As Finanças do Benfica

Velazquez

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Julho de 2017, 16:13
Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 16:10
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Julho de 2017, 16:06
Basta ver a quantidade de activos que, pouco acrescentando desportivamente, representam um grande peso nas contas.

Igual a nós

Não.

Eles têm Casillas, Maxi, Adrian Lopez... investimentos salariais ou nos passes muito relevantes.

Os que nós fazemos são de outra ordem. São investimentos pequenos, regra geral, e com pouco peso nas contas. Só se tornam mais ou menos relevantes porque são bastantes.

Mas a eliminação, pura e simples, desses investimentos, não iria representar uma mudança estratégica na política de contratações.
quantidade de activos que, pouco acrescentando desportivamente

Casillas e Maxi não estão incluidos nisso

Se gastares 10M numa tranferencia pesa muito nas contas?E se gastares  2M em 5 pesa menos?Até acho que pesa mais contando com comissões, prémios de assinatura

Isto não tem um grande peso nas contas a cada ano?

cristiano_1904

Citação de: GengisKhan em 19 de Julho de 2017, 14:43
Citação de: cristiano_1904 em 19 de Julho de 2017, 12:57
Citação de: GengisKhan em 19 de Julho de 2017, 12:39
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 12:30
Citação de: CitriC em 19 de Julho de 2017, 12:16
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 12:13
Citação de: CitriC em 19 de Julho de 2017, 12:07
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 11:57
Até este momento investimos menos de 5 ME na equipa esta época.

Apostar no aproveitamento dos jogadores que já pertencem aos nossos quadros, que transitam de uma temporada para a outra, aproveitamento de recursos da equipa B; investimento em jogadores assinalados pelo nosso scouting.

Para fazer isto, mais do que fazer investimentos de largas dezenas de milhões de euros (os tais «normais» 50 ME por época), é preciso ter pessoas competentes a tomar as decisões e a estruturar as coisas, que permitam o investimento mais caro que um clube possa fazer:

Tempo!

E já há uns 4 anos que podíamos estar neste «registo». Mas as decisões custam dinheiro. E quando um clube não tem meios proprios e tem de viver de dinheiro emprestado, essas decisões custam ainda mais dinheiro.

Exacto   O0
Durante demasiados anos apostaste na pessoa errada, e isso teve custos enormes para o clube. E hoje pagamos esses custos.

Rui Vitoria para além de estar a fazer o clube subir patamares competitivos, cumprir todos os objectivos do clube, ainda permite que o clube «resolva» o que de mal foi feito atrás.

Sim, é indiscutível que RV tem feito um trabalho melhor que o seu antecessor. É engraçado porque a um momento quis ver o JJ fora do Benfica, depois do Bicampeonato quis que continuasse e agora estou extremamente contente com o sir Vitória.
Eu nunca fui fã de JJ. E do ponto de vista estratégico do Benfica, do médio e do longo prazo de crescimento e evolução do clube, sempre defendi a sua continuidade como um erro. Cujas consequências se sentiriam mais à frente.

Já de Rui Vitória, nem o conhecia como treinador, nem tinha grandes expectativas. Para mim, tem saído muito melhor que a encomenda.

Funciona praticamente como um  verdadeiro manager.

Verdadeiro Manager para mim é um Mourinho, Pep ou Alex Ferguson. São eles que decidem a política desportiva da equipa sénior.
Rui Vitória faz o que lhe mandam. Não tem ainda o estatuto para ser um Team Manager.
Basta veres a estrutura que o Benfica tem à volta do futebol.
Alex Fergunson concordo, pois ele ficou muito tempo num clube. Agora treinadores como o Pep ou o Mou não podem ser team manager.

Digo isto porque não têm uma visão para o clube e querem sempre o sucesso imediato. A sorte é que estão em clubes que têm dinheiro todos os anos.

Entende por team manager, quem decide o futuro do futebol sénior do clube.
Não é à toa que o Mourinho deixa a sua lista de reforços nas mãos dos directores.

Basta veres o que fez desde do Chelsea.

O Benfica com jorge jesus tinha um mix de pedidos dele com Rui Costa, em que LFV geria da melhor forma com Jorge Mendes.

O Benfica com Rui Vitória, faz dele apenas um treinador, nada mais.
Não sei onde queres chegar, porque as nossas afirmações podem se encaixar.

Dr.Lecter

Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 16:20
Basta ver a quantidade de activos que, pouco acrescentando desportivamente, representam um grande peso nas contas.

Igual a nós

Não.

Eles têm Casillas, Maxi, Adrian Lopez... investimentos salariais ou nos passes muito relevantes.

Os que nós fazemos são de outra ordem. São investimentos pequenos, regra geral, e com pouco peso nas contas. Só se tornam mais ou menos relevantes porque são bastantes.

Mas a eliminação, pura e simples, desses investimentos, não iria representar uma mudança estratégica na política de contratações.

Se gastares 10M numa tranferencia pesa muito nas contas?E se gastares  2M em 5 pesa menos?Até acho que pesa mais contando com comissões, prémios de assinatura

Casillas e Maxi, para o que custam, não dão rendimento. Mas isso já é uma questão futebolística.

Mas então tens de descontar os valores pelos quais a maior parte deles é transferido/emprestado no próprio ano em que chega. Não podemos ver só um lado.

Por exemplo, o Candeias rendeu 1M limpo ao Benfica.

tnlemos

Citação de: Pedro Nunes 28 em 19 de Julho de 2017, 16:17
Citação de: tnlemos em 19 de Julho de 2017, 16:12
Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 16:07
Citação de: tnlemos em 19 de Julho de 2017, 16:04
Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 15:57
Citação de: tnlemos em 19 de Julho de 2017, 15:52

Porque eu estou a falar do caso Bernardo que acompanhei o seu crescimento, gosto dele como jogador e do seu carácter como pessoa, mesmo quando condenou as celebres afirmações do JJ sobre a formação do Benfica...
E achei que face ao panorama futebolístico do Benfica na altura, foi uma boa decisão para ele e para o presente na altura do clube...
Agora, eu não fazia nem faço a mais pequena ideia de quem era o Jovic ou se o JJ o queria ou não, e por aí fora... Nem estou a falar da politica de contratações ou de vendas do clube.

Porque sobre isso, já fiz aqui um pequeno comentário hoje de manhã "Preocupa-me que com tantos milhões em venda, que eu esteja preocupado de o clube não contratar por esta ordem um DD, um DC, um GR e um MC"
Só gostava de saber porque é que num caso tem logo que se vender um jogador porque não conta para o treinador mas depois vão buscar outros a gastar tantos ou mais milhões para tambem não contar para o treinador.Há vários casos desses
Pois, também eu...
Mas no caso do Bernardo, concordei com a decisão de não parar a evolução do jogador...
Agora não percebo nem opino sobre Jovic, Arangos e outros tantos e até te digo mais, mesmo os Grimaldos, porque não os conheço...
Contratámos agora aí um médio eslovaco que não conheço, dizem que até tem qualidade, mas não o conheço... Logo entra para o lote...
E espero é que o Pedro Rodrigues, o Diogo Gonçalves ou o João Carvalho não sejam 3 novos casos Bernardo... Embora não esteja a comparar talentos, tem muito talento também...
O Chrien custou meio Celis, com menos 4 anos... É preciso ter em conta estes detalhes.
Chrien foi bem contratado, na eventualidade de não servir para o Benfica, penso que por ser jovem, europeu e ter potencial, rapidamente se coloca por empréstimo 2 ou 3 temporadas e depois se vende , saindo por um valor que cobre os custos.

Já não entendo é a contratação do Saponic por 3M€
Sinceramente mas eu não consigo só falar à posteriori e por isso estava a falar do Bernardo isoladamente...
Mas se não era o Saponjic, era o Jovic, era titular da equipa da Servia campeão da europa ou do mundo de sub-19 quando veio para cá... Logo sei tanto do Chrien como sei do Saponjic ou Jovic.
Só consigo opinar do que conheço.
Agora temos acertado em várias prospecções... E também não exijo só tiros certeiros...
Quando tens limitações financeiras evidentes e vais investir 6/7 milhões num jogador em Portugal tens que ter praticamente a certeza que vai dar.
É o mesmo que um Bayern ou Real Madrid investir 40/50 milhões num jogador e depois "afinal não era assim grande espingarda o rapaz"....acontece, no entanto, não com a regularidade que vemos isso suceder no Benfica. Assim de cabeça é veres quanto estouramos em Saponic, Djuricic, Ola John, Jovic....por exemplo...só aquí estão perto de 30 milhões de euros em jogadores que tiveram ZERO aproveitamento no Benfica.
Agora imagina abater este valor ao passivo bancário !
Bom em primeiro lugar, acho que está arrumado o caso Bernardo!
Se já estamos a falar de politica de contratações, isso já mexe com muita coisa que eu não percebo o que conjugando com o que percebo se torna uma grande confusão...
Factos: Cada ano que passa perdemos competitividade económica face aos principais campeonatos da europa. Temos um passivo grande.
O que não percebo: Como estamos no 3º ou 4º anos consecutivos a vender acima de 100M e nunca equiparamos sequer de perto as vendas com as compras, este ano então estamos perto dos 5M  de investimento (fora prémios de assinatura, claro).

Logo conjugar o que não percebo, com o passivo grande, fico parvo com os Arangos (vai na volta ainda dá bom jogador :D ) e Agras e o catano... Sejam de 7M ou à borla...

Mas não perceber aquilo que disse é que me passo... Mas o mundo da finança é tão lamacento, que pensar que o SCP estava na bancarrota há 5 anos, e sem fazer vendas, andam a rebentar orçamentos recorde, a fazer contratações à clube rico branqueando dinheiro à vista de todos!

Kaká

Citação de: sandrosp30 em 19 de Julho de 2017, 14:27
Enfim...devia ser o modelo de gestao do nosso clube mas nao, ate viajamos pela Europa para oferecer os nossos melhores jogadores..."Não vendemos nenhum jogador para fazer dinheiro. Temos uma oferta de 75 milhões por Naby Keita. Mas nem pensar. Tem contrato (até 2020) e vai cumprir", afirmou Dietrich Mateschitz, proprietário do Leipzig.

"Vender não seria só uma prova de desconfiança para os nossos adeptos, mas também um mau sinal para jogadores como Timo Werner, também pretendido", acrescentou

Incrivel. Do dia para a noite.

Thorondor

Citação de: Pedro Nunes 28 em 19 de Julho de 2017, 16:17
Citação de: tnlemos em 19 de Julho de 2017, 16:12

Porque eu estou a falar do caso Bernardo que acompanhei o seu crescimento, gosto dele como jogador e do seu carácter como pessoa, mesmo quando condenou as celebres afirmações do JJ sobre a formação do Benfica...
E achei que face ao panorama futebolístico do Benfica na altura, foi uma boa decisão para ele e para o presente na altura do clube...
Agora, eu não fazia nem faço a mais pequena ideia de quem era o Jovic ou se o JJ o queria ou não, e por aí fora... Nem estou a falar da politica de contratações ou de vendas do clube.

Porque sobre isso, já fiz aqui um pequeno comentário hoje de manhã "Preocupa-me que com tantos milhões em venda, que eu esteja preocupado de o clube não contratar por esta ordem um DD, um DC, um GR e um MC"
Só gostava de saber porque é que num caso tem logo que se vender um jogador porque não conta para o treinador mas depois vão buscar outros a gastar tantos ou mais milhões para tambem não contar para o treinador.Há vários casos desses
Pois, também eu...
Mas no caso do Bernardo, concordei com a decisão de não parar a evolução do jogador...
Agora não percebo nem opino sobre Jovic, Arangos e outros tantos e até te digo mais, mesmo os Grimaldos, porque não os conheço...
Contratámos agora aí um médio eslovaco que não conheço, dizem que até tem qualidade, mas não o conheço... Logo entra para o lote...
E espero é que o Pedro Rodrigues, o Diogo Gonçalves ou o João Carvalho não sejam 3 novos casos Bernardo... Embora não esteja a comparar talentos, tem muito talento também...
O Chrien custou meio Celis, com menos 4 anos... É preciso ter em conta estes detalhes.
Chrien foi bem contratado, na eventualidade de não servir para o Benfica, penso que por ser jovem, europeu e ter potencial, rapidamente se coloca por empréstimo 2 ou 3 temporadas e depois se vende , saindo por um valor que cobre os custos.

Sinceramente mas eu não consigo só falar à posteriori e por isso estava a falar do Bernardo isoladamente...
Mas se não era o Saponjic, era o Jovic, era titular da equipa da Servia campeão da europa ou do mundo de sub-19 quando veio para cá... Logo sei tanto do Chrien como sei do Saponjic ou Jovic.
Só consigo opinar do que conheço.
Agora temos acertado em várias prospecções... E também não exijo só tiros certeiros...
Quando tens limitações financeiras evidentes e vais investir 6/7 milhões num jogador em Portugal tens que ter praticamente a certeza que vai dar.
É o mesmo que um Bayern ou Real Madrid investir 40/50 milhões num jogador e depois "afinal não era assim grande espingarda o rapaz"....acontece, no entanto, não com a regularidade que vemos isso suceder no Benfica. Assim de cabeça é veres quanto estouramos em Saponic, Djuricic, Ola John, Jovic....por exemplo...só aquí estão perto de 30 milhões de euros em jogadores que tiveram ZERO aproveitamento no Benfica.
Agora imagina abater este valor ao passivo bancário !

Penso que os exemplos que deste são maus exemplos. Eram/são jovens com muito potencial e perspectiva de valorização. Floparam... acontece. Não podemos exigira 100% de acerto. Se tivesses falado em Vera Celis e o outro n sei o quê Rodriguez que veio o ano passado que já nem me lembro o nome concordava mais. De qualquer dos modos teremos sempre que reinvestir boa parte dos lucros que fazemos com os jogadores para evitar pagar muito em sede de IRC.

Thorondor

Citação de: Kaká em 19 de Julho de 2017, 17:51
Enfim...devia ser o modelo de gestao do nosso clube mas nao, ate viajamos pela Europa para oferecer os nossos melhores jogadores..."Não vendemos nenhum jogador para fazer dinheiro. Temos uma oferta de 75 milhões por Naby Keita. Mas nem pensar. Tem contrato (até 2020) e vai cumprir", afirmou Dietrich Mateschitz, proprietário do Leipzig.

"Vender não seria só uma prova de desconfiança para os nossos adeptos, mas também um mau sinal para jogadores como Timo Werner, também pretendido", acrescentou

Se nos vendêssemos a uma marca de bebidas energéticas poderíamos fazer igual. Escolhemos manter a nossa independência temos que lidar com isso.

Maka

Citação de: Pedro Nunes 28 em 19 de Julho de 2017, 15:59
Citação de: MALU15 em 19 de Julho de 2017, 15:54
Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 15:45
Citação de: MALU15 em 19 de Julho de 2017, 15:43

A renovação parcial e faseada, não só é uma coisa boa como necessária. O crescimento e as vitórias neste ciclo sempre foi feito com vendas e novas aquisições de qualidade e experiência, sem esquecer as apostas na formação (inc. equipa B)
Deste-me a mesma resposta mas na verdade não me respondeste.

Porque é que é boa e necessaria?
Um modelo em que assenta no recurso a capitais alheios, precisa de renovação (e vendas) para se poder maximizar a rentabilidade desses mesmos capitais e assim ir gerando acréscimos no crescimento (resultados, dimensão, qualidade, tesouraria, ...). Que melhor termo de comparação podemos ter no FCP e no Sporting não há. Um está intervencionado e o outro vive à custa das VMOC`s. Parece que crescem mas a queda cada vez é maior.
devia ser objecto de reflexão, pois nos anos dourados também adoptaram o nosso modelo de gestão, mas sabes entretanto o que aconteceu ? Deixaram de ganhar e os jogadores que vendiam por 40/50 deixaram de existir....isto aliado a um pouco aproveitamento da sua formação
Mas também têm receitas operacionais muito menores. Aí temos uma boa vantagem.

Maka

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Julho de 2017, 16:25
Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 16:20

Igual a nós

Não.

Casillas e Maxi, para o que custam, não dão rendimento. Mas isso já é uma questão futebolística.

Mas então tens de descontar os valores pelos quais a maior parte deles é transferido/emprestado no próprio ano em que chega. Não podemos ver só um lado.

Por exemplo, o Candeias rendeu 1M limpo ao Benfica.

Qual é a fonte disso?

sergio19azb

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Julho de 2017, 16:11

Pois, também eu...

Titular no Partizan aos 18 anos.

O que eu não percebo é os Arangos, Veras e brasileiros que cá chegam anualmente aos pontapés. E os Candeias e Agras e outros que tais.

Agora, também sei ver que, tudo somado, talvez não seja tão relevante assim e que não seriam esses cortes que representaria uma mudança de estratégia.
Desde que JJ pegou na equipa, soma os valores todos que pagamos por jogadores que deram prejuizo ao Benfica e divide por 3. Lanço este desafio... Depois vê se não é um valor porreiro para abater no passivo por exemplo. Já estou a admitir que 2/3 desses jogadores no Benfica seria aceitável.

lonstrup

Citação de: Thorondor em 19 de Julho de 2017, 18:47
Citação de: Kaká em 19 de Julho de 2017, 17:51

Se nos vendêssemos a uma marca de bebidas energéticas poderíamos fazer igual. Escolhemos manter a nossa independência temos que lidar com isso.
será que mesmo vendendo bebidas faríamos igual?

a mim dá-me ideia que quanto mais dinheiro o Benfica tem, mais se vai endividando.

Maldini

Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 18:52
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Julho de 2017, 16:11

Pois, também eu...

Titular no Partizan aos 18 anos.

O que eu não percebo é os Arangos, Veras e brasileiros que cá chegam anualmente aos pontapés. E os Candeias e Agras e outros que tais.

Agora, também sei ver que, tudo somado, talvez não seja tão relevante assim e que não seriam esses cortes que representaria uma mudança de estratégia.
Desde que JJ pegou na equipa, soma os valores todos que pagamos por jogadores que deram prejuizo ao Benfica e divide por 3. Lanço este desafio... Depois vê se não é um valor porreiro para abater no passivo por exemplo. Já estou a admitir que 2/3 desses jogadores no Benfica seria aceitável.

Passar de titular no partizan e jogar na champions para a equipa B do Benfica é que não me parece normal

Fearless

Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 10:36
É cada explicação mais esfarrapada.

O Benfica tem que se endividar, fazer empréstimos para poder investir em jogadores desnecessarios.Para depois muitos dos milhões irem para os bancos

Os emprestimos foram precisos no passado quando era preciso investir(em infraestruturas e jogadores) e não havia dinheiro

Mas agora quem vê outros caminhos e acha que não é preciso fazer mais emprestimos não percebe nada e uma empresa que não tenha passivo(passivo bancario que é o que interessa para o caso) é mal gerida.

Está bem então.Desculpem em não acreditar nisto

Pois é.

Muitos likes mas 0 quotes deste texto. Sendo algo tao claro e indiscutivel também nao é preciso.

Das coisas mais acertadas que li neste forum.

Thorondor

Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 10:36
É cada explicação mais esfarrapada.

O Benfica tem que se endividar, fazer empréstimos para poder investir em jogadores desnecessarios.Para depois muitos dos milhões irem para os bancos

Os emprestimos foram precisos no passado quando era preciso investir(em infraestruturas e jogadores) e não havia dinheiro

Mas agora quem vê outros caminhos e acha que não é preciso fazer mais emprestimos não percebe nada e uma empresa que não tenha passivo(passivo bancario que é o que interessa para o caso) é mal gerida.

Está bem então.Desculpem em não acreditar nisto

Concordo na generalidade contigo. O problema de não ter passivo é que estás a perder capacidade de financiamento o que (teoricamente) leva a que percas terreno para a concorrência. O outro problema é que não podes simplesmente pegar nas mais valias dos negócios e abater passivo porque antes disso tens que pagar imposto em sede de IRC. E não tão pouco quanto isso. É preferivel reinvestir em nova matéria-prima (jogadores) uma boa parte das mais valias. O Malu ou o Citric explicam-te melhor isto porque eu sou um leigo em economia e não te sei explicar melhor. Mas é mais ou menos isto.

Bola7