As Finanças do Benfica

zero07

Se o meu grande problema fossem os 4M...se bem que esses eu aposto que ele já ganhou enquanto esteve no Benfica não?
E estabelecer preço para compra das próprias acções...não é conflito de interesses nem nada.

Mas pior é que isto não custa 4M:

Citação de: zero07 em 19 de Novembro de 2019, 19:13
Sara Antunes
02 de junho de 2017 às 17:10

"José António dos Santos já detém quase 13% do capital da SAD benfiquista, depois de ter comprado a posição da Somague e agora a participação do Novo Banco.

PUB
Sara Antunes
02 de junho de 2017 às 17:10
O Novo Banco encaixou quase dois milhões de euros com a venda da participação que detinha no Benfica SAD. O banco liderado por António Ramalho vendeu 1,83 milhões de acções da SAD benfiquista fora de bolsa, revelou esta sexta-feira, 2 de Junho, a SAD em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A operação foi concretizada fora de bolsa, no dia 26 de Maio, a 1,05 euros por cada acção, o que significa que o Novo Banco encaixou 1,9 milhões de euros com a venda da sua participação na SAD benfiquista.

O comprador foi José António dos Santos, presidente do grupo Valouro, dono da Avibom entre outras companhias.

Após esta operação este responsável passa a ser o maior accionista individual da SAD do Benfica, com 12,7% do seu capital.

Apenas o Sport Lisboa e Benfica supera esta participação, detendo 40% do capital da SAD.

PUB
O empresário tem vindo a reforçar a sua posição no capital da SAD, tendo comprado, em Março, a posição que estava nas mãos da Somague. Na altura, José António dos Santos comprou 840 mil acções.

As acções do Benfica fecharam esta última sessão da semana a valer 1,042 euros.
"
Mas tb há outras accionistas que podem beneficiar incluindo a querida Oliverdesportos

E como já escrevi, vendo bem a coisa....começo a duvidar de como é que as acções passaram de 1€ a 2,5€ em menos de 3anos....
Tendo em conta que o movimento destas acções é mt reduzido, não deve ser complicado que actores levem a uma subida de preços, o que pode não ter acontecido.

Era interessante ver uma investigação.

32M de investimento sem nenhum ganho que eu consiga vislumbrar pró Benfica, mas com grandes ganhos para outros.
Ahh, e já começam as tempestades de areia: Era medo de uma tentativa de aquisição hostil....quando o  Benfica tinha a maioria do capital...tá bem tá

BENFIKA

Se for sinal que o Vieira pensa sair do Benfica em breve para receber os seus 4M, serão os 30M mais bem gastos dos últimos anos!!

SURREAL9

Vieira a dar tudo na recta final.

magoslb

Citação de: BENFIKA em 20 de Novembro de 2019, 08:28
Se for sinal que o Vieira pensa sair do Benfica em breve para receber os seus 4M, serão os 30M mais bem gastos dos últimos anos!!

Se toda a trupe ficar por aqui tb, é excelente. Se ficar um testa de ferro para fazer damage control, é uma treta e o clube vai continuar amarrado a isto.

KATSO75

estamos entregues à bicharada!

patardo_do_isaias

Citação de: BENFIKA em 20 de Novembro de 2019, 08:28

Alguém acha que o Vieira precisaria de isto tudo por uns meros 4M???
Estamos em fase delírio.

Meio_metro

O Vieira não vai sair... Tantos anos disto é ainda acreditam no pai Natal? É que são 4M no mundo do futebol?

Acho que será mais pela entrada de um investidor. 

Andre8

Citação de: Meio_metro em 20 de Novembro de 2019, 10:27
O Vieira não vai sair... Tantos anos disto é ainda acreditam no pai Natal? É que são 4M no mundo do futebol?

Paga 15 anos antes 5 Eur por acção para depois receber 5 eur por acção.. investimento brilhante..

diogo32

Alguém me consegue explicar o porquê desta decisão quase inédita, no preciso momento que as ações estão tão valorizadas? Não teria sido melhor comprar as mesmas ações noutro momento?

Maka

Citação de: Andre8 em 20 de Novembro de 2019, 10:29
Citação de: Meio_metro em 20 de Novembro de 2019, 10:27

Paga 15 anos antes 5 Eur por acção para depois receber 5 eur por acção.. investimento brilhante..

Estás a ver pelo lado errado. 4M seria o que pagou para entrar na 'candy store'. Uma vez lá dentro, encheu-se de guloseimas. Agora seria simplesmente uma forma de reaver o dinheiro da 'entrada'. Uma cereja no topo do bolo. Mas o verdadeiro prémio foram as guloseimas que mamou enquanto esteve lá dentro.

peter_slb

Citação de: DuarteCosta em 19 de Novembro de 2019, 23:08
Ele subscreveu 850mil acções na Oferta inicial a 5€ Cada.

se isso for verdade, não devia poder ter acontecido / acontecer noutros casos. É absurdo o presidente dum clube poder ter uma participação qualificada na SAD dum clube que compete na mesma divisão e portanto, dum concorrente direto. Existe aqui um evidente conflito de interesses que a lei não devia permitir.

JoMiguel

Citação de: peter_slb em 20 de Novembro de 2019, 11:00
Citação de: DuarteCosta em 19 de Novembro de 2019, 23:08
Ele subscreveu 850mil acções na Oferta inicial a 5€ Cada.

se isso for verdade, não devia poder ter acontecido / acontecer noutros casos. É absurdo o presidente dum clube poder ter uma participação qualificada na SAD dum clube que compete na mesma divisão e portanto, dum concorrente direto. Existe aqui um evidente conflito de interesses que a lei não devia permitir.
Estamos na tugolandia... É preciso dizer mais ?

boladeneve

Citação de: diogo32 em 20 de Novembro de 2019, 10:50
Alguém me consegue explicar o porquê desta decisão quase inédita, no preciso momento que as ações estão tão valorizadas? Não teria sido melhor comprar as mesmas ações noutro momento?

Detesto vir aqui nestas alturas, porque a racionalidade é pouca, mas venho deixar os meus 2 cêntimos.

A ações não estão (estavam) "tão valorizadas". Pelo contrário, a ações estavam com desconto significativo face ao valor hipotético da SAD.

Ao fecho do horário de negociação, a SAD "valia" na segunda-feira pouco mais de 60 milhões de euros, quando os capitais próprios, a 30-06-2019 já superavam os 116 milhões.

Ou seja, mesmo ignorando os métodos convencionais de avaliação de sociedades, como a multiplicação do EBITDA por um fator de 6 a 8, mesmo ignorando a subvalorização evidente do património intangível no balanço, as ações estariam fortemente desvalorizadas.

Contudo, esta é uma análise - quanto a mim - pouco relevante para o caso.

Porquê? Porque o investidor da Benfica SAD não é um investidor tradicional de mercados financeiros.

Quem investiu na Benfica SAD foram essencialmente Benfiquistas, como na Sporting SAD foram lagartos, e na Porto SAD suínos.

Daí que, mais uma vez, na minha humilde opinião, seria imoral lançar uma OPA a preços inferiores à valorização inicial da SAD: 5€ por ação.

Se antes se dispersou o capital da SAD por Benfiquistas, porque esse investimento fez falta, que o processo inverso devolva o investimento original a quem o realizou.

O contrário é que seria escandaloso.

Com isto tudo, haverá potencialmente quem lucre com a operação? Claro que sim. Seriam os mesmos que assumiram o risco de investir numa fase de pouca saúde financeira da Benfica SAD.

Contudo, não acredito nesse desfecho. Esta OPA não tem pernas para andar, porque - como referi acima - os investidores das SAD não são investidores tradicionais, e não estão interessados em vender.

Dr.Lecter

Citação de: boladeneve em 20 de Novembro de 2019, 11:25
Citação de: diogo32 em 20 de Novembro de 2019, 10:50

Detesto vir aqui nestas alturas, porque a racionalidade é pouca, mas venho deixar os meus 2 cêntimos.

A ações não estão (estavam) "tão valorizadas". Pelo contrário, a ações estavam com desconto significativo face ao valor hipotético da SAD.

Ao fecho do horário de negociação, a SAD "valia" na segunda-feira pouco mais de 60 milhões de euros, quando os capitais próprios, a 30-06-2019 já superavam os 116 milhões.

Ou seja, mesmo ignorando os métodos convencionais de avaliação de sociedades, como a multiplicação do EBITDA por um fator de 6 a 8, mesmo ignorando a subvalorização evidente do património intangível no balanço, as ações estariam fortemente desvalorizadas.

Contudo, esta é uma análise - quanto a mim - pouco relevante para o caso.

Porquê? Porque o investidor da Benfica SAD não é um investidor tradicional de mercados financeiros.

Quem investiu na Benfica SAD foram essencialmente Benfiquistas, como na Sporting SAD foram lagartos, e na Porto SAD suínos.

Daí que, mais uma vez, na minha humilde opinião, seria imoral lançar uma OPA a preços inferiores à valorização inicial da SAD: 5€ por ação.

Se antes se dispersou o capital da SAD por Benfiquistas, porque esse investimento fez falta, que o processo inverso devolva o investimento original a quem o realizou.

O contrário é que seria escandaloso.

Com isto tudo, haverá potencialmente quem lucre com a operação? Claro que sim. Seriam os mesmos que assumiram o risco de investir numa fase de pouca saúde financeira da Benfica SAD.

Contudo, não acredito nesse desfecho. Esta OPA não tem pernas para andar, porque - como referi acima - os investidores das SAD não são investidores tradicionais, e não estão interessados em vender.

E no que respeita à estratégia/planeamento subjacente a esta operação, alguma leitura?