As Finanças do Benfica

zero07

Como é que uma coisa destas não tem de ser votada na assembleia?
Até quando é que os sócios vão permitir que alguém que não provou ter 25anos de sócio efectivo seja presidente do clube, quando os estatutos têm esse requerimento.

flsb

Não me agrada se esta operação implicar a saida da SAD da bolsa . Sem o controle da CMVM o regabofe é total .

Bockwars

Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 08:05
Citação de: Aslio em 19 de Novembro de 2019, 01:26
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 01:22
Citação de: Abidos em 19 de Novembro de 2019, 01:00
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 00:51
Não mandem palpites que não tenham fundamento.

A oferta pública de aquisição é lançada pela Benfica SGPS, e destina-se a adquirir ao preço do valor nominal das mesmas (5 Euros) as 6.455.434 acções do tipo B (28,0671% do capital) que sejam detidas por investidores externos, estando assim excluídas as detidas por membros que estejam nas situações previstas no nº 1 do Artº 20 do CVM, nos quais se incluem os elementos dos orgãos sociais mencionados no nº 6 da  oferta.

Especulando, achas que esta operação pode estar enquadrada numa estratégia para 'acabar' com a SAD, e voltar ao modelo antigo, ou por exemplo transformar a SAD numa sociedade por quotas, com o Clube como o único 'sócio'?!!!
A única estratégia que vejo que existe, é maximizar o valor do Grupo Benfica, adquirindo as acções que estão dispersas em pequenos accionistas e outros accionistas com mais de 2% que são conhecidos e que queiram vender, pois o valor contabilístico das acções já é hoje bem superior ao valor de mercado, o qual ainda vai melhorar mais com o resultado que se espera poder ser atingido no exercício actual.
Esta operação de compra por agora é voluntária, mas se vier a ter sucesso, e o Benfica possa vir a deter uma posição muito significativa (90%), posteriormente pode vir a lançar uma oferta potestativa (obrigatória), e até quem sabe retirá-la da BVL.
Que vantagens e desvantagens teria o Benfica ao fazer isso? Que implicações teria no grupo Benfica em termos financeiros?
Com a situação em que está o nosso mercado, o Grupo Benfica não retira quaisquer vantagens em estar cotado, ainda que a BSAD seja dos 3 grandes, a acção que tem mais liquidez e maior free float, e que é a única que está do PSI geral com cotações em contínuo.
A BSAD estar cotada só traz custos e obrigações perante o mercado, e estando excluído o recurso a operações do mercado primário de acções (subscrições públicas por aumento de capital, ...) fora de questão, o mais lógico é a retirada da Bolsa. O grupo pode continuar a utilizar o mercado de obrigações tal como hoje o faz, e não fica em nada diminuído se não tiver as acções cotadas.

O que O Benfica está a fazer é uma operação de concentração até atingir os 90%, e em geral o lançamento de operações deste tipo traz sempre consigo a operação final duma oferta potestativa. Aliás não me lembro de nenhum empresa que tenha feito uma operação deste tipo e não tenha tido como objectivo final a saída da BVL.

Malu se for esse mesmo o scenario pretendido então o LFV seria obrigado a vender a posição dele, que assim tornaria o negócio suspeito.

bolaredonda

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 09:17
Só não estou a entender uma eventual vontade de sair da Bolsa que justifique torrar mais de 30M€ nesta operação. A não ser que me digam que os custos de permanecer na Bolsa são de tal maneira elevados que no curto prazo é possível "recuperar" este valor.

Depois, também não entendo o valor oferecido. Dá ideia que estamos a ser amigos dos accionistas externos, o que não me agrada. A não ser que haja, de facto, um investidor com uma OPA à SAD no forno.

se já nos queixamos da opacidade da SAD, imaginem quando não tiver obrigação de prestar contas ao mercado...

flsb

As ações da Benfica SAD estao a subir 70% hoje em bolsa .

MALU15

Só não estou a entender uma eventual vontade de sair da Bolsa que justifique torrar mais de 30M€ nesta operação. A não ser que me digam que os custos de permanecer na Bolsa são de tal maneira elevados que no curto prazo é possível "recuperar" este valor.

Depois, também não entendo o valor oferecido. Dá ideia que estamos a ser amigos dos accionistas externos, o que não me agrada. A não ser que haja, de facto, um investidor com uma OPA à SAD no forno.
Não estás a acertar nos palpites. Para quem conhece os meandros do nosso mercado de capitais e a situação especial da BSAD, uma operação deste tipo (concentração) faz todo o sentido e até digo mais (sem desvendar muito pois não quero prejudicar o Benfica) tb se podem vislumbrar desde já quais vão ser os passos seguintes, com diferentes alternativas conforme esta 1ª fase seja mais ou menos bem sucedida.

Sobre o valor (com prémio de 81% face à última cotação) ele tem de ter algum atractivo que leve à decisão de venda de algumas posições relevantes que são conhecidas, pois caso contrário a operação de compra estaria condenada logo à partida ao insucesso. Veremos o que acontece com este 1º teste.

zezespecial

Para já, o dia arrancou com muitas ações (tendo em conta a liquidez média diária) a mudar de mãos nos 4.70. Serão ações "entaladas" desde a entrada da SAD em bolsa ou simplesmente pessoal a fazer mais valias?

Vamos ver no que isso vai dar... Segundo o comunicado, a ideia é manter a política atual e não retirar a SAD da bolsa. Vale o que vale...

Sousa_slb

Para que esta compra de acções?
Gostava muito de saber.
Em vez de se investir na equipa de futebol para se dar um passo de crescimento andamos a foder o dinheiro nesta estupidez.

Maldini

Citação de: Sousa_slb em 19 de Novembro de 2019, 09:44
Gostava muito de saber.
Em vez de se investir na equipa de futebol para se dar um passo de crescimento andamos a foder o dinheiro nesta estupidez.

Talvez fosse importante sabermos de quem são as ações digo eu

Dr.Lecter

Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 09:38

Não estás a acertar nos palpites. Para quem conhece os meandros do nosso mercado de capitais e a situação especial da BSAD, uma operação deste tipo (concentração) faz todo o sentido e até digo mais (sem desvendar muito pois não quero prejudicar o Benfica) tb se podem vislumbrar desde já quais vão ser os passos seguintes, com diferentes alternativas conforme esta 1ª fase seja mais ou menos bem sucedida.

Sobre o valor (com prémio de 81% face à última cotação) ele tem de ter algum atractivo que leve à decisão de venda de algumas posições relevantes que são conhecidas, pois caso contrário a operação de compra estaria condenada logo à partida ao insucesso. Veremos o que acontece com este 1º teste.

Eu não estava a mandar palpites. Não entendo de todo os motivos da operação, por isso estou a transmitir a ideia que passa para quem, como eu, não entende o que está a ser feito/pensado. Até pode fazer todo o sentido, mas de momento não estou a conseguir captar.

loverangra

Pergunto so uma coisa aos users Experts na matéria com quem tenho percebido algumas movimentaçoes e accoes da BSAD, desde ja muito obrigado.
Isto e bom para o Benfica?
Viva o Benfica

BerKut

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 09:46

Eu não estava a mandar palpites. Não entendo de todo os motivos da operação, por isso estou a transmitir a ideia que passa para quem, como eu, não entende o que está a ser feito/pensado. Até pode fazer todo o sentido, mas de momento não estou a conseguir captar.
A questão aqui é simples e vou tentar fazer uma analogia. Imagina que podes comprar uma casa que sabes que podes vender 200K, e ofereces 100K ao dono pq esse é o actual valor no mercado. Vais chegar lá e dizer, vou te dar 100 pq quero fazer 200 depois? Achas que ele te vendia por 100? Estamos a falar do mercado de capitais e há informação que deve ser revelada por lei para não se entrar em crimes de "inside trading" , de qq forma não se pode vir para a rua declarar todas as intenções não faria sentido. Outra coisa que não faz sentido são as teorias de conspiração que andam a tentar montar a volta de uma operação que acho lógica, justificada, e que já tinha previsto com alguns amigos quando li o relatório e contas do ultimo ano (2018/19).

MALU15

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 09:46

Eu chamei palpites (talvez a expressão não seja a mais correcta) quando referes o "torrar" "valor oferecido" ...
Se o Grupo Benfica pretender reorganizar o seu universo empresarial, e ainda que tenha uma posição (67%) maioritária na BSAD,  enquanto a SAD estiver cotada em Bolsa e tiver uma posição de 23% dispersa, o Grupo Benfica tem algumas dificuldades em levar por diante uma operação de concentração, e isso tb tem um custo.
Uma coisa é certa, a BSAD  tem hoje um valor real e potencial superior ao valor nominal (e de subscrição inicial).

Estas operações fazem-se em vários momentos, e a estratégia a seguir vai sendo ajustada a isso, tendo em conta o enquadramento legal existente, e que é conhecido tanto pelo oferente como pelos investidores, pelo menos os que têm posições relevantes e que são mais ou menos conhecidos.

BerKut

Citação de: flsb em 19 de Novembro de 2019, 09:25
Não me agrada se esta operação implicar a saida da SAD da bolsa . Sem o controle da CMVM o regabofe é total .
Está escrito na oferta que não é para fazer uma sociedade fechada, é só ler o que lá está escrito!

BerKut

Citação de: Sousa_slb em 19 de Novembro de 2019, 09:44
Gostava muito de saber.
O dinheiro aqui em questão é do Benfica Clube e não da SAD, não tem nada a ver uma coisa com a outra. :D