As Finanças do Benfica

Aslio

Citação de: luis___alex em 03 de Julho de 2019, 19:10
ALGUEM ME EXPLIQUE

ser o Benfica a fazer a operação financeira dos 90 milhões ( embora seja o atlético a pagar os custos dos 6 milhões), isto em termos contabilísticos significa o que?
Tenho a mesma dúvida.
É o Benfica que vai recorrer a operação de factoring para receber os tais 96 milhões?
Ou seja, contará como dívida para o Benfica, passivo?
O Atlético procederá ao pagamento de 96 milhões em prestações ao Benfica, sendo que o Benfica irá amortizando junto da entidade que realizou o factoring?

Última questão: se, porventura, o Atlético não pagar as prestações ao Benfica, o Benfica é que terá de se responsabilizar para ressarcir a entidade do factoring?

Savimar

Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:13
ALGUEM ME EXPLIQUE

ser o Benfica a fazer a operação financeira dos 90 milhões ( embora seja o atlético a pagar os custos dos 6 milhões), isto em termos contabilísticos significa o que?
Tenho a mesma dúvida.
É o Benfica que vai recorrer a operação de factoring para receber os tais 96 milhões?
O Atlético procederá ao pagamento de 96 milhões em prestações ao Benfica, sendo que o Benfica irá amortizando junto da entidade que realizou o factoring?

Última questão: se, porventura, o Atlético não pagar as prestações ao Benfica, o Benfica é que terá de se responsabilizar para ressarcir a entidade do factoring?

Factoring sem recurso!

O atlético será sempre o responsável pelo pagamento

Aslio

Citação de: Savimar em 03 de Julho de 2019, 19:21
ALGUEM ME EXPLIQUE

Tenho a mesma dúvida.

Factoring sem recurso!

Factoring sem recurso = o Atlético responsável pelo pagamento?

Estou a perguntar, porque não percebo nada sobre o assunto.

Kumbayala

Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 19:12
Aí está.
ADEUS JOÂO FÉLIX:

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR72683.pdf

COMUNICADO

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD ("Benfica SAD") informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com o Club Atlético de Madrid, SAD para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix Sequeira pelo montante de € 126.000.000
(cento e vinte seis milhões de euros).

Mais se informa que o Club Atlético de Madrid, SAD pagará a pronto um valor de € 30.000.000 (trinta milhões de euros) e que a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes € 96.000.000 (noventa e seis milhões de euros), sendo os custos financeiros associados a esta operação de € 6.000.000 (seis milhões de
euros).

Desta forma, a Benfica SAD garante o recebimento do montante de € 120.000.000 (cento e vinte milhões de euros) no momento da transferência do jogador.

Por último, de referir que os encargos com os serviços de intermediação relativos a esta transferência ascendem a € 12.000.000 (doze milhões de euros) e que o Club Atlético de Madrid, SAD será responsável pelo pagamento do valor do Mecanismo de Solidariedade devido a clubes terceiros, o qual não poderá ser deduzido ao montante da transferência acordado com a Benfica SAD acima mencionado.

Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD

Lisboa, 3 de julho de 2019

Contabilisticamente é um negócio maravilhoso. Custou aproximadamente 0MEuros e entra 108MEuros.
Desportivamente, perdemos a oportunidade de ter um jogador no plantel, com potencial top 5 do Mundo a curto prazo. Perdemos um jogador que seria um ídolo e uma referência para a marca Benfica.

Aslio

No NGB:

<"Operação de desconto sem recurso" significa que se o Atlético de Madrid "falir" ou "não pagar", o Benfica não terá de devolver o dinheiro à entidade financeira.>

Assim sendo, menos mal.

Há a criticar ser o Benfica a pagar a intermediação.

Savimar

Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:23
Citação de: Savimar em 03 de Julho de 2019, 19:21
ALGUEM ME EXPLIQUE

Tenho a mesma dúvida.

Factoring sem recurso!

Factoring sem recurso = o Atlético responsável pelo pagamento?

Estou a perguntar, porque não percebo nada sobre o assunto.

Factorig sem recurso = Atlético de Madrid sempre responsável pelo pagamento

Factoring com recurso = Benfica tem que devolver na data de vencimento caso o atlético não pague, tendo depois que acertar com o atlético para este lhe pagar

Nirvana_87

100M para abater no passivo.

Acabar com os empréstimos obrigacionistas.

MALU15

ALGUEM ME EXPLIQUE

Tenho a mesma dúvida.

Esta operação em termos contabilísticos é muito simples:

1. Regista em caixa os 30Me provenientes do AM.
2. Regista a operação de desconto que efectuar  junto da IF contratada das tranches (90+6), pagando a IF 90ME de imediato à BSAD e ficando a IF com o título (letra ?) referente aos custos financeiros a qual será posteriormente paga pelo AM à IF contratada.
3. Regista as despesas dos 12Me associadas à venda.

Nas contas da BSAD esta operação origina passivo ZERO depois de ocorrer o pagamento das despesas (12Me) envolvidas na venda.

Além do registo  das operações referidas, a BSAD procederá ainda ao abate por venda do activo intangível (atleta), do qual resultará um valor líquido contabilístico do valor do atleta a 30JUN19, apurando a mais valia final da operação, a qual se situará num valor entre os 100 e 108Me, pois é natural que nas diversas fases em que foi revisto o contrato do JF a BSAD tenha incorrido em valores (prémios, ...) que foram capitalizados e que ainda não se encontrem totalmente amortizados.

Em termos puramente financeiros, nas contas da BSAD vai-se verificar um aumento das disponibilidades de 108ME.

EAGLEBOY

Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 19:45
ALGUEM ME EXPLIQUE

Tenho a mesma dúvida.

Esta operação em termos contabilísticos é muito simples:

1. Regista em caixa os 30Me provenientes do AM.
2. Regista a operação de desconto que efectuar  junto da IF contratada das tranches (90+6), pagando a IF 90ME de imediato à BSAD e ficando a IF com o título (letra ?) referente aos custos financeiros a qual será posteriormente paga pelo AM à IF contratada.
3. Regista as despesas dos 12Me associadas à venda.

Nas contas da BSAD esta operação origina passivo ZERO depois de ocorrer o pagamento das despesas (12Me) envolvidas na venda.

Além do registo  das operações referidas, a BSAD procederá ainda ao abate por venda do activo intangível (atleta), do qual resultará um valor líquido contabilístico do valor do atleta a 30JUN19, apurando a mais valia final da operação, a qual se situará num valor entre os 100 e 108Me, pois é natural que nas diversas fases em que foi revisto o contrato do JF a BSAD tenha incorrido em valores (prémios, ...) que foram capitalizados e que ainda não se encontrem totalmente amortizados.

Em termos puramente financeiros, nas contas da BSAD vai-se verificar um aumento das disponibilidades de 108ME.

Recuperando os capitais próprios entramos agora numa nova realidade. Possível pagamento de impostos.

Será que vamos ser obrigados a investir forte para não pagar impostos ou podemos abater o passivo?

Pacal

Não tenho qualquer formação em contabilidade ou gestão. Sou apenas um curioso.

Mas, fazendo cálculos de merceeiro, a situação financeira do clube parece-me excelente:

1) no novo exercício contabilístico reforçaremos os capitais próprios
2) o financiamento da nova época, de toda ela, e o passivo exigível estarão garantidos
3) aparentemente o clube está a tentar negociar os jogadores com maiores ordenados
4) a equipa mantém nível competitivo e estabilidade

Se mantivermos esta filosofia de mercado, em que vendemos apenas um jogador por época, por valores extraordinários, vamos certamente viver tempos felizes. Calculo que não haja grande interesse em abater a maior parte do passivo. Segundo o DSO, até convém manter um passivo de cerca de 200M por questões de ginástica financeira.

Se estas noções, de um leigo, estão incorrectas, peço desde já descupa e agradecia que me corrigissem.

MALU15

Citação de: PorscheLM1 em 03 de Julho de 2019, 19:38
100M para abater no passivo.

Acabar com os empréstimos obrigacionistas.
Os EO`s não podem ser amortizados de forma antecipada, só na data de vencimento (04/2020 - 48,445Me; 07/2021 45Me e 05/2022 40Me). Vencem uma taxa média de 3,93% e t~em um custo anual de 5,473Me.

Mais importante do que o custo envolvido dos EO`s (seja ele parcial ou total) é  a importância que tem para a SAD, esta ter capacidade financeira para fazer face investir às actividades de exploração e ou investimento. A BSAD certamente saberá fazer o adequado planeamento financeiro que lhe permita ter uma tesouraria de forma desafogada, e decidir das amortizações/renovações dos EO`s sem pressões de tesouraria.

Kasta

Correto.
Da mesma forma na próxima época as contratações de 2020/21 deverão ocorrer na sua maioria até 30 de Junho por forma a originar custo na época onde temos um proveito extraordinário de 108Meur net

Resumindo;
Bem feitas as coisas temos tudo com esta venda para garantir dois anos de excelente planeamento.
Resta-nos que a equipa de scouting, a direção e o treinador escolham bem e que não haja azar com lesoes

Citação de: Pacal em 03 de Julho de 2019, 19:55
Não tenho qualquer formação em contabilidade ou gestão. Sou apenas um curioso.

Mas, fazendo cálculos de merceeiro, a situação financeira do clube parece-me excelente:

1) no novo exercício contabilístico reforçaremos os capitais próprios
2) o financiamento da nova época, de toda ela, e o passivo exigível estarão garantidos
3) aparentemente o clube está a tentar negociar os jogadores com maiores ordenados
4) a equipa mantém nível competitivo e estabilidade

Se mantivermos esta filosofia de mercado, em que vendemos apenas um jogador por época, por valores extraordinários, vamos certamente viver tempos felizes. Calculo que não haja grande interesse em abater a maior parte do passivo. Segundo o DSO, até convém manter um passivo de cerca de 200M por questões de ginástica financeira.

Se estas noções, de um leigo, estão incorrectas, peço desde já descupa e agradecia que me corrigissem.

Nramos

Será que é agora que não precisamos de vender?

Aslio

rcoelho

Citação de: Nramos em 03 de Julho de 2019, 20:10
Será que é agora que não precisamos de vender?

claro que precisamos de vender..... Cervi, Salvio, Zivkovic, Carrillo, etc.......