As Finanças do Benfica

lost_paradise

Ainda não tive tempo de ver a entrevista mas pela súmula, parece que se confirma o que eu pensava ser a estratégia actual. Faço copy-past de um post noutro tópico, para não me repetir:

Citação de: lost_paradise em 30 de Julho de 2017, 23:25
Citação de: marcopicos em 30 de Julho de 2017, 23:13
Citação de: lost_paradise em 30 de Julho de 2017, 23:09
Citação de: marcopicos em 30 de Julho de 2017, 23:04
Citação de: lost_paradise em 30 de Julho de 2017, 23:00
Citação de: Mestre30 em 30 de Julho de 2017, 22:48
Citação de: marcopicos em 30 de Julho de 2017, 22:39
Citação de: miniMilk em 30 de Julho de 2017, 22:32
Porque raio é que 2 clubes muito mais apertados financeiramente que nos, conseguem reforçar-se e nos destruímos um sector ja por si preso por arames

Fantástico

O Porto não gastou dinheiro a reforçar-se, aproveitou o que já tinha.
O Sporting gasta do que irá ainda receber num futuro próximo, já o Porto tinha feito igual.

O Benfica está em modo piloto automático como o Porto andou antes desta nossa sequência de 4 campeonatos.
O Porto em piloto automático bem se fodeu.
Em piloto automático, tinham mantido o Vitor Pereira.

O Porto no verão de 2013 mais do que menos, investiu sobretudo mal. Só em Herrera, Reyes, Quintero e Ghilas, investiram cerca de 25M€ na altura. não são propriamente amendoins.

Para fazer esse tipo de comparações, convém encontrar mais pontos de convergência.

Houve um aburguesamento no critério das escolhas para a preparação de algumas épocas no Porto.

No Benfica está-se a passar a mesma sensação aos adeptos.
O aburguesamento que falas, começou antes. Não foi nessa altura.

O que se passa no Benfica, não me parece que seja aburguesamento. Desconfio que é uma política agressiva de baixar passivo já este ano e isso implica investir o menos possível na equipa e testar as soluções existentes até ao limite do possível como se vê nos casos de Bruno Varela e Pedro Pereira para dar dois exemplos . Mas não creio que pessoas como o Rui Vitória e o Rui Costa, achem que isto agora é uma pequena caminhada até ao penta.

Deslumbramento no Benfica, viveu-se claramente em 2010.

Também não acho, mas claramente passa outra ideia para os adeptos.
Se passa para a maioria não sei, mas que passa para muitos lá isso passa.

Esta agressividade que mencionas para o baixar do passivo não podia ser feita de uma maneira mais balanceada?

Posto isto, espero que o passivo comece a baixar a olhos vistos...
Pode. O Benfica devia libertar qualquer coisa como 20M€ para pelo menos 3 jogadores tarimbados e de qualidade inegável para entrar de imediato na equipa.

Se se fizesse uma boa gestão dos excedentários, até se encaixava mais que isso com Lisandro, Samaris, Carrillo ou Salvio e um dos avançados.

Considero que estrategicamente esta é a altura para baixar o passivo de forma mais expressiva e isso só é possível à custa de enorme encaixe com venda de jogadores. Porque depois de um ano sem vitórias, será mais difícil de tolerar. Mas há um limite para tudo e não se deve perder um ténue equilíbrio entre baixar o passivo sem depauperar a qualidade da equipa. Até porque com uma equipa mais fraca, pode-se reflectir no decréscimo de receitas futuras e o que poupaste agora, deixas de receber mais tarde: Bilheteira no caso de uma época em que fiques afastado cedo pela luta pelo título, receitas de competições europeias se não conseguirmos passar a fase de grupos da champions e ainda pior, um terceiro lugar nesta época que nos tiraria da próxima edição da champions.

É um trade-off que não é fácil de conseguir.

Cuidado com os riscos do desinvestimento abrupto. Para lá do sonho do penta, está o risco real de um terceiro lugar no campeonato que nos atiraria para a liga Europa e com isso, para um decréscimo significativo de receitas.  Mesmo para alguém como eu, favorável ao actual timing para redução mais acentuada do passivo, considero que há uma fasquia mínima de investimento que tem que existir.

Para além do mais, o Benfica tem lacunas em algumas posições, jogadores que não são mais valias noutras e fartura noutras. As boas práticas de gestão, diriam que é tentar vender alguns dos excedentários e canalizar o que se receber, para 3 ou 4 jogadores de qualidade inegável e prontos para entrar na equipa no imediato.

Não será necessário um investimento colossal que comprometa em grande medida a descida do passivo bancário.

MALU15

Citação de: werty10 em 31 de Julho de 2017, 22:02
Citação de: MALU15 em 31 de Julho de 2017, 20:34
Citação de: Theroux em 31 de Julho de 2017, 18:52
Citação de: izlek em 31 de Julho de 2017, 18:51
Citação de: Theroux em 31 de Julho de 2017, 18:08

Nunca leste uma página de um R&C em toda a tua vida, nem fazes a mínima intenção de alguma vez ler uma linha que seja, mas vens para o tópico das finanças mandar bocas e dar lições a quem conhece os números, como se fizesses alguma ideia do que estás a falar, quando sabes que a tua ignorância nessa área é total e completa, e pior, não tens absolutamente nenhum interesse em informar-te sobre nada.

Atavismo português no seu melhor.

até pode ser isso tudo mas quando o presidente do clube vem dizer que as contas estão descontroladas estás à espera de quê?

Não apanhei essa parte, qual é a citação onde diz que as contas estão descontroladas?
Ouvi a CI toda e o LFV não só não disse isso, como reforçou a mensagem que já tinha pasado há umas semanas, e que passa pela consolidação financeira do Benfica, de modo a torná-lo sustentável.
Referiu novamente a melhoria dos capitais próprios (50/60%).

Sobre a dívida disse que o Benfica não pode dependender de ningém, o que só conseguirá quando acabar com a dívida, se não total, pelo menos ter uma dívida controlada, e daí a necessidade de ocorrerem vendas.

No fundo ter a dívida controlada é conseguir custear a nossa atividade com as receitas ordinárias e ficar menos dependente da venda de jogadores.

Isso para mim é quase utópico. Se alguma vez isso acontecer, é sinal que isso só foi possivel com uma alavancagem financeira muito forte, a qual  gerou  receitas que possibilitaram a amortização da dívida que foi gerada num período de quase 20 anos.

Slb04Sempre

Citação de: MALU15 em 31 de Julho de 2017, 20:36
Citação de: Slb04Sempre em 31 de Julho de 2017, 18:28
Mas que grande falcatrua para aqui vai..  E o mais engraçado é que são os leigos em contas que tinham razão..   ;D
Mas qual razão?  podes explicar melhor!

Claro que posso... em layman's terms é basicamente o seguinte:

O que nos últimos anos foi dito por Vieira e DSO em relação à sustentabilidade da dívida é MENTIRA.

O que nos foi transmitido em relação à não necessidade da venda de jogadores é MENTIRA.

O que foi dito em relação ao contrato televisivo, que seria integralmente dirigido para pagamento da dívida financeira, é MENTIRA.

Particularizando...

A venda do Guedes, e isto é especulação, mas não tem outra explicação possível, foi efectuada porque a tesouraria estava com a corda na garganta. A outra explicação é demasiado obscura para ser sustentável e espero sinceramente que não seja verdade.

E há um conjunto de decisões estratégicas que provavelmente a ti te dizem pouco, bastante duvidosas: a contratação de inúmeros jogadores por 1, 2, 3 milhões com a subsequente despesa contratual que as mesmas implicam, "investimento" do qual não resulta qualquer mais valia ou resulta mais valia residual.

Outra questão que talvez não te interesse muito, é o desproporcional investimento em opções para o plantel da equipa principal do Benfica. Parece não haver falta de dinheiro quando se trata de investir em extremos/avançados, por oposição a médios defensivos/defesas.

Obviamente o negócio dos jogadores rende (probabilisticamente) mais em avançados que em defesas... Há sequer preocupação em garantir um plantel equilibrado?
Não.
Mas há uma preocupação acentuada em garantir que o plantel tenha 6 extremos e que os mesmos sejam rotativamente valorizados.

Outra. O investimento, quanto a mim despropositado, em infraestruturas não directamente relacionadas com o negócio. Escolas?

Há coisas que são incompreensíveis. Estávamos quase dispostos a ir ao fim do mundo por um Guarda-Redes suplente do suplente do Atl Madrid, mas agora já não precisamos de GR?

Vendemos o Nélson ao Barcelona, e agora o único defesa direito do Mundo em que estamos interessados é num suplente do Barcelona que ninguém quer?

E já agora, a dívida que dizes ser insustentável, foi criada por quem? Quanto, por cento, subiu o passivo do Benfica desde Vieira?

E não vale a pena brincar com activos, quando se inclui o estádio como activo, ou o Jonas como activo. Eu sou um leigo, confesso, e a minha opinião é apenas derivada de senso comum, mas sei que o Jonas é tão um activo como o meu iPad de 2010 que valia um balúrdio em 2010.

Deixo só a nota final que leio com interesse os teus posts no fórum, baseados nas contas tornadas públicas pela Benfica SAD.

werty10

Citação de: MALU15 em 31 de Julho de 2017, 22:20
Citação de: werty10 em 31 de Julho de 2017, 22:02
Citação de: MALU15 em 31 de Julho de 2017, 20:34

Nunca leste uma página de um R&C em toda a tua vida, nem fazes a mínima intenção de alguma vez ler uma linha que seja, mas vens para o tópico das finanças mandar bocas e dar lições a quem conhece os números, como se fizesses alguma ideia do que estás a falar, quando sabes que a tua ignorância nessa área é total e completa, e pior, não tens absolutamente nenhum interesse em informar-te sobre nada.

até pode ser isso tudo mas quando o presidente do clube vem dizer que as contas estão descontroladas estás à espera de quê?

Não apanhei essa parte, qual é a citação onde diz que as contas estão descontroladas?
Ouvi a CI toda e o LFV não só não disse isso, como reforçou a mensagem que já tinha pasado há umas semanas, e que passa pela consolidação financeira do Benfica, de modo a torná-lo sustentável.
Referiu novamente a melhoria dos capitais próprios (50/60%).

Sobre a dívida disse que o Benfica não pode dependender de ningém, o que só conseguirá quando acabar com a dívida, se não total, pelo menos ter uma dívida controlada, e daí a necessidade de ocorrerem vendas.

No fundo ter a dívida controlada é conseguir custear a nossa atividade com as receitas ordinárias e ficar menos dependente da venda de jogadores.

Isso para mim é quase utópico. Se alguma vez isso acontecer, é sinal que isso só foi possivel com uma alavancagem financeira muito forte, a qual  gerou  receitas que possibilitaram a amortização da dívida que foi gerada num período de quase 20 anos.

Isso nunca seria possível a médio prazo.

Mas diminuir substancialmente a dependência da venda de jogadores é.

Até porque diminuindo a dívida remunerada, se reduz a despesa.

Não sei qual é a intenção a partir do final da próxima época. E se passa por continuar a diminuir a dívida.

O Vieira disse que após a recuperação dos capitais próprios a estratégia seria anunciada.

Semper_SLB

Podemos mudar o nome deste tópico para "Finanças Benfica - Uma Dívida Incontrolável" ?

Nuno_SLB

Os sinais estavam à vista, só não via quem não quer.  ;D

BERNA_1961

Se há caixa, não podemos arranjar 30% do valor que vendemos e repor alguma qualidade?

MALU15

Citação de: Slb04Sempre em 31 de Julho de 2017, 22:23
Mas que grande falcatrua para aqui vai..  E o mais engraçado é que são os leigos em contas que tinham razão..   ;D

O que nos últimos anos foi dito por Vieira e DSO em relação à sustentabilidade da dívida é MENTIRA.

O que nos foi transmitido em relação à não necessidade da venda de jogadores é MENTIRA.

O que foi dito em relação ao contrato televisivo, que seria integralmente dirigido para pagamento da dívida financeira, é MENTIRA.

Particularizando...

A venda do Guedes, e isto é especulação, mas não tem outra explicação possível, foi efectuada porque a tesouraria estava com a corda na garganta. A outra explicação é demasiado obscura para ser sustentável e espero sinceramente que não seja verdade.

E há um conjunto de decisões estratégicas que provavelmente a ti te dizem pouco, bastante duvidosas: a contratação de inúmeros jogadores por 1, 2, 3 milhões com a subsequente despesa contratual que as mesmas implicam, "investimento" do qual não resulta qualquer mais valia ou resulta mais valia residual.

Outra questão que talvez não te interesse muito, é o desproporcional investimento em opções para o plantel da equipa principal do Benfica. Parece não haver falta de dinheiro quando se trata de investir em extremos/avançados, por oposição a médios defensivos/defesas.

Obviamente o negócio dos jogadores rende (probabilisticamente) mais em avançados que em defesas... Há sequer preocupação em garantir um plantel equilibrado?
Não.
Mas há uma preocupação acentuada em garantir que o plantel tenha 6 extremos e que os mesmos sejam rotativamente valorizados.

Outra. O investimento, quanto a mim despropositado, em infraestruturas não directamente relacionadas com o negócio. Escolas?

Há coisas que são incompreensíveis. Estávamos quase dispostos a ir ao fim do mundo por um Guarda-Redes suplente do suplente do Atl Madrid, mas agora já não precisamos de GR?

Vendemos o Nélson ao Barcelona, e agora o único defesa direito do Mundo em que estamos interessados é num suplente do Barcelona que ninguém quer?

E já agora, a dívida que dizes ser insustentável, foi criada por quem? Quanto, por cento, subiu o passivo do Benfica desde Vieira?

E não vale a pena brincar com activos, quando se inclui o estádio como activo, ou o Jonas como activo. Eu sou um leigo, confesso, e a minha opinião é apenas derivada de senso comum, mas sei que o Jonas é tão um activo como o meu iPad de 2010 que valia um balúrdio em 2010.

Deixo só a nota final que leio com interesse os teus posts no fórum, baseados nas contas tornadas públicas pela Benfica SAD.
Bom, assim ao menos acabou o que era para mim um enigma quando utilizaste a expressão " Mas que grande falcatrua para aqui vai.. ".

Não concordo com alguns dos teus juízos, que qualificas com o rótulo de mentira, porque em gestão não há só verdades e mentiras. Há tambem o meio termo e há coisas que são ditas, mas que não podemos levar à letra, e outras que nunca se podem dizer por mais verdades que sejam hoje, mas que podem não ser amanhã.

Eu nunca acreditei que não era necessário vender, porque isso seria a negação dum negócio que só pode ser sustentável recorrendo às receitas extraordinárias, e mais ainda quando se tem como objectivo reduzir a dívida financeira para níveis mais consentâneos com a actividade.

Quanto à questão das receitas da NOS, há que saber ler o que se disse, pois na vida da SAD nenhuma receita tem rótulo de utilização. O importante é ver a tesouraria no seu global, e sobre isso se calhar até a venda do Guedes foi realizada também nesse sentido (situação da dívida do NovoBanco).

slbenfica_croft

é milhões e milhões e milhões, vendemos muito bem, campeões de mercado a vender...

o problema é abater no passivo. Isso é que está mais complicado.

mas não nos preocupemos, porque os milhões estão a entrar no clube. Não ficam nos bolsos de ninguém. Não nos preocupemos.

werty10

Citação de: MALU15 em 31 de Julho de 2017, 23:33
Citação de: Slb04Sempre em 31 de Julho de 2017, 22:23

Particularizando...

Não.

Bom, assim ao menos acabou o que era para mim um enigma quando utilizaste a expressão " Mas que grande falcatrua para aqui vai.. ".

Não concordo com alguns dos teus juízos, que qualificas com o rótulo de mentira, porque em gestão não há só verdades e mentiras. Há tambem o meio termo e há coisas que são ditas, mas que não podemos levar à letra, e outras que nunca se podem dizer por mais verdades que sejam hoje, mas que podem não ser amanhã.

Eu nunca acreditei que não era necessário vender, porque isso seria a negação dum negócio que só pode ser sustentável recorrendo às receitas extraordinárias, e mais ainda quando se tem como objectivo reduzir a dívida financeira para níveis mais consentâneos com a actividade.

Quanto à questão das receitas da NOS, há que saber ler o que se disse, pois na vida da SAD nenhuma receita tem rótulo de utilização. O importante é ver a tesouraria no seu global, e sobre isso se calhar até a venda do Guedes foi realizada também nesse sentido (situação da dívida do NovoBanco).

Tens noção de como está dividida a nossa divida bancária pelas diferentes instituições? É informação publica?

DanAugusto

Citação de: mistersilva74 em 31 de Julho de 2017, 21:20
Citação de: lonstrup em 31 de Julho de 2017, 21:07
Citação de: MALU15 em 31 de Julho de 2017, 20:59
Citação de: lonstrup em 31 de Julho de 2017, 20:44
Citação de: Theroux em 31 de Julho de 2017, 18:59
Citação de: izlek em 31 de Julho de 2017, 18:54

«Enquanto não tivermos controlo da dívida, não vamos parar de vender.»

citação do maisfutebol

Compreendo perfeitamente que as pessoas fiquem confusas ao ler isso, pois ele enquanto líder do clube devia ser a primeira pessoa a ter cuidado com a forma como se expressa. Saber o que diz, e como o diz.

Basta dizer que pretende reduzir a dívida para evitar confusões, mas há áreas onde LFV não dá para mais, por mais anos que passem.
Eu estive a ver toda a conferência, e percebi bem o que o Vieira disse, e não há razões para confusões. Aliás, devo confessar, eu fiquei satisfeito com o que ele disse.

O que Vieira quis dizer, é que no passado recente foram tomadas decisões que deram privilégio à parte desportiva e secundarizaram a parte financeira, colocando em causa o nosso equilibrio e estabilidade no médio prazo. Nomeadamente, a Era Jorge Jesus e o investimento que teve de ser feito. Isso colocou-nos numa posição perigosa, em que não temos controlo sobre a nossa divida. isto é, temos de fazer esforços extraordinários e radicais para dar conta do recado, em vez de o fazer de modo faseado e mais tranquilo como todos gostariam.

Felizmente, parece que agora é de vez, finalmente se vai enveredar pelo caminho que já há alguns anos eu reclamo, e no fundo todos sabiamos ser o adequado e sustentavel para um projecto como o nosso. Vamos recuperar capitais proprios, vamos reduzir a nossa dependencia extrema em termos de financiamento etc etc.

Finalmente o caminho certo. Vieira falou até que sabe os erros que cometeu, e porquê. Ele deu inclusivamente «dicas» para quem quiser entender.

Mas estou convicto, que se Vieira cumprir o que disse, o nosso futuro tem tudo para ser brilhante.
Também foi essa a minha leitura. E hoje não tenho quaisquer dúvidas em reafirmar o que já disse anteriormente sobre a redução da dívida financeira que já ocorreu e que vai continuar, até porque passados 30 dias sobre a data de fecho das operações, o "discurso" dele hoje já está suportado no draft das contas que já conhece.
A nível pessoal fiquei satisfeito devido a duas situações:

a primeira, e unica relevante, como benfiquista fico satisfeito pelo assumir de mudança de paradigma e por finalmente irmos pelo caminho certo. mais vale tarde do que nunca.

a segunda, e numa visão mais egocêntrica e por isso irrelevante, fiquei satisfeito de ele reconhecer razão a basicamente tudo o que eu advogava, inclusivamente assumir os erros e as consequências desses erros, tal como eu apontava :)

Mas esta segunda parte é irrelevante, o passado já passou. Importante agora, e sempre, é o futuro do Benfica e que seja no sentido certo para o Clube.

Acho que todos defendemos a redução do passivo. É comum bom senso. A questão é que vendemos jogadores no valor de mais de 100M e fizemos um investimento baixíssimo na equipa principal, não tendo sequer a certeza em quanto é que isso ainda vai reduzir o passivo. 15, 20, 30, 40, 50 M?

Tendo em conta que ainda deve sair um dos PL (se for o Jimenez talvez ainda venham mais uns 25M) para onde é que vai o valor restante, uma vez que parece que andamos a adiar o reforço dos sectores carenciados da equipa?
Isto é que mete aflição, é saber que vamos vendendo (por muitos milhões) os melhores jogadores do plantel e a redução da dívida parece funcionar a conta gotas.

Esperemos para ver no próximo relatório e contas, mas até a questão de alargamento do Seixal me faz alguma confusão. Vamos criar quantas equipas de formação? Vamos ter um Benfica B e C para dar vazão a tanta juventude? Enfim, acho que estamos muito empenhados em formar a empresa Benfica, alegrando os seus acionistas, investidores e credores e pouco vocacionados para formar um grande Benfica que dê alegrias a quem o sustenta (os seus adeptos).
Como mencionas vamos esperar pelo RC, sendo que as previsões é de uma baixa a rondar os 50 M€ no passivo. Relativamente a expansão do Seixal, se passarmos para lá as 3 equipas que treinam nas instalações da Casa Pia (futebol de 7 de sub12 e 13) e se criarmos 2 equipas de futebol feminino (principal e junior) passaremos a ter 16 campos para 15 equipas no Seixal.

sergio19azb

Não acredito que o passivo vá baixar 50 milhões ...

afsantos

Citação de: sergio19azb em 01 de Agosto de 2017, 04:07

lá para Outubro já saberemos os cêntimos que o passivo baixou ;)

VanHooijdonk

Citação de: slbenfica_croft em 01 de Agosto de 2017, 00:01
é milhões e milhões e milhões, vendemos muito bem, campeões de mercado a vender...

o problema é abater no passivo. Isso é que está mais complicado.

mas não nos preocupemos, porque os milhões estão a entrar no clube. Não ficam nos bolsos de ninguém. Não nos preocupemos.

És tu BdC?

flsb

Citação de: sergio19azb em 01 de Agosto de 2017, 04:07

Mas o presidente não disse ontem que neste último ano já tinhamos recuperado 50% dos capitais próprios negativos ?  Eles não estavam em 118 milhões negativos ?