos os Benfiquistas possam demonstrar a sua insatisfação (com a carteira...).

BBpT

É possivel que receita da Emirates esteja noutra rubrica que não Publicidade?