As Finanças do Benfica

BerKut

Citação de: Maka em 12 de Outubro de 2017, 15:15
Citação de: BerKut em 12 de Outubro de 2017, 15:11
Deixem-me lá fazer uma pergunta parva.

Eu compro uma casa com um financiamento A. Passado uns tempos faço um financiamento B e liquido o A e digo que tenho a casa paga. Isso muda realmente o quê?

Nada a não ser os bens directamente afectados ao financiamento. Portanto vcs ficavam mais felizes se o SLB tivesse prejuízos acumulados de quase 100M nos últimos 2 anos e que vos viesse aqui dizer que tem o estádio pago, ou que tenha apresentado lucros nos últimos 3 exercícios, tendo neste momento capitais próprios bem acima de 0??????

Tens a casa paga. O financiamento B é um assunto separado.

Mais: a analogia falha quando se introduz o conceito de project finance. O Benfica fez um aquando da construção do estádio, e um project finance não é algo no qual se passe a vida a mexer.
Deixa de pagar o 2º financiamento, e a partir desse momento a casa passa a ser um activo penhorável que pode ser vendido pelo financiador para quitar a divida. Ficas sem casa na mesma!!!!!!!!

capelada

Citação de: smilho em 12 de Outubro de 2017, 15:09
Citação de: capelada em 12 de Outubro de 2017, 14:52
Citação de: smilho em 12 de Outubro de 2017, 14:47
Citação de: capelada em 12 de Outubro de 2017, 14:39
Citação de: smilho em 12 de Outubro de 2017, 14:36
Citação de: Valdocostamarkovic em 12 de Outubro de 2017, 14:17
Citação de: Guutman em 12 de Outubro de 2017, 14:07
Citação de: Valdocostamarkovic em 12 de Outubro de 2017, 13:53
Citação de: iloy em 12 de Outubro de 2017, 13:28
Citação de: o_bEnFiQuIsTa em 12 de Outubro de 2017, 13:24
Citação de: Dandy em 12 de Outubro de 2017, 13:22

Existe algum elemento factual e objectivo que permita saber, de modo inequívoco, quanto é que ainda falta pagar do nosso estádio?

Ou já está pago?  :angel:

Lá para 2013 está pago.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/benfica_paga_estadio_da_luz_ate_2013

fogo ja tem 3 anos de atraso segundo as afirmaçoes do grande gestor DSO
http://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/estadio-da-luz-pago-na-totalidade-em-2010

Ou seja um administrador de uma empresa cotada na bolsa mente descaradamente sobre as contas. Chama-se a isso informar os accionistas...

Li a noticia (e importante fazerem no). Aquilo que diz é que as receitas de patrocinios dos pavilhoes foram dadas em daçao . E que houve um re estruturaçao do project finance . E as palavras dele é que " deverá " e nao que vai estar pago .
Portanto mentir ele nao mentiu . Podia ter expectativas elevadas e que nao se cumpriram

Ele em 2010 já sabia que o estádio não ia estar pago em 2013.
Portanto gosta de induzir em erro o mercado, os accionistas e ou os sócios.

Alíás eu só acredito nele quando em Janeiro disser que espera vender pelo menos um jogador, visto que a realidade é sempre diferente e oposta ás suas afirmações.

Só um exercício que deixo aqui:
Acham que uma pessoa consegue vender mais cara uma coisa se disser que está à rasca para vender?

Por favor...

Então paravam com as conversas do clube vendedor.

Mas não se trata de clube vendedor, trata-se de país vendedor.
Nenhum clube fora das 5 ligas europeias mais importantes, e que não tenha um magnata qq por trás, pode recusar vender qq jogador.
Não consegues acompanhar os vencimentos praticados.
Nós às vezes esquecemo-nos q vivemos em PT.
Eu tb gostava de levantar uma Champions mas hoje em dia só por mero acaso é que ela não vai para espanha ou Inglaterra ou munique...

Mas não se trata de sermos ou não, trata de comunicação. Já aqui neste tópico tinha defendido que o Benfica tinha de vender, e acho que qualquer benfiquista pensa o mesmo.

Agora, vender caro. Se dizes que és um clube vendedor qual é a mensagem que passas?... Que estás disponível para ouvir qualquer oferta. Se tu enquanto comprador souberes que o vendedor quer muito vender o produto/serviço, não vais estar disposto a pagar tanto.

Tudo bem, mas falta aí um prato na balança que é o mais importante, que é o ponto de vista do jogador.
Ao contrário dos dragartos, os melhores do benfica têm saído para Barças, Reais Madrid, Manchesters e afins.
Como é que tu dizes a um jogador, agora não sais pq eu não quero?
É que para além disso é a mensagem que passas para os outros putos europeus (que ao contrário dos outros clubes querem vir para o Benfica) que não se cortam pernas aqui.
Não há nenhum clube em PT q tenha putos da cantera dos clubes q disse acuima além do nosso.
Isso para mim é um sinal mt importante

Isso não invalida que a comunicação não faça sentido. Antes não tínhamos que vender ninguém para não nos levarem os craques a preço de saldo, agora somos um orgulhoso clube vendedor, ou uma ou outra foi mentira.

E vendemos 5 titulares esta época, 5.

Foi para nenhum bater o pé? Tem-se visto o espírito do grupo muito unido que temos por fazer as vontades todas dos meninos. No Porto lá amocharam o Brahimi e o Aboubakar e têm ganho muito com isso em campo, no Sporting eu próprio cheguei a pensar que a tenda ia desabar por causa da péssima gestão das carreiras do Adrien e do WC, continuaram sempre a titulares e no geral com boas exibições.

Mas o nosso balneário é que vai abaixo por se dizer a um homem, "eh pá, também não estás aqui há muito tempo, já saíram 3 titulares, se continuares o bom trabalho vamos ver o para o ano".

Mas pronto, isto nem tem muito a ver com o tópico e não percebo nada de finanças, nem comento números (dá-me lá o desconto do 5, que é número pequenito...), não gosto é de ser enganado.

smilho

Citação de: capelada em 12 de Outubro de 2017, 15:29
Citação de: smilho em 12 de Outubro de 2017, 15:09
Citação de: capelada em 12 de Outubro de 2017, 14:52
Citação de: smilho em 12 de Outubro de 2017, 14:47
Citação de: capelada em 12 de Outubro de 2017, 14:39
Citação de: smilho em 12 de Outubro de 2017, 14:36
Citação de: Valdocostamarkovic em 12 de Outubro de 2017, 14:17
Citação de: Guutman em 12 de Outubro de 2017, 14:07
Citação de: Valdocostamarkovic em 12 de Outubro de 2017, 13:53
Citação de: iloy em 12 de Outubro de 2017, 13:28
Citação de: o_bEnFiQuIsTa em 12 de Outubro de 2017, 13:24
Citação de: Dandy em 12 de Outubro de 2017, 13:22

Existe algum elemento factual e objectivo que permita saber, de modo inequívoco, quanto é que ainda falta pagar do nosso estádio?

Ou já está pago?  :angel:

Lá para 2013 está pago.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/benfica_paga_estadio_da_luz_ate_2013

fogo ja tem 3 anos de atraso segundo as afirmaçoes do grande gestor DSO
http://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/estadio-da-luz-pago-na-totalidade-em-2010

Ou seja um administrador de uma empresa cotada na bolsa mente descaradamente sobre as contas. Chama-se a isso informar os accionistas...

Li a noticia (e importante fazerem no). Aquilo que diz é que as receitas de patrocinios dos pavilhoes foram dadas em daçao . E que houve um re estruturaçao do project finance . E as palavras dele é que " deverá " e nao que vai estar pago .
Portanto mentir ele nao mentiu . Podia ter expectativas elevadas e que nao se cumpriram

Ele em 2010 já sabia que o estádio não ia estar pago em 2013.
Portanto gosta de induzir em erro o mercado, os accionistas e ou os sócios.

Alíás eu só acredito nele quando em Janeiro disser que espera vender pelo menos um jogador, visto que a realidade é sempre diferente e oposta ás suas afirmações.

Só um exercício que deixo aqui:
Acham que uma pessoa consegue vender mais cara uma coisa se disser que está à rasca para vender?

Por favor...

Então paravam com as conversas do clube vendedor.

Mas não se trata de clube vendedor, trata-se de país vendedor.
Nenhum clube fora das 5 ligas europeias mais importantes, e que não tenha um magnata qq por trás, pode recusar vender qq jogador.
Não consegues acompanhar os vencimentos praticados.
Nós às vezes esquecemo-nos q vivemos em PT.
Eu tb gostava de levantar uma Champions mas hoje em dia só por mero acaso é que ela não vai para espanha ou Inglaterra ou munique...

Mas não se trata de sermos ou não, trata de comunicação. Já aqui neste tópico tinha defendido que o Benfica tinha de vender, e acho que qualquer benfiquista pensa o mesmo.

Agora, vender caro. Se dizes que és um clube vendedor qual é a mensagem que passas?... Que estás disponível para ouvir qualquer oferta. Se tu enquanto comprador souberes que o vendedor quer muito vender o produto/serviço, não vais estar disposto a pagar tanto.

Tudo bem, mas falta aí um prato na balança que é o mais importante, que é o ponto de vista do jogador.
Ao contrário dos dragartos, os melhores do benfica têm saído para Barças, Reais Madrid, Manchesters e afins.
Como é que tu dizes a um jogador, agora não sais pq eu não quero?
É que para além disso é a mensagem que passas para os outros putos europeus (que ao contrário dos outros clubes querem vir para o Benfica) que não se cortam pernas aqui.
Não há nenhum clube em PT q tenha putos da cantera dos clubes q disse acuima além do nosso.
Isso para mim é um sinal mt importante

Isso não invalida que a comunicação não faça sentido. Antes não tínhamos que vender ninguém para não nos levarem os craques a preço de saldo, agora somos um orgulhoso clube vendedor, ou uma ou outra foi mentira.

E vendemos 5 titulares esta época, 5.

Foi para nenhum bater o pé? Tem-se visto o espírito do grupo muito unido que temos por fazer as vontades todas dos meninos. No Porto lá amocharam o Brahimi e o Aboubakar e têm ganho muito com isso em campo, no Sporting eu próprio cheguei a pensar que a tenda ia desabar por causa da péssima gestão das carreiras do Adrien e do WC, continuaram sempre a titulares e no geral com boas exibições.

Mas o nosso balneário é que vai abaixo por se dizer a um homem, "eh pá, também não estás aqui há muito tempo, já saíram 3 titulares, se continuares o bom trabalho vamos ver o para o ano".

Mas pronto, isto nem tem muito a ver com o tópico e não percebo nada de finanças, nem comento números (dá-me lá o desconto do 5, que é número pequenito...), não gosto é de ser enganado.

É exactamente aí que quero chegar, a barraca deles vai arder exactamente por andarem atrás do sucesso imediato (ao contrário do q nós fizemos).
É só uma questão de tempo.

Theroux

Acho que algumas pessoas não sabem, ou esqueceram-se, que o complexo desportivo não foi propriamente barato.

Quem não soubesse pensava que se estava a falar do estádio do Paços.

MALU15

Citação de: izlek em 12 de Outubro de 2017, 15:18

Eu compro uma casa com um financiamento A. Passado uns tempos faço um financiamento B e liquido o A e digo que tenho a casa paga. Isso muda realmente o quê?

Nada a não ser os bens directamente afectados ao financiamento. Portanto vcs ficavam mais felizes se o SLB tivesse prejuízos acumulados de quase 100M nos últimos 2 anos e que vos viesse aqui dizer que tem o estádio pago, ou que tenha apresentado lucros nos últimos 3 exercícios, tendo neste momento capitais próprios bem acima de 0??????

Mais: a analogia falha quando se introduz o conceito de project finance. O Benfica fez um aquando da construção do estádio, e um project finance não é algo no qual se passe a vida a mexer.

não deveria ser, a verdade é que já foi renegociado por diversas vezes.
Não foi assim tantas vezes. Assinado em 2003, foi renegociado em 2005 (2ª tranche) penso que relacionado com um valor adicional em dívida para com a Somague, e depois em 2009, quanto da reestruturação em 2009 (tansferência da B estádio) para a BSAD, por força das alteraçoes contratuais relacionadas com as garantidas prestadas ao financiamento e serviço da dívida.

Se pensarmos nos actos burocráticos que é necessário accionar, e dos custos envolvidos facilmente se concluirá que não haverá boas razões para renegociar visando a liquidação do empréstimo, o qual é amortizado em cerca de 5M/ano (há penhor de acções da B Estádio, hipoteca do estádio, há um swap contratado para cobertura da taxa de juro, há depósitos de caução garantidos por receitas específicas, ...)

MDourado

Para quem tem dito raios e coriscos das nossas contas nos últimos anos e depois de hoje finalmente termos acesso ás contas dos suinos e de já conhecermos as dos dementes verdes, acho que mais vale lavar a boca e pensarmos que em comparação o nosso futuro será um paraíso.

ff77

Citação de: MDourado em 12 de Outubro de 2017, 16:05
Para quem tem dito raios e coriscos das nossas contas nos últimos anos e depois de hoje finalmente termos acesso ás contas dos suinos e de já conhecermos as dos dementes verdes, acho que mais vale lavar a boca e pensarmos que em comparação o nosso futuro será um paraíso.
Comparado com os outros as nossas contas são ótimas. Mas isso pouco me diz, até porque ninguém sabe se em caso de necessidade teríamos o apoio que os outros têm (ex. sporting com mbcp e novobanco).
Contudo, as nossas contas ainda não são boas. Têm vindo a melhorar mas ainda estamos longe de termos contas sólidas que nos digam que estamos preparados para enfrentar períodos difíceis.
O nosso endividamento financeiro (considerando empréstimos obrigacionistas) ainda é muito elevado, temos uma estrutura de custos ainda sobre dimensionada para a nossa realidade e os nossos bons resultados positivos têm vindo a beneficiar de muitas vendas por valores elevados.
Ao contrário de muitos, acho que as vendas serão sempre parte do core business da SAD e não algo extraordinário. O que duvido sim é da manutenção deste nível de vendas sem investimento e consequentemente sem resultados desportivos.

izlek

Citação de: MALU15 em 12 de Outubro de 2017, 15:59
Não foi assim tantas vezes. Assinado em 2003, foi renegociado em 2005 (2ª tranche) penso que relacionado com um valor adicional em dívida para com a Somague, e depois em 2009, quanto da reestruturação em 2009 (tansferência da B estádio) para a BSAD, por força das alteraçoes contratuais relacionadas com as garantidas prestadas ao financiamento e serviço da dívida.

Se pensarmos nos actos burocráticos que é necessário accionar, e dos custos envolvidos facilmente se concluirá que não haverá boas razões para renegociar visando a liquidação do empréstimo, o qual é amortizado em cerca de 5M/ano (há penhor de acções da B Estádio, hipoteca do estádio, há um swap contratado para cobertura da taxa de juro, há depósitos de caução garantidos por receitas específicas, ...)

a verdade é que só não está pago pq renegociamos (por mais que uma vez) o project finance.

mas tb digo já que fosse o problema do Benfica o seu estádio e estavamos nós muito bem

Slb23

Citação de: izlek em 12 de Outubro de 2017, 16:21

a verdade é que só não está pago pq renegociamos (por mais que uma vez) o project finance.

mas tb digo já que fosse o problema do Benfica o se estádio e estavamos nós muito bem
É o nosso melhor empréstimo.

izlek

Citação de: Slb23 em 12 de Outubro de 2017, 16:24

mas tb digo já que fosse o problema do Benfica o se estádio e estavamos nós muito bem

o problema do Benfica foram os desmandos no futebol e os descobertos do BES com taxas absolutamente proibitivas.

Vitor Alves

Citação de: izlek em 12 de Outubro de 2017, 16:26

o problema do Benfica foram os desmandos no futebol e os descobertos do BES com taxas absolutamente proibitivas.

"desmandos no futebol" com que presidente?

izlek

Citação de: Vitor Alves em 12 de Outubro de 2017, 16:33
Citação de: izlek em 12 de Outubro de 2017, 16:26

"desmandos no futebol" com que presidente?

todos praí do João Santos para a frente, ou antes disso até  :estrelas:

Maka

Citação de: BerKut em 12 de Outubro de 2017, 15:19

Deixa de pagar o 2º financiamento, e a partir desse momento a casa passa a ser um activo penhorável que pode ser vendido pelo financiador para quitar a divida. Ficas sem casa na mesma!!!!!!!!

OK, mas então se formos por aí, enquanto houver dívida financeira nada está pago, porque tudo é teoricamente penhorável.

Flavius Julius

Citação de: izlek em 12 de Outubro de 2017, 15:18

não deveria ser, a verdade é que já foi renegociado por diversas vezes.

e como o DSO já explicou este "empréstimo" tem um taxa de juro baixa e como tal não "interessa" pagar já, o que tem sido feito é pagar os empréstimos com as taxas de juro mais elevadas.

Maka

Citação de: MDourado em 12 de Outubro de 2017, 16:05

Quando peguei na empresa que neste momento estou a gerir, havia uma dívida financeira de €300,000. Neste momento está em €215,000. Comparado com um sem-abrigo, estamos óptimos. Isso não quer dizer que goste da situação em que me encontro.