As Finanças do Benfica

jclNTC

Vocês "senhores da verdade" vão ler a última notícia do Sport Lisboa e Benfica em relação aos rendimentos deste ano.. há por aqui muita alminha esquecida..

nuno16577

Alguém entendido em finanças pode explicar melhor o relatório?
Acho estranho que após tanta faturação e tão pouco investimento o passivo tenha abatido tão pouco.

ARREB1MBA

Citação de: nuno16577 em 19 de Setembro de 2019, 21:27
Acho estranho que após tanta faturação e tão pouco investimento o passivo tenha abatido tão pouco.
Esquece o "passivo".
Em termos de dívidas (que é o que realmente interessa), baixou 45M€ na época passada.

RAFL

Citação de: MALU15 em 19 de Setembro de 2019, 18:51
Citação de: RAFL em 19 de Setembro de 2019, 17:46
confesso que esperava diferente na questão do passivo

não percebo como pode o passivo aumentar de 367 para 384 em 6 meses do ano de 2019.....

estava convencido que todos os anos pelo menos baixasse 20 milhoes, decorrente da antecipação de receitas da NOS para pagamento das dividas bancarias.....

Sim seria assim, mas não estás a considerar que em Abril foi feita a nova operação dos 55Me
sempre existiu a segunda antecipação de receita?
tinha assistido aqui às discussões sobre esse assunto, mas, por distracção minha, não me apercebi que tinha efectivamente sido efectuada...

CitriC

Bom agora que finalmente as águas acalmaram nestas bandas deixo aqui as minhas impressões a um comunicado limitado com pouca informação. Algumas conclusões poderão ser extrapolada, outras erradas , outras limitadas mas enfim é a minha opinião e de mais ninguém.

As receitas operacionais creio ser sempre o mais fácil prever. Encontra-se dentro do esperado. Até superaram as minhas expectativas, pois previa valores na ordem dos 156M.

Já os gastos é sempre mais complicado de prever derivado a situações como renovações de contrato (não temos acesso ao salário dos jogadores), e mesmo outras situações extra-futebol como processos judiciais aqui em Portugal ou EUA, ou noutro país.

O aumento de fornecimento externos é expectável e está relacionado ao que tem sido público. Tudo o que tem afectado o SL Benfica e a sua SAD tem tido repercussão na vida do Clube/SAD, contratação de profissionais de segurança, pagamento por serviços de consultadoria para melhorar a cibersegurança, além da prestação de serviços entre vários advogados das melhores sociedades de advogados, etc....
O que acaba por ser mais incomum é grande o aumento da massa salarial. Sinceramente eu previa que se encaixasse em valores na ordem dos 80M e acabou por ser bem mais.

Contudo faço aqui uma pequena ressalva pois a massa salarial acaba por aumentar duma maneira que considero racional, ou seja à medida que os rendimentos operacionais foram aumentado. Se formos a ver apesar de estarmos à beira da barreira 100M a verdade é que a massa salarial representa cerca de 58/59% dos rendimentos operacionais.

Considero uma boa medida se for realmente para reter talento. Os jovens não podem ter mais a desculpa que têm que ir para o estrangeiro para pagar bem, e os adeptos não podem ser lavados cerebralmente que não há nada a fazer...e que um clube histórico como o SL Benfica não consegue convencer um miudo de 18 / 19 anos a ficar mais um aninho no Clube.

Quanto a mim seria má estratégia manter os salários em 70 / 75 M quando todos os principais clubes aumentaram os salários, temos receitas operacionais > 160M e esta época já esperamos por receitas totais da SAD na ordem dos 300M!

Além do mais se a SAD tem tido uma recuperação de CP na ordem dos 140M e soma lucros atrás de lucros nos últimos 6 anos e vende jogadores atrás de jogadores porquê reter nos custos ? Não gostariamos de ver o Benfica a investir mais e melhor ? os resultados operacionais (com e sem direitos de atletas) são - novamente - positivos e é isso que interessa.

O resultado com atletas surpreendeu-me. Algo me está a escapar. Sabia as mais valias até à altura do prospecto e sei que foram vendidos entretanto Jovic, André Gomes, Filipe Soares, mas enfim tenho que esperar pelo R&C para ver como atingimos novamente um valor tão elevado.

Eu tinha previsto 18M de lucros, afinal foram 29M.

Já agora não podemos esperar uma grande variação nos juros. A dívida financeira é conhecida e mantem-se estável dependendo agora da diminuição (ou não) dos Empréstimos obrigacionistas.
E o passivo desceu pouco porque, como disse, está relacionado à antecipação de 55M por 39M dos direitos televisivos da NOS.

O que se passou foi que o montante do EO 2019-2022, desceu quando comparado com o EO precedente, contudo com a antecipação para pagar o EO de 2016-2019 o passivo total aumentou no 2 semestre.

O passivo está a meu ver controlado e é uma questão de tempo e esperar que ele desça à medida que o contrato da NOS se vai passando.

Uma curiosidade :

- No dia 30.06.19 tinhamos um ativo intagível de 80M

Agora comparem com 2011, 2012, 2013, 2014. Apenas em 2010 encontramos um activo intangível na mesma ordem de valores.

É incrível! Isto para mim é o pior número do comunicado..É certo que a aposta na formação é uma consequência para esta descida abrupta (mais de 33M! dum ano para o outro). No entanto é também reflexo da fraca aposta em atletas de experiência nas últimas 2 épocas (17/18 e 18/19)

E agora toca a ir à AG votar a favor/rejeição das contas do Clube e não da SAD (não vi ainda as contas do Clube)

CitriC

A 30.06.19 tinhamos 233.228 sócios activos. Um aumento de cerca de 10% em relação à última época :)

A receita de quotização voltou a aumentar. É o dobro ou triplo de outros clubes. Pergunto-me quando deixaremos de crescer neste rendimento.

Boas notícias :)

devermelhosempre

Citação de: CitriC em 19 de Setembro de 2019, 22:33
A 30.06.19 tinhamos 233.228 sócios activos. Um aumento de cerca de 10% em relação à última época :)

A receita de quotização voltou a aumentar. É o dobro ou triplo de outros clubes. Pergunto-me quando deixaremos de crescer neste rendimento.

Se cai uma crise como 2008 e perdemos 2 anos seguidos vem logo por aí abaixo

CitriC

Finalmente o Clube (e o Grupo SL Benfica) volta a ter fundos patrimoniais positivos !

A última vez foi em 30.06.1997 !

magoslb

Citação de: CitriC em 19 de Setembro de 2019, 22:33

Então finalmente o presi deve conseguir descer as quotas como prometeu há uns anos.

No mínimo acabar com a parvoíce do mês de dezembro a dobrar.

CitriC

O Clube conta com 14 beneficiários já reformados que recebem uma pensão média mensal de 362€

Gostaria de saber se este valor é digno para quem serviu o Clube durante longos anos ?

Mats_Ture

O Benfica faturou muito, mas aquilo que ganhou a mais na Champions, grosso modo, aumentou em salários e prémios (que subiram de 67M para 96M).

E assim, à semelhança de outros anos, os resultados da operacão sem transferências foi equilibrado. O que faturaste deu para os gastos e sobrou 1M. Isto sem transferências.

Transferências: à volta de 90M de vendas, 20M de gastos com essas mesmas vendas e 35M de amortização de compras. Saldo: 35M.

Esses 35M cobrem gastos com juros e ainda há lucro de 29M.

Em relacao ao passivo, baixou 13M para 384M.

Mas há 47M de passivo que vão ser abatidos de forma automática a curto prazo por causa da antecipação da Nos. E depois desse, a médio prazo já está prevista nas contas uma redução de aprox outros 100M também de forma automática.

O dinheiro que tem em caixa também aumentou de 7 para 21M.

E aquilo que o Benfica deve a fornecedores a curto prazo é menor em  perto de 30M àquilo que o Benfica tem a receber de clientes (73M-45M)

Tudo isto são condições para redução ainda mais acentuada das dívidas ao longo desta época.

Em todo o caso, mais do que o passivo interessa a relação com do passivo com os ativos. E não só é positivo (ao contrário dos rivais) como já supera o capital social.

anselmoslb

cervi

Citação de: CitriC em 19 de Setembro de 2019, 22:17
Quanto a mim seria má estratégia manter os salários em 70 / 75 M quando todos os principais clubes aumentaram os salários, temos receitas operacionais > 160M e esta época já esperamos por receitas totais da SAD na ordem dos 300M!

O problema não é os salarios amentarem, o problema é que os salarios aumentam e a qualidade da equipa diminui.

nuno16577

Citação de: Mats_Ture em 19 de Setembro de 2019, 23:54

O Benfica faturou muito, mas aquilo que ganhou a mais na Champions, grosso modo, aumentou em salários e prémios (que subiram de 67M para 96M).

E assim, à semelhança de outros anos, os resultados da operacão sem transferências foi equilibrado. O que faturaste deu para os gastos e sobrou 1M. Isto sem transferências.

Transferências: à volta de 90M de vendas, 20M de gastos com essas mesmas vendas e 35M de amortização de compras. Saldo: 35M.

Esses 35M cobrem gastos com juros e ainda há lucro de 29M.

Em relacao ao passivo, baixou 13M para 384M.

Mas há 47M de passivo que vão ser abatidos de forma automática a curto prazo por causa da antecipação da Nos. E depois desse, a médio prazo já está prevista nas contas uma redução de aprox outros 100M também de forma automática.

O dinheiro que tem em caixa também aumentou de 7 para 21M.

E aquilo que o Benfica deve a fornecedores a curto prazo é menor em  perto de 30M àquilo que o Benfica deve a clientes.

Tudo isto são condições para redução ainda mais acentuada das dívidas ao longo desta época.

Em todo o caso, mais do que o passivo interessa a relação com do passivo com os ativos. E não só é positivo (ao contrário dos rivais) como já supera o capital social.
Obrigado pela explicação.

Red Guns

Em relação aos custos com o pessoal, não me admirava nada se fossem uns 10M em prémios para os 5 meninos do Conselho de administração.
Gostava muito de ver esses valores descriminados.