As Finanças do Benfica

BERNA_1961

Citação de: MALU15 em 29 de Maio de 2017, 16:28
Citação de: BERNA_1961 em 29 de Maio de 2017, 16:09
De 2013 para 2017 devemos ter subido muito as receitas operacionais.
Só em direitos televisivos, passamos de 8 para 36.
Temos agora a Emirates, renovamos com a Adidas, temos 60.000 no Estádio todos os jogos.
As mais valias geradas com os jogadores são enormes, porque ou são da formação ou então foram comprados a baixo custo.
A massa salarial não deve ser muito diferente (só no JJ poupamos 3 milhões).
Disseram-nos que para atacar a europa só depois da hegemonia interna. E então agora, pergunto pergunto: depois de conquistado o tetra, das receitas que daí resultam (o contrato televisivo era para o passivo), não está na altura de haver uma ambição (controlada) europeia?
Mesmo perante tudo isto (positivo) não há capacidade de se reter estes jovens?
Algo que não percebo, ou então falem claro às pessoas (sócios).
Podes ter essa percepção, mas olha que em termos de resultado (os custos tb sobem) a realidade não foi muito essa. Nos últimos 4 nos (2013 a 2016) passamos de 92,6M para 126,1 nas receitas o que dá um acréscimo de 33,5M mas os custos operacionais também subiram 29,9M, pois tb passaram de 88,3M para 118,2M, embora seja expectável que este ano de 2017 possa haver uma melhoria mais apreciável.
Confesso que não consultei. É mesmo perceção.
Mas o que mais aborrece é a incoerência do discurso.
Não compramos mais jogadores de 8 milhões. Compra-se logo 2 por 40 (Jimenez e Rafa).
O que dá logo (40/5 = 8 milhões/ano de amortizações!)
Até acho bons jogadores, mas vamos para a CL e não são opção sequer (jogo de Dortmund).

CitriC

Citação de: MALU15 em 29 de Maio de 2017, 15:46
Citação de: Pedro Nunes 28 em 29 de Maio de 2017, 15:25
Citação de: MALU15 em 29 de Maio de 2017, 13:13
Citação de: Flavius Julius em 29 de Maio de 2017, 12:33
Citação de: Pedro Nunes 28 em 29 de Maio de 2017, 12:08
Citação de: JohnT em 29 de Maio de 2017, 09:19
Citação de: Sem_Medo em 28 de Maio de 2017, 12:18
Finanças? Já me cansei em "perder" tempo com isso... já se sabe o que acontece no Benfica.
Vendemos por somos obrigados e mais tarde ou mais cedo fazemos mais um empréstimo obrigacionista.

Limpinho...

Sim pq financiar com juros de 4% a 3anos, em vez de pagar entre 8 e 9% aos bancos a 1ano parece uma má gestao!  O0
A questão não está no EO, mas sim no facto de que deviamos ter conseguido reduzir o passivo bancário de forma considerável sem ter que recorrer a este tipo de instrumento financeiro. Espero sinceramente que com as vendas que se vão efectuar+contrato televisivo+restantes receitas ordinárias consigamos ficar cada vez menos dependentes da banca !
então segundo tu não deveríamos recorrer a EO para reduzir o passivo bancário, ou seja não devemos recorrer aos bancos nem a EO, então diz-me quais instrumentos deverá o Benfica recorrer para abater o passivo?
Ó Flavius,  a questão não é essa, pois tanto os EO`s como os empréstimos bancários são dívida financeira, pois embora sejam instrumentos diferentes ambos vencem juros, ainda que no contexto actual em que a SAD vive, os EO`s como substituição dos empréstimos bancário serão sempre um financiamento melhor por vencerem menores taxas de juros e maior garantia da sua manutenção a 3 anos sem o ónus das renegociações bancárias.

A redução da dívida financeira, e prioritariamente nas rubricas de empréstimos bancários (110M em 31DEZ16) e no programa de papel comercial (37,6M em 31DEZ16) que tem um escalonamento já fixado (montante 25M até 31DEZ17), só poderá ocorrer havendo excedentes significativos de tesouraria.

Ora isto só acontecerá se existirem vendas de atletas que sejam geradoras desses fluxos, pois nas restantes operações esses excedentes são insuficientes, como se pode ver na Dem.de fluxos de caixa de 31DEZ16  (Pag. 24 do R&C), que embora tenda para o saldo ser equilibrado, só é suficiente para dar resposta às obrigações assumidas sejam elas da parte operacional ou dos investimentos.

E convém dizer ainda que mesmo as vendas de atletas só poderão amortizar dívida financeira no imediato se ocorrerem recebimentos, pois não se amortiza dívida com o saldo de clientes.
Obrigado pela explicação que escuso de dar !
LFV pelo que se diz prefere vender um pouco mais "barato" e receber a pronto ou em prazos muito reduzidos, pelo que esses recebimentos devem na minha prespectiva ser direcionados para amortização de empréstimos bancários e investimento.
O problema é que nos últimos anos temos investido consideravelmente e reduzido muito pouco o passivo bancário.
Como disse e repito, espero que as vendas deste ano (prespectivo 100/150 milhões em vendas) sejam na sua maioria para abater este passivo bancário e assim reduzir consideravelmente os nossos encargos financeiros e exposição à banca !
Nas vendas os pagamentos em cash (ou em prazos pequenos) é sempre melhor negócio do que aceitar prazos a 3 anos, como aliás o Benfica faz com as compras. O problema é que nem todos os clubes compradores se chamam Bayern.

Mas ainda em relação à redução da dívida financeira, embora tenhamos sempre de interiorizar que não haverá grandes reduções no curto prazo, eu estou convencido que até ao final do ano de 2018 poderemos atingir a meta dos 100M, se houver  2/3 grandes vendas este ano e se nestes 2 anos baixarmos também de forma significativa o valor das compras (média de 50M/ano nos últimos 8 anos) como penso que vai acontecer com a grande contribuição do CF Seixal.

Não me parece que vamos baixar significativamente o valor de investimentos entre aquisições e renovações.

Repara que nas últimas 2 épocas o panorama é o seguinte:

Na época passada foram 72M
Esta época em Janeiro ja ia nos 55.9M

Não me parece que o investimento esteja a abrandar. Pode ser é que esteja concentrado em menor número de jogadores.

Sou da mesma opinião que tu, o nível de investimento deveria ser menor do que temos assistido nestas duas ultimas épocas.

Bluzzer

Citação de: Semper Fidelis em 29 de Maio de 2017, 15:42
Citação de: Bluzzer em 29 de Maio de 2017, 12:05
As finanças do Benfica estão ótimas, toca a comprar Ronaldos. Até podem ir buscar o Messi se for preciso!! mas despachem-se

eh pá o Messi não pq pró ano está na Carregueira :2funny:
Nada é impossível amigo   ::)
Citação de: ForçadoBloqueio em 29 de Maio de 2017, 16:39
As finanças do Benfica estão ótimas, toca a comprar Ronaldos. Até podem ir buscar o Messi se for preciso!! mas despachem-se

Vais de vela, vais de vela...vais de vela, vais de vela! :flagglorioso:
Posso modificar isto?
Vou de vespa, vou de vespa... vou de vespa, vou de vespa... para o penta!  :flagglorioso:

Velazquez

Temos agora a Emirates, renovamos com a Adidas, temos 60.000 no Estádio todos os jogos.
As mais valias geradas com os jogadores são enormes, porque ou são da formação ou então foram comprados a baixo custo.
Disseram-nos que para atacar a europa só depois da hegemonia interna. E então agora, pergunto pergunto: depois de conquistado o tetra, das receitas que daí resultam (o contrato televisivo era para o passivo), não está na altura de haver uma ambição (controlada) europeia?
Excelente post.Mas nada vai impedir de haver mais uma razia no plantel

E as desculpas vão ser as mesmas, é preciso vender e não podemos ter jogadores contrariados

Glorificus

Como é que está a odd? Só para ver se vale a pena por algumas algas.

ForçadoBloqueio

Citação de: Bluzzer em 29 de Maio de 2017, 16:53

Posso modificar isto?
Vou de vespa, vou de vespa... vou de vespa, vou de vespa... para o penta!  :flagglorioso:

Está uma azia aqui pelo Norte! Impagável! :2funny:

zerocool

O discurso ao nível da política financeira muda conforme as marés e assim ninguém leva está direção a sério...Tem de uma vez por todas decidir um rumo e mante-lo, pois a incoerência é brutal e assim ninguém se entende...

rcoelho

Citação de: zerocool em 30 de Maio de 2017, 01:34
O discurso ao nível da política financeira muda conforme as marés e assim ninguém leva está direção a sério...Tem de uma vez por todas decidir um rumo e mante-lo, pois a incoerência é brutal e assim ninguém se entende...

olha que não concordo muito com isso.....

Nós adeptos vivemos o dia-a-dia e criticamos demais mas se olharmos com um certo distanciamento percebemos que uma das mais valias desta direcção é definir rumos e segui-los.

desde o inicio até hoje encontro 3 linhas orientadoras, primeiro a organização e infraestruturas que nos permitissem ter condições para o sucesso desportivo, segundo o sucesso desportivo (que estamos a ter logo o primeiro ponto fez sentido de existir), por fim a estabilização financeira (que se espera que tenha começado neste mandato) assente nesse sucesso desportivo.

acho que estas são as 3 linhas mestras destes 12 ou 13 anos de Vieira no Benfica.... talvez a próxima daqui a uns anitos seja o sucesso europeu assente na estabilidade financeira.

Lembro-me de dois episódios particulares desta presidência, quando em 2005 o LFV disse que aquele titulo tinha vindo "demasiado cedo".... hoje percebo o que quis dizer mas mesmo assim acho que não o devia ter dito. O outro é o fatídico ano de 2013 com as derrotas que aconteceram, campeonato, taça e liga europa, nos dias seguintes ao final dessa época eu quase que nem tinha coragem de ir trabalhar, imagino o que seria trabalhar no Benfica por esses dias e valorizo muito esse momento especifico, a direcção levantou o queixo, apostou no mesmo treinador (quando mais facil teria sido fazer dele bode expiatório) e construiu uma grande equipa que ganhou tudo no ano seguinte......

As criticas que lhes faço (e muitas) no dia-a-dia são coisas de adepto mas penso que o clube esteja organizado e tenha estratégia. Critico a relação Mendes/LFV mas o que é certo é que os outros sentem-se inferiores por não ter este "parceiro". Critico muitas movimentações de dinheiro e acho que os interesses do Benfica não são muitas vezes a primeira prioridade mas infelizmente neste pais isso é mais a regra que a excepção.....

Mikeslb1904

Citação de: Velazquez em 29 de Maio de 2017, 17:16
Excelente post.Mas nada vai impedir de haver mais uma razia no plantel

E as desculpas vão ser as mesmas, é preciso vender e não podemos ter jogadores contrariados
Essa dos jogadores contrariados é que é o cerne da questão.  Gostam do Benfica mas ambicionam outras experiências. Cortar as ambições aos jogadores tem custos a variadíssimos níveis que não se deve descurar.

lonstrup

Citação de: rcoelho em 30 de Maio de 2017, 07:51

Nós adeptos vivemos o dia-a-dia e criticamos demais mas se olharmos com um certo distanciamento percebemos que uma das mais valias desta direcção é definir rumos e segui-los.

desde o inicio até hoje encontro 3 linhas orientadoras, primeiro a organização e infraestruturas que nos permitissem ter condições para o sucesso desportivo, segundo o sucesso desportivo (que estamos a ter logo o primeiro ponto fez sentido de existir), por fim a estabilização financeira (que se espera que tenha começado neste mandato) assente nesse sucesso desportivo.

acho que estas são as 3 linhas mestras destes 12 ou 13 anos de Vieira no Benfica.... talvez a próxima daqui a uns anitos seja o sucesso europeu assente na estabilidade financeira.

Lembro-me de dois episódios particulares desta presidência, quando em 2005 o LFV disse que aquele titulo tinha vindo "demasiado cedo".... hoje percebo o que quis dizer mas mesmo assim acho que não o devia ter dito. O outro é o fatídico ano de 2013 com as derrotas que aconteceram, campeonato, taça e liga europa, nos dias seguintes ao final dessa época eu quase que nem tinha coragem de ir trabalhar, imagino o que seria trabalhar no Benfica por esses dias e valorizo muito esse momento especifico, a direcção levantou o queixo, apostou no mesmo treinador (quando mais facil teria sido fazer dele bode expiatório) e construiu uma grande equipa que ganhou tudo no ano seguinte......

As criticas que lhes faço (e muitas) no dia-a-dia são coisas de adepto mas penso que o clube esteja organizado e tenha estratégia. Critico a relação Mendes/LFV mas o que é certo é que os outros sentem-se inferiores por não ter este "parceiro". Critico muitas movimentações de dinheiro e acho que os interesses do Benfica não são muitas vezes a primeira prioridade mas infelizmente neste pais isso é mais a regra que a excepção.....
A verdade é que há muitos avanços e recuos. E depois, é «fácil» dizer que concretizamos objectivos planeados, quando não há timings para concretizar esses objectivos.

Vieira tem tido aquele que é o capital mais importante, ou que permite mais facilmente ter sucesso: tem tido todo o tempo do mundo. E é raro alguém ter todo o tempo do mundo para alcançar objectivos. Principalmente quando se diz que queremos alcançar objectivos...mas não se diz quando.

No Benfica, claramente, as coisas «vão-se» fazendo.

Meio_metro

O Benfica tem que equilibrar as contas... mesmo com contas equilibradas vamos continuar a vender porque os ordenados lá fora são muito maiores e 99%dos jogadores quer melhores ordenados e melhores campeonatos...

rcoelho

Citação de: lonstrup em 30 de Maio de 2017, 08:32

A verdade é que há muitos avanços e recuos. E depois, é «fácil» dizer que concretizamos objectivos planeados, quando não há timings para concretizar esses objectivos.

Vieira tem tido aquele que é o capital mais importante, ou que permite mais facilmente ter sucesso: tem tido todo o tempo do mundo. E é raro alguém ter todo o tempo do mundo para alcançar objectivos. Principalmente quando se diz que queremos alcançar objectivos...mas não se diz quando.

No Benfica, claramente, as coisas «vão-se» fazendo.

é verdade mas se calhar é mesmo assim que tem de ser, é impossivel formar jogadores sem um centro de treinos, e quando esse centro começa a produzir torna-se dificil começar a rentabilizá-lo com um JJ como treinador.

Aqui há avanços e recuos e alguns erros estratégicos à mistura como a venda do Bernardo.

Mas estas 3 linhas parecem-me claras, primeiro falava-se muito das infraestruturas, numa segunda fase no sucesso desportivo (o objectivo traçado e cumprido do 3-1-50 acho que demonstram isso) e nas ultimas eleições começou a falar mais do abatimento do passivo.

As coisas não acontecem do dia para a noite e o futebol não é tão planejável como outras áreas de actividade, nem todas as apostas são certas e muitos discursos circunstanciais......

Vamos ver como corre o defeso, na minha opinião não se põe a questão de "investir na equipa" ou "abater o passivo", não é uma opção é um paralelo, o Benfica deve abater o passivo dentro ou acima dos planos que traçou e criar condições para lutar muito seriamente pelo Penta, acho que há condições para ambos os objectivos.

Agora deixa-me calar senão ainda me oferecem um cargo de comentador na btv a lamber as botas ao Vieira e não é nada que costume fazer, só que acho que as coisas não podem ser vistas por momentos ou exclusivamente do lado negativo, há muita coisa criticável mas porra estamos onde sempre sonhamos estar.

rcoelho

Citação de: Meio_metro em 30 de Maio de 2017, 08:54
O Benfica tem que equilibrar as contas... mesmo com contas equilibradas vamos continuar a vender porque os ordenados lá fora são muito maiores e 99%dos jogadores quer melhores ordenados e melhores campeonatos...

isso é algo que sempre irá acontecer..... o Benfica nunca poderá pagar ao nivel de outros campeonatos e terá sempre de vender, pode é um dia deixar de vender à 1ª oferta e valorizar melhor os jogadores.

zerocool

O discurso ao nível da política financeira muda conforme as marés e a jogarssim ninguém leva está direção a sério...Tem de uma vez por todas decidir um rumo e mante-lo, pois a incoerência é brutal e assim ninguém se entende...

Excelente post My friend!!!
No entanto existem demasiadas contradições dentro da política financeira, pois umas vezes a política é para abater passivo (embora verdadeiramente, tal nunca tenha acontecido...) e agora já não o  afirmando LFV que tem que aferir com a direção se querem uma política de investimento ou de redução de passivo, pois as duas não podem co-existir.....Eu digo que podem e devem existir, pois não é financeiramente viável a longo prazo trazer sempre este acumulado, com fugas para a frente que são os EO....A capacidade que o SLB tem em gerar receitas em grande escala, permite que essa política seja dividida nesses dois objectivos, devendo existir uma gestão criteriosa, o que de facto não acontece, sobretudo ao nível da gestão das compras/vendas, onde a obscuridade reina e as dúvidas são mais que muitas..... Poderão dizer que é o preço a pagar para chegar ao sucesso....Talvez seja, mas a longo prazo vai dar asneira e está longe de ser uma política séria O0

Bluzzer

Citação de: ForçadoBloqueio em 29 de Maio de 2017, 18:07
Citação de: Bluzzer em 29 de Maio de 2017, 16:53

Posso modificar isto?

Está uma azia aqui pelo Norte! Impagável! :2funny:
Exacto, chegou finalmente a era dos lampiões!