ESTÁ CONQUISTADO O BICAMPEONATO NACIONAL!
O Benfica venceu o Colégio de Gaia por 31-52, em jogo da 21.ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional, e alcançou o 9.º troféu do Clube na prova.
Bicampeãs Nacionais! A equipa feminina de andebol do Benfica venceu o Colégio de Gaia neste sábado, 13 de maio, por 31-52, em jogo da 21.ª jornada do Campeonato Nacional e conquistou o 9.º troféu do Clube na prova.
A precisar de vencer para se sagrar bicampeã nacional já nesta penúltima jornada do Campeonato, a equipa feminina de andebol do Benfica entrou forte na quadra e determinada a resolver a partida. Paulatinamente, as encarnadas foram dilatando distâncias (2-6; 4-12), com Isabela Ferrarin, na baliza, a dar um grande contributo.
Com velocidade, a jogar bem à defesa e letal no contra-ataque, sem desperdiçar oportunidades, rapidamente o Benfica chegou aos 10 golos de vantagem (5-15). Nas bancadas, o volumoso apoio às equipas contribuía para o espetáculo. Grande ambiente em Vila Nova de Gaia!
Saíam golos de todas as mãos, inclusive das de Isabela Ferrarin, mas a melhor marcadora desta primeira parte foi mesmo Ana Bolzan, com seis golos assinados. Ao intervalo, larga margem para as águias, a vencerem por esclarecedores 12-26!
Reatar com muita eficácia das campeãs nacionais, a afastarem as contas a 17 golos (13-30)! Do lado do Colégio de Gaia, a equipa também regressou com maior eficácia, nomeadamente na baliza, onde Catarina Ferreira mostrou competência. O Benfica soube lidar com a reação das da casa (19-35), teve cabeça para gerir e contornar às adversidades.
Jogo muito disputado, com mais luta pela bola e duas equipas a quererem a vitória. Aos 24-38, a 15 minutos do fim, João Alexandre Florêncio pediu desconto de tempo. A resposta das suas comandadas, que carregaram para não dar hipótese ao Colégio de Gaia, foi pronta (26-42).
Grande exibição do coletivo, a rodar, a trazer frescura para a quadra e a impor os seus argumentos! Vinte golos de diferença, 30-50 para o Benfica, a maior pontuação alcançada na época, e aos 31-52 a buzina soou no Pavilhão do Colégio de Gaia. As lágrimas e os festejos invadiram a quadra... estava selado o Bicampeonato Nacional!
Invictas na prova, sem derrotas nas duas épocas que suportam este Bicampeonato Nacional [45 triunfos e dois empates, em 47 partidas realizadas], as encarnadas disputam a última jornada, a 22.ª, frente ao SIR 1.º de Maio, no Pavilhão n.º 2 da Luz, jogo em que será feita a consagração do título. O início do desafio está agendado para as 16h00 de domingo, 21 de maio.
DECLARAÇÕES
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "É uma alegria muito grande e o trabalho de uma equipa tremenda, a começar pelo Presidente [Rui Costa], o vice-presidente [Fernando Tavares] e esta estrutura magnífica que é a Irene Henriques e a Marina Teixeira, que começaram este projeto há seis anos. Agora começamos a colher os frutos. Hoje fizemos uma grande exibição. Esta equipa nem sempre joga bem, mas joga sempre à Benfica, com muito coração. Elas merecem cem por cento estes títulos, e esperemos que venham mais. Seria inédito fazer o tricampeonato e é nisso que já estou focado. Tivemos uma época muito atípica, é preciso dar uma palavra às nossas lesionadas, este título é delas também. Onde quer que possamos ir, temos sempre os nossos Benfiquistas, e muita da força da equipa tem a ver com esse 'ser benfiquista'. Este é um grande momento."
Adriana Lage (capitã da equipa e pivô): "É uma alegria muito grande. Conseguimos chegar à final do Campeonato e vencer. Estou muito orgulhosa da equipa pelo que fez, estou sempre com elas. Recuperar como bicampeã nacional dá ânimo a qualquer pessoa. Vamos dar tudo para conquistar novamente a Taça de Portugal, estamos no bom caminho. Estou muito orgulhosa por fazer parte da Família Benfiquista e desta equipa que trabalhou arduamente. Agradeço aos adeptos pelo apoio ao longo de todas as etapas e dificuldades que tivemos na época."
Débora Moreno (universal): "Quero agradecer aos adeptos que estiveram aqui presentes. Foi uma época difícil, com muitas lesões. Tivemos a capacidade de ser resilientes, dar a volta e ser campeãs. Era um sonho e, pouco a pouco, vamos construindo. É um sentimento de felicidade e sentimento de dever cumprido."
Viktoriya Borshchenko (central): "Quero dizer que foi uma época difícil. Jogamos para ganhar, era o nosso objetivo."
Alina Molkova (ponta-esquerda): "Estou muito orgulhosa da equipa. Mostrámos que merecemos a vitória. É mais difícil ganhar um Bicampeonato do que um Campeonato. Ainda temos um jogo na Luz [frente ao SIR 1.º de Maio] e vai ser muito especial. Temos de fazer um jogo que os Benfiquistas desfrutem."
Mihaela Minciuna (universal): "Era o jogo do trabalho de uma época inteira e foi uma época que custou. Teve os seus altos e baixos, principalmente pelas lesões. Foi muito difícil. Estávamos em minoria na bancada, mas os nossos adeptos fizeram-se ouvir mais. Foram o 8.º jogador."
Ana Ursu (guarda-redes): "Os nossos objetivos eram bastantes no início da época. Perdemos a EHF [European Cup] e a Taça Federação, mas ganhámos o Campeonato e queremos ganhar a Taça de Portugal. É um dos nossos objetivos evitar derrotas e empates. É muito bom, e esperamos continuar invictas na prova. Fizemos o apelo aos adeptos e eles ouviram. O título também é deles."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/05/13/andebol-feminino-colegio-de-gaia-benfica-21-jornada-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 15 Maio 2023
- Universo Benfica a Segunda, 8 Maio 2023
- administrador a Domingo, 6 Novembro 2022
- Ruud a Sábado, 10 Setembro 2022