As Finanças do Benfica

pedrompcosta

:bandeira2:
Citação de: tecoteco em 22 de Setembro de 2018, 10:15
o que a malta quer saber é...

e as contas do porto deste ano, ainda andam a ser aldrabadas? ... tal como o hacker rui pinto admitiu na extorsão à doyen? :)

Estão à espera de mais um suposto escândalo do SLB para passar despercebido  ;D

SLBCARLOS

Citação de: Lisboa_e_Benfica em 20 de Setembro de 2018, 18:15
Eu ia jurar que já tinha lido (já não sei se há um trimestre ou semestre) que o passivo do Benfica estava nos 385M.

E agora sobe para os 398M? Poderei estar enganado, mas tenho quase a certeza.

De qualquer dos modos, excelentes resultados financeiros. Que se continue neste caminho e se chegue aos desejados 100M de passivo.

PS - E que se pague o estádio de uma vez por todas.
tens razão o último R&C o passivo era de 385M. 

E agora sobe para os 398M? E dizem que é a primeira vez que baixamos os 400M?

E já agora não devia ter baixado quase 100M com o dinheiro dos direitos TV ? 

Em vez de descer para perto dos 285M afinal ainda subiu para os 398M   

Algo aqui não faz sentido.

JoaoPedroLopes

Citação de: SLBCARLOS em 22 de Setembro de 2018, 10:22
Eu ia jurar que já tinha lido (já não sei se há um trimestre ou semestre) que o passivo do Benfica estava nos 385M.

De qualquer dos modos, excelentes resultados financeiros. Que se continue neste caminho e se chegue aos desejados 100M de passivo.

Lesses. Se tivesses lido o Malu, já sabias.

Mas a gente só lê o que nos convém.

pedrompcosta

Não... Só desce para esses valores ao longo dos próximos anos... Os tais 100M são ao longo de 3/4 anos... Qdo a NOS fôr pagando o que está no contrato... Não é tudo de uma vez... Esse dinheiro ficou "reservado" para pagar dívida...

JoaoPedroLopes

Citação de: jnp78 em 21 de Setembro de 2018, 15:29
Citação de: Miguelito22 em 20 de Setembro de 2018, 16:50
É um luxo ter aqui malta como o Malu,Citric entre outros.

Um gajo vem aqui e fica completamente por dentro das nossas finanças.

Um obrigado da minha parte.

Devia ser obrigatorio ler alguns posts deles, antes de se fazer comentários sobre as nossas finanças.

É que cansa ler sempre os mesmos bitaites do passivo, da divida, do milhoes que metem ao bolso.

Só para reforçar.

SLBCARLOS

Citação de: pedrompcosta em 22 de Setembro de 2018, 10:31

Não... Só desce para esses valores ao longo dos próximos anos... Os tais 100M são ao longo de 3/4 anos... Qdo a NOS fôr pagando o que está no contrato... Não é tudo de uma vez... Esse dinheiro ficou "reservado" para pagar dívida...
esse dinheiro então não foi adiantado?  E depois essa empresa é que ia receber da NOS? 

pedrompcosta

Citação de: SLBCARLOS em 22 de Setembro de 2018, 10:37
Citação de: pedrompcosta em 22 de Setembro de 2018, 10:31

esse dinheiro então não foi adiantado?  E depois essa empresa é que ia receber da NOS?

É exatamente isso...

MALU15

Ó meu caro, para tudo há uma justificação ...
Os 385ME referem-se a 31122017, logo um R&C intercalar (semestral) que normalmente não é usado para comparações com relatórios de exercícios anuais, pois como é sabido (pelo menos pelos mais entendidos) os relatórios intercalares são muito menos rigorosos e abrangentes nas operações de fecho que são levadas a cabo, e por isso, ou não são sequer auditados ou são alvo apenas de uma revisão limitada.

X-ray

Foi a primeira vez que fechados um exercício completo com esse decréscimo do passivo, abaixo dos 400M €.

CitriC

Citação de: slb_always em 22 de Setembro de 2018, 01:51
Citação de: CitriC em 20 de Setembro de 2018, 21:56
Citação de: J Pinto em 20 de Setembro de 2018, 21:40
Eu gostava é de saber o passivo consolidado do grupo Sporting e porko.

O passivo consolidado do Porto era de 395M em 30 JUN 2017.

O Sporting épa não vale apena....

Lógico que vale. Eu quero saber. Ainda por cima já lhes perdoaram uns 100 milhões.. e ainda investiram (deram) outros 15..
O passivo deles é maior que o nosso ?
Segundo o presidente deles são os que têm o passivo mais baixo dos três grandes..

Com a contabilidade criativa daqueles lados e os seus perdões deixei de ligar ao Sporting, contudo se tu tens interesse segue em baixo os dados relativos ao Sporting, de acordo com o MEP.

A 30 de Junho de 2017 (não tenho relatório do Clube de 2017/2018, por isso reporto a 2017):

Sporting Clube - 214.9M de Passivo
VMOCs - 127.9M
Perdas em empresas associadas (SGPS + SAD) - 245.1M

Total de 215 + 127.9 + 2451.1 = 587.9M

A PwC é clara :

Citação
Caso o Sporting Clube de Portugal tivesse reconhecido as responsabilidades que resultam das perdas apuradas nas suas subdisiárias o seu passivo viria acrescido em 245.105 milhares de euros(junho de 2016 265.115 milhares de euros)

Em 30 Junho de 2016 o Passivo era de 216.8 + 127.8 + 265.1 = 609.7M

ps: Quanto ao Passivo Consolidado do nosso Grupo jamais foi superior a 495.1M (30 de Junho de 2016)

CitriC

Citação de: tecoteco em 22 de Setembro de 2018, 10:15
o que a malta quer saber é...

e as contas do porto deste ano, ainda andam a ser aldrabadas? ... tal como o hacker rui pinto admitiu na extorsão à doyen? :)

Sim, andam e já sabemos disso desde o "intervalo" do Porto vs Estoril e do pagamento de > 700 mil euros ao Estoril, quando o R&C deixou de fazer qualquer referência a dívidas com a Estoril SAD...

Nunca haveremos é de ter um comentário oficial da cmvm ou da Ernst & Young.
Aposto portanto que o auditor, no R&C deles apenas fará referência a contas, tanto quanto sabem, preparadas, em todos os aspetos materiais, de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro.

CitriC

Citação de: MALU15 em 22 de Setembro de 2018, 10:10
Citação de: Mats_Ture em 22 de Setembro de 2018, 02:33

Lógico que vale. Eu quero saber. Ainda por cima já lhes perdoaram uns 100 milhões.. e ainda investiram (deram) outros 15..
Segundo o presidente deles são os que têm o passivo mais baixo dos três grandes..

Parte do passivo do sporting foi transformado em capitais próprios, através dos vmocs.

Neste momento, o passivo deles ronda os 280M€ (o do Benfica quase 400M€), mas apenas porque, à boleia dos vmocs, perto de 130M€ deixaram de ser dívida.

Refiro-me apenas às contas das SAD.

Em todo o caso, é preciso sempre sublinhar que o passivo sozinho diz pouco sobre a real situação das SAD.

Ao contrário do sporting ou do porto, o Benfica tem capitais próprios bem positivos. E é essa a melhor fotografia.

Este post pode ajudar:~

Citação de: Andreg86 em 11 de Setembro de 2018, 13:50
Apenas uma curiosidade, alguém sabe por quanto está avaliada a participação do sporting e da sgps na sporting SAD?

Havendo esta recompra por 0,3 não deveriam os valores ser revistos à conta da última transação conhecida?

Penso que a tua questão não está bem formulada, pois a SSAD é que é detida pelo Clube (26,65%) e pela SSGPS (63,96%) e não ao contrário. Assim, só nas contas consolidadas do Grupo Sporting se pode ver a situação real, mas desde já te digo que tanto a SSAD como a SSGPS  têm capitais próprios negativos, pelo que a avaliação contabilística do GRUPO (Clube)  em termos consolidados é largamente negativa. O último Balanço do Clube que conheço, e que se refere a 30JUN17, apresentava o valor negativo de 220.286 mE como Fundo de capital atribuível à empresa mãe (Clube).

E convém ter presente que o Grupo (Clube) Sporting só constitui provisões para empresas com capitais próprios negativos, até que o valor da sua participação seja nulo, pelo que há um montante significativo de capitais próprios negativos de empresas participadas, para o qual o Grupo (Clube) não assume as suas responsabilidades. Tomando como base o R&C do Clube de 30JUN17, isso levaria só por si a um aumento do passivo em 245.105mE, passando o mesmo dos 409.703 mE para 654.808 me, como se pode ver pela certificação das contas da Pwc (Pag. 89). Para o ano findo em 30JUN18, a situação piorou ainda mais, com os últimos resultados negativos da SSAD.

409.7M é o Passivo de acordo com o MCI.

Porque depois vais somar as perdas nas empresas associadas ? Deverias era adicionar os famigerados VMOCs, para um total de 537.6M de Passivo de acordo com o MCI.

CitriC

Citação de: J Pinto em 22 de Setembro de 2018, 01:22
Citação de: MALU15 em 22 de Setembro de 2018, 00:06
Como hoje não estive por aqui não tive oportunidade de intervir na discussão que foi travada nestes últimos posts. Eis algumas das respostas que posso encontrar para algumas questões que foram focadas por vários users.

Em relação ao nível de despesas financeiras não se verificou uma grande redução porque a operação da NOS só foi feita em Março (último trimestre do ano) daí que os custos reflectem ainda a situação dos outros 9 meses, pelo que a redução só será mais significativa em 2018/19.

Em relação ao valor dos rendimentos financeiros, a informação divulgada não possibilita que se possam extrair grandes conclusões, mas apenas mandar palpites, mas é muito natural que o rendimento tenha sido gerado por ter havido um desfasamento da operação de desconto em relação à data efectiva em que a liquidação dos empréstimos e project finance ocorreu.

Como podemos ver pelo balanço continua a manter-se a rubrica de derivados (cerca de 6M) a qual se refere aos custos (juros ) do Swap que tinha sido  contratado para cobertura do risco da subida da taxa de juro do Project Finance, quando era expectável que este processo tivesse sido arrumado com a liquidação dos empréstimos, se não o foi é porque esta questão ainda estará em negociação com os bancos.

Uma explicação cabal a muitas das questões em aberto, só poderá ser dada quando for publicado o R&C completo, com base nas notas explicativas do anexo, designadamente a composição da função financeira, o detalhe de rubricas saco como outro passivos que possam ajudar a compreender os valores apresentados, pois têm certamente diferimentos.

Qual operação da NOS?

Ele estava a referir-se ao acordo de reembolso de 97.3M que a SAD realizou com IF's.

Disse operação NOS devido ao facto de nós termos cedidos, sem recurso, créditos futuros relativos aos proveitos do contrato com a NOS.

CitriC

Citação de: golfdreamer em 21 de Setembro de 2018, 15:16
Citação de: Dr.Lecter em 20 de Setembro de 2018, 16:59
Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2018, 16:30
Citação de: Dr.Lecter em 20 de Setembro de 2018, 16:18
Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2018, 15:27
Citação de: Dr.Lecter em 20 de Setembro de 2018, 14:42
Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2018, 13:30
Citação de: Dr.Lecter em 20 de Setembro de 2018, 11:49
Resultado extremamente positivo tendo em conta que a única  venda de monta que fizemos até 30/6 foi a do João Carvalho.

A expectativa é que, com a venda do Talisca em Janeiro e a perspectiva de realização de uma excelente soma com o Raul, somadas à entrada das receitas da Champions (esperemos que acrescida de prémios de vitórias também), bem como à renovação do patrocínio com a Emirates, possamos ter um mais um exercício extraordinariamente positivo com o reflexo nas contas de 18/19.

Seria interessante, logo que possível, sem que isso prejudique a qualidade da equipa, liquidar um dos EO que temos sem a respectiva renovação.
Tendo por base os valores de balanço, e abatendo à dívida financeira de 170ME a parte do empréstimo da CGD que valerá hoje cerca de 3,8M e que tem um patrocínio como contrapartida, e uma parte referente a locações financeiras e acréscimo de juros vencidos mas não pagos dos 3 EO`s, podemos dizer que a dívida financeira a valores nominais se resumirá aos 3 EO`s no valor de 155ME (50+60+45) os quais se vencerão em Maio19, Abril20 e Agosto21 com uma taxa média de 4,08% (juros anuais de 6,4ME), são hoje o único veículo de financiamento da actividade de todo o Grupo Benfica.

Nesta conformidade, não se alterando de forma significativa as condições do mercado, é certo que os EO`s continuarão a ser a base de financiamento do Grupo, e se a actividade continuar a gerar meios libertos, como já estão garantidos neste exercício de 2018/19, só fará sentido que o Grupo  renove o(s) empréstimo(s) que se vão vencendo, evitando como é óbvio situações críticas de tesouraria, caso continue a efectuar os investimentos que considere necessários para melhorar a competitividade da equipa.

Será assim expectável que possa haver uma redução do endividamento, podendo a situação retomar-se quando e se necessário.

Malu, achas possível realizar esse abatimento de um EO já em Maio de 2019? Ou, pelo menos, não o renovar na sua totalidade? É que temos Talisca, Jimenez, Seferovic, Carrillo e Jovic, isto só em excedentários, para realizar muito dinheiro em transferências.

Sem contar com uma expectável venda de um ou dois jogadores habitualmente titulares.

Diria que, sendo campeões, poderemos ter condições para realizar esse abatimento ao passivo remunerado já em Maio, renovando depois o de 60M. Isto sem prejudicar a qualidade do plantel.
Ainda que a libertação de fundos esteja muito dependente das datas de pagamento acordadas nas vendas futuras, há que considerar que no Balanço actual temos cerca de 100ME de saldos clientes com predominância dos saldos correntes e que temos também cerca de 70ME de saldos em dívida perante fornecedores, podemos dizer que a situação ficará compensada e com folga.

Pensando agora nas entradas certas neste exercício, teremos garantidos no mínimo os cerca de 50ME da CL, cujo excesso em relação ao ano de 2017/18 pode situar-se nos 30ME , o que só por si compensará o menor encaixe da operação da NOS, por ter sido antecipada em grande parte. Restam depois os encaixes certos dos outros rendimentos operacionais, os quais serão suficientes para assegurar a totalidade dos pagamentos referentes aos gastos e perdas operacionais (excluindo os cerca de 11ME de amortizações), e que rondarão os cerca de 105/110ME.

Nesta realidade assim projectada ficarão disponíveis todos os encaixes de vendas que referiste, bem como outros que possam ocorrer com proveniência da nossa fábrica de talentos integrando ou não já o actual plantel. Certamente que o DSO ao elaborar os orçamentos previsionais para os próximos 2 anos não deixou de traçar alguns cenários deste tipo, de modo a melhorar a sustentabilidade financeira do Grupo Benfica.

Então, se as coisas correrem como planeado, podemos concluir que paulatinamente nos estamos (finalmente) a afastar do espectro da necessidade da venda de jogadores e de dizimar plantéis vencedores?

É que com o talento que sai do CFC e com uma gestão desportiva sustentada, diria que será possível, num horizonte de médio prazo, tentar fechar o gap que existe entre o Benfica e as melhores equipas europeias, mesmo que sem os mesmos argumentos no mercado.

Olho para os jogos da Champions de ontem e vejo Cancelo, Lindelöf, Renato, Bernardo e Guedes de início em equipas de topo e só posso ter fé que num horizonte de 10 anos uma fornada desse tipo se junte toda a jogar no Benfica.
É realmente assim como dizes, mas não esquecer que cada vez é mais importante vencer a Liga e fazer campanhas razoáveis na CL para não baixarmos no ranking o qual é determinante para se conseguirem  valores de partida da ordem dos 43M.

Em relação às vendas dos talentos que referiste, tb temos de reconhecer que o momento em que  os encaixes ocorreram, e por mais que não gostemos, foi crucial para nos encontrarmos agora nesta posição de vantagem em relação aos nossos principais concorrentes.

A ver se percebi bem:

Com o encaixe da Champions, que compensa e possivelmente excede o não recebimento dos valores antecipados da NOS, acrescido dos valores que temos em clientes que superam em larga margem as saídas de dinheiro para pagamento de compromissos de curto prazo, estaremos em condições de cobrir os gastos com a actividade da SAD (operacionais), "sobrando" dessa maneira os encaixes com transferências para, eventualmente, liquidarmos o EO e fazermos o ajustamento necessário no plantel.

Grosso modo, é isto, certo?

Mais uma vez, o título desta época reveste-se de enorme importância, isto para que possamos manter as receitas da Champions em valores muito elevados. E já agora convinha ganhar uns jogos na Champions esta época também.

Não percebo muito bem como chegam a essas conclusões.

Passivo corrente: 60M a fornecedores, 53M outros passivos, 99M Empréstimos
Activo corrente: 77M clientes, 15M outros activos, 7.5M Caixa

Não sei quanto dos outros passivos e empréstimos vamos pagar se algum. Mas diria que a curto prazo temos mais a pagar do que a receber.

Quanto aos resultados op. não estou a ver os Operacionais s/atletas ser superior a 15M. Esperamos ganhar bem mais na Europa, mas vamos receber menos da NOS e este plantel vai ser pelo menos uns 10M mais caro a nível salarial, fora prémios desportivos aos atletas que esperamos vir a ter que pagar.

Fora isto são menos cerca 40M em perdas de imparidade, menos uns 15M em Juros, ou seja teríamos que ir buscar uns 40M a algum lado.
Duvido que as transferências não sejam apenas para reforço do plantel e abater divida.

Alguém me poderia explicar os resultados financeiros? Não seria expectável os nossos gastos e perdas financeiras já terem baixado significativamente?
De onde provêm o incremento mt significativo dos rendimentos financeiros?
Estas duas variáveis estarão directamente relacionadas? como?

golfdreamer,

"Mas diria que a curto prazo temos mais a pagar do que a receber."

Pelos 99M percebes logo que é relativo na maioria aos dois EOs de 2015-2018, cujo reembolso foi feito entretanto em Julho, e o de 2016-2019 cujo reembolso será feito no dia 3 de Maio de 2019, ou seja 45+50M

Portanto o que se passará muito provavelmente é deixares de ver > 90M no passivo corrente para não corrente.

Quanto aos 53M é possível que esteja incluido uma referência aos créditos cedidos dos nossos direitos televisivos.

Quanto ao Ativo corrente não incluirá as receitas da UEFA que temos a receber. Aliás no dia 30 de Junho de 2018 nem sabiamos se iriamos competir na Liga Europa ou Liga dos Campeões.

"Quanto aos resultados op. não estou a ver os Operacionais s/atletas ser superior a 15M."

Tivemos um resultado operaconal de 5M este ano, se os custos não subirem muito, nomeadamente com os salários dos nossos atletas, com o aumento das receitas da UEFA (pode ser superior se ganharmos jogos e passarmos aos oitavos) e com a renovação do contrato com a Emirates (será que houve aumento do valor?) é possível.

" Não seria expectável os nossos gastos e perdas financeiras já terem baixado significativamente?"

Não, pois o contrato celebrado com as IF's foi feito 3 meses antes do fecho do exercício.

"De onde provêm o incremento mt significativo dos rendimentos financeiros?"

É esperar pelo R&C completo.

MALU15

Citação de: CitriC em 22 de Setembro de 2018, 15:00
Citação de: MALU15 em 22 de Setembro de 2018, 10:10
Citação de: Mats_Ture em 22 de Setembro de 2018, 02:33

Parte do passivo do sporting foi transformado em capitais próprios, através dos vmocs.

Neste momento, o passivo deles ronda os 280M€ (o do Benfica quase 400M€), mas apenas porque, à boleia dos vmocs, perto de 130M€ deixaram de ser dívida.

Refiro-me apenas às contas das SAD.

Em todo o caso, é preciso sempre sublinhar que o passivo sozinho diz pouco sobre a real situação das SAD.

Ao contrário do sporting ou do porto, o Benfica tem capitais próprios bem positivos. E é essa a melhor fotografia.

Este post pode ajudar:~

Citação de: Andreg86 em 11 de Setembro de 2018, 13:50
Apenas uma curiosidade, alguém sabe por quanto está avaliada a participação do sporting e da sgps na sporting SAD?

Havendo esta recompra por 0,3 não deveriam os valores ser revistos à conta da última transação conhecida?

Penso que a tua questão não está bem formulada, pois a SSAD é que é detida pelo Clube (26,65%) e pela SSGPS (63,96%) e não ao contrário. Assim, só nas contas consolidadas do Grupo Sporting se pode ver a situação real, mas desde já te digo que tanto a SSAD como a SSGPS  têm capitais próprios negativos, pelo que a avaliação contabilística do GRUPO (Clube)  em termos consolidados é largamente negativa. O último Balanço do Clube que conheço, e que se refere a 30JUN17, apresentava o valor negativo de 220.286 mE como Fundo de capital atribuível à empresa mãe (Clube).

E convém ter presente que o Grupo (Clube) Sporting só constitui provisões para empresas com capitais próprios negativos, até que o valor da sua participação seja nulo, pelo que há um montante significativo de capitais próprios negativos de empresas participadas, para o qual o Grupo (Clube) não assume as suas responsabilidades. Tomando como base o R&C do Clube de 30JUN17, isso levaria só por si a um aumento do passivo em 245.105mE, passando o mesmo dos 409.703 mE para 654.808 me, como se pode ver pela certificação das contas da Pwc (Pag. 89). Para o ano findo em 30JUN18, a situação piorou ainda mais, com os últimos resultados negativos da SSAD.

409.7M é o Passivo de acordo com o MCI.

Porque depois vais somar as perdas nas empresas associadas ? Deverias era adicionar os famigerados VMOCs, para um total de 537.6M de Passivo de acordo com o MCI.

Os 205.105 embora tendo a sua origem inicial nas empresas das associadas, eles corresponde ao valor dos capitais próprios negativos dessas empresas, para os quais o clube não constituiu a respectiva provisão, com o argumento que só reconhece perdas até o valor da participação ser nulo, cessando assim a aplicação do método até que o valor da participação se torne positivo.