As Finanças do Benfica

JoaoPedroLopes

Citação de: MALU15 em 05 de Março de 2017, 17:12
Citação de: MALU15 em 06 de Fevereiro de 2017, 14:46
Estive a rever as minhas estimativas para os resultados do 1º Sem de 2016/17, cujas contas irão ser divulgadas até ao fim de Fevereiro, alterando alguns dos pressupostos e afinando com mais rigor outras rubricas, e o resultado é bem melhor, o que a confirmar-se, irá permitir, só com as vendas realizadas no mês de Janeiro, atingir um resultado anual já bem positivo.

Tomei como pressupostos que o prémio dos 6M pela passagem aos oitavos da CL irá ser contabilizado, tal como em 2015/16, só no 2º semestre (neste 1º sem valem 20,4M) e  nos custos com pessoal a componente de rem. variáveis (que todos esperamos que aconteça) só terá efeito  nas contas do 2º semestre (em 2015/16 foram + 9,2M).

Na parte dos resultados com atletas, considerei custos com amortizações de 21,9 e uma mais valia líquida de 13M, só referente às vendas que ocorreram durante o 1º trimestre (N Oliveira, Bebé, Carcela e direitos A. Gomes e Sidney . Em outras rubricas (FSE`s ...) tive em conta a alteração da BTV (redução de custos div e conteúdos) e o novo valor da marca Benfica, e valorizei o novo contrato com a NOS em 17,5M.

Nesta base, prudente mas realista, o resultado estimado que apurei é de -1,2Me
, com uma DR assim decomposta:

Rendimentos e ganhos operacionais
  Prestação de serviços                         43,6
  Outros rendimentos                            23,8               67,4

Gastos e perdas operacionais
  FSE`s                                                -17,9
  G pessoal                                          -29,0
  Outros custos                                      -3,7             -50,6

Resultado op. sem atletas                      16,8
Resultado com atletas                            -8,9
Resultado operacional                              7,9
Resultado financeiro                               -9,0
Resultado líquido                                    -1,2

A minha estimativa pecou por ser demasiado prudente, pois o RLíquido melhorou 3,8M, mas fundamentalmente à custa do Resultado com atletas, pois eu previ -8,9 e foi de -6,5. Nas restantes rubricas as variações nos proveitos compensaram com os custos, originando um Resultado operacional (sem atletas) de 18,1M.

A nível de dívida financeira que passou de 306,6M para 293,5 verificou-se uma melhoria de 13,1M, fundamentalmente à custa duma redução de 5M no papel comercial e de 5,2M nos emp. bancários da SAD, sendo o restante em outras rubricas (emp. novo estádio, ...)

Parabéns MALU.

Sempre claro e assertivo. Dos poucos que consegue "ler" as contas do Benfica sem se toldar por um pro ou anti Direção.

Obrigado e abraço

Lisboa_e_Benfica

Citação de: Semper Fidelis em 05 de Março de 2017, 21:18
Citação de: xungaria em 05 de Março de 2017, 21:06
Os resultados são bons

Estamos a caminhar para aquilo que se pode chamar de sustentabilidade

sustentabilidade era nestes 2M de lucro semestral não estarem 19M de vendas
digo eu...

Se é para dizeres isso também não podias contar com as compras....

Tifosi

Citação de: lost_paradise em 05 de Março de 2017, 19:00
Citação de: bruno cardoso em 05 de Março de 2017, 18:52
A SAD do Benfica divulgou, através do Relatório e Contas do 1.º semestre de 2016/17, enviado à CMVM, ter-se comprometido a pagar diversas mais-valias em futuras transferências de alguns dos jogadores mais importantes do plantel.

Esses "compromissos com terceiros, nomeadamente clubes, agentes desportivos ou os próprios atletas", dizem respeito a Ederson (50%), Nélson Semedo (5%), Lindelöf (10%), Kalaica (50%), Salvio (8%), Rafa (10%), Jovic (20%) ou Mitroglou (7%).

É referido, ainda, que uma futura saída de Grimaldo também poderá traduzir-se no pagamento de 15% da mais-valia se essa mudança acontecer antes de 31 de agosto de 2019. Se ocorrer depois, passa a 10%.
Era este tipo de informação que o Benfica não publicava até agora. Finalmente.

O Lindelof já deve ter sido depois de negociada com o Vasteras porque todas as notícias falavam antes de 20%.

Surpresa negativa com os 5% do Nélson e com os 20% do Jovic que tornam a sua avaliação no momento da aquisição em pelo menos €8M.

Supresa positiva com os 15% do Grimaldo. Até pensei que o Barça negociasse uma percentagem bem maior.
Então compramos 100% do passe do Ederson, mas negociamos de forma que 50℅ da mais valia seria para 3.°$...

Já percebo como o RC diz que o Ederson é totalmente nosso mas o presidente diz que é só metade.

Vivam os negócios LFV.

E depois não conseguem perceber porque se vende tanto é as dívidas continuam a acumular

JoaoPedroLopes

Citação de: BENFIKA em 05 de Março de 2017, 20:17
Citação de: JFCR em 05 de Março de 2017, 19:43
Citação de: BENFIKA em 05 de Março de 2017, 19:30
Sinceramente cada vez tenho menos vontade de ler sobre as finanças do Benfica. Há muito que percebi que é um ciclo vicioso sem fim.
Todas as vendas, pateocionios, acordos de TV, só servem para manter as coisas à girar, pouco ou nada melhoram.

Cada vez mais me mentalizo que não vamos sair disto. Amanhã até podia chegar um patrocinador a dar 100M/ano que acho que as finanças se mantinham na mesma.

Em que dados concretos te baseias?
O que te referes como ciclo vicioso sem fim?

Com o andar a ouvir há anos que vamos melhorar, que não vai ser preciso vender tanto, que o passivo vai baixar, etc.

Passaram muitos anos, muitas vendas milionárias, publicidade e TV aumentaram e no entanto a necessidade de vender parece ainda maior.

Se há melhorias parece-me que são muito reduzidas tendo em conta o esforço que fazemos.

Cada um lê e dá ênfase ao que quer.
Eu já leio sobre o fim do Benfica e abismo financeiro há muito tempo.

A realidade? Coisa chata essa.

Luisão_Rei

Bons resultados.

Os aspetos que considero mais positivos foi o aumento da diferença entre as receitas e as despesas operacionais e claro a redução da divida financeira.

Os próximos objetivos na minha opinião devem passar, para além da redução da divida financeira, na redução dos custos com pessoal (nomeadamente em jogadores como Salvio, Luisão, Júlio César e Carrillo) e na diminuição do valor das amortizações, o que significa gastar menos em contratações desnecessários como Celis e Benitez e não pagar 22M por um suplente.

Guzmán

Este R&C contém questões muito preocupantes ( crucifiquem-me à vontade - refiro-me essencialmente às cedências de mais-valia em passes e outras que tais), mas lê-se por aqui cada barbaridade...
Cada 'bacorice', apenas para debitar postas de pescada... enfim!

JoaoPedroLopes

Os resultados são bons

digo eu...

Nestes 2 M estão gastos com jogadores como Jardel, Jonas, etc. Sustentabilidade era não ter gasto dinheiro nesses jogadores.

Comentário estúpido o meu não achas? Agora pensa.

oscarense

Citação de: lost_paradise em 05 de Março de 2017, 19:00
Citação de: bruno cardoso em 05 de Março de 2017, 18:52
A SAD do Benfica divulgou, através do Relatório e Contas do 1.º semestre de 2016/17, enviado à CMVM, ter-se comprometido a pagar diversas mais-valias em futuras transferências de alguns dos jogadores mais importantes do plantel.

Esses "compromissos com terceiros, nomeadamente clubes, agentes desportivos ou os próprios atletas", dizem respeito a Ederson (50%), Nélson Semedo (5%), Lindelöf (10%), Kalaica (50%), Salvio (8%), Rafa (10%), Jovic (20%) ou Mitroglou (7%).

É referido, ainda, que uma futura saída de Grimaldo também poderá traduzir-se no pagamento de 15% da mais-valia se essa mudança acontecer antes de 31 de agosto de 2019. Se ocorrer depois, passa a 10%.
Era este tipo de informação que o Benfica não publicava até agora. Finalmente.

O Lindelof já deve ter sido depois de negociada com o Vasteras porque todas as notícias falavam antes de 20%.

Surpresa negativa com os 5% do Nélson e com os 20% do Jovic que tornam a sua avaliação no momento da aquisição em pelo menos €8M.

Supresa positiva com os 15% do Grimaldo. Até pensei que o Barça negociasse uma percentagem bem maior.

Esperemos que o Grimaldo fique a 10%, era um excelente sinal ^-^
Boa notícia também a descida da % do Lindelof mesmo que já possa ter custado alguma coisa na negociação com o Vasteras, haverá de compensar no longo prazo

Luisão_Rei

Para o Verão espero que os planos do Vieira sejam vender o Salvio e apenas uma das pérolas (Ederson, Nelsinho, Lindelof, Grimaldo). O resto das vendas que sejam com o Talisca e outros excedentários.

Semper Fidelis

Citação de: JoaoPedroLopes em 05 de Março de 2017, 21:42
Os resultados são bons

digo eu...

Nestes 2 M estão gastos com jogadores como Jardel, Jonas, etc. Sustentabilidade era não ter gasto dinheiro nesses jogadores.

Comentário estúpido o meu não achas? Agora pensa.

nao preciso
eu penso logo existo

para mim vendas sao receitas extraordinarias logo nao caem bem quando se fala em sustentabilidade :P

CitriC

Citação de: Lisboa_e_Benfica em 05 de Março de 2017, 17:53
Ao ver o R&C reparei agora que 11,5%!!! da SAD está nas mãos do Novo Banco. (direta ou indiretamente)

Isto já está assim à quanto tempo?

há vários anos

Semper Fidelis

com as % de mais valias que terão de ser pagas para mim fica claro que Ederson (principalmente este) e Kalaica dificilmente sairão do clube

por outro lado Semedo e Lindelof estão com um pé fora...

TJSF

Citação de: Luisão_Rei em 05 de Março de 2017, 21:47
Para o Verão espero que os planos do Vieira sejam vender o Salvio e apenas uma das pérolas (Ederson, Nelsinho, Lindelof, Grimaldo). O resto das vendas que sejam com o Talisca e outros excedentários.
Se vires a entrevista, parece obvio que vão vários. Lindelof e Nelsinho é garantido, mas aposto no Jimenez, Sálvio, e ou Pizzi ou Samaris.

lost_paradise

Citação de: CitriC em 05 de Março de 2017, 22:13

Já viste isto?

CitaçãoAs receitas de televisão ascendem a 19,3 milhões de euros, estando diretamente relacionadas com o novo
contrato  celebrado  com  a  NOS,  que  entrou  em  vigor  no  início  desta  época.  Esta  rubrica  foi  a principal responsável pelo aumento dos rendimentos operacionais, dado que contribui com uma variação superior a 3,1 milhões de euros
. De realçar que o impacto do novo contrato de cessão dos direitos televisivos
não se limita a este aumento das receitas, uma vez que também origina um decréscimo dos gastos com a BTV em 3,8milhões de euros, o que representa um
impacto global em resultados que ascende a 7 milhões de euros no primeiro semestre