Pior treinador da história do Benfica

Tongraça

Artur Jorge;
Souness;
Autuori;
Manuel José;
Flores;
Camacho (2.ª vez)

20simao1

Citação de: Juvelacio em 10 de Janeiro de 2019, 03:42
Artur Jorge sem pensar.

Se contar com interinos, é fácil dizer Chalana. Custou mais do que o 6º lugar com o Toni porque era deprimente vê-lo a falar no final da cada jogo, sem qualquer amparo da direção/comunicação. Uma lenda como ele não merecia.

Se a comunicação também conta, então é difícil bater o fdp do "os benfiquistas não são racionais" (como voltou a repetir hoje) do derrotas.

Embora antigamente fosse mais difícil ler as entrevistas todas quiçá, mas mesmo assim é dificil algum treinador dizer tanta merda como este gajo disparou a partir de quando deixou de ter sucesso, entre mentiras repetidas, insultos repetidos uma data de vezes aos benfiquistas quando só fazia merda e não se jogava nada há muito tempo, etc.

O Souness também falou dos latinos e tal, da impaciência, mas nessa altura os adeptos eram muito mais impacientes em todo o mundo do que agora que só houve contestação ao fim de muita merda (e outros ainda o aplaudiam :buck2:).



A favor dele os títulos obviamente, mas contra o ter piorado de ano para ano, quando de o ano passado para este o plantel até melhorou.

daniel.gomes

Artur Jorge, sem dúvida.
Foi uma das causas, ainda assim não a principal, para aquele marasmo que vivemos no final dos 90's.

Archangel

Pior treinador não significa necessariamente aquele que teve a pior passagem. Assim como melhor treinador pode não ser aquele que ganhou mais títulos.

Aquele que teve a pior passagem, e que fez um número considerável de jogos (Ivić, por exemplo, só tem mais um que o interino Chalana), talvez seja o Manuel José. Pior treinador é capaz de ser mesmo o Rui Vitória. O mais sobrevalorizado é/foi o Jorge Jesus.

ClaudioCaniggia


Machibombo


Songoku



ruichi

Tendo em conta o plantel à disposição, RV foi o pior tacticamente que vi.
Nos anos 90, com equipas miseráveis, os treinadores eram carne para canhão.

Josef Vierine


ramalho1

Só quem não conhece a história do Benfica pode dizer o Rui Vitória. Chega até a ser ridiculo e podemos até ser alvo de chacota.

Ebbe Skovdhal
Pal Csernai
Tomislav Ivic
Artur Jorge
Manuel José
Graeme Souness

Todos estes foram imensamente piores.


Sequel

Dos que me lembro: Graeme Souness e Quique.

Josef Vierine

#102
Citação de: ramalho1 em 14 de Janeiro de 2019, 02:19
Só quem não conhece a história do Benfica pode dizer o Rui Vitória. Chega até a ser ridiculo e podemos até ser alvo de chacota.

Ebbe Skovdhal
Pal Csernai
Tomislav Ivic
Artur Jorge
Manuel José
Graeme Souness

Todos estes foram imensamente piores.

Vamos fazer uma pequena análise desses:

Ebbe Skovdhal: ficou por cá uns 6 meses. Era visto como o novo Eriksson, mas falhou redondamente. Ainda assim, quando saiu daqui, o Benfica estava no 2.º lugar do Campeonato Português ( a 5 pts do FCP), nos Quartos de Final da LC (chegámos à final nesse ano) e na TdP igualmente. Perdemos a Supertaça contra o Sporting.

Comparativo com o Roy Win no 1.º ano: estávamos em 3.º lugar no campeonato(a 7 pts do SCP e 5 do FCP); perdeu a Supertaça com o Sporting;  LC bem encaminhada na fase de grupos; eliminados na TdP pelo Sporting; TdL ainda não tinha sido disputada.

Conclusão: nesta situação talvez o Roy Win tivesse ido de vela nessa altura. Os dados são similares, e embora o Benfica de Ebbe fosse muito mais poderoso do que do Roy, o Benfica vinha apenas de 1 campeonato em 3 anos.

Pal Csernai: 1 época inteira no Benfica. Uma desilusão. Perdeu a Supertaça com o Porto. Ficámos em 3.º lugar no campeonato. 2ª. ronda da LC perdida frente ao Liverpool. Ainda assim ganhou a TdP frente ao Porto na final. Marcou uma era pela negatividade. Negou-nos o tri-campeonato e tirou gás ao SLB. Os últimos anos pré-Eriksson, porém, tinham sido algo tumultuosos. 1 campeonato em 5 anos.

Comparativo com o Roy Win no 1.º ano: tirando a TdP, foi inferior em quase todos os capítulos.

Conclusão: Pode acompanhar muito bem o Roy na distinção.


Tomislav Ivic
: outro que durou cá pouco tempo. 5 meses. Estava em 3.º lugar a 3 pts do 1.º(Porto). Não chegou a jogar a TdP. Na Taça UEFA estávamos na 2ª. ronda. Não há mais nada a referir. Vinha de um Porto campeão e a hegemonia andava a ser disputada com o FCP.

Comparativo com o Roy Win: À nona jornada, o Benfica estava em 5.º lugar a 7 pts do SCP. Continuávamos na TdP e ganhámos em Madrid.

Conclusão: muito pouco tempo para ser comparado com o Roy, mas, como no caso do Eddel, poderia muito bem ter sido despedido nesta altura.

Artur Jorge: nem deveria merecer comentários. 1 época e uns dias. Nem vou comparar estatísticas. Marcou o início de uma era horrível, mas que, convém dizer, já se estava a antever. Teve o auxílio dos outros coveiros-mor: Damásio e Gaspar Ramos.

Comparação com o Roy Win do 1.º ano: coveiro, mas auxiliado pelos acima-citados e tempos de Operação Coração. Ao contrário do Roy Win, não teve nenhum modelo onde se agarrar e fez asneiras atrás de asneiras.

Conclusão: merece, obviamente, essa "distinção".


Manuel José e Graeme Souness: na minha opinião, não podem sequer ser cogitados. Treinadores no assador que foi o final dos anos 90. Até o Heynckes ficou a ver navios aqui e ninguém sequer pensa que foi o pior treinador que passou pelo Benfica. É a mesma coisa que andar a aferir a qualidade dos treinadores do Sporting com base na passagem nesse clube.


Não vou andar a justificar de novo a inclusão do Rui Vitória nessa lista. Mas justifica, por certo, muito mais do que pelo menos 4 nomes citados, até porque poderia ter sido despedido da mesma forma do que Ebbe Skovdhal ou Tomislav Ivic o foram.
Foi, aliás, dada demasiada tolerância a um treinador medíocre que, acabando o gás do antecessor, acumulou erros atrás de erros, aniquilando uma hegemonia que foi arrancada a ferros pelo antecessor.

Merecem, pois, entrar nessa ignominiosa lista: Pal Csernai, Artur Jorge e Rui Vitória.


bmuc79


Em termos de conhecimento o pior não é Artur Jorge, era um treinador com curriculo e êxitos, era na altura o único técnico português campeão europeu.
Mas em termos de ser mais nefasto para o clube aí não há dúvidas, Artur Jorge a léguas dos outros.

O Benfica já estava doente financeiramente mas convém referir que esse cavalheiro limpou um balneário campeão que nos custou uma década de fracassos, a pior década do clube.

Teve tiradas como "temos de jogar à porto", "os jogadores do Benfica escondem-se no relvado" e " o Benfica é um circo" entre outras palermices .
Não ganhou nada ao contrário de RV, que pese embora ser fraco pelo menos conseguiu ganhar todos os troféus em Portugal.

Percebo que esteja ainda fresco a saída de RV, mas é injusto cacterizá-lo como o pior porque em termos de titulos no clube foi melhor que a maior parte que está nesta lista.


Benfiquista de Baguim

A conversa dos títulos outra vez! Quem viu os jogos do Benfica nos últimos três anos viu de tudo menos futebol.