Futebol Formação: Juvenis [2006-2007]

andre_04_SLB

Sim esteve. Era o melhor jogador da selecção de Braga.

Ontem os Juvenis A venceram um particular frente ao Loures por 7-0.

luigi16

um colega meu da minha equipa que jogou na seleçao do algarve disse que ele nao era assim muito bom. era bom jogador mas na tinha qualidade para jogar no benfica e isso

andre_04_SLB

Então se ele não tem qualidade para jogar no Benfica porque é que esteve para assinar pelo Chelsea?

Posso-te dizer que ele é um dos centrais mais fortes que já vi actuar. Ele tem uma força incrível para a idade. Em termos de altura, tem aproximadamente 1,78 m, mas tem uma capacidade física incrível. Passar por ele é uma tarefa muito difícil.

andre_04_SLB

Deixo aqui várias notícias do Semedo no Sportugal:

Chama-se Ricardo Semedo, tem 15 anos, alinha a central e está a caminho do Chelsea. O jovem talento ingressou em Dezembro no Vitória de Guimarães, tendo dado nas vistas ao ponto de um olheiro do clube londrino ter recomendado a sua aquisição, apesar da tenra idade.

"Sinto-me feliz em ir para o Chelsea. Não estava à espera de ser contratado por um clube tão grande como o Chelsea. Ainda não sei por quantos anos vou assinar, porque o assunto está a ser tratado pelo meu empresário. Aconteceu tudo muito rápido, mas naturalmente que fico satisfeito pelo facto de o Chelsea ter manifestado interesse em mim", afirmou Ricardo Semedo ao Sportugal.

Menos expansivo mostrou-se Dionísio Castro, representante do atleta. Confrontado com a possibilidade de Ricardo Semedo rumar a Stamford Bridge, não só não desmentiu a operação como ainda alargou o leque dos interessados no futebolista. "Não confirmo nem desminto, posso apenas adiantar que tenho mantido reuniões com grandes clubes ingleses", revelou, visivelmente surpreendido com a questão.

O Sportugal sabe que o representante do jogador, o ex-fundista Dionísio Castro, manteve reuniões com um elemento do Chelsea na passada semana, numa unidade hoteleira de Lisboa e que o negócio, neste momento, está selado, como atestam as declarações do jogador e da sua família – ver este outro artigo desta peça.

Descoberto pelo tio de Paulo Bento
Ricardo Semedo é natural do Sardoal, contudo, foi no Benfica de Abrantes que começou mostrar futebol a mais para a idade. O seu nome foi recomendado ao Vitória por Rogério Gomes, olheiro dos clube vimaranenses e tio de... Paulo Bento, treinador do Sporting.

Agora, de malas aviadas para Londres, Semedo deixa para trás o interesse do Sporting e uma proposta de renovação por quatro anos com o Vitória de Guimarães, que incluía uma remuneração mensal de 150 euros e uma cláusula de rescisão de... um  milhão de euros. E ainda um bónus de assinatura para a família no valor de 2500 euros.

Como Ricardo Semedo esteve apenas seis meses na cidade-Berço, e está em final de contrato – assinou apenas até final da temporada -, o Chelsea não terá de indemnizar o clube minhoto pela formação do adolescente.

Na próxima época, a representatividade lusitana vai crescer em Stamford Bridge, mas para já Ricardo Semedo tem mais uma oportunidade para mostrar o seu valor. "Sexta-feira vou para Lisboa participar no Torneio Inter-Associações Lopes da Silva e, em seguida, entro em férias. Só depois vou procurar casa em Inglaterra e tratar da minha situação escolar", concluiu o novo pupilo de José Mourinho.

----------------------------------------------------------------------------------

Tem três filhos jogadores e, de um momento para o outro, vê um deles partir para o Chelsea. De Abrantes para Londres parte um sonho, ficam as saudades. Os pais asseguram: "Não lhe vamos cortar as pernas."

Esta seria uma história de vida igual à de tantos outros craques do futebol mundial, não fosse a precocidade do seu salto para um grande clube europeu. Ricardo Semedo tem 15 anos, vem de família humilde e ainda no ano passado vestia as camisolas vermelhas do Benfica de Abrantes. Hoje, está a caminho de Inglaterra, onde irá vestir o azul do Chelsea e sonhar em um dia poder ser como Ricardo Carvalho ou John Terry, espalhando a sua classe em Stamford Bridge. Pelo meio, seis meses no Vitória de Guimarães, que chegaram para encantar os olheiros ingleses.

Em Abrantes, onde vive a família Semedo, D. Rosa é uma mãe babada. "Estou muito feliz por ter um filho tão desejado por grandes clubes. Estou emocionada com tudo isto." Contudo, a perspectiva de ficar muito tempo longe do seu rebento assusta Rosa: "Vou ter muitas saudades. Ele tem de pensar muito bem no que quer fazer, mas confiamos nele. Não lhe vamos cortar as pernas", afirma a doméstica, de 42 anos.

Desde cedo que Ricardo começou a mostrar talento prematuro no Benfica de Abrantes. Entrou aos 13 anos no clube ribatejano, e pouco tempo depois já se destacava dos companheiros de equipa. "O público aqui puxava muito por ele. Vinham-me dizer que ele era muito bom jogador", lembra a D. Rosa. Foi num jogo contra o FC Porto, a contar para o torneio de abertura, que a vida de Ricardo começou a transformar-se. Um olheiro do Vitória de Guimarães gostou do que viu e levou-o para a Cidade-Berço. "Na altura, o Benfica também já andava atrás dele", revela Bruno Semedo, irmão do jogador, de 18 anos.

"Esse negócio foi um bocado obscuro. Não sei quanto é que o V. Guimarães pagou ao Abrantes, mas sei que nem nós [os pais], nem o Ricardo vimos um único cêntimo", acusa a mãe de Semedo, salientando, todavia, que "está muito agradecida ao Vitória pela forma como tratou e formou o Ricardo".

Em Guimarães, Ricardo jogou a defesa-central pelos iniciados A, mas nem sempre foi assim. "Em Abrantes, era médio ou ponta-de-lança. É um jogador muito completo", avalia o mais velho dos irmãos Semedo. "Tem muita força, é forte no jogo aéreo e é muito tecnicista para central, um pouco à semelhança do Ricardo Carvalho e do Jorge Andrade", finaliza.

Foi no final do V. Guimarães-Sporting, do fim da época, que tudo se processou. Ricardo e o seu empresário receberam uma chamada de um olheiro do Chelsea que estava interessado no jogador. "Nem queria acreditar numa evolução tão rápida. Fiquei muito feliz por ele e surpreendido por um salto tão grande", confessa Bruno Semedo. O V. Guimarães, precavendo uma eventual saída, tentou a renovação de contrato. "No final do jogo, os dirigentes do Vitória sentaram-nos à mesa e ofereceram-nos uma renovação que incluía uma remuneração de 150 euros mensais e ainda um prémio de assinatura de 2500 euros. Não quisemos aceitar sem falar com o Ricardo." E Ricardo sabia o que queria. Mesmo com o interesse de Tiago Maia, prospector do Sporting em Abrantes, o adolescente sabia que o seu destino era Londres. Está garantido o futuro luso nos blues.

------------------------------------------------------------------------------------------

"É muito fechado e muito calado, mas tem o juízo de um adulto e sabe o que quer", avalia Rosa Semedo, mãe do jovem jogador contratado pelo Chelsea. O adolescente vai para Londres jogar à bola, mas os pais não querem que ele deixe de estudar. "Também quero que ele saiba falar, que se forme como homem", continua a protectora de Ricardo.

O petiz até já sabe dizer umas coisas em inglês e deve continuar os seus estudos em terras de Sua Majestade. "Está no oitavo ano e só chumbou este ano por causa da mudança para Guimarães. O Ricardo é bom aluno". Aliás, os pais dizem que o defesa-central nem gosta de entrar em euforias: "É muito caseiro e calminho. Vai à biblioteca, está muito tempo na Internet e só às vezes é que vai até a um bar com os irmãos."

"Quando estava cá em Abrantes jogávamos Playstation, navegávamos na Internet e fazíamos muitas peladinhas. Aí é que o Ricardo aprendeu a jogar muito à bola", conta Bruno Semedo, irmão do jogador, que também é membro de uma equipa local. O outro irmão dos Semedo, Rodolfo, de 15 anos, também já teve propostas para seguir as pisadas do irmão e rumar a Guimarães. Para já, os Semedo contentam-se com o salto meteórico de Ricardo, de Abrantes para o Chelsea.

----------------------------------------------------------------------------------------

O Vitória de Guimarães está a estudar a possibilidade de reagir à transferência do jovem Ricardo Semedo para as camadas jovens do Chelsea, tal como Sportugal.pt ontem noticiou. Os responsáveis pelo departamento de futebol juvenil, Salgado Almeida e Emídio Magalhães, reuniram com o presidente Vítor Magalhães para analisar uma forma de garantir os direitos do clube que, no entanto, ainda não assume que perdeu o jogador.

Ontem, terça-feira, Ricardo Semedo reuniu com Emídio Magalhães e com outros responsáveis pelo departamento de futebol de formação. O jogador, de 15 anos, tratou de transmitir-lhes que não se encontrava a par da possibilidade de se transferir para Inglaterra, já que o negócio está a ser tratado pelo empresário Dionísio Castro. Nas próximas horas, o Vitória minhoto deve reagir oficialmente.

----------------------------------------------------------------------------------------

"Que leve a placa para Stamford Bridge"

O vereador da Câmara Municipal de Guimarães (CMG) Salgado Almeida vai apresentar nesta quinta-feira uma proposta, em reunião do executivo municipal, para ser retirado o nome dos gémeos Castro, Domingos e Dionísio – antigos atletas internacionais de fundo e meio-fundo –, da pista de atletismo localizada na Cidade Desportiva, em Guimarães.

O político comunista e director do clube minhoto, que coordena o futebol juvenil do V. Guimarães, diz que "o concelho não está a ser bem tratado", numa alusão ao processo em que intervém o empresário de futebol vimaranense Dionísio Castro, na transferência de Ricardo Semedo, de 15 anos, para as camadas jovens do Chelsea. "Tomo a decisão de apresentar esta proposta a título individual", fez questão de alertar, em declarações exclusivas ao Sportugal.

"É uma falta de respeito enorme de uma pessoa de Guimarães que não está a agir da melhor forma! Não merece o reconhecimento dos vimaranenses! Apenas o repúdio dos vitorianos e de todas as pessoas deste concelho", criticou ainda António Salgado Almeida, que, sem se deter, ironizou: "Que leve a placa que dá o nome à pista para Alcochete ou para Stamford Bridge."

Contactado pelo Sportugal, Dionísio Castro remeteu declarações para um momento posterior à apresentação da moção de Salgado Almeida na reunião da Câmara Municipal de Guimarães.

A reunião de câmara de amanhã deverá ser muito agitada, uma vez que estão em causa dois símbolos da Cidade-Berço e do atletismo português. Resta saber como reagirão as outras forças políticas da CMG.

-----------------------------------------------------------------------------------------

"Tratam o Vitória como um proxeneta trata uma prostituta"

Tal como Sportugal ontem noticiou, António Salgado Almeida, vereador comunista na Câmara Municipal de Guimarães, apresentou na manhã desta quinta-feira uma proposta, em reunião do executivo municipal, para ser retirado o nome dos gémeos Castro da pista de atletismo localizada na Cidade Desportiva, em Guimarães.

O vereador, que também exerce funções no departamento de formação do V. Guimarães, foi mais longe nas críticas à empresa Castro Brothers. Salgado Almeida diz que aqueles empresários vimaranenses "tratam o Vitória como um proxeneta trata uma prostituta". Referindo-se ao caso concreto da possível saída do jovem Semedo para o Chelsea, o vereador acrescentou que, se não fosse a intervenção da Castro Brothers, o Vitória "já teria acertado a renovação com o jogador".

Comentando a proposta apresentada por Salgado Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães disse que a mesma será agendada para uma próxima reunião do executivo. No entanto, António Magalhães preferiu colocar-se à margem da polémica, garantindo que não votará a favor da proposta do vereador comunista, a exemplo do que sucederá com os vereadores sociais-democratas.

-------------------------------------------------------------------------------------

Castro Brothers move queixa-crime contra vereador

A empresa Castro Brothers vai processar criminalmente o vereador comunista da Câmara Municipal de Guimarães, António Salgado Almeida. O empresário Dionísio Castro, principal alvo das críticas do político e director do Vitória, reagiu às declarações de Salgado Almeida com indignação:"No momento certo e em sede própria, vou responder-lhe! Já estou a tratar de avançar com um processo-crime, porque prestou declarações extremamente graves. Estou à espera das gravações do que ele disse para entregar ao departamento jurídico e accionar os respectivos processos, de maneira a agir judicialmente contra esse senhor."

Sem se deter, Dionísio Castro continuou: "Desconheço os motivos pelos quais teceu essas declarações. Sinceramente, não sei o que levou a dizer essas coisas. Disse que há falta de ética, mas a falta de ética é da parte dele! Mandei muitos faxes para o V. Guimarães, e ele nunca me respondeu. Portanto, a falta de ética é dele."

Confrontando com o facto de Salgado Almeida afirmar que os gémeos Castro estão a lesar o V. Guimarães, o empresário do jovem Ricardo Semedo não aceitou as críticas. "Essa pergunta tem de ser feita a ele! Perguntem-lhe onde estou a lesar o clube! O que vou fazer é processá-lo criminalmente para saber se ele tem razão ou não. Se tem alguma coisa contra mim ou contra a minha empresa, vai ter de dizê-lo em sede própria."

A concluir, Dionísio Castro voltou a reafirmar a sua tese: "Tenho toda a documentação que enviei para o V. Guimarães. Tive reuniões marcadas com dirigentes do Vitória e agora não sei por que razão esse senhor vem dizer essas coisas. Não preciso de protagonismo para me promover. Se as pessoas precisam disto para se promover, então tudo bem..."

----------------------------------------------------------------------------------

V. Guimarães acusa Castro Brothers de "mercenarismo puro"

A direcção do Vitória de Guimarães acaba de reagir oficialmente à possível saída do jovem central Ricardo Semedo, de 15 anos, para as camadas jovens do Chelsea. Em comunicado, o departamento de futebol juvenil acusa a empresa Castro Brothers de "mercenarismo puro", afirmando que o empresário de futebol Dionísio Castro tem negado ao Vitória "a possibilidade de ser parte integrante em eventuais acordos de mudança temporária ou definitiva do jogador".

Mais à frente, pode ler-se que a eventual transferência de Ricardo Semedo demonstra "a gula pelo dinheiro que certas pretensas referências públicas colocam acima de todos os valores de origem, reconhecimento e moral". Na oportunidade, o departamento de formação do Vitória de Guimarães promete revelar para mais tarde "pormenores detalhados" deste processo.

Comunicado
"O Departamento de Formação do Vitória Sport Clube está a reagir, por todos os meios ao seu alcance, contra aquilo que considera uma atitude de baixo aproveitamento oportunista, em benefício próprio, do trabalho e investimento do nosso Clube na formação de jovens jogadores.

O Sr. Dionísio Castro, a coberto de uma firma a que está associado – Castro Brothers – pretende promover a transferência de um praticante do Vitória, de 15 anos de idade, com destino a um clube Inglês, levando-o a abdicar das suas intenções de continuar em Guimarães. Mais: o Sr. Dionísio Castro nega ao Vitória a possibilidade de ser parte integrante em eventuais acordos de mudança temporária ou definitiva do jogador, acordos que seriam possíveis sem prejuízo dos seus interesses empresariais, mas com a compensação justa para o nosso Clube.

Mercenarismo puro – é o menos que se pode dizer acerca do comportamento do Sr. Dionísio Castro. E é este um desportista que Guimarães prestigiou ao dar o seu nome e o de seu irmão às pistas de atletismo do Complexo Desportivo em Guimarães!

A seu tempo o Departamento de Formação do Vitória dará informação pública mais detalhada deste lamentável episódio, bem demonstrativo da gula pelo dinheiro que certas pretensas referências públicas colocam acima de todos os valores de origem, reconhecimento e moral.
A Direcção do Vitória Sport Clube"

----------------------------------------------------------------------------

"Quer ter 10% do vencimento de Semedo"

O departamento de futebol do V.Guimarães acusou, na tarde desta sexta-feira, o empresário Dionísio Castro de querer ficar com 10% do vencimento do jovem Ricardo Semedo, além de parte do seu passe. "Isso é inconcebível", argumentam os responsáveis pela formação do jogador de 15 anos, com quem o Vitória minhoto "quer prolongar" o vínculo contratual. 

Em conferência de imprensa, Emídio Magalhães, o treinador de Ricardo Semedo, disse que ontem, quinta-feira, conversou com o jogador e que este lhe transmitiu a "vontade de continuar a jogar em Guimarães, mesmo sem ter contrato de formação". As palavras do técnico foram corroboradas pelo dirigente Bruno Silva, que garantiu ter já falado com a família de Ricardo Semedo nesse sentido.

"O assunto está nas mãos do empresário Dionísio Castro, com quem assumimos um compromisso por escrito. A cláusula de rescisão é de milhares de contos. Além disso, o empresário quer ter 10% do vencimento do jogador e parte do seu passe. Isso é inconcebível", reiterou o dirigente vitoriano. A esse propósito, garante "tudo ter feito" para garantir um acordo, acusando Dionísio Castro de "nunca ter demonstrado vontade de ver o jogador no Vitória".

Na oportunidade, o director Bruno Silva disse ainda ter estabelecido uma conversa com um dos representantes do clube inglês no nosso país, Fleming Greg, que "negou qualquer acordo com o Chelsea". Mais à frente salientou que "se o jogador quisesse podia para o ano jogar noutro clube, uma vez que a sua família está manietada por um contrato que assinou com o Sr. Castro".

Sem se deter, sublinhou que a família de Semedo "vive com dificuldades e, sendo aliciada com dinheiro, não se estranha a assinatura do contrato. Estranha-se, sim, a postura do aliciador, restando ao Vitória que o Sr. Castro aja de boa-fé, respeitando a vontade do jogador e libertando-o do compromisso".

Confrontado com o facto do Vitória de Guimarães não ter estabelecido um contrato de formação com Ricardo Semedo logo que este chegou a Guimarães, Salgado Almeida, director responsável pelo futebol de formação dos minhotos, disse que o clube "tentou fazê-lo logo em Março", algo que não terá sido possível "devido à intervenção de Dionísio Castro".

Aquele dirigente afirmou ainda ter recebido "diversas manifestações de solidariedade" por parte dos maiores clubes portugueses. "Se o Semedo não ficar no Vitória, deverá jogar num clube de menor nomeada, o que não seria positivo para a sua evolução enquanto jogador", advertiu Salgado Almeida.

------------------------------------------------------------------------------

É o que dá ter empresário aos 15 anos. :-X

andre_04_SLB

O jovem Ricardo Real, ala-esquerdo do Sporting pode estar a caminho do Benfica. Depois de ter festejado um golo do Benfica na Academia, os responsáveis do clube de alvalade decidiram marginalizar o atleta.

Elvio

Citação de: andre_DV04_SLB em 13 de Agosto de 2006, 11:06
Então se ele não tem qualidade para jogar no Benfica porque é que esteve para assinar pelo Chelsea?

Posso-te dizer que ele é um dos centrais mais fortes que já vi actuar. Ele tem uma força incrível para a idade. Em termos de altura, tem aproximadamente 1,78 m, mas tem uma capacidade física incrível. Passar por ele é uma tarefa muito difícil.
tenho varios amigos socios do Guimaraes e eles dizem que o Semedo e mesmo craque. e um central ao estilo do JORGE ANDRADE

kneissl

Citação de: andre_DV04_SLB em 13 de Agosto de 2006, 13:07
O jovem Ricardo Real, ala-esquerdo do Sporting pode estar a caminho do Benfica. Depois de ter festejado um golo do Benfica na Academia, os responsáveis do clube de alvalade decidiram marginalizar o atleta.

:2funny: :2funny: :2funny: :2funny:  :crazy2:

Olhanense

Citação de: Olhanense em 11 de Agosto de 2006, 15:18
Ouvi um zum-zum que havia um jogador da lagartagem (juvenil 2º ano) de nome Pedro Eugenio (Já está na lagartagem à pelo menos 2 anos), mas que por comportamento não lhe arranjam lugar em Alcolhete e que devido a essa situação iria para o SLB. Este miudo que eu conheço como jogador É ATENÇÃO um fora de serie, mas tem problemas de comportamento (nada que não se consiga moldar, penso eu ...)

Saudações

Confirma-se, Pedro Eugénio (Juvenil 2º Ano) filho de Eugénio defesa direito que passou pela lagartagem (geração do Litos e Futre) assinou ontem pelo Benfica. Depois de muita indefinição da lagartagem, o miúdo fartou-se de esperar e assinou pelo Benfica. Este miúdo foi mandado embora da lagartagem o ano passado para o Farense, em Janeiro pelo comportamento, mas é sem duvida um jogador fenomenal, mas a lagartagem considerou sempre o miúdo e a família à prova de bala, isto é "como eram lagartos assumidos, não fazia mal aguentarem mais que os outros" só que o tiro saiu pela culatra, e depois de tantas indefinições o miúdo e a família fartou-se de esperar e decidiram-se pelo Benfica. O ano passado só não ficou na Academia, porque como tinha família em Lisboa e o pai é um lagarto fanático, os responsáveis lagartos pensaram que no lugar dele colocavam outro na academia porque com ele a situação estava segura. Só que o miúdo é um pouco rebelde e a família aonde ele estava não o conseguiu controlar, tendo a lagartagem no meio da época enviado-o para o Farense. Espero que os responsáveis Benfiquistas o consigam controlar, pois temos aqui um jogador e peras .... Já agora, permitam que diga que é mais um jogador que sai das Escolas do Olhanense, que o pai por presunção levou para o Farense quando passou a Infantil.

Saudações

andre_04_SLB

É o que eu disse. O próximo é o Ricardo Real.

ChEsTeR

andre_04_SLB

Citação de: []_ChEsTeR_[] em 15 de Agosto de 2006, 17:50
qual e o 1º nome do semedo?

Coloquei tantas notícias em que falam no nome dele. Ainda por cima estão nesta página.

Ricardo Semedo. :)

mar_vivo

Citação de: andre_DV04_SLB em 13 de Agosto de 2006, 11:13
Deixo aqui várias notícias do Semedo no Sportugal:

É o que dá ter empresário aos 15 anos. :-X

Já não é apenas chulice. :crazy2:
Isto é vampiragem pura!
Que tristeza!!! :buck2:

Kaly

Esse Pedro Eugénio é o q joga como lateral-direito?

O Ricardo Real jogou aqui num clube perto de mim antes de ir para o Sporting. Tinha um pé esquerdo muito bom. Pena ser tão indisciplinado... pelo menos era. Ainda no principio da época passada ouve uma pessoa q me disse q o sporting o iria dispensar pelo seu comportamento. Um ano depois parace confirmar-se essa mesma situação.

andre_04_SLB

Pois ... Mas desta vez a gota de água foi ter sido apanhado a festejar um golo do Benfica.

Olhanense

Citação de: Kaly em 16 de Agosto de 2006, 12:57
Esse Pedro Eugénio é o q joga como lateral-direito?

Pode ser, pois ele faz todo o corredor direito !!

Saudações