As Finanças do Benfica

lonstrup

A questão também que se tem de colocar é se nós, como Clube, queremos percorrer esse caminho de ter parceiro ancora.

Eu preferia um caminho mais do género de mantermos a quase totalidade das ações da SAD, e depois distribuir dividendos para o clube, permitindo o crescimento do clube (cidade desportiva etc)

Andreg86

Isto é um tema que devia ser abordado de forma seria por todos os candidatos.

O JAS é neste momento accionista,por isso em relação a isso não há anda a fazer.

Se houve inside trading, a CMVM tinha de fazer o seu trabalho,pois é para isso que existe!

A confiança na bolsa portuguesa tem de começar pela confiança de que a CMVM faz o seu trabalho.

Agora este é um tema muito importante, e é Secalhar a melhor maneira de o Benfica crescer como clube e igualmente mudar o seu governance, não estando tão dependente das eleições que existirem, este tipo de parceiros não estão para aturar guerras e guerrilhas particulares.

Andreg86

Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:20
A questão também que se tem de colocar é se nós, como Clube, queremos percorrer esse caminho de ter parceiro ancora.

Eu preferia um caminho mais do género de mantermos a quase totalidade das ações da SAD, e depois distribuir dividendos para o clube, permitindo o crescimento do clube (cidade desportiva etc)

Percebo claramente, eu só gosto mais da ideia do parceiro âncora, para ter uma espécie de outros olhos na gestão, e também pela parte do patrocinio.

Mas percebo a parte dos dividendos para o clube, principalmente se for para esse tipo de investimentos que falas. Se for para simplesmente financiar o orçamento de outras modalidades já não seria tão de acordo, a não ser em casos muito especiais.

lonstrup

Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 20:22
Isto é um tema que devia ser abordado de forma seria por todos os candidatos.

O JAS é neste momento accionista,por isso em relação a isso não há anda a fazer.

Se houve inside trading, a CMVM tinha de fazer o seu trabalho,pois é para isso que existe!

A confiança na bolsa portuguesa tem de começar pela confiança de que a CMVM faz o seu trabalho.

Agora este é um tema muito importante, e é Secalhar a melhor maneira de o Benfica crescer como clube e igualmente mudar o seu governance, não estando tão dependente das eleições que existirem, este tipo de parceiros não estão para aturar guerras e guerrilhas particulares.
o risco é exactamente esse. permitires que outros, e os seus interesses próprios e legítimos, possam ter uma palavra a dizer sobre os caminhos que o Benfica trilhe.

queremos partilhar esse privilégio de decidir sobre o nosso futebol?

Andreg86

Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:26
Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 20:22
Isto é um tema que devia ser abordado de forma seria por todos os candidatos.

O JAS é neste momento accionista,por isso em relação a isso não há anda a fazer.

Se houve inside trading, a CMVM tinha de fazer o seu trabalho,pois é para isso que existe!

A confiança na bolsa portuguesa tem de começar pela confiança de que a CMVM faz o seu trabalho.

Agora este é um tema muito importante, e é Secalhar a melhor maneira de o Benfica crescer como clube e igualmente mudar o seu governance, não estando tão dependente das eleições que existirem, este tipo de parceiros não estão para aturar guerras e guerrilhas particulares.
o risco é exactamente esse. permitires que outros, e os seus interesses próprios e legítimos, possam ter uma palavra a dizer sobre os caminhos que o Benfica trilhe.

queremos partilhar esse privilégio de decidir sobre o nosso futebol?

Depende de quem seriam os parceiros.

Aqui o que acho que depois pode acontecer é a dicotomia sócio vs accionista.

Se calhar para o accionista abdicar de 1 ano ou 2 anos de títulos pode ser aceitável, desde que isso maximize o potencial de crescimento da "empresa".
Isto para um sócio ou adepto tem de ser muito bem explicado.

lonstrup

porque pela conversa do Vieira, o Benfica vai continuar a vender jogadores e a precisar de vender.
o modelo de negócio vai continuar a ser este.

e depois, se a SAD atingir aquele momento que almejamos, de não ter dívidas, o que se vai fazer às mais valias provenientes das vendas dos Ruben Dias do futuro?

R3nas

Vendemos partes da SAD a parceiros e esses parceiros não querem depois distribuição de dividendos e preferem que seja investido no clube. Claro que sim, e eu sou o pai Natal.

Além do mais, alguém acredita mesmo em parceiros dignos?

Esta conversa está ao nível do naming do estádio. É para iludir quem quer ser iludido. Sem querer estar a chamar ninguém de burro, a imagem que me ocorre é a do burro com a cenoura à  frente dos olhos para continuar a andar.

lonstrup

Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 20:30
Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:26
Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 20:22
Isto é um tema que devia ser abordado de forma seria por todos os candidatos.

O JAS é neste momento accionista,por isso em relação a isso não há anda a fazer.

Se houve inside trading, a CMVM tinha de fazer o seu trabalho,pois é para isso que existe!

A confiança na bolsa portuguesa tem de começar pela confiança de que a CMVM faz o seu trabalho.

Agora este é um tema muito importante, e é Secalhar a melhor maneira de o Benfica crescer como clube e igualmente mudar o seu governance, não estando tão dependente das eleições que existirem, este tipo de parceiros não estão para aturar guerras e guerrilhas particulares.
o risco é exactamente esse. permitires que outros, e os seus interesses próprios e legítimos, possam ter uma palavra a dizer sobre os caminhos que o Benfica trilhe.

queremos partilhar esse privilégio de decidir sobre o nosso futebol?

Depende de quem seriam os parceiros.

Aqui o que acho que depois pode acontecer é a dicotomia sócio vs accionista.

Se calhar para o accionista abdicar de 1 ano ou 2 anos de títulos pode ser aceitável, desde que isso maximize o potencial de crescimento da "empresa".
Isto para um sócio ou adepto tem de ser muito bem explicado.
sim, investimentos estruturais. tanto em infra estruturas, como também abertura de mais modalidades, tentar converter mais sócios em atletas do clube, e aumentar o número de sócios. fazer o clube crescer.

Andreg86

Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:31
porque pela conversa do Vieira, o Benfica vai continuar a vender jogadores e a precisar de vender.
o modelo de negócio vai continuar a ser este.

e depois, se a SAD atingir aquele momento que almejamos, de não ter dívidas, o que se vai fazer às mais valias provenientes das vendas dos Ruben Dias do futuro?

Isso é a para mim a 1million dólar question.

Se estivéssemos num mercado com grandes direitos televisivos, onde apenas com isso mais a champions, desse para fazer o orçamento do futebol.Diria que essas vendas deveriam ser canalizadas 50 por cento plantel, 25 por cento para manter no clube, 10 para meter na formação  e os outros 15 para investir em formas de conseguir crescer as receitas (Por exemplo)

Mas na mesma, acho que em qualquer contexto essas mais-valias, tem de servir para formação, e  encontrar novas fontes de receitas.

O que gostava era tipo de "dar" 1 por cento dessas mais valias para causas sociais,seja em Portugal seja fora de portas.





Andreg86

Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:40
Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 20:30
Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:26
Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 20:22
Isto é um tema que devia ser abordado de forma seria por todos os candidatos.

O JAS é neste momento accionista,por isso em relação a isso não há anda a fazer.

Se houve inside trading, a CMVM tinha de fazer o seu trabalho,pois é para isso que existe!

A confiança na bolsa portuguesa tem de começar pela confiança de que a CMVM faz o seu trabalho.

Agora este é um tema muito importante, e é Secalhar a melhor maneira de o Benfica crescer como clube e igualmente mudar o seu governance, não estando tão dependente das eleições que existirem, este tipo de parceiros não estão para aturar guerras e guerrilhas particulares.
o risco é exactamente esse. permitires que outros, e os seus interesses próprios e legítimos, possam ter uma palavra a dizer sobre os caminhos que o Benfica trilhe.

queremos partilhar esse privilégio de decidir sobre o nosso futebol?

Depende de quem seriam os parceiros.

Aqui o que acho que depois pode acontecer é a dicotomia sócio vs accionista.

Se calhar para o accionista abdicar de 1 ano ou 2 anos de títulos pode ser aceitável, desde que isso maximize o potencial de crescimento da "empresa".
Isto para um sócio ou adepto tem de ser muito bem explicado.
sim, investimentos estruturais. tanto em infra estruturas, como também abertura de mais modalidades, tentar converter mais sócios em atletas do clube, e aumentar o número de sócios. fazer o clube crescer.

Assim estamos completamente de acordo.

Já falei nisto outras vezes, mas era muito importante a entrada de alguma forma no desporto escolar, pois aí sim estão grandes bases. Agora nunca pensei de que forma poderia ser feita. Mas apoiando escolas de certas áreas seria muito importante( se bem que a fundação devia estar nessa área)

Andreg86

Citação de: R3nas em 08 de Junho de 2020, 20:38
Vendemos partes da SAD a parceiros e esses parceiros não querem depois distribuição de dividendos e preferem que seja investido no clube. Claro que sim, e eu sou o pai Natal.

Além do mais, alguém acredita mesmo em parceiros dignos?

Esta conversa está ao nível do naming do estádio. É para iludir quem quer ser iludido. Sem querer estar a chamar ninguém de burro, a imagem que me ocorre é a do burro com a cenoura à  frente dos olhos para continuar a andar.

Claro que acredito em parceiros dignos.

Quanto aos dividendos, se os mesmo accionistas forem patrocinadores, o ganho deles está garantido por outra forma. As decisões tomadas pelo board seriam muito mais controladas e não saídas apenas da cabeça de uma ou duas pessoas. Eu vejo como uma win-win.

Quanto ao naming é perfeitamente viável, funciona em tantos países em tantas modalidades , porque não haveria de funcionar cá? 

Se o que te estás a referir é sobre o diacurso do DSO isso são contas de outro Rosário.

Aqui estamos a discutir claramente estes tópicos sem pensar que é o Vieira, RGS, BCC a frente.

R3nas

Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 21:00
Citação de: R3nas em 08 de Junho de 2020, 20:38
Vendemos partes da SAD a parceiros e esses parceiros não querem depois distribuição de dividendos e preferem que seja investido no clube. Claro que sim, e eu sou o pai Natal.

Além do mais, alguém acredita mesmo em parceiros dignos?

Esta conversa está ao nível do naming do estádio. É para iludir quem quer ser iludido. Sem querer estar a chamar ninguém de burro, a imagem que me ocorre é a do burro com a cenoura à  frente dos olhos para continuar a andar.

Claro que acredito em parceiros dignos.

Quanto aos dividendos, se os mesmo accionistas forem patrocinadores, o ganho deles está garantido por outra forma. As decisões tomadas pelo board seriam muito mais controladas e não saídas apenas da cabeça de uma ou duas pessoas. Eu vejo como uma win-win.

Quanto ao naming é perfeitamente viável, funciona em tantos países em tantas modalidades , porque não haveria de funcionar cá? 

Se o que te estás a referir é sobre o diacurso do DSO isso são contas de outro Rosário.

Aqui estamos a discutir claramente estes tópicos sem pensar que é o Vieira, RGS, BCC a frente.


André, compreendo isso tudo e também eu gostava de ter uma discussão cândida sobre este assunto mas uma determinada acção nunca poderá ser dissociada de quem se presta a tomá-la. Neste caso, estamos efectivamente a falar de quem levou avante a OPA. A desconfiança é mais que legítima face a tudo o que sabemos sobre quem levaria a cabo tal desiderato e sobre quem os rodeia.

No papel todas as ideias são boas, as que são, mas todas elas valem 0 quando a execução é pobre e/ou está ferida por segundas intenções.

Revelador disso foi LFV confessar que ligou para o JAS no dia seguinte a perguntar se estava contente.

DB4700

Citação de: Biscai@ em 08 de Junho de 2020, 20:11
Citação de: DB4700 em 08 de Junho de 2020, 15:19
Citação de: paulomaia1972 em 08 de Junho de 2020, 14:14
Citação de: Carminati em 08 de Junho de 2020, 13:33
Citação de: Andreg86 em 08 de Junho de 2020, 09:57
Citação de: luislima em 08 de Junho de 2020, 08:22
Creio que este é o tópico certo para falar disto, mas se não for por favor algum moderador que me diga.

Alguém entendido do assunto consegue-me explicar porque é que a OPA era benéfica para o Benfica? Qual é a vantagem de ter 95% da SAD? Os 67% que está atualmente não dá para ter o controlo?

Sem entrar em polémicas ou outras coisas.

Se a intenção passava por no futuro vir a abrir o capital a 2 ou 3 investidores institucionais, um pouco a imagem do bayern, o Benfica por forma a facilitar a operação teria de ter uma percentagem de controlo maior do que a que tem hoje em dia.

Para chegar a esses noventa e muitos por cento, ou mesmo 100 por cento, apenas seria possível através de uma OPA.

Gastavas 30 milhões, mas podias perfeitamente vender mais caro a percentagem aos investidores institucionais, porque na minha opinião a SAD tem um valor superior ao valor que as acções refletem.

Se o modelo fosse do bayern ganhavas mais do que 2/3 accionistas mas sim 2/3 parceiros de atividade, o que a nível de estabilidade é óptimo.

No bayern tens adidas, allianz e audi, que para além de accionistas sao 3 grandes patrocinadores do mesmo, isto é, está tudo a puxar para o mesmo lado.

Haveria investidores institucionais dispostos a investir no Benfica, ou mais propriamente no futebol portugues?

Em troca de quê? dividendos (algum clube europeu distribui dividendos?), mais valias futuras?

Acredito que pudesse haver russos, arabes ou chineses dispostos a investir em troca de visibilidade, mas será isso que queriamos?


Deixo outros parceiros como hipótese Gestifute e a 23 capital.

O plano que LFV falou é o plano do Bayern e tem lógica. O Benfica ficaria com 95% da SAD e depois poderia vender posições de 10%, por exemplo, aos seus parceiros. Mas estes parceiros não iriam ser a Gestifute ou a 23 Capital. Seriam a FlyEmirates, a Huawei, Adidas, coisas  dentro género. Ou seja, seriam os patrocinadores, como é no caso Bayern que tem a Allianz (patrocinadora do naming do Estádio), Audi (2º patrocinadora) e Adidas (que veste o Bayern).

O que é que isto dá? Ora, no caso do Benfica, o market cap da SAD (número total de acções x preço das acções) é de 60 milhões. Digamos que o Benfica vende 10% a cada um dos patrocinadores. Estes patrocinadores pagam 6 milhões pelas acções e pagam mais 7-8 milhões por ano em patrocínios. Mas ao mesmo tempo também entram para a estrutura do clube. Se fizerem um bom trabalho, no final do patrocínio, vendem as suas posições aos novos patrocinadores. Só que desta vez, em vez  de venderem a 6 milhões, vendem os mesmos 10% por 18 milhões por exemplo (e mesmo neste caso, o Benfica continuaria a valer menos que o Ajax). Ou seja, não estão só a trabalhar a sua marca através de um exercício de patrocínio simples, são também agora investidores do Benfica com uma posição dentro do clube e como tal com um papel nas decisões do clube.

Porque é que isto faz sentido? O Vieira falou no Ajax que vale 260 milhões. Como é que dois clubes da periferia futebolística europeia têm uma diferença de 200 milhões na valorização? Porque a Benfica SAD está muito underpriced na bolsa. Se o Benfica estivesse numa outra bolsa europeia qualquer, valeria facilmente várias vezes o que vale actualmente.

O DSO já disse várias vezes que para vender o naming do Estádio temos que dar outro tipo de soluções aos interessados porque não interessará assim tanto a uma marca internacional patrocinar um Estádio em Lisboa/Portugal. Provavelmente estava a referir-se a isto.

Uma das vezes disse: "As marcas nacionais não precisam disso e as grandes marcas internacionais têm outros veículos para projetar o seu nome; elas não precisam de o fazer num país periférico como é o caso de Portugal. Portanto, precisamos de encontrar uma justificação do ponto de vista de negócio que vá muito além da exposição da marca."

Spoiler

Ou seja, a OPA tem uma motivação que faz sentido. Seja qual for o Presidente, se este projecto é possível para o clube, este projecto faz sentido existir. Se este é o objectivo, RGS, BCC, RMP ou LFV devem procurar fazer a OPA. Ponto final. Agora que LFV percebendo que isto era o futuro, parece ter aproveitado para ganhar, também me parece provável. O DSO não começou na semana passada a dizer que o clube precisava de outro ângulo para atrair patrocinadores internacionais. Já o disse pelo menos em Agosto 2019. A ideia já deve ser mais antiga do que isso. LFV sabendo que o futuro iria passar por aqui, provavelmente falou com o seu amigo Rei dos Frangos e perguntou-lhe o que é que ele achava de um investimento que lhe iria render 300-400% em 2-10 anos. E assim foi. José António dos Santos comprou acções a 1€-2€ e eventualmente vai vendê-las na OPA. Seja qual for o Presidente, se a OPA for para a frente e a um preço de 5€, é isto que o José António dos Santos, sócio de LFV em duas empresas há dois anos, vai ganhar.
Quando dizes...

"LFV sabendo que o futuro iria passar por aqui, provavelmente falou com o seu amigo Rei dos Frangos e perguntou-lhe o que é que ele achava de um investimento que lhe iria render 300-400% em 2-10 anos. E assim foi. José António dos Santos comprou acções a 1€-2€ e eventualmente vai vendê-las na OPA. Seja qual for o Presidente, se a OPA for para a frente e a um preço de 5€, é isto que o José António dos Santos, sócio de LFV em duas empresas há dois anos, vai ganhar."

Uma ilegalidade que provavelmente até pode dar prisão. Isso não se pode fazer meu caro, é crime... no mínimo dá multa por informação privilegiada, mas pode até ter contornos que podem ditar pena efectiva de prisão conforme a gravidade da situação.

Para terminar, concordo contigo, até porque a minha critica e a da maior parte dos benfiquistas nunca foi a recompra das acções, foi o esquema que estava camuflado, o favorecimento vergonhoso ao rei dos frangos, amigo e sócio do Vieira.
E tu neste texto acabas por ir ao encontro disso mesmo, do crime de informação privilegiada para alguém lucrar milhões de euros facilmente. Assim até parece fácil. :police:

não conheço ninguém preso por inside trading em Portugal. mas sim, não sei se foi isso que aconteceu, o que tenho a certeza é que a janela de oportunidade estava lá. agora o que aconteceu só LFV e JAS é que saberão.

DB4700

Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:20
A questão também que se tem de colocar é se nós, como Clube, queremos percorrer esse caminho de ter parceiro ancora.

Eu preferia um caminho mais do género de mantermos a quase totalidade das ações da SAD, e depois distribuir dividendos para o clube, permitindo o crescimento do clube (cidade desportiva etc)

repara que neste modelo que eu falei, nem era preciso pagar dividendos. só a valorização da SAD para um valor mais em linha do seu real valor, já pagava um prémio suficiente para atrair patrocinadores.

no entanto, é verdade o Bayern Munique já pagou dividendos no passado.

DB4700

Citação de: lonstrup em 08 de Junho de 2020, 20:31
porque pela conversa do Vieira, o Benfica vai continuar a vender jogadores e a precisar de vender.
o modelo de negócio vai continuar a ser este.

e depois, se a SAD atingir aquele momento que almejamos, de não ter dívidas, o que se vai fazer às mais valias provenientes das vendas dos Ruben Dias do futuro?

neste momento, o Benfica apenas precisa de vender jogadores para contratar jogadores. há muito tempo que deixámos de vender jogadores para pagar despesas correntes.